Degrau
Que nos seja sempre proporcionado a importância de a cada degrau reconhecer o mérito necessário aos próximos, não perdendo a sensibilidade de recordar a passagem pelos anteriores.
Ei, não ponha mais o seu chapel somente aonde a mão alcansa. Ja existem cadeiras, banquinhos, degraus...
Era pra ter sido degrau por degrau. Mas num deslumbramento das coisas eu me atropelei e desci escada abaixo.
Prometo, chegar ao topo
Subindo degrau por degrau,
Com vitórias e derrotas que não me abateram,
E irão me parar.
Não irei passar por cima de ninguem,
E me desculpe se eu não acompanhar ninguem...
A escada pode até ter espaço para nós dois,
Mas apenas um chegara e permanecera no topo.
Nem que para isto eu tenha que me contradizer !
Degrau a degrau; passo a passo... Esse sem dúvida deve ser o caminho dos vencedores. Os obstáculos ganham apoio em nossos pés e certamente tornam-se alicerce seguro na construção de nós mesmos. Passado, presente e futuro provam a solidez da nossa persistência. Quando construímos sobre a rocha cada desafio percorrido torna-se parte do todo. Não existe desperdício de tempo e não existe evolução sem sacrifícios. A verdade é que numa batalha existem aqueles que até gostariam, mas só observam e aqueles que têm calos nas mãos, experiências e perdas pra contar. Nós escolhemos o tipo de guerreiro que queremos ser. Nós quem preparamos a nossa bagagem. A vida muitas vezes exige compromisso e abdicação. Mas para avistar uma vitória muitas vezes é necessário abdicar do direito de desistir e abdicar da vontade de voltar atrás. Um vencedor jamais estaciona... Ele apenas aguarda a hora exata do próximo passo. Medo e a dúvida são sentimentos que assolam apenas aqueles que lutam por um propósito, mas quando se tem uma alma cheia de determinação, o resultado será sempre certo e inevitável.
Da sua ignorância eu faço mais um degrau pra pisar com meu nariz empinado, subir e mostrar o que realmente sou.
Estou caminhando lentamente.
Subindo um degrau após o outro.
Nada de correia. Só acalmaria.
Porque o que é meu, tá guardado.
E isso ninguém me tira!
Gente que, pra alcançar o que o seu corpo deseja, usa o coração dos outros como degrau. (Pisa. E deixa pra trás.)
A cada novo passo, um degrau a mais nessa escada que o fim pode ser daqui a alguns segundos, minutos, horas, meses, até mesmo anos...
O que me agrada é acreditar não apenas teoricamente, mas perceber na ptrática que essa evolução da alma me agrega a cada dia novos valores que ontem eu jamais imaginava adquirir.
A estrada é longa os tropeços sempre são necessários, afinal são nos momentos de crise (seja ela econômica, política ou existencial) que mais se fortalecem as nações o sistema ou o indivíduo.
Olhar para trás e não cometer os mesmos erros nos permite ver que sim, o passado não deve ser esquecido, mas sim interpretado de forma a questionar os acontecimentos presentes, buscando formular um futuro sonhado, afinal o que seria de nós se não houvesse os sonhos.
Concomitante a essa reflexão admiro cada vez mais esse sentimento que coabita dentro de mim e que me fornece energia pra superar as forças mais adversas, todo desejo de mudança, compreensão e transcedência que há na essência do meu ser. A este sentimento denomino Amor Próprio.*
Por isso, vivo com a perspectiva de plantar sempre o meu melhor.
Já os frutos o destino decidirá...
"Os homens semeiam na terra o que colherão na vida espiritual: os frutos da sua coragem ou da sua fraqueza." - Alan Kardec
*Quando me remeto a esse sentimento, cito a força superior, pois é graças a Deus que possuo tal sentimento.
A escalada da vida tem muitos degraus,
E cada degrau significa;
Uma etapa vencida, um dia bem vivido,
Um amor correspondido, um sonho realizado,
E um beijo apaixonado de um poeta enamorado
Recitando versos de amor.
Um dia estamos la embaixo, mas ao passar do tempo percebemos o quanto de degrau que subimos e ai vemos que já estamos bem em cima daquilo que queríamos chegar.
Acredite! A vida é uma grande escadaria e quando finalmente chegar no último degrau, vai perceber que encontrará o fim e nada mais do que isso. Pois você terá feito tudo o que precisava fazer.
Viver é uma grande jornada e o que temos que entender é, o que deve ser o será do início ao meio, porque no fim só será o fim e nada mais.