Defeito
Os espíritos altamente analíticos vêem quase que só defeitos: quanto mais forte a lente mais imperfeita se mostra a cousa observada. O detalhe é sempre mau.
"Defeitos... Todo mundo tem. O pior dos defeitos, porém, é quando uma pessoa, de maneira ostensiva, tem orgulho dele..."
Eu sou como um brinquedo quebrado, e sem concerto […]. Daqueles brinquedos que até parecem divertidos, bonitinhos, mas dali uma semana já dão defeito."
Tudo tem seu preço e nós temos que descobrir se vale a pena o esforço ou não.
Na minha concepção ser perfeccionista virou um defeito; já melhorei muito, mas ainda carrego isso comigo e quando percebo já perdi um tempo desnecessário. Hoje não me estresso tanto com as coisas ou as pessoas, agora o problema é só meu e acho que talvez sempre tenha sido...
A igualdade nunca servirá para os atributos, apenas para os defeitos. Aos atributos, serve a diversidade. Diversidade é verdade e é a natureza.
Imprensa: O que Maysa pensa dos homens - Revista do Rádio, s.d.
- Os homens são todos iguais. Dizem que a mulher é a costela que lhes está faltando. Mas, sempre querem várias “costelas” para um só lugar vazio...
- O maior defeito do homem? Normalmente eles têm tantos defeitos que seria impossível dizer qual o maior deles.
- Eu poderia dizer que o homem mais perfeito do mundo é o meu pai. Mas, isso seria piegas. Afinal de contas, quando existir um só homem perfeito no mundo, o mundo deixará de existir.
- Os homens só têm uma bondade: eles podem ser o que as mulheres quiserem. Para isso basta serem levados com carinho.
- Infelizmente essa é a verdade: os homens nasceram para dominar o mundo.
- E como as leis são feitas por eles, claro que eles serão sempre os mais beneficiados.
- Os homens deixarem de ser menos egoístas? Isso é uma coisa tão boa que nós, mulheres, não podemos desejar.
- Volto a dizer o que já disse: se eu voltasse ao mundo, queria ser preto e feio.
- Para os homens o 9º mandamento da Lei de Deus praticamente não existe.
- Os carecas são geralmente os homens que mais impressionam as mulheres. É mesmo dos carecas que elas gostam mais.
- A principal missão do homem é construir o lar e amar, para que a vida continue.
- O mais detestável tipo de homem é o bonitão, o conquistador barato.
- O golpe que o homem nasce com ele no pensamento, desenvolve através dos anos e nem sempre o executa, é o “golpe do baú”...
- Existem, sim, homens de vários tipos. Porém, o tipo mais comum é aquele que prefere enganar para ser mais feliz.
- Eu me casei por amor. Meu marido também o fez assim. E não foi por falta de amor que chegamos à separação.
- O homem normalmente nasce enganado, vive enganado. O diabo é que no final morre enganado, pois não consegue enganar a morte (que é mulher).
- Convenhamos, os homens são fortemente atacados pelas mulheres. Todavia, elas vivem sempre à caça deles.
- Sim, porque é isso mesmo. Já imaginaram um mundo sem homens? Seria tenebroso! As mulheres não tinham nem de quem falar mal...
(Matéria publicada originalmente na REVISTA DO RÁDIO; provavelmente nos anos de 1958 ou 1959)
Procura sofrer com paciência os defeitos e quaisquer imperfeições dos outros, pois tens também muitas que os outros têm de aturar. Se não te podes modificar como desejas, como pretendes ajeitar os outros à medida de teus desejos? Muito desejamos que os outros sejam perfeitos, e nem por isso emendamos as nossas faltas.
(Imitação de Cristo)
Os defeitos da democracia:
Os defeitos da democracia política como sistema de governo são tão óbvios, e têm sido tantas vezes catalogados, que não preciso mais do que resumi-los aqui. A democracia política foi criticada porque conduz à ineficiência e fraqueza de direção, porque permite aos homens menos desejáveis obter o poder, porque fomenta a corrupção. A ineficiência e fraqueza da democracia política tornam-se mais aparentes nos momentos de crise, quando é preciso tomar e cumprir decisões rapidamente. Averiguar e registrar os desejos de muitos milhões de eleitores em poucas horas é uma impossibilidade física. Segue-se, portanto, que, numa crise, uma de duas coisas tem de acontecer: ou os governantes decidem apresentar o facto consumado da sua decisão aos eleitores - em cujo caso todo o princípio da democracia política terá sido tratado com o desprezo que em circunstâncias críticas ela merece; ou então o povo é consultado e perde-se tempo, frequentemente, com consequências fatais. Durante a guerra todos os beligerantes adotaram o primeiro caminho. A democracia política foi em toda a parte temporariamente abolida. Um sistema de governo que necessita de ser abolido todas as vezes que surge um perigo, dificilmente se pode descrever como um sistema perfeito.”
(Sobre a democracia e outros estudos)
Procuramos por ideias que digam por nós e exacerbem como qualidades os nossos defeitos. O perigo é que sempre encontraremos pretextos desse tipo...