Desapego
Talvez
a maior sabedoria,
prova de sensatez,
seja procurar não saber.
Talvez o maior ganho
seja aprender
a abrir mão de;
dar de ombro;
deixar pra lá;
escolher o que não ter.
A felicidade é algo retrógrada, capaz de se retroceder, o amor é algo belo, que pode até padecer, mas o que não é belo no amor, é aquele que está em vulnerabilidade, ja foi magoado varia vezes, e hoje não acredita na reciprocidade.
Desapegue. Não faça as malas. Simplesmente vá. Vá para onde o por do sol é lindo, a maré é baixa e e a tua felicidade é a sua única preocupação. Sinta o que tiver de sentir. Renove sua alma. Viver em ciclos, embora traga segurança, cansa o espírito e vicia. E todo vício faz mal. Ao não ser um: o amor. Por este, vale a pena o perigo e o prazer de se tornar um dependente amoroso.
Confia...
Coração pequenino, apertado e em total descompasso, entre tantas palavras faladas, ouvidas e mal compreendidas, lembra-se de receber a notícia de que um ente frágil e querido está acometido por doença grave e incurável.
Foi-se lhe então todo o chão, os planos, não sabia mais o que pensar, esperava que Ele a ouvisse em suas preces e permitisse uma cura, era sua esperança, sem ela não sabia o que seria.
Desde então só enxergava vultos ao seu redor, tudo e todos estavam em cinza, nada parecia real.
Pedia e repetia a Deus, o que fazer diante dessa tragédia?
Sempre acreditara que nada nessa vida é por acaso, mas e agora?
Só sentia o medo e a dificuldade em aceitar, ciente estava que situações assim ocorrem diariamente para com muitos mais, afinal somos todos iguais, pobres ou ricos, não importam as crenças, certeza apenas de que a presença Dele, em quaisquer circunstâncias, é sempre certa.
Suplicava ajuda e admitia não estar conseguindo praticar os ensinamentos aprendidos, dentre eles o de, em qualquer dificuldade, Nele confiar com a fé inabalável e que esses momentos são oportunidades para praticar o desapego, sabendo ser essa vida apenas um lampejo necessário ante a eternidade que se seguirá.
Passado algum tempo ainda se percebe pensando em como tudo poderia ser diferente, mas um sonho recorrente, ambientado sempre num lugar diferente, a espera em cada adormecer, já estivera num hospital, numa escola, ouvindo palestras e orquestras.
Desta vez, logo após acordar, lembra-se da paz e conforto numa ampla e vistosa planície com brisa suave e o nascer do sol e a palavra que vem e vai, confia!
Paz e serenidade!
E você sofre, se desespera pela insistência em se apegar,...
em se recusar a deixar ir...quem já foi!!!
E assim, você não sai do lugar, não se permite a oportunidade de seguir em frente, de novamente voltar a ser feliz...
porque se mantém presa, apegada a algo, que nem existe mais, a alguém que já foi!! Que já caminha por várias outras estradas, longe, bem longe da que vocês tantas vezes caminharam juntos!.
E você fica assim...sonhando...vivendo uma história fictícia...criada pela sua imaginação fértil...
Só para lembrar: a vida acontece aqui fora, na realidade. E não aí dentro, na sua imaginação, nos seus sonhos!!!
Eu tive que aprender da maneira mais impiedosa o que é amar alguém e o que é não ser amada por alguém. Eu tive aque aprender da maneira mais doída a se doar pra alguém e a se desapegar de alguém. Eu tive que aprender da maneira mais triste que o meu valor era bem superior a qualquer desprezo que eu recebia, eu tive que aprender e confesso que nem tudo ainda sei, mas boa parte do que me entristecia eu me desapeguei. O que quero que você entenda é que as vezes precisamos sim de certos ventos fortes, de certos momentos difíceis , de certas indiferenças pra nos olharmos no espelho e acordar pra vida. De saber que embora a dor que sentimos há uma chance de prosseguirmos, que quando nos desapegamos daquilo que nos tortura, daquilo que anula o nosso sorriso, abrimos portas pra tudo aquilo de novo que vem pela frente, ao qual o Senhor nos preparou.
