Dedicatórias para finalistas pré-escola
O papel da escola não é diretamente assumir o plano de ensino clássico, mas o que está envolvido em ação ativa direta deste plano na vida real de seus pupilos.
Rotina - setembro 14
... é rosa peça de escola... é história inventada... fora do palco no quintal dos sonhos... são brincadeiras de crianças de rostos pintados... é cabo de guerra em paz celebrada... são bonés que se trocam em tom de riso... é de minas o sertão do pé na estrada... (márcio adriano moraes)
A escola tem duas funções básicas: uma é permitir uma situação permanente e contínua de interação com o outro, que é alguém diferente. A outra é de ser um lugar de compartilhamento de conhecimentos e de conteúdos
"Trabalho sem amor é como escola sem professor":/
"Amizade sem respeito é como deserto sem camelo":/
"Relacionamento sem amizade é como porta sem chave":/
Não diga para outras pessoas o que você pensa dos outros, seja na rua , na escola ou no trabalho. Se você não tiver coisas boas para falar de alguém, cale-se. Não confie em ninguém , não se abra achando que certas pessoas que de repente se aproximou de você, é um amigo (a), pois o que muitos querem é ver o mar pegar fogo e te ver descascando um pepino que não é seu.
A vida na terra é uma escola, é Deus quem controla tudo aqui, quem se acha demais se quebra e se enrola, quem pisar na bola vai ter que cair.
Esse orgulho é um veneno louco que mata aos poucos e faz destruir, quem leva na mão maldade e vingança, uma hora alcança alguém pra lhe ferir.
O que vou dizer é uma realidade, há tanta maldade solta por aí, o amor e o respeito perdeu sua vez, virou escassez, tenho que admitir.
Já vi muita gente brigar na esquina, por coisa mesquinha ou coisas assim, quem vive na terra espalhando ofensa, assina a sentença que decreta seu fim.
Quem pratica o engano o mesmo se condena, não vale a pena é estrago total, quem faz seu castelo firmado na areia a queda é feia, e se acaba mal.
Quem planta o ódio e semeia a mentira, conspira e cai num abismo fatal, a maldade é uma fera que fere e que mata, é nó que não desata, é laço mortal.
A vida aqui é curta demais, quem faz o bem recompensa terá, quem se corrompe com sua ambição, causa destruição, por ela morrerá.
O homem jamais ficará impune, Deus pune e dele ninguém escapará, quem não se arrepender perde a oportunidade, de na eternidade com ele morar.
Em maior ou menor grau, todos travam uma batalha na vida. A dor é uma escola de força. Quando a aceitamos de maneira "saudável", ganhamos um domínio interior importante e fundamental para a vida. Isso tem valor humano e espiritual, enriquece a inteligência, leva-nos a perceber o significado da nossa vida, das nossas convicções mais profundas e ajuda-nos a aceitar as nossas limitações.
A única coisa que consigo sentir saudade da escola são das amizades que me agregaram muito valor e sabedoria, o resto foi tempo perdido.
Amor lindo
Você, é um amor lindo para
ser vivido.
Um amor igual aquele que se
tem na escola.
Um amor que nunca se quer ver
longe.
Você, é aquele amor da juventude,
que desperta paixões eternas.
Você, é o amor de mulher que se
precisa ter, para que a vida siga
o seu rumo.
E te tendo ao lado, fica mais fácil
sobreviver.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista. R/J
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E
O mundo é uma escola
Venezianas fechadas.
Noite sombria.
O vento sopra gélidas lufadas.
Toda a casa cheia de nada.
Queria poder o passado apagar.
Da lama que me suja me limpar.
Cresci rápido demais.
E não, não há como voltar atrás.
Poeira a tudo sufocar
Cheiro de mofo no ar.
A casa (des)nudada...
Portas fechadas, desnorteadas.
Tremem de frio.
O mundo é uma escola
E ninguém dá cola.
Tive de crescer.
E cresci rápido demais.
Quando somos crianças
Quando somos crianças bem la no início de tudo.
Vamos á escola, vamos á passeios com os pais ou algum tio, tudo é muito legal.
Ai vamos crescendo temos a fase chata, aquela fase que todos dizem: Não ligue esta na adolescência, aquela fase que não queremos mais esse tipo de passeio de diversão e que nada mais é tão legal.
Tudo parece perder a graça, só conseguimos ver nossos pais com aquele olhar de tudo é proibido de que nada pode ser feito, e que pra tudo existe uma regra. E todo NÃO se torna uma ferramenta que te deixa furioso por dentro, que te afasta ainda mais de momentos que deveriam ser especiais, porém, claro existe momentos legais ainda do tipo: Filho vamos tomar um sorvete? E ai você claro abre aquele sorriso e aceita, mais logo vem o pedido mãe(pai) posso isso ou aquilo? E novamente aquele não, então você fica magoado, fica triste né.
Mais o tempo vai passando e você vai crescendo, demora muito pra entender sobre o significado de cada não.
