Deficiência
A verdadeira deficiência está na falta de caráter e compaixão daqueles que se recusam em reconhecer o valor de cada indivíduo, independentemente de suas peculiaridades.
YakuzaMoon
Espaços inacessíveis costumam colocar a culpa na deficiência para se isentar da responsabilidade de incluir.
a deficiência não atrapalha você alcançar seu talento, pois Deus ele sabe o sonho de cada um de nós.
A verdadeira tecnologia assistiva que garante a inclusão das pessoas com deficiência é aquela advinda das atitudes, das ações, de recursos e de metodologias.
O orgulho surdo não nasce da deficiência, nasce das superações de desafios diários que ela submete.
"Todos nós temos deficiência; o mérito está em lutar contra esta deficiência; seja ela vício , desânimo, doença ou outra mazela que não percebemos e os outros enxergam"
Às vezes vejo o amor quase como uma deficiência intelectual:
Algumas pessoas se tornam impacientes, perigosas, perdem o senso de perspectivas e humor. Ficam nervosas, tornam-se chatas, psicóticas. Podem virar assassinas!
Qual é a probabilidade de um aluno com deficiência se adaptar ao sistema educacional atual? É um jogo de responsabilidades em que as políticas públicas não oferecem formas mais eficientes e favoráveis aos excluídos. Com isso, quem perde é o aluno com deficiência e a própria sociedade, que deixa de exercer sua cidadania e formar cidadãos por direito e dever.
A inclusão é o clamor dos socialmente excluídos; é a luta dos indivíduos com deficiência por seus direitos. Contextualizando, a inclusão surgiu como meio de promover uma melhor qualidade de vida para os cidadãos sem deficiência (com o objetivo de eliminar práticas segregacionistas e ideias preconcebidas), e principalmente para aqueles com deficiência. A partir desse princípio, percebemos a importância do trabalho de inclusão dos menos favorecidos. No entanto, ao abordar especificamente a inclusão social nas escolas, destaco a problemática do sistema de inclusão/exclusão nas instituições educacionais, visando à reflexão para alertar sobre a necessidade de uma atenção social mais ampla na construção de uma sociedade justa que promova ambientes inclusivos para os alunos com deficiências, garantindo seus direitos de cidadania e educação.
Uma deficiência dessa geração é se sentir rejeitada e julgada quando se é corrigida, o filho pródigo foi pra longe do pai por não discernir esses sentimentos!
No Mercado de Trabalho, quando vão contratar pessoas com deficiência, os empregadores procuram pessoas com deficiência sem deficiência alguma; ainda mais, cadeirantes que andem, cegos que enxerguem, surdos que ouçam e verbalizem bem, pessoas com deficiência intelectual e autistas que interajam como qualquer outra pessoa, bem como as pessoas com membros amputados que sejam como pessoas que tenham todos os membros inferiores e superiores.
Para mim, o rótulo da deficiência não é algo ruim. Ele apenas descreve uma das minhas identidades e eu a aceito totalmente.
ESPECIAIS
O nascimento de um familiar com deficiência pode causar as sensações de aflição, angústia, apreensão e resistência. São sentimentos naturais oriundos da dificuldade de aceitação com relação à deficiência. É compreensível, visto que se trata de um acontecimento contrário à expectativa criada pelos familiares. A reação é, em muitos casos, consequência da falta de esclarecimento acerca das habilidades que podem ser despertadas se forem oportunizadas as devidas condições para as pessoas especiais.
Há quem sinta pena. Realmente é uma pena que todos não possam desfrutar do prazer de tê-los em suas vidas. São pessoas naturalmente amáveis. Oferecem-lhe um sorriso, um beijo ou um abraço e não exigem nada em troca, talvez por acreditarem que a sua felicidade os faz feliz também. De fato, nasceram diferentes. Trouxeram consigo a dadiva de propiciar àqueles com quem convivem verdadeiros ensinamentos de altruísmo, compaixão, paciência, benevolência e valorização à vida. Ensinam que o amor aceita e respeita as diferenças, pois o aspecto físico e a capacidade intelectual não determinam a capacidade de amar.