"se desapegue daquilo que te faz sofre
"Sim, aquele que nos criou conhece o mais intimo de nossos pensamentos, atitudes e intenções. Se não há dívidas com a própria consciência, por que alguns tentam justificar a todo tempo o motivo do sono tranqüilo que a própria mente não lhe concede?"
Eu?! Independente de problemas ou soluções, manterei o meu buquê de sorrisos estampado no rosto por toda vida!
A vida seria tão mais fácil se as coisas que vivemos pudessem ser editadas, cortadas ou juntas (nos melhores momentos), felizmente as coisas não acontecem dessa maneira para darmos valor aos momentos alegres que vivemos, para que esses momentos sejam multiplicados e compartilhados com pessoas que realmente valem a pena serem vividos. Dizer que poderia ter sido diferente é criar uma ilusão ou viver em um sonho, pois as escolhas que fazemos estão diretamente ligadas as consequências futuras. Perdas são inevitáveis, pois nem tudo se leva e algumas coisas devem ficar à beira do caminho, para que outras pessoas possam encontra-las e serem felizes como tais coisas nos fizeram felizes. E um dia, com sorte, talvez possamos entender por que a vida nos deu escolhas em momentos que achamos ser eternos. Mudanças são necessárias, pois coisas que nunca mudam são sempre as mesmas coisas, reinventar é parte de ser Humano, falho, desprezível. Mas, que as vezes, pode aprender a amar.
O leite derramado agora tem
O gosto amargo. Faz de quem chorou,
Pela tragédia desta perda, bem
Ou mal. Eu sofro por saudade. Sou,
Sinto-me um pobre cachorrinho sem
Cuidado e amor de quem o cativou
Outrora. Fui abandonado além...
Ficaram mágoas e sozinho estou.
Lamento o fim daquilo que não quis
Continuar. Ou nunca talvez possa
Ter existido mas pensei que sim.
O desapego é importante enfim...
Fico sem força, mas sair da fossa
É um bom início para ser feliz...
RECOMEÇAR ...
É TEMPO DE RECOMEÇAR E PARAR DE OLHAR PARA TRÀS..
ESQUECER O QUE PASSOU,
PESSOAS,BENS MATERIAIS, TRISTEZAS E DECEPÇÕES,
PRATICAR O ‘ DESAPEGO”,
SE LIBERTAR DAQUELES (as) PESSOAS OU COISAS QUE NÃO NOS PERTENCIAM,
MAS INSISTÌMOS E TEIMAMOS, EM ‘TOLERAR’ E MANTER EM NOSSAS VIDAS,
E QUE MUITAS VEZES NOS TRAZEM INFELICIDADE E DESILUSÃO.
CHEGOU A HORA...CHEGOU O TEMPO DE MUDANÇAS,
ESQUECER E DEIXAR PARA TRÁS O QUE PASSOU,
QUEBRE O RETROVISOR DA SUA VIDA,
E NÃO SE DEIXE, SER ESQUECIDA,
PELA FÉ E ESPERANÇA...
MAS PRINCIPALMENTE PARA O AMOR.
É HORA DO SEU ‘ RECOMEÇO”,
E ESSA DECISÃO NÃO TEM PREÇO,
OLHE PRA FRENTE E TENHA NA MENTE...
É TEMPO E HORA DE RECOMEÇAR A VIVER ,AMAR E SONHAR!
SER FELIZ,SÓ DEPENDE DE NÓS,
MAS É PRECISO ' RECOMEÇAR"...
Que dó das pessoas intensas, e que inveja daquelas que desapegam rápido. Não entendo a intensidade: Te machuca, te destrói, mas você sente intensamente e friamente por não saber desapegar, por não conseguir desapegar.
Total inveja do desapego: Sente, aproveita, vive, mas quando o barco afunda, consegue sair ileso.