Desespero
O desespero é o preço pago pela auto-consciência. Olhe profundamente para dentro da vida e vai sempre encontrar o desespero".
(citação atribuída a Nietzsche por Irvin D. Yalom)
Em desespero, a mãe decidiu que a criança precisava de um “pissicólogo”. É. De um pissicólogo, para deixar bem claro. Como fazem os adultos que sempre contratam “adevogados” ou trocam “peneus”. Sua justificativa esdrúxula era simplesmente a mudança contínua de comportamento da menina, ora bem comportada, ora birrenta e voluntariosa, e algumas vezes até desaforada.
Muitas mães não suportam constatar que os filhos crescem, tornam-se crianças ou adolescentes com temperamentos próprios, vontades pessoais, o que significa não serem mais tão cordatos ou obedientes. Uma variação normal, se não houver extremos como aqueles que transformam nossos filhos em pequenos tiranos ou até minipisicopatas. Afinal, a criança um dia se descobre pessoa e não aceita continuar dominada mesmo em seus pensamentos, os sentimentos e a personalidade.
Na verdade, a mãe da pequena jamais levou a filha para fazer o tratamento. As coisas foram se amoldando aos trancos e contra sua vontade. Não que ela passasse a julgar a ideia inicial desnecessária, mas porque a imagem do tratamento “pissicológico” dava preguiça. Demandaria mais trabalho que o já então vício de arrancar os cabelos, dar gritos histéricos, solavancos na menina. Um desempenho que mais tarde acabou por fazer com que a parentalha a convencesse de que ela, sim, a mãe, teria de procurar não um psicólogo, mas um “pissiquiatra”, pois o neurologista falhara.
Verdade, ainda, que aquela mãe tinha, entre outras coisas, a profunda frustração de nunca ter se livrado da infância reprimida, sem voz nem vez, mesmo nas questões aparentemente mais simples. Questões como as que envolviam a disposição de seus brinquedos (se é que os tinha), o gosto pelas roupas mais adequadas ao seu critério infantil e o desejo de brincadeiras que sujassem ou molhassem as roupas.
Preocupante mesmo seria ter um filho que jamais questionasse, nunca fizesse uma birra nem dissesse um desaforo do tamanho de seus poucos anos. Comportamento invariável, sempre cordato e maduro não combina com criança. Aliás, o adulto precoce de hoje pode ser a criança infeliz e até perigosa de amanhã. Tal criança, sim, precisa e continuará precisando de acompanhamento profissional.
Tente não entrar em desespero,
esta fase, se Deus quiser,
vai passar,
chore se for preciso,
faz parte desanimar,
entretanto, seja mais grato
até que o teu espírito
fique liberto
como um pássaro livre
para voar.
Qualquer situação, o desespero e o descontrole emocional são aspectos que afetam o bom e saudável raciocínio"
VOCÊ CRÊ (soneto)
Quando nos vemos nos olhos que não vê
A incerteza nos traz o desespero, solidão
Temos um bem maior que é a consagração
Tudo pode naquele que fortalece, você crê?
Acredito no amor paternal, na Trindade:
O Pai, o Filho e o Espírito Santo, amém!
Pois Ele venceu a morte, e o mau também
Acredito no verbo eterno, a única verdade
Ele veio e anunciou trazendo a vida nova
Acredito! Pois o seu amor no amor renova
E em sua compaixão, nos ama com paixão
Que a fé nossa de cada dia seja a prova
Do perdão que se clama em hino e trova
Eu acredito na Cruz de Cristo, a salvação!
© Luciano Spagnol
poeta do cerrado
Cerrado goiano
É difícil escapar do desespero quando a saudade insiste em machucar. Não há razão no mundo que fará extinguir esse amor designado por Deus. Sou sua e assim será. (*)
Cada passo para o envelhecimento é um passo para o desespero, morrer e te deixar sozinha, sem deixar um alguém para dividir suas dores, alegrias e seu amor, espero que você parta antes de mim, e se você partir “que se vá sonhando comigo”.
Você me levou até a montanha mais alta
Longe do meu profundo desespero
E você não sabe o quanto eu preciso de você,
Ficar ao seu lado,Respirar o seu ar .
Morte não é apenas morte. É solidão, desespero, angústia, e a vontade de chorar ou de se enfiar em algum buraco que não faça sentir mais nada.
Perdido Nesse Imenso Mundo às Vezes Mim Pego
A Pensar Com Tanta Dor e Desespero Em parte,
Encontro o Mais Belo dos Propósitos Pelo Qual
Ainda Mim Disponho a esse Mundo Você.
Tento cessar minhas lagrimas neste escrito,cada dor sofrida,cada desespero que aqui seria impossível narrar.Não há em mim qualquer sinal de alegria,a minha voz some,também é impossível falar.O medo e ao mesmo tempo a coragem oscila em mim,medo da vida,coragem para a morte.Falta em mim qualquer espaço de sorte.As minhas mãos tremulas ,malmente conseguem terminar de escrever,os meus olhos,ardidos de choro ,nem conseguem ver.Escrevo aqui não mais com a mão,aqui quem vos fala é o meu coração.Sofrido,coitadinho,já nem tenho mais dó de mim,pena dele,que amargurado,sofre calado,todo esse estado de depressão.De repente penso que terminei,mas ainda não lhes falei que realmente,neste escrito já não choro não.A sorte do poeta.
Ainda penso em ti no cair da noite e no prolongar dos dias... Me resgate do desespero, diga-me que tu estará lá...!?( NeoqavA)
Só você conheceu o melhor de mim.
O pior de mim.
O meu eu inteiro.
E não é desespero pedir a Deus
que chegue logo o fevereiro
porque carnaval me lembra nós.
É quando a gente se melhora,
porque estamos juntos.
E, mesmo depois de meses,
os olhos brilham como confetes luminosos.
Não somos nada cuidadosos.
Nos entregamos ao amor.
E, se me pedir para fugir, eu vou.
Se me pedir um beijo, eu dou com amor.
Mas, no final do carnaval,
a música para.
Coração dispara.
Volto para meu eu sem você.
As pessoas não consegue ver o desespero dentro dos olhos... na verdade isso não importa a elas, elas apenas se importa quando vêem sorrindo e felizes, ai sim,desejam saber o motivo, o pq dos risos.
Apenas por se incomondar com os risos alheios mas a tristeza nos olhos as deixam felizes...
Meu jeito é o oposto. Tem sabor de mágoa, mas tem o sabor de alegria. Tem o desespero mas também há uma alegria que nem eu mesmo entendo. Alegria em saber que eu sobrevivi a tantas coisas. Tantos sofrimentos. Tantos tormentos. E mesmo assim, aqui estou. Podendo contar essa história a quem quiser ouvir.Ouço mais do que antes. Quero esquecer coisas realmente precisam ser esquecidas. Não. Talvez nunca foi um erro meu tentar inventar um amor. Não foi um péssimo erro. Não foi erro de ninguém. Nem meu. Nem seu. Não se culpe por isso. Sou agora fechada. Não quero que ninguém chegue do nada em minha vida. Quero preparar. Preciso ter o controle de novo de tudo, já que eu o perdi no meio das minhas bagunças internas.