São dotados da aptidão natural de transmitir amor, carinho, consideração e dedicação a todos que o cercam. Costumam ser o centro das atenções em seus núcleos familiares, se tornam os responsáveis pelo desenvolvimento da união e fortalecimento de suas famílias. Ensinam-nos que os problemas são inevitáveis e, assim como eles, todos nós temos limitações e enfrentamos dificuldades. Mas a maneira que as encaramos faz toda a diferença. Com incentivo, coragem, força, determinação e perseverança conseguem vencer qualquer obstáculo imposto pela vida.
Atualmente é possível verificar grandes avanços quanto à adoção de políticas públicas que visam melhorar à aceitação e à inclusão social, entretanto ainda não é o bastante. O caminho é árduo, a luta contra o preconceito e a discriminação continua. Portanto, é indispensável que haja a cooperação da sociedade conjuntamente com o Poder Público para que seja possível garantir a todos o direito à igualdade.
Eis uma singela homenagem àqueles que através de suas lições conquistaram o meu amor incondicional, o meu respeito, e, principalmente... a minha admiração! Tenho convicção de que a convivência com essas pessoas determinou quem sou hoje. Não melhor do que os demais, mas alguém capaz de valorizar o que realmente importa na vida.
Nossa maior deficiência é não termos o conhecimento dos fins. Se soubessemos quando todos morreríamos aproveitaríamos melhor os últimos momentos, com o poder de corrigir caminhos e corações, mas também com o poder de causar a discórdia. Aproveitaríamos o último abraço, o último beijo, o último adeus.
O pensamento jurídico baseado na Harvard Law School possui uma deficiência curricular na compreensão do Direito Empresarial.
Amparar a pessoa com deficiência além das determinações legais é muito mais que incluir, trata-se de empatia, amor ao próximo e respeito à vida.
"ALZHEIMER: deficiência mental decorrente da idade; há pessoas que concordam que devem tomar às devidas precauções para conviver com ela: anotam os afazeres, lêem, fazem exercícios para mente entre outras.
No entanto outras; se atrevem a cozinhar e frequentemente esquecem as panelas no fogo, colocando em risco a sua vida, de sua família e dos vizinhos. Não se tem estatística sobre o assunto, mas certamente contribuem para ocorrer muitos acidentes (são velhos teimosos). Por isso o melhor é reconhecer e colocar um freio nesta deficiência, antes de colocar fogo na casa" Ademar de Borba
"Ocorreu com o vizinho do apto que eu tinha em Vargem Grande; o safado de 80 anos, colocou a penela no fogão para cozinhar feijão, esqueceu e foi dormir, acordou com a fumaça e a chama perto dele; PULOU PARA SE SALVAR, MAIS DO QUE PIPOCA NA PANELA, o fogo, além de destruir o apto. dele, afetou o meu.
Se o bombeiro não chegasse rápido iria afetar todo prédio.
Depois de baixar a poeira pedi pra ele reembolsar às despesas, concordou. Mas como está com Alzheimer, estou aguardando até hoje. Lembre-se: antes de comprar um imóvel em prédios de apto, verifique se tem muitos idosos. Coloque às barbas de molho"
Deficiência não é sinônimo
de limitação,
mas sim de superação
louco é aquele que prefere excluir
do que a inclusão
cego é aquele que fecha os olhos
para não ajudar o irmão.
Mudo é aquele que ver alguém
com alguma deficiência sendo humilhado e não faz nada, prefere ficar calado... e muitos acham até engraçado!
Surdo é aquele que preferiu não escutar enquanto George Floyd gritou 20 vezes: "não consigo Respirar".
Enquanto tiveres oportunidade, não espere a deficiência dos demais, pra fazer de ti uma pessoa perfeita. Lembre-se que nem sempre o roto sorri do rasgado.