Dedique seu Tempo
Somos todos mangas, filhos da mesma mangueira.
Porém cada um ficará maduro no seu tempo.
Quando esse tempo chegar, a mãe mangueira deverá deixará que os filho caiam para que não apodreçam
nas suas galhas.
A vida... Quem faz acontecer somos nós mesmos. Sem pressa, acredito que tudo tem seu tempo. O importante é valorizar cada momento que possuímos.
A jornada não acabou. A vida é hoje!
O humano hodierno está saturado de informações e estímulos. Seu tempo é como conta corrente com débitos ininterruptos e seu saldo está sempre no vermelho.
Nísia: uma mulher à frente de seu tempo
Meu estimado leitor,
Me permita lhe falar!
Uma história bem bonita
Com vocês vou partilhar.
Pegue uma cadeira e sente
E venha logo escutar!
Mil oitocentos e dez
Foi o ano em que nasceu
Um dos importantes nomes
Que o planeta conheceu
Uma brilhante mulher
Que aos machistas venceu
Falo de Nísia Floresta
Que figura estonteante!
Intelectual, sagaz
Espírito muito brilhante
Inteligente e amável
Coração impressionante
E foi no Sítio Floresta
Lugar onde floresceu
Na paisagem do RN
Essa flor enobreceu
Uma faraônica rosa
Que no Papary cresceu
Por volta dos quinze anos
Em Olinda foi morar
Conhecendo o seu amor
Com ele veio a casar
Saíram do Pernambuco
E no Sul foram habitar
Com a Guerra dos Farrapos
Pro Sudeste viajou
Uma grande educadora
Por épocas lecionou
E no Rio de Janeiro
Escola Augusta fundou
Autora de muitas obras
Gostava de redigir
Com um nobre pensamento
Buscando os degraus subir
Com argumentos plausíveis
Sempre esteve a resistir
Em um século tão sombrio
Várias causas defendeu
Na educação feminina
Os avanços promoveu
E demandas sociais
Com seus braços acolheu
Os avanços feministas
Pelo Brasil difundiu
Com muitas perseguições
Mas isso não lhe afligiu
Ela buscou por mudanças
E com coragem as nutriu
Criou uma grande história
Por muitas terras passou
Na Alemanha, na Inglaterra
Alguns legados deixou
Conheceu vários países
E na França até morou
Com importantes amigos
Lado a lado caminhou
E com o filósofo Conte
Um forte laço criou
Até com George Sand
Alguns momentos passou
E sobre filosofia
Amava muito estudar
Ideias positivistas
Lhe faziam meditar
Seu venerável intelecto
Era de se admirar!
Muito à frente do seu tempo
Augusta continuava
Os livros ela escrevia
E nos jornais publicava
Nos problemas persistia
Por igualdade, lutava
Pouco mais de treze livros
Nísia Floresta escreveu
É Opúsculo humanitário
Um brilhante livro seu
Na busca por equidade
Lutou e prevaleceu
A vila do Papary
Que um dia assim foi chamada
No ano quarenta e oito
Uma lei foi promulgada
Em homenagem à filha ilustre
De Nísia foi batizada
Mulher com diversos nomes
E com linda identidade
Muitas paixões e amores
Buscava felicidade
Verdadeiro espelho em vida
Amante da liberdade
São muitos adjetivos
Não pretendo me alongar
Nísia, uma grande mulher
É importante lembrar
Nasceu lá no Papary
O mundo foi conquistar!
Dionísia foi exemplo
De garra, dedicação
Com destreza, autonomia
Coragem e superação
Solucionando problemas
Vencendo a escuridão.
É fundamental agradecer aos voluntários que dedicam seu tempo e seu amor para cuidar dos outros. Meu respeito e minha admiração vão além das palavras... Obrigado!
"Algum dia, alguém chegará para você e falará que não perderia seu tempo com isso, mas tudo bem, o tempo é dele e você está usando o seu, antes da perda existiu uma escolha."