Você quebra a cara.
Se perde em pensamentos.
Cai no primeiro obstáculo.
Sofre na primeira perda.
O medo te atrapalha e a insegurança parece tomar posse de você.
Mais quem esta ali durante esses momentos?
R: SIM, são eles seus pais, sua família ou aquela MAEPAI.
Mesmo após todas as bobagens já ditas por você ainda assim aquela pessoa esta de braços abertos pra te dar aquele abraço, aquele te conforta, te coloca os pés no chão e que parece abrir todas as portas.
Cuide com carinho de quem esta sempre do seu lado, essa pessoa com certeza foi e esta sendo muito forte, essa pessoa esta sempre com você, essa pessoa agora precisa de você, essa pessoa é seu bem maior, essa pessoa te ama a cada batida do seu coração.
E quando você estiver mais maduro vai dizer: Se eu pudesse voltar no tempo com certeza seria diferente.
QUANDO EU AINDA ERA CRIANÇA.
Durante toda a minha vida estudei em escola pública e isso me ensinou para além da sala de aula.
A começar por nossa estrutura familiar, os de mais sorte (como eu) tinham pai, mãe, e um teto para morar. Outros, como inúmeros de nós, tinham que escolher um destes e não se engane,era corriqueiro que somente um fosse tudo o que pudessem ter pelo resto da vida.
Havia um ou outro professor formado na área de atuação. Quanto aos demais, quando existiam, eram estagiários de cursos completamente diferentes da matéria que lecionavam. Trocando em miúdos, a gente quase não tinha aula e quando tinha, era com pessoas que sabiam o mesmo ou o menos que a gente. Coitados, bravos guerreiros.
Muitos de nós, íamos para merendar e só. Outros, simplesmente desistíamos. Para trabalhar. É que em casa não havia comida em casa e doía ver mamãe desempregada e solteira sem ter o que dar o que comer a nossos irmãos.
A gente se sentia culpado por não ter o que comer. Não se engane em relação a cor da nossa pele. Somos negros.
Inúteis por não estar fazendo nada para ajudar, tínhamos o que? 12, 13 anos. Muitos de nós ainda estão por ai. Outros, não mais, em lugar algum.
Depois de outro tempo, nós, os outros que aguentavam até o final, percebíamos que não havia ali Educação, eles queriam mesmo eram os números, pouco os importava o quanto realmente aprendíamos, se conseguiríamos ou se algo ali naquele lugar realmente fizesse a diferença em nossa vida.
Que igualdade é essa? O que vocês esperam de nós? Como vocês querem que nos tornemos advogados, médicos, dentistas, escritores, professores ou qualquer outra coisa que seja?
Como vocês dizem que existe um ministério voltado à Educação? Como vocês tem coragem de vir em nossas casas e dizer que nosso futuro só depende da gente? Dizer a nossos pais, pobres e trabalhadores que eles têm que se matar um pouquinho por dia para nos ver como frutos de seu trabalho.
Dizer que o problema é educação financeira, que o pobre não sabe poupar dinheiro, meu amigo, o pobre não tem dinheiro para poupar, a gente precisa comer hoje, não em setembro do ano que vem.
Você está se tornando o motivo de eu ir à escola todos os dias.Isso me assusta, será que estou começando a criar um sentimento por você ?
Hoje pela manhã recordei-me de um episódio. Levando minha filha pra escola, contava na época com 5 anos, no meio do caminho tinha um candidato, aqui do bairro, entregando santinhos em plena campanha política. Minha filha pegou e na frente dele amassou e jogou no chão! Menina!!!!!!!!! - repreendia-a, rs. Ela sempre foi prematura. - Não vai ganhar mesmo... Completou. Mas né assim, ele custeou os impressos, tá empreendendo seu tempo, tá tentando, quem sabe?. No meio do caminho vi um monte de panfletos amassados jogados no chão do referido candidato. Aproveitei e disse a ela você procedeu um pouquinho melhor, ou menos mal, que esses ai. Que aceitaram por educação, hipocrisia, e sem que ele tenha notado, ao virar a esquina, jogaram fora. Na próxima vez, se não quiser, não receba, diga que não quer, simplesmente.
A pouco presenciei um garoto chegando em sua escola de inglês. O segurança de lá é muito simpático e recebeu o garoto com atenção e cordialidade. Segui em frente. Na mesma calçada vinha um outro garoto, este correndo em direção à escola: não sei dos seus motivos, mas lembrei de quando eu também, por vezes, precisava correr para chegar na escola. Não porque amava ou acreditava estar lá era a minha única chance, pois não pensava assim. Estudei em algumas escolas para concluir o Ensino Fundamental e desde os 7 anos de idade eu ia a pé, e nunca foi pertinho. Corria porque voltar para casa por atraso seria muito pior que defrontar todos os professores, gestores ou até mesmo toda a escola. Minha mãe era tudo!