Dedicatórias para finalistas pré-escola
É por isso que mais fácil e perfeitamente chegam à posse da verdade filosófica aqueles que nada aprenderam do que aqueles que trabalhando descontinuamente e se imbuíram de opiniões falsas.
EXPECTATIVA X DECEPÇÃO
Ficamos decepcionados quando criamos uma expectativa em relação a certas pessoas e o comportamento delas não condiz com aquilo que imaginávamos. Independente das relações, a decepção pode azedar o convívio e desfazer laços fortes. Isso acontece porque você espera que as pessoas sempre se lembrem de você ou, ao menos, te adicionem no Facebook. Às vezes, a decepção também acontece porque, lá no fundo, você espera que elas te procurem depois de um desentendimento (ainda que seja você a pessoa errada na discussão) e que elas sejam simpáticas com você. Sempre achamos que são as outras pessoas que têm a responsabilidade de nos fazer felizes e dar sentido a nossas escolhas. Custamos aprender que precisamos parar de achar que os outros têm que fazer o que desejamos. Quando você aprende a fazer isso, você aproveita mais as relações e se decepciona menos. Quando incluímos alguém em nosso caminho sem saber exatamente o seu roteiro, poderá ser um fracasso com uma viagem infeliz. A melhor coisa a fazer quando não conhecemos o roteiro dos outros é liberar a sua passagem e pegar outro caminho.
Não posso apagar os erros que cometi no passado. Mas, posso me reconstruir e me tornar uma pessoa melhor. Os erros me trouxeram aprendizados, o bastante para não mais repeti-los.
A vida é uma casa de passagem, um efêmero ciclo, onde cada segundo ornamenta as estações. E que cada ser saiba chegar, ver, aprender, crer, crescer, amar, querer, ousar, conquistar e regressar.
"Vai, deixe de tristeza!..
Erga as velas e encare o mar...
Acredite que é possível realizar.
Mantenha na rota, a nau dos teus sonhos
e não fraquejes diante as intempéries.
Os percalços são apenas restos que a chuva traz...
Você supera.
Você aprende.
Você consegue!"
Não quero ser grande, não quero ser pequena.
Apenas quero ser do meu tamanho.
Não quero ser notada,
Nem quero ser famosa,
Basta que eu saiba quem sou.
Não desejo escalar o Everest,
E nem quebrar algum recorde.
Apenas superar minhas dificuldades,
ultrapassar meus próprios limites.
Mesmo que para todos, eles sejam tão pequenos.
Ou bobos.
Admiro quem gosta de uma discussão,
De sempre dar opiniões, ou discursos inteligentes.
Eu prefiro muitas vezes, apenas ouvir.
Ler o que você diz, e compreender. Você, e também o outro.
Como costumo dizer,
"sou uma eterna aprendiz".
Assim, chego aos meus 29.
29 erros, 29 acertos.
Porque tudo é relativo.
São 29 anos felizes,
29 anos tristes.
Olho pra traz, e são tantos 29.
29 minutos de puro prazer,
29 minutos de pura inocência.
29 minutos de choro,
29 horas de alegria.
29 amigos queridos,
29 decepções.
29 mil sonhos,
29 mil desilusões.
29 milhões de palavras,
29 milhões de suspiros.
29 pratos preferidos,
29 sabores amargos...
Só que tudo isso parece ter acontecido em apenas 29 segundos.
Os descobrimentos, os cortes de cabelo, as roupas perdidas.
Deixar de calçar 27, e passar a calçar 35.
Deixar de ouvir Sandy e Júnior,
de assistir Castelo Rá-Tim-Bum,
de jantar vendo TV CRUJ,
de colecionar papel de carta.
Mas há coisas que ficam, simplesmente, para sempre.
Meus 29 brinquedos preferidos.
Meus 29 contos de fada prediletos.
Meus 29 segredos incontáveis.
Meus 29 traumas de infância.
Meus 29 melhores momentos.
Meus 29 maiores medos.
Meus 29 maiores defeitos (que desejo, um dia, não ter mais).
E hoje, escolho minhas 29 reflexões
Para entender que a vida não se entende
Que às vezes, os segundos parecem durar horas
E, muitas vezes, os anos parecem durar segundos...
E tudo, então, é mesmo relativo,
Pois me sinto com 19, em uma mente de 89.
Mas hoje faço 29, e tenho 29 motivos para agradecer a Deus
Pelas 29 oportunidades de ser,
De estar, de sentir, de sonhar,
Mas principalmente, de aprender.
Quem só sabe amar...
Quem ama é capaz de desamar, com a mesma naturalidade!
Mas, o desamar não lhe dá o direito de ferir o outro, seja com atos férreos... ferinos!
Nem usar o silêncio como arma de ignorar a presença de quem amou ou o contrário, usar de suas falas para impor dizeres cruéis, nem fazer de sua impaciência um proposital descuido.
Saber amar é sentir pulsar em si o bem, o querer da companhia, o alento de deitar no peito amado, se deliciar com o toque do outro, ter a compreensão incontida que rouba sentidos e a razão.
Quem apenas ama, não necessita de grandes motivações para desamar, basta ínfimas discordâncias, compreensões incompreendidas ou que impere a ausência do desrespeito, o esquecer dos dias em que faltou a gratidão, é se deixar levar pelo desejo da partida do outro.
Sem mais flores, cheiro, sabor, calor, somente o sentimento que errou ao amar.
Mas, fiando que amou como soube amar e que nesse caminho, os "atalhos", as opções, o conviver, formaram, ao próprio desgosto, geleiras nos mais puros sentimentos, urgindo-lhe a pressa do adeus.
