Desenvolvimento Urbano
Quando conseguimos questionar as nossas convicções e crenças, nós conseguimos nos direcionar para novas escolhas, novas perspectivas.
Arrepender-se é assumir a responsabilidade pela nossa própria conduta e tomar a firme decisão de dar as costas aquelas praticas autodestrutivas.
Acreditar que somos meros espectadores da vida e transferir a responsabilidade para forças externas impede nosso crescimento pessoal.
A auto-responsabilidade é a chave para moldarmos nossos destinos.
Não desenvolver competências intelectuais fará com que você acredite em qualquer "estória" que ouvir ...
E se não houver o amanhã?
Quantos planos fazemos ao longo dessa jornada, onde o tempo é apenas uma dádiva no qual não temos a mínima ideia de seu desfecho?
Quem dera pudéssemos prever o futuro... mas sabemos que não é possível, afinal quem seria capaz de afirmar que "amanhã" faremos ou concluiremos algo?
Não que eu queira criar um pensamento melancólico a respeito do nosso futuro, mas temos que ter essa consciência racional quanto a nossa matéria, ou seja, quanto "tempo" que nossos corpos corruptíveis ainda possuem enquanto transitamos por esses lados?...
Ao falar nisso, me lembro da passagem do Rei Ezequias (2 Reis, 20), que em seu leito de morte, fora visitado pelo profeta Isaías e informado que sua doença o mataria, isto é, que não haveria o amanhã para ele, porém ele chorou e orou a Deus, e logo após, foi informado pelo próprio profeta que Deus havia ouvido seu clamor, e que lhe permitiu ser curado e tivesse mais 15 anos de vida. Ora, esta passagem denota o quanto não temos o mínimo de controle sobre o amanhã, porém pela graça, recebemos o direito a mais um fôlego de vida, e assim sucessivamente, até que nosso propósito seja cumprido, e claro, pela misericórdia de Deus, podemos clamar a ELe por mais tempo, se o objetivo estiver em consonância com os seus desígnios.
E sabendo disso, a questão é: Até quando meu amigo(a), insistiremos em viver como a celebre frase "E vivem como se nunca fossem morrer... e morrem como se nunca tivessem vivido - Jim Brown, pois na ansiedade do amanhã, nos perdemos no hoje e deixamos de concluir o básico, o necessário, assim sendo, mantendo uma vida sem sentido, sem propósitos, sem rumo e sem definição.
E olha que interessante, os maiores questionamentos da humanidade estão diretamente ligados a estes objetivos: Qual o real sentido da vida? Como ter uma vida com propósitos? Qual rumo eu devo seguir?
Ou seja, muitas vezes vivemos pensando e não agindo e por vezes nos encontramos em cenários de apatia por não saber o mínimo "De onde viemos, para onde vamos?".
E creio que na realidade essa questão não cabe neste momento de forma que solucione algo. Pois se trata mais de Fé (Hebreus 11: 1) do que necessariamente de uma resposta que lhe convença.
Mas em se tratando de pensar no amanhã, há um meio mais saudável que possa nos conduzir para uma vida mais assertiva e que nos possibilite viver melhor e com mais paz? Simmmm, há! vamos lá...
A partir do momento que compreendemos que o futuro não está em nossas mãos, mas sim que nossa vida se resume sempre em apenas 1 dia, ou seja, hoje! Podemos agir com pensamentos honrosos que nos façam sair da inércia, e vislumbrarmos um futuro, mas com cuidado para não depositarmos toda expectativa apenas no resultado, pois há um processo a ser seguido, e cada etapa é de imenso valor para que possamos estar no caminho certo e que faça sentido... Vou explicar melhor...
Imagina que você vislumbre se formar um dia em medicina, este é o desejo do seu coração, e que seus reais motivos sejam altruístas, que seu coração esteja inclinado a fazer o bem da melhor forma ao outro neste mundo, legal néh..., então você já respondeu várias questões sobre sua existência, pois seus motivos não são egoístas, portanto é um caminho a levar em consideração, mas não podemos esquecer que o amanhã não nos pertence ok, então, qual o caminho?
Costumo dizer em minhas palestras ou mentorias, que devemos trocar nossas expectativas por perspectivas, ou seja, ao invés de criar apenas uma visão do objetivo, termos uma imagem mais detalhada de todo o processo, desta forma, numa métrica, conseguimos colocar todas as etapas que precisaremos desenvolver para chegar no resultado final, como exemplo, escolher a faculdade para o objetivo, se preparar om estudos para a aprovação no vestibular, dimensionar os custos que serão necessários, verificar os melhores horários que você poderá estudar, ainda mais se precisar conciliar com horário de trabalho, e assim por diante. Desta maneira, seu foco estará definido por prioridades e não atropelará nenhuma etapa, e o melhor de tudo, você conseguirá ter prazer em cada passo, e é exatamente este o "pulo do gato", pois você vai curtir toda a jornada, e cada novo conhecimento você poderá contribuir com muita alegria, amigos lhe perguntarão sobre qual melhor forma de permanecer com saúde, familiares lhe escutarão sobre suas diretrizes quanto alimentação e exercícios e assim por diante, o prazer será tridimensional, não será penoso...
Mas e se não houver o amanhã?
Bom, o recado final é exatamente este: Indiferente do amanhã vir ou não, se você transformar sua vida em projetos com perspectivas reais, cada dia lhe fará feliz, cada passo será uma vitória, pois viveu cada dia focado em tudo o que podia fazer, sendo a melhor versão que pode construir, sem expectativas infundadas, mas com perspectivas que lhe transformaram num ser real, que viveu com o coração cheio e transbordante, que se doou pela vida, que fez o que seu coração pulsava, e este é o seu propósito e motivo de ainda estar aqui. Creia... Faça... Viva....
Quando alguém lhe perguntar quantos anos você tem, diga o seguinte: Eu não tenho..., eu tive "x" anos, agora eu só tenho o hoje, e faço o melhor, pois o amanhã pertence a Deus.
Que Deus lhe sopre todas as bênçãos dessa vida, e que viva completamente hoje sem deixar nada para amanhã...
"A falta de conhecimento é inerente ao ser humano, pois a vida é um eterno aprendizado, é dinâmica, sempre surgem situações novas; não obstante, a falta de interesse e esforço para a aprendizagem, é o maior óbice para o crescimento, desenvolvimento e possíveis transformações".
Anderson Silva