Deficiência
"Há momentos na vida em que ser surdo e mudo e, algumas vezes, cego, não é uma deficiência, é uma virtude".
Seja quem for, seja qual for a posição social, a cor da pele, a identidade de gênero, a deficiência visual, de fala, entre outras. As oportunidades dadas na vida de um ser humano é de grande importância para o seu crescimento pessoal e profissional. A inclusão é um dos instrumentos mais importantes para o desenvolvimento social.
"Deficiência é um conceito em evolução que hoje baseia-se não só numa perspectiva médica, mas também social e ambiental, sendo assim tudo indica que devemos investir na quebra de barreiras."
Com clareza observo hoje que ora foi pelo excesso, ora pela deficiência de minha contraparte os motivos reais de me ter colocado em apuros.
Um quarto da população brasileira apresenta uma deficiência física, porém o maior defeito espiritual está no coração que atinge quase cem por cento da humanidade.
Se não entendes, então deves procurar dicionário pra eliminar ou sarar/ sanar a deficiência de não alforjar a presença do entendimento, para que a sua casmonia possa cogitar duma feição condizente e meditar duma forma digna e aceitável. Meditar ou reflectir não é um delito e não deve entrar na presença de restrições, e, portanto, deve se libertar o cogito.
Por mais que seja dolorido e difícil ter uma deficiência, a própria pessoa é quem vai definir o seu nível de satisfação com o mundo que a cerca.
Se você deixa de enxergar verdadeiramente uma pessoa, reparando apenas na sua deficiência, quem é o cego?
Se você deixa de ouvir o grito de alguém por respeito e igualdade, quem é o surdo? Se você não pode comunicar-se com o seu próximo e o separa de sua vida, quem é o mudo? Se sua mente não permite que seu coração alcance o seu irmão, quem é o deficiente mental?
Se você não se levanta para defender os direitos de todos, quem é o
aleijado? Reveja seus conceitos e suas atitudes para com o próximo, a indiferença e o preconceito são nossas maiores deficiências.
É extremamente difícil compreender a deficiência no cérebro de alguns homens. Não adianta chegar e dizer: - Olhe esse é o mundo. Nele existem inúmeras coisas totalmente diversas, entre elas estão as pessoas, algumas não concordarão com você, não se assimilarão em alguns aspectos. E para ter uma boa convivência com seu próximo você precisa aceitá-lo com tais condições concebidas a ele, e se seu retardio mental não permitir que isso aconteça, apenas respeite-o.
A falta de pensamento próprio, a alodoxafobia dentre outras falhas contidas no interior de suas mentes não os deixam evoluir. Tais empecilhos os impedem de tornarem-se inteligentes e compreenderem que o lugar onde vivemos existe a diversidade, e que esta não dá o direito de menosprezar ninguém nem mesmo de sentir-se melhor àqueles que possuam alguma diferença.