Desconfiar de um Amigo
Procure não perguntar tudo a vida,porque
são tantas as perguntas, que fogem as respostas quando chegam a si mesmo.
●História 1: O Professor Que Se Faz de Inteligente
Dois alunos, Lucas e Pedro, saem da escola após mais um dia de aulas. Eles caminham juntos, discutindo sobre o que aprenderam.
■Lucas: "Cara, a aula do professor Ricardo hoje foi muito difícil de entender."
●Pedro: "É, ele sempre usa palavras complicadas e nunca explica direito. Parece que ele só quer mostrar como é inteligente."
■Lucas: "Pois é, ele passa a impressão de que sabe muito, mas eu saio da aula sem entender nada."
●Pedro: "Também sinto isso. Acho que ele se preocupa mais em parecer inteligente do que em realmente ensinar a gente."
■Lucas: "Exato. A gente precisa de um professor que nos ajude a entender as coisas, não alguém que só quer se mostrar."
■ História 2: O Professor Que Ensina
Dois alunos, João e Carlos, saem da escola após mais um dia de aulas. Eles caminham juntos, discutindo sobre o que aprenderam.
■ João: "Cara, a aula do professor Marcelo hoje foi incrível!"
● Carlos: "Foi mesmo! Ele explicou tudo de um jeito tão claro e prático. Eu aprendi coisas que vou usar para o resto da vida."
■ João: "Eu também! O professor Marcelo se preocupa tanto em nos ensinar de verdade. Ele não fica tentando se mostrar inteligente, ele realmente quer que a gente entenda."
● Carlos: "É, ele ensina de uma maneira que faz a gente pensar e aplicar o que aprendeu. Isso é o que faz a diferença."
■ João: "Com certeza. É bom saber que temos um professor que realmente se importa com nosso aprendizado e nosso futuro."
Pense em qual aula você escolheria participar? Aquela em que o professor se preocupa mais em parecer inteligente do que em ensinar, deixando os alunos perdidos e desmotivados? Ou aquela em que o professor ensina de maneira clara e prática, proporcionando aprendizado para a vida toda e inspirando os alunos a aplicarem o conhecimento no seu dia a dia?
A vida é feita de escolhas!
A escolha é clara: opte por um aprendizado que realmente faça a diferença na sua vida!
Vou te contar um segredo... ainda há tempo para ser muito... muito feliz... viva... ame com toda intensidade deste seu coração magnificamente lindo...
Como que eu vou dizer pra ele
Que eu quero aquele beijo?
Que eu sei guardar segredo?
Ninguém precisa nem desconfiar
Minha vida me levou a descobrir que não fui feito só para acreditar, confiar ou aceitar, que também fui feito para pensar, questionar e desconfiar. Entendi que nunca devemos depender muito mais de fé ou de razão, mas sim do equilíbrio entre fé e razão. E não, não é fácil equilibrar isso.
Confia mais no Senhor, e desconfia menos do homem.
Isso não significa que você tem de confiar cegamente no homem porque ele pode mesmo estar tramando algo contra você, mas significa que você deve dar mais importância à confiança em Deus.
Se você der mais importância à desconfiança, querendo mostrar que ele não te engana, que você não é bobo, que você tem o argumento perfeito, etc., isso só vai piorar a situação, pois temos de lembrar que numa batalha não são apenas as minhas armas e a minha força, mas também as do inimigo. Portanto, quem entra numa batalha sabe que pode ganhar ou perder, mas se ele tem um General, Senhor dos Exércitos, comandando a batalha, a vitória será certa.
"Expulsarás os cananeus, ainda que tenham carros de ferro, ainda que sejam fortes" (Js 7:18).
Confia em Deus e ele pelejará por ti! Obedeça à direção de Deus e tudo te irá bem, melhor, muito, totalmente, completamente melhor do que seguir teus próprios pensamentos. É difícil? Pelo menos tente, pois só de tentar fazê-lo já estará agradando a Deus. Depois é só aguardar o resultado.
CREIA:
"O Senhor lutará por vocês; tão somente acalmem-se" ou
"O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis" (Êx 14:14).
MAS:
"Porque assim diz o Senhor DEUS, o Santo de Israel: Voltando e descansando sereis salvos; no sossego e na confiança estaria a vossa força, mas não quisestes" (Is 30:15).
Quando confiamos na nossa força, perdemos a força de Deus, e a nossa força se torna fraca; quando confiamos no nosso braço forte, nos soltamos das mãos poderosas de Deus; quando confiamos nos nossos pobres argumentos que achamos tão ricos, damos brecha para o inimigo providenciar palavras de contra-ataque em vez de gestos de compreensão, pois entende que estamos atacando em vez de ajudando.
Deus nos dará o momento oportuno, perfeito, propício, certo, para fazer o que tiver de ser feito. Assim, a resposta será perfeita também. "Certamente se compadecerá de ti, à voz do teu clamor e, ouvindo-a, te responderá" (Is 30:19).
A nossa vã sabedoria não faz o momento certo, mas a sabedoria que recebemos de Deus – esta é perfeita e seus resultados maravilhosos à vista. "Tempo de calar e tempo de falar" (Ec 3:7).
"Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para se irar" (Tg 1:19).
Se nós fizermos as coisas no momento em que "nós" julgarmos certo, será como estar dando pérolas aos porcos; ou seja, quem nos ouvir, por exemplo, não dará valor algum às nossas palavras, e, pior, ainda caçoarão de nós, não absorverão o que desejamos transmitir, e tudo estará perdido; contudo, no momento certo, a pessoa nos ouvirá, e absorverá tudo, não na mente, mas, ainda mais forte, na alma, de modo que ficará registrado em sua mente e coração, e nunca mais esquecerá, e imediatamente sentirá a necessidade de se corrigir de alguma maneira ou no todo, mas com certeza no tempo favorável de Deus.
Emuná. Shalom.
Sempre durma com um olho aberto. Nunca tome nada como certo. Seus melhores amigos podem simplesmente ser seus inimigos.
Quando você pensar que eu conheço uma linha da sua história, eu já estarei escrevendo ela junto com você.
O problema de levar muita pancada da vida é que você traumatiza e se torna meio arredio.
E quando vê braços levantados indo em sua direção, se assusta e desconfia. Ainda que depois perceba que, em alguns casos, se tratava apenas de um abraço.
Desconfia-se daqueles que publicam suas possiveis mudanças em redes sociais, parece querer convencer ou impressionar. Aquele que o qual almeja para si novos caminhos, volta seus olhos para o seu interior, identifica o que esta errado e passa a buscar caminhos de correção, para que possa mudar e evoluir, sem alarmes ou anúncios. Já bem dito, quanto mais vazia a carroça, mais barulho ela faz !!!
Confiar e se arrepender é melhor que duvidar e se arrepender; sempre podemos aprender com nossos erros.