Democracia
Democracia é o eco do grito coletivo de um povo, ressoando em cada decisão justa que molda o destino de uma nação próspera.
Em uma democracia verdadeira, o poder é um presente precioso concedido pelo povo aos seus mandatários e não um privilégio mesquinho conquistado por uns poucos escolhidos.
Na democracia, só o humor é livre, assim como as piadas ruíns que insistimos em contar. Só não ri quem leva a sério a democracia.
Na democracia, escolhemos nossos líderes, mas também temos que conviver com as escolhas dos outros. Já no comunismo, não há escolha a fazer, só aprenda a lidar com a opressão e a escassez brutal.
Na democracia, todos têm voz e voto, mas às vezes parece que estamos todos falando alto e ninguém escutando. No comunismo, ninguém pode falar a não ser o grande líder, pois é a única voz permitida, como num chato e repetitivo monólogo
Sou amante da justiça, por minha veia jorra sempre o sangue da democracia, sou a voz da liberdade e dos ideais republicanos, apanágios deste povo do Vale do Mucuri, não defendo a indústria do ódio, tampouco a beligerância que tanto mal faz a sociedade. Não se pretende jamais defender o crime; mas é preciso que se respeite com absoluta fidelidade o devido processo legal, seus desdobramentos, e corolários decorrentes, como princípio do juiz natural, contraditório e ampla defesa, e existência de dolo ou culpa na conduta de cada investigado ou acusado. Colocar todo mundo no mesmo balaio é clara manifestação de revanchismo e grave violação dos direitos humanos, simples assim. Destarte, a sociedade deve ter ojeriza de bandidos desalmados que se ocupam os holofotes midiáticos e se intitulam como legítimos representantes do povo.
As células da democracia são corrompidas pelo vírus do autoritarismo abjeto que conduzem a ruptura do Estado Democrático de Direito
Na essência da filosofia que ecoa,
Pavinatto sua sabedoria deixaram,
A democracia, como a luz de uma tocha,
Ilumina nossos passos e alicerça nossa lei.
Liberdade de expressão, tesouro valioso,
Que floresce no solo da constituição,
Permite a voz do povo, no seu zelo generoso,
Exaltar a justiça e promover a evolução.
Mosaico de ideias, opiniões diversas,
Constelações de pensamentos a brilhar,
A democracia abraça todas as conversas,
Respeitando a pluralidade que nos faz avançar.
Nesse espaço de debates e discussão,
Aprimoramos a sociedade e suas tramas,
Unindo forças na busca pela melhoria,
Da constituição que guia nossas almas.
Que a democracia seja sempre a fonte,
De inspiração para nosso viver,
Que a voz de todos, sem distinção,
Traga a melhoria que desejamos ver.
Acreditar que o Brasil será de fato uma democracia voltada para o bem de seu povo, é o mesmo que acreditar que um prédio se sustentará em pé, utilizando-se de quantidade insuficiente de concreto.
Em primeiro lugar, devemos ter em mente que liberdade e democracia não são necessariamente a mesma coisa. Determinado povo pode muito bem eleger um governo que deseje massacrar parte da população.
Não existe a menor chance de preservação da democracia e do combate a corrupção, fora do voto Distrital puro e da candidatura independente.