Defesa
A teologia Arminiana não é um livro de argumentos contra o calvinismo e nem a defesa do livre-arbítrio, mas a defesa do amor incondicional de Deus para com toda a humanidade. Nela, que ama a TODOS e morreu por TODOS.
Mesmo que nos esforcemos na defesa de nossa opinião, se nossos ouvintes se recusarem a entender o que dizemos, devemos aceitar e respeitar essa decisão.
O nome disso é tolerância.
A todos, indistintamente, é assegurado o direito à defesa, de forma ampla, bem como o direito ao contraditório, igualmente, de forma irrestrita.
Culpar sempre os outros pelo seu estado atual, é a defesa do covarde pelo prazer de se sentir melhor
Mais que uma reação de defesa, a timidez é uma técnica, aperfeiçoada sem cessar pela megalomania dos incompreendidos.
os animais que mais possuem formas de defesa são os mais sensíveis;
tais como as tartarugas em seus cascos ou as borboletas antes de se desprenderem de seus casulos, assim são os seres humanos: Passam parte de suas vidas amedrontados fechando seus corações para o mundo afim de se protegerem, e na esperança de que algum dia possam se libertar e voar.
A defesa do sábio só fala no momento certo para não fortalecer a acusação. O som todos escutam e sabem de onde veio, o silêncio se aproxima e não se ver.
Na criação e na criatura existe inteligência e amor porque tem estratégia para defesa e preservação da vida; a Fonte de tudo só pode ser uma Consciência Inteligente e Amorosa!
"Toda pessoa que sempre faz críticas é frustada com a sua vida. É uma forma de defesa por não conseguir ou não desejar enxergar o sucesso dos outros e esconder o seu próprio fracasso".
Anderson Silva
Escondido de Davi
Seja minha rocha de refúgio, uma fortaleza de defesa para me salvar. - Salmo 31: 2
Proteção vem em muitas formas. Um coelho mergulha para o seu buraco. Um cervo corre para a densa cobertura de um pântano. Um menino de 2 anos corre para a perna da calça do pai. Um fuzileiro naval cava ao abrigo de uma artilharia de apoio. Mas o que um cristão faz? Onde ele se esconde quando cercado pelo perigo?
David sabia. Quando ele escreveu o Salmo 31, as coisas não estavam indo bem para ele. Ele estava cansado, fraco e sofrendo. Sua mente estava angustiada. Seu coração estava quebrado. Seus inimigos o perseguiam e seus amigos o decepcionaram. Ele estava em uma posição vulnerável, mas ele não estava indefeso. Ele sabia que Deus é a melhor fonte possível de segurança e que um relacionamento correto com Ele é a estratégia de defesa mais sábia. É onde ele encontrou sua segurança.
Assim como uma criança pequena encontra confiança em chamar seu irmão mais velho quando ameaçada por um valentão, Davi invocou o nome do Senhor. Porque ele estava vivendo em comunhão com Ele, ele se escondeu na segurança daquele que o havia ajudado tantas vezes antes, e que o amava com um amor infalível.
Somos tão rápidos em buscar essa mesma segurança? Deus pode ser confiável. Ele era um esconderijo seguro para Davi, e Ele também é Aquele a quem devemos nos apegar para nossa proteção.
Ele esconde minha alma na fenda da rocha
Que obscurece uma terra seca e sedenta;
Ele esconde a minha vida nas profundezas do seu amor,
e me cobre ali com a mão. —Crosby
A segurança não é encontrada na ausência de perigo, mas na presença de Deus. Mart DeHaan
Nós seres humanos evoluímos bem no que diz respeito às defesa, fuga, luta pois são características atribuídas a nossa matéria mas estamos atualmente em um processo de evolução intelectual trabalhando o silêncio e a paz em momentos de luta, tolerância em momentos de afronta e imparcialidade nos momentos de divergências.
Boas razões
Esteja sempre pronto para dar uma defesa a todos que lhe perguntarem uma razão para a esperança que existe em você. - 1 Pedro 3:15
Um zelador da Universidade de Minnesota era um cristão devoto que ansiava por seu filho Bob depositar sua confiança em Cristo. Bob lembra que seu pai suplicou amorosamente: “Tome Jesus como seu Salvador!”
Bob, um engenheiro bem-educado, foi transferido, mas pediu a seu pai que desse algumas razões pelas quais ele deveria confiar em Jesus. Seu pai tinha pouca educação e só podia dizer com lágrimas: “Tudo que sei é que Ele é quem Ele diz que é. Eu te amo e quero que você também o conheça.
Um testemunho simples e sincero da nossa fé pessoal em Cristo pode ser uma testemunha poderosa. Mas não precisamos parar nesse ponto, não importa qual seja a nossa educação. Temos boas razões para acreditar que Jesus é o Filho de Deus.
Pedro disse aos crentes que eles deveriam estar sempre prontos para dar uma razão para sua esperança em Cristo (1 Pedro 3:15). E no livro de Atos, lemos sobre o testemunho de Estevão e Paulo empoderado pelo Espírito Santo (Atos 6: 9-10; 24: 24-25; 26: 24-28).
O que dizemos deve estar ligado a um compromisso com Jesus como Senhor, e devemos ter uma atitude humilde, uma consciência limpa e boa conduta (1Pe 3: 15-16). Quando então confiamos em Deus, Ele pode tornar as pessoas receptivas a uma discussão sobre por que faz sentido acreditar em Cristo. Uma boa vida e boas razões contribuem para uma testemunha poderosa.
Senhor, ajuda-nos a contar sobre o seu amor pela humanidade
- amor ao pecado - doente, quebrantado, cego;
E ajude-os a ver pelo modo como vivemos
a plenitude de ser que você deseja dar. —DJD
A testemunha mais forte convence a mente e convence o coração. Dennis J. DeHaan