Desculpas eu errei, me perdoe
Quando você perdoa alguém (mesmo que parcialmente), você terá mais facilidade de se perdoar, quando os seus erros aparecerem.
Dinheiro, sexo e poder são armas malignas quando utilizadas de forma erroneamente egoísta.
Livro: Servir, o maior dos desafios
O ciclo correto do arrependimento é este: você aceita e entende que errou, pensa o que de melhor deveria ter feito na situação, se arrepende de fato e de verdade, pede perdão, se perdoa e não faz novamente. Isso além de ser um genuíno arrependimento é também um sinal claro de começo de evolução.
Não fique lamentando o que passou onde errou e o que poderia ter feito, embora nos questionar muitas vezes por não ter feito algo não vai mudar o presente o que vai mudar e o agir o agora ! O que podemos fazer hoje não deixar para depois ou amanhã porque talvez seja tarde em qualquer situação. Saiba ser grato por ter a oportunidade da escolha agir quando ter escolha é melhor do que não tela por ter perdido tempo. O tempo passa e como passa tão depressa.
A culpa petrifica mas a responsabilidade mobiliza a se reparar o erro. A culpa pode ser considerada uma auto-condenação sem perdão que justifica e muitas vezes reafirma que não existe nada mais a fazer mas enquanto não nos movimentarmos para amenizar o erro, não haverá diminuição da pena e muito menos absorvição. O inferno começa em vida para todo aquele que erra e não reconhece a culpa.
Acostumar com o errado, nos incapacita de forma doente pelo erro e nos vitimiza como coitados. A esperança atrofia e nos distancia de qualquer possibilidade do acerto para vivermos um dia, pelas melhores mudanças felizes que merecemos naturalmente por vida.
Mundo social interferente. Se nós nos perdoamos por completo quem tem por mérito e autoridade, nos condenar. Muitos acertos advém do erro.
Não tenho o menor direito de me sentir próximo ao perfeito mas sou bem mais poucos erros e muito mais acertos.
Ao primeiro momento diante do grave erro, meu pensamento e e minha razão ávidos por justiça e liberdade, julgam e condenam mas logo após, ao primeiro momento pós o ocorrido, minha alma e meu coração por vida de aprender um pouco mais a cada dia, perdoa e generosamente oram, para que o mesmo erro, jamais aconteça, nunca mais.
Para que serve um pedido de desculpa, se a pessoa não se dispõe a mudar e insiste em praticar os mesmos erros ?
Floresça, não viva à toa,
não se desculpe
por ser uma pessoa intensa
que pensa, que sente,
que não só existe,
que faz valer a sua presença,
que respeita e supera limites
independente do que aconteça
entre erros e proezas
e é assim que resiste
tendo em Deus, a sua fortaleza.
O engano seu
foi achar que eu
ia ficar para sempre
e permanecendo no erro, não viu
eu, dia a dia indo embora
e se quer saber
quem abriu todas as portas para a saída
foi você...
É preciso amar as pessoas, mas para isso precisamos aprender a amar a nós mesmos. É preciso perdoar os outros, mas temos, antes, que nos perdoarmos e esquecermos os erros cometidos, exceto para não reprisá-los.