Deficiência
Nosso olhar reprovador ou de receio do que julgamos ser muito diferente de nós, geralmente é gerado pelo temor de não sabermos lidar com o que não compreendemos.
Deficiente não é quem precisa das possibilidades, deficiente é quem pode cria las e não as fazem sabendo que todos nós podemos uma hora ou outra usufruir delas.
“tanto melhor, quando para suprir a necessidade causada pela ausência de visão, tem-se apenas de lançar mão de uma bengala. Tanto pior, quando para prover a carência gerada pela escassez de caráter, não há instrumento algum que dê jeito.”
“como as pessoas, em sua maioria, diga-se, são incapazes de ver algo de fronte ao seu nariz. Será que para além do déficit visual também há anosmia. Aos incautos de plantão, que não conseguiram farejar a ironia, o sujeito que não consegue sentir cheiro, ou seja, tem ausência de olfato, denomina-se: Anosmático.”
Nossas deficiências são diferentes entre nós para que encaixemos nossas habilidades. Alguém precisa da sua aptidão. Arco-íris tem que ser visto para ter graça.
É mais fácil construir uma rampa numa garagem para um carro ou outro tipo de transporte do que adaptar rampas em calçadas para pessoas com deficiência ou aquelas com mobilidade reduzida.
Decisões acertívas, não trazem
deficiências para o outro lado .
O resultado de acertos é
melhoria e não o contrário.
O caso do INSS é um exemplo de como o Estado brasileiro trata os seus trabalhadores com desprezo e indiferença. O INSS é um órgão que arrecada bilhões dos trabalhadores, mas não devolve nada em troca. O INSS é um órgão que nega os benefícios aos trabalhadores que mais precisam, mas paga salários milionários aos seus apadrinhados políticos. O INSS é um órgão que viola os direitos dos trabalhadores, mas se esconde atrás de uma burocracia injusta e ineficiente. O INSS é um órgão que deveria ser extinto ou reformado, pois não cumpre com a sua função social. O INSS é um órgão que representa o que há de pior na política brasileira.
A verdadeira equidade só pode ser alcançada quando a inclusão se tornar o alicerce de nossa jornada rumo a um mundo mais justo.
Seremos uma sociedade cada vez mais ignorantes se ignoramos o nosso próximo e, no entanto, se continuarmos a ter uma percepção negativa deste segmento da população, quanto o preconceito as pessoas com deficiência física nunca iremos evoluir como seres humanos.
Nós podemos ser os instrumentos facilitadores e permissores de realizações para quem tem alguma deficiência, basta não ignorarmos uma possibilidade tão sublime.
A Inclusão Social é algo que buscamos hoje, mas, antes de tudo, precisamos incluir a nossa consciência para as mudanças que hão de vir em nossa sociedade.
Sentir a dor da exclusão social dói demais, mas, o que mais dói, é saber que nunca serei visto como um dito “NORMAL”, nunca serei um igual enquanto não for garantida a verdadeira inclusão social.
Podemos observar que o ensino do sistema educacional atual tem se mostrado insuficiente, direcionando-se principalmente para a preparação dos alunos para o mercado de trabalho, o que os deixa vulneráveis à ideologia competitiva. Um sistema que promove a competição predatória!
A inclusão é um dos grandes desafios da educação no Brasil. Desafio é uma palavra que engloba superação, conquistas, embates e combates. No contexto educacional, podemos dizer que a inclusão social nas escolas é um grande desafio que precisa ser enfrentado pelos educadores em suas diversas áreas. Se realmente enfrentado, esse desafio resultará em melhorias educacionais e combaterá a exclusão de nossos alunos com necessidades especiais, como deficiências auditivas, visuais, físicas, entre outras.
São cinco portas abertas
só numa delas tem rampa
não há erradas, nem certas
há mentes, várias, desertas
nas quais o dislate acampa...