Viver em santidade é doar pelo menos dez minutos do seu tempo diário para fazer o bem a quem precisa.
Tudo na vida tem o seu tempo. A sua hora, o seu lugar. Então, ame o que você tem. Valorize o poder de um abraço. Alegre-se com a simplicidade da vida.
O ser humano está sempre buscando se apoiar em algo a frente do seu tempo; em um emprego melhor, em um amor melhor, em um ano melhor. Me faz pensar quando foi que deixamos de enfrentar o presente, para apenas sobreviver a ele? Quando foi que deixamos de existir por demais esperar um dia viver?
A lição da cerejeira: A seu tempo ela perde a beleza e adormece; A seu tempo ela se nutre e fortalece; A seu tempo ela acorda e floresce. Tudo ocorre no tempo certo. Até mesmo o amor, ele não passa, ele permanece.
O TEMPO 01
Administre seu tempo e curtirás muito mais o seu intervalo.
Nunca desperdicionaríamos nosso tempo se neste tempo aprendêssemos com nossos erros. Porém teríamos que aprender também com os erros alheios, pois jamais teríamos tempo disponível para cometermos todos os erros. Valorizar os acontecimentos pelo tempo de duração seria um equivoco, pois tais fatos só adquirem valores pela intensidade e motivações em que foram criados, como o êxtase de momentos inesquecíveis e às amizades especiais. Existe um tempo em nossas vidas que se faz necessário trocarmos até os próprios colchões, que já adquiriram nossos contornos pelo uso, e desistirmos dos mesmos caminhos surrados, que nunca nos levou a lugar nenhum. Batermos o tempo todo na mesma tecla, só vai coloca-la em risco de quebra, deixando intactas as outras que poderiam formar as palavras indicativas do rumo à vitória. Não gaste seu tempo apenas temendo cometer erros, pois este tempo perdido poderá ser usado tentando os acertos. Esteja certo que no tempo de sua maturidade, terás mais motivos para arrepender-se de não ter feito, do que, ter feito. Pensar, em como, apenas, passar seu tempo, irá inibir o bom aproveitamento dele ao ser, utilmente, consumido. Se tiveres pressa para ceifar os ramos de trigo, antes demore amolando, muito bem, o alfanje a ser utilizado. A pressa poderá ser inimiga, mas com a total falta dela, poderemos perder muito mais tempo, desnecessariamente. Na juventude, frente aos avós, sempre entendemos a velhice como um futuro mais distante do que o necessário, porém, curiosamente, para estes avôs, foi somente um breve passado. Sem tempo para raciocinar, nem percas seu tempo para aprender, pois um depende do outro. As situações mais necessárias, porém, muito difíceis de serem realizadas: Relevar um insulto, preservar um segredo e, finalmente, priorizar o boTeorilangm uso do tempo, pois este nunca voltará.
(teorilang)
O TEMPO 02
Ao “matar” seu tempo, com situações ou motivos fora de tempo, você nunca poderia ser compreendido como um assassino, pois tal deslize estará sendo praticado contra si próprio, e ai a morte passaria a ser considerado um suicídio. Porém, como exceção a esta regra, se este tempo perdido te propiciou algum prazer ou deleite, deixou de ser perdido. Pense muito bem, pois, seu curto tempo de vida jamais será alterado, e a cada momento perdido na juventude terá que ser descontado, infalivelmente, em sua longevidade. Percebemos numa situação, entre o tempo e a paciência, um verdadeiro paradoxo, pois mesmo tais circunstâncias sendo opostas, nenhuma perde, seu grau de importância para a outra, pois as duas sempre serão imprescindíveis dentro do contexto à que pertencem. O, pretender, muitas vezes nos surpreende com aspirações interessantes, como não desejar ser velho, por exemplo, ninguém quer esta realidade, porém todos ambicionam ter uma maior longevidade possível. Uma coisa é certa, porém, contrariando o que poderíamos entender como lógico, hoje ninguém cogita ter muita saúde lá no futuro, apenas um dilatado tempo de vida, ou seja, preferimos estar muito tempo doentes e sofrendo, do que mortos antes disto. Entendam, não temos escolha, ou vivemos bem ou morremos mal. Como o impossível é apenas uma questão de tempo, tudo passa a ser possível, já que o tempo e a vida vivem de mãos dadas. Leva muito tempo para chegarmos à meia idade, porém dai para frente o tempo se encarregará de se degenerar e desfazer esta matemática. O tempo é tão equilibrado que pode acrescentar, eliminar ou transformar tudo, sem nada e nem ninguém, destruir. O tempo é tão acelerado que precisamos da metade dele, nos preparando, para poder aproveitar muito bem a outra.
