Defesa
O amor próprio não existe para dar um sentido a solidão, ele é um mecanismo de defesa para que não aceitemos qualquer tipo de tratamento.
Lutei contra o inimaginável em defesa desse mundo. (...) Mas, em todas as ameaças que enfrentei, eu sabia que não estava só.
A educação e um instrumento do bem.
Porém, podendo ser usada também, como um mecanismo de defesa própria.
Que tenhamos a genuína inteligência para saber aplica- lá na dose e na hora exata, como mensageiros da verdade, do amor e da paz.
A negação é um mecanismo de defesa natural que todos utilizamos. É o mecanismo que usamos para evitar a angústia que nos causa saber que vamos morrer.
Ás vezes você deve amar até o mais estupido dos homens porque a estupidez é uma defesa que só o amor é capaz de derrubar.
Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado.
Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão. "2tm 4:16-17".
Nesse texto o apóstolo Paulo quando mais precisou foi desamparado, porém o Senhor estava com ele, Deus está com você.
A defesa de um ponto de vista nunca deve ultrapassar o tênue limite que lhe tornará, um dia, escravo observador desse mesmo ponto único.
Fomos acostumados à cegueira do revide, à defesa enraivecida, ao egoísmo como armadura. Resistimos, por medo e estranhamento, às lentes da paz. Até que um dia a vida dá um jeito de nos colocar "óculos" que nos permitam enxergar a verdade. Esse é o momento da descoberta. O momento do sorriso verdadeiro.
O ataque é melhor que a defesa,
Por tanto atacou desleal,
Não repartiu sobremesa,
Canhoto, esquerda radical.
Em defesa de quem amo, me transformo de brisa em ciclone, remanso em corredeiras, oceano sereno em tsunami, gramínea em mata serrada, solo fértil em rocha bruta, sol de primavera em verão saárico, deixo de ser a principe Adam Randorson e viro He-Man!
Sou mar de uma navegante só e para seu deleite e defesa me transmuto em leito onde ela se satisfaz e se abriga! Enfim, sou candura de Oxalá, mas se preciso for, me abasteço das forças das cachoeiras e da energia dos trovões e passo a ser Xangô...
odair flores
Vivemos, no limiar desta década, a era da defesa dos valores e o descaso arrogante com as pessoas diferentes.