Democracia
A democracia é o governo do povo, pelo povo e para o povo; a ditadura é o governo de um, sobre todos e contra todos.
Ter eleição não tem nada a ver com democracia. Em países ditatoriais, tem eleição, e os ditadores sempre ganham. Em muitos casos, com 99% dos votos, como na China.
O grande desafio social na contemporânea democracia é fomentar o civismo, a cidadania, o patriotismo cultural e a identidade incomum dos diferentes em pleno gozo legal e constitucional da liberdade.
O Brasil já deveria ter entendido que para haver uma democracia limpa é necessário a unificação de vários partidos em poucos.
A democracia politica no Brasil é frágil sem a justa representação correspondente a proporcionalidade natural e social da mulher, do índio e do negro, nos poderes independentes de governo.
A agencia de inteligência em uma democracia tem que ser independente do estado para melhor angariar verdadeiras imparciais informações.
Nos chamados países do terceiro-mundo, onde há a chamada democracia, os políticos são eleitos pelos pobres e recebem dinheiro dos ricos para os protegerem dos pobres.
Na Política a democracia parece ser o método mais justo, contudo como o voto de um honesto vale tanto como o voto de um corrupto e como o voto de um idiota vale tanto como o voto de um inteligente, pode ser perigosa, porque a maioria vence sempre.
Quando a democracia se curva aos apelos de uma minoria contra o interesse da maioria, vulnerabiliza-se o sistema por inteiro.
Democracia demais não resulta em mais liberdade, mas em tirania da maioria.
Na democracia, a primeira coisa que precisamos aceitar é que nossos desejos nem sempre se realizam.