No desamor, já não há dor na separação, naquela parte que desamou, mas sim, o afã da distância, o avesso do bem querer, o fiar que tudo findou
Que, não sendo infindo tal sentimento, cabe somente a aceitação do findar a relação, pois essa, não lhe é eterna e jamais lhe será...
Quem desama não se importa se haverá ou não a aceitação da outra parte, não mais!
Mas, quase sempre, busca em si asas para voar em busca de novos horizontes... sem abrir mão de encontrar num novo amor motivos para sonhar e quem sabe, até poder sorrir!
E assim, segue amando um, outro e outro e outro... Sem se dar conta que amar é diferente de saber amar!
Certo dia o discípulo se aproxima do Mestre que caminha calmamente e pergunta: Quando me tornarei um Mestre?
O Mestre, sem ao menos olhar o rapaz diz: não sei.
O discípulo impaciente insiste, buscando irritar ao Mestre: E quando se tornou um Mestre?
Novamente, sem ao menos virar-se em direção ao discípulo, o Mestre responde: Não me lembro.
O discípulo já irritado grita: E como sei que é um Mestre de verdade?
Então o Mestre volta-se ao rapaz finalmente, fixa seu olhar no discípulo e diz: Somente um Mestre é capaz de reconhecer outro
Admire a beleza e o talento de outras pessoas sem questionar a sua. Deixe as pessoas viverem a verdade deles sem que isso ameace a sua. Seja verdadeiramente feliz quando os outros são abençoados. Aprenda com todos, mas compare-se com ninguém.
A perfeição espiritual do homem consiste em se tornar um ser inteligente, que conheça sobretudo a sua capacidade de aprender.
A vida pode ser mágica, mas viver bem exige esforço, foco, paciência, compaixão, determinação e disciplina.
Posso parecer uma menina, as vezes até com atitudes. Posso me arrepender de algumas coisas que já fiz .. posso ter feito escolhas erradas. Mas hoje sou a consequência de tudo o que já passei. E eu gosto do que me tornei. O que aprendi me fez forte. Não é a minha idade que me faz madura. São as minhas atitudes diante das adversidades. E se tem uma coisa que aprendi é que nada vale mais, do que a minha paz!
Por que todo mundo é tão nervoso? Por que as pessoas não podem relaxar? Já viu um gato dormindo, cochilando de tarde? Como o gato relaxa de forma simples e graciosa. O ser humano não consegue relaxar da mesma forma? Ele se debate e vira na cama, não consegue relaxar. E a beleza do relaxamento do gato é que ele relaxa totalmente e, no entanto, mantém - se completamente alerta. Um ligeiro movimento no ambiente e ele abrirá os olhos, e pulará e estará de prontidão. Não é que ele esteja simplesmente adormecido. O sono do gato é algo a ser aprendido, algo que o homem esqueceu.
O poder de se reconhecer a VIDA.
As pessoas, em seu péssimo hábito de se prenderem tanto às coisas terrenas, acabam por sufocar as palavras. Acabam por guardar e amargurar o que tanto as atormentam. Acabam por deixar de dar aquele último adeus... e só finalmente percebem que sua prisão interior não era nada diante da oportunidade de dizer aquelas palavras, de oferecer um abraço, de receber um perdão, quando perdem a opção de decidir. Quando a morte decide que as palavras nunca serão ouvidas, que não terá a quem oferecer abraço, que não haverá perdão a ser recebido. E então nós lamentamos, lamentamos e sofremos as oportunidades perdidas, os espaços vazios. O futuro impossibilitado; incompleto. E então, em toda nossa dor, fazemos com nossa própria vida exatamente o que fizemos com a pessoa que perdemos. Deixamos de nos ouvir, de oferecer perdão à própria consciência. Nos afastamos de quem amamos, nos prendemos em nossa própria bolha, sem perceber que estamos cometendo o mesmo erro pelo qual tanto nos arrependemos. Infelizmente, não há nada que possamos fazer para mudar a história, para voltar no tempo ou para consertar tudo. Isso tudo só podemos fazer em VIDA. Então, quer saber? Sofra, sofra bastante com o vazio e a angústia que a morte deixa, extravase, seja sincero consigo mesmo e se liberte, mas, ao invés de lamentar o passado, olhe pra pessoa do seu lado, desabafe e se entenda com ela. Corra e peça perdão a quem precisa. Se aproxime da sua família. Ofereça abraços, muito abraços! Mude sua vida, saia da comodidade! Honre a pessoa que você ama aprendendo com os seus erros, mostrando que é um vencedor apenas por estar TENTANDO, que o significado dela vai muito além da vida, muito além da MORTE! Faça o seu máximo para ser o que você queria ter sido, para solucionar tudo que a pessoa querida deixou para trás, para fazer o máximo para que a história dela seja olhada com orgulho, e não tristeza! Todos temos escolhas, então, você pode, sim, sofrer e trancar-se dentro de si mesmo, mas também tem a possibilidade de ser o dono da própria vida e de fazer algo que valha a pena, de evoluir e aprender com os erros. Afinal, como já dizia aquela frase do Harry Potter...
"Não tenha pena dos mortos, Harry. Tenha pena dos vivos e, acima de tudo, daqueles que vivem sem amor"
Cada esforço por menor que seja, desde que venha motivado por fé, boas intenções, vontade de crescer ou beneficiar o próximo, jamais é em vão.
Saiba que cada um deles contribuirá para a escada do seu sucesso, em todas as áreas da sua vida. Faça tudo que desejar, desde que seja com amor, boas intenções e fé, lapidará o seu caráter e contribuirá para um futuro brilhante. Acredite em você!