Desenvolvimento
Por muito tempo você tem escondido seus sentimentos e as pessoas pararam de se importar com suas respostas vazias de "está tudo bem, sim". Você anda carregando muita carga sozinho(a) e sente falta de conversar com alguém que realmente queira te ouvir e ajudar, não é mesmo? Sente falta de alguém que enxergue o verdadeiro sentimento escondido por trás de um "está tudo bem". Cansaço, desânimo, desesperança, tristeza, saudade... Quantas pessoas ao seu redor realmente perguntaram sobre seu dia querendo saber a verdadeira resposta? Quantas pessoas se importaram em saber como você estava antes de falarem de si mesmas? Só hoje alguém já te perguntou como foi o seu dia? As pessoas não estão se importando mais umas com as outras, né? Estamos guardando tantas coisas para nós mesmos que nos sufocamos. O que o seu coração anda querendo gritar pro mundo? Quais são os desabafos que você anda louco(a) pra fazer, mas não conseguiu? O que anda te tirando o sono? Como foi o seu dia hoje? Quais suas maiores preocupações no momento? E quais as decepções que andam doendo no seu coração? Olha, eu não posso te prometer ajeitar toda a sua vida, curar todas as suas feridas, mas posso prometer te ouvir! Muitas vezes o que você mais precisa é apenas externalizar o que tem te sufocado por tanto tempo, saber que tem alguém pra te ouvir por alguns minutos com a atenção totalmente destinada a você. Talvez tudo que você esteja precisando é saber que você e os seus sentimentos importam sim! Meu abraço pode não te alcançar agora, mas meu coração abraça o seu mesmo distante.
Estamos presos aos pequenos sonhos que acreditamos ser os maiores e melhores de nossas vidas, mas que na verdade não passa de algo insignificante em relação ao nosso potencial
Todo empenho é um degrau para o resultado. Todo resultado é feedback do empenho para concretizar as próprias escolhas.
"Nestes tempos vorazes, torna-se cada vez mais difícil assentir com o sofismo global denominado de desenvolvimento sustentável, uma vez que, a sociedade global está cada vez mais consumista - consumismo irracional, e cada vez mais capitalista – individualismo egoístico, inviabilizando em definitivo o conteúdo falacioso do “desenvolvimento sustentável”, pois, não é possível o pernóstico do desenvolvimento sustentável, quando o modo de produção dominante (o capitalismo) é insustentável, ou seja, a busca apressurada e sem pejo pelo lucro acima de tudo e de todos, sem limites e sem fronteiras, faz do capitalismo um sistema de produção insustentável face a finitude dos recursos ambientais do subsistema terra e sua incapacidade de reconstituição, pelo menos a curto e médio prazo."
Se as grandes empresas utilizam ferramentas eficazes para fazer gestão e melhorar seus resultados, por que não usá-las em sua vida pessoal para alcançar seus objetivos ?
Não confunda gentileza e simpatia com fraqueza e submissão, pois, quem pensa assim, está a um passo da arrogância eterna e pessoas arrogantes não acreditam precisar evoluir.
_PROPÓSITO - Podemos definir propósito como: aquilo que te faz levantar todas as manhãs. O seu propósito é o que te oferece um senso de direção, o que guia as suas decisões de vida mas, principalmente, tem a função de criar um significado para tudo o que você faz.
_MOTIVAÇÃO
Já a motivação é aquela energia, o impulso de agir! Essa motivação pode vir através de fatores externos ou internos, mas independente de onde ela venha, o importante é saber alocar essa energia da melhor forma possível!
E o que essas duas coisas têm em comum? A gente te explica: a motivação está, geralmente, ligada ao seu propósito, assim como aos seus valores. Isso porque o propósito serve como a sua base, e a motivação nada mais é que o agente que te fará alcançá-lo.
COMO FUNCIONA NA PRÁTICA?
Infelizmente não existe uma fórmula mágica que vai te dar as respostas sobre qual o seu propósito ou a sua motivação. Mas, quanto mais tempo você investir para refletir, mais perto você pode chegar de encontrar as suas próprias respostas. Para ajudar nesse processo, trouxemos aqui algumas boas práticas que, se aplicadas no seu dia a dia, te ajudarão nessa jornada de autoconhecimento.
_Desligue o piloto automático
Reflita e pergunte a si mesmo:
- você está feliz com a sua vida atualmente?
- Ama o que faz?
- Por quê você acorda todos os dias?
- Onde você quer se ver daqui a 5 - 10 anos ?
- Qual é o seu maior sonho?
_TENHA VISÃO DE MÉDIO E LONGO PRAZO, EXERCITE SUA FÉ!
Como já falei: não existe fórmula mágica para o sucesso instantâneo. Não se concentre apenas onde você está agora, olhe para o futuro. Pense quais passos você quer dar daqui a mais de 10, 15, 30 anos, não entre três a cinco anos. E está tudo bem se você não tem todas as respostas agora!
Se você estiver constantemente com essas reflexões, você construirá o seu caminho aos poucos.
_Pratique!
Desenvolvemos habilidades e talentos através de atividades. Quanto mais experiências você tem no dia a dia, mais consegue sentir o que você faz bem - e gosta de fazer - e quais não se identifica. Uma super dica é anotar em um papel todas as atividades que já fez e refletir sobre qual a importância de cada uma para você. E se sentir que não tem tantas respostas, talvez seja um bom momento para testar coisas novas, como voluntariado, ler mais ou aprender algo novo! Esse exercício de tempos em tempos pode te aproximar do seu propósito maior.
_Trabalhe sua resiliência
Nem tudo sai do jeito que a gente espera, e isso não significa fracasso. Para agirmos em busca de um propósito, com certeza passaremos por diversos obstáculos. É extremamente importante saber lidar com isso, tirando sempre aprendizados de cada um deles.
Mas lembre-se: essa não é uma receita de como achar o seu propósito e ser mais motivado(a), esse conteúdo é um convite para você embarcar na busca pelo seu autoconhecimento.
Não quero te dar as respostas, mas deixar claro que você deve questionar o sentido do que você faz no seu dia a dia para entender onde você quer chegar.
@deniscoferreira
Psicologia Positiva, Psicanálise, Coaching
#motivação #propósito
Uma vida em crescimento é uma constante revisão de conceitos e erros que encontramos em nós mesmos pelo meio do caminho. É impossível progredir para o nível seguinte tentando manter o ontem vivo em nós a qualquer custo.
O pior dos vícios é aquele que você tem e nem se dá conta, como o PENSAMENTO NEGATIVO por exemplo!
Atraímos o que enfatizamos, então foque em sempre buscar a POSITIVIDADE por pior que seja a situação, aí sua vida vai começar a mudar. ;)
A leitura de um livro silenciosamente movimenta nossos pensamentos, estimula-nos a viver prósperas experiências imaginárias e concretas de vida.
Para um leitor experiente há sempre oportunidades de conversão de conteúdos lidos em privilégios e prosperidade diante de seus objetivos.
Você já foi criança, mas seu filho nunca foi adulto. Então, quem precisa se colocar no lugar de quem?
Ao bom músico, um violão simples ajustado é mais interessante que um violão caro desregulado. Entendeu?
Todos esforços que você faz para alcançar seus objetivos devem ser reconhecidos e valorizados.
Lembrete: A busca é por progresso, não por perfeição!