(teorilang)
O TEMPO 03
Valorize e priorize mais seu tempo, pois se tudo perderes, tudo poderá ser reconstruído, quanto ao tempo perdido, jamais, em hipótese alguma, poderá ser recuperado. O tempo tem suas peculiaridades, ele é visto e sentido de muitas maneiras, e levando em conta às diversas situações. Se dependeres dele para se obter uma resposta afirmativa, importante, que poderá mudar o rumo de uma vida, ele se arrastará para chegar até você, angustiado pelos resultados desta informação. Poderá ser muito curto se estiveres comemorando uma grande vitória. Porém, rápido demais para os indecisos. Muito longo para se chorar uma perda, porém infinito e paradisíaco para os amantes. Existe também aquela situação paradoxal, onde o amor poderá acontecer num simples fragmento do tempo, porém com a intensidade de uma radiação cósmica, mutar e se eternizar sem nenhuma força para regredir ao início. Não percas tempo com pequenas anotações para ficar na lembrança, pois poderás não ter tempo para formalizar o teu relicário. Tempos ruins já aconteceram e ficaram perdidos por lá, troque tudo pela poção magica da esperança e renove as ferramentas para a realização. Não tenho saudades, pois o tempo para isto já se inspirou há muito tempo, o que ainda tenho são boas lembranças. Se fores comodista nem conte com o tempo, pois quando pensares deixar para o futuro, ele já terá virado passado. Não se lastime, pois tudo tem seu tempo, se neste ele o atormenta, no próximo poderá inunda-lo de alegria.
Existe solução para tudo, para os equívocos a elucidação,
Para o fracasso um novo começo, porém para os amores impossíveis, somente o tempo, com todos os seus segredos.
(teorilang)
Tudo na vida tem seu tempo,
Mas parado muitas vezes perdemos o tempo,
E por dizer nos que não tem mais tempo,
Dormiu no tempo errado e perdeu o tempo,
Buscando acalento a tempos,
Esperando por tempos,
me perdi não tendo mais tempo,
E dormi no acalento que o tempo me trouxe a tempos,
e eu não tinha entendido a importância do tempo,
Só o entendi quando não o tinha mais.
O seu tempo.
Deixe que seu tempo flua.
Seu tempo dará a primeira flor!
Alimente seu pensamento.
Que seu coração te impulsione.
Na direção que te faz sorrir.
Se jogue!
Alegre-se!
Deixe brotar o amor!
Se apaixone sempre!
Se você quer algo real, é seu.
Talvez comece com um sorriso
Você consegue!
Acredite na beleza dos seus lindos sonhos!
Que os propósitos de sua alma sejam leves.
Aprenda a aceitar o que chega até você.
Abra suas portas, liberte-se!
Agradeça.
Viva!
Tempo de mulher
O tempo no seu tempo é sempre tempo
Em qualquer tempo é caminho, alento
No sonho ou contratempo é sentimento
Seu sofrimento contém nascimento
Tem tempo no tempo para o pensamento
Afeto, amor a qualquer momento
Soberana no advento, brisa ao vento
No sorriso traz contento, talento
Na infância paixão, proteção, alimento
Fêmea, pilar no casamento
Guerreira no tempo, fiel instrumento
Mãe, mulher, menina, encantamento
Todo tempo é seu tempo
Eterno fundamento!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
Março de 2011 - Rio de Janeiro, RJ