Dedicatórias para Escola Primária
Me lembro das redaçoes do tempo de escola, eu fazia porque mandavam, hoje eu escrevo por prazer, pra mostrar o que sinto, o que penso e o que faço.
Um certo dia em uma sala de aula, de uma determinada escola a professora indagou os alunos sobre se fosse para compará-la com uma das figuras do meio social, qual figura os alunos a comparariam.
Todos compararam, uma comparação mais interessante que a outra.
A professora ficou curiosa com uma das comparações de um aluno da classe. Esse aluno a comparou com um traficante; ele de imediato ficou espantada e era de se espantar, quem não agiria da mesma forma? traficante? como assim?
Daí o aluno respondera à professora: ora eu a vejo como uma traficante e todos aqui nesta classe uns viciados.Todos ficaram curiosos com o expressar do garoto.
Explicou-se melhor. Todos nos sentimos viciados e dependemos do que a professora tem para oferecer, como se fosse uma verdadeira traficante que tem a "droga" e nós alunos "viciados" que temos sede do conhecimento, sede de informação e a senhora a trafica para nós, e melhor ainda, não nos cobra um centavo.
Sabe aquele cara que eu beijei na escola? Não o beijaria na faculdade, muito menos na minha vida adulta, gosto de andar pra frente sem olhar pra trás. Se eu o escolhi na infância certamente é melhor descarta-lo na vida adulta. A gente aprende com o tempo que o que era bom, tende a ser tedioso com o tempo.
Valorizem o pai que te ajudou a fazer trabalhos da escola, o pai que te leva pra passear, o pai que sai com a sua família, aquele vai que valoriza o dia de domingo, que faz tudo por você e antes de pensar nele ele pensa em você. Se você tem um pai assim, seja a princesa dele! Porque infelizmente, nem todo mundo tem um pai assim.
E o seu passado? ' eu nao vivo mais lá ,claro q tenho lembranças , mas agr pessoas novas escola nova mundo novo atitudes nova 2013 mais um ano pra recomeçar e tentar cair e levantar mais desistir nunca okey?
Um professor faz por ele,pela escola,pelos pais e pela sociedade e ainda assim não recebe por um terço do que trabalha.
A escola seria melhor se as turmas fossem dividas por idade mental, não pela data do nascimento porque eu estudo com cada babaca.
amar é fazer loucuras,se apaixonar de verdade,deixar a casa onde mora,larga a escola,se viciar,virar bandido,assaltar banco e morrer
se vc é idiota suficiente pra fazer coitado de tu
às vezes é preciso viver além de, além de comprar um tenis novo e caro, além de ir à escola fazer bagunça na sala de aula, além de ir aos fim de semanas pra festas, beber e fingir que a vida é só isso. a vida está além. a vida está além de um tenis, de bagunça e festas. a vida está nos gestos, nas palavras e até nos fracassos e revoltas, a vida precisa estar além disso, a vida precisa ser mais..
esses dias eu ouvi uma história que contava: um casal muito rico tinha um único filho já adolescente, que por sinal era totalmente dependente das drogas e quase nunca dormia em casa. um menino bonito, com idade pra estudar e quem sabe ser uma médico competente, como seu pai. tratamento no exterior, internação, escolas melhores e de alto custo, viagens, programações diferentes, foram tantas, mais tantas formas que o casal tentou pra fazer com que o único filho pudesse se livrar desse problema. foram gastos milhões de reais na esperança de um dia ver o filho sorrindo outra vez. anos se passaram, o filho morreu num acidente de carro, com mais alguns amigos voltando de uma festa onde as pessoas fumavam drogas e bebiam, sem entender que a vida de cada uma elas estaria além daquilo. e não mais que esperado, elas acabaram descobrindo que ali não só estaria a vida, mais de repente poderia ser a morte. desoito anos, a vida parou, a vida se esqueceu de continuar, a vida não foi além de. seus pais, como todos se lamentaram e por incrivel que pareça ainda se culparam por não ter feito o bastante, por ainda poderem gastar mais com o filho. é tão facil econtrar formas pra dizer que foi errado, formas pra chorar, formas pra se trancar no quarto e não querer abrir a porta pra mãe que insiste em saber qual é o problema. o que esperamos fazer? morrer, e nunca saber o que é viver além? além de fumar e se drogar toda noite com os amigos, além de ter dinheiro suficiente pra pagar o tratamento do filho, e não ter dinheiro para evitar sua morte. além de. às vezes eu acho que as pessoas não conseguem achar a solução pro seus problemas porque simplismente não sabem o que é viver além. perdeu o emprego, sujou a roupa nova e cara, não pode ir na maior festa que vai acontecer, perdeu os pais, perdeu o filho, está esperando ansiosamente o salário que já está a dois meses atrasado. e aí? qual o lucro que podemos ter se cruzarmos os braços,abaixar a cabeça e chorar? há certas verdades que precisamos entender, mesmo que seja dificil e quase impossivel viver sem os pais, sem o filho, sem o emprego, sem a roupa, sem a festa. é preciso olhar pro outro horizonte que diz pra vivermos além daquelas coisas tão inuteis e vazias, que só nos vão fazer desistir de viver. creio que o menino de desoito anos poderia estar aqui e se formar pra doutor, se conseguisse viver além, se conseguisse ao menos olhar pro outro lado de sua vida boa e fácil. aceite, nada é fácil. é preciso ser dificil pra ser vida, pra ser prazer. é preciso ser dificil pra ser além ..
A EDUCAÇÃO E O DIRETOR
A escolha de um bom diretor na escola faz efeitos positivos no sistema educacional.
A mesma hora da chegada na escola será o mesmo quadro de responsabilidade adequado que imprime o jovem em casa. Caso contrário, a culpabilidade é familiar.
Sou aluno da Escola da Vida, onde o mundo é o grande mestre. Por isso, de tempos em tempos, submeto-me às avaliações apresentadas, que recebem o nome de PROVAÇÕES.
No dia 13 de fevereiro mudei de esola, e na minha nova escola conheci muitas pessoas novas, entra essas pessoas se destaca a dona Renatinha...
uma garota que ñ tem ném um ano que à conheço mais que sem dúvidas já mora no meu coração...( ) ela é meia louca... mais quém nesse mundo não é ???
rsrsrsrsrsrs... de qualquerforma jamais quero perdê-la pra ninguém. Hoje através dessas palavras quero dizer para ela queela é muito especial na minha vida !!!!!
te adoro renata
Escola e quase a nossa vida pois ficamos mais na escola do q ficamos em casa
Podemos ate confiar nos{AS} amigos{AS} do q as vezes na familia
Aprendi que a vida é uma escola e que cada dificuldade que passamos são as provas de que mais necessitamos para a educação da alma
Eu nasci em uma cidade pequena
Sou pobre
Mas sou honesto
Já repeti uma vez um ano na escola
Mas não é por isso que eu vou disistir de viver
não por isso
Eu amo do jeito que eu sou e do Jeito que eu Nasci
Eu não quero ser um Albert Ainstein, mas só quero ser uma boa pessoa e abrangar o meu penssamento para esse mundam a fora...
Nunca mude para agradar ninguem nem a sua propria Familia!
Artigo/Opinião:
A Culpabilidade dos Professores da Escola Pública
Os professores nunca ganharam tão mal no Estado de São Paulo como agora, apesar dos esforços do governo federal para tentar viabilizar melhorias financeiras e dar perspectivas de suportes funcionais e estruturais na área, já que sem uma ótima educação pública um pais não prospera, não avança, não recompõe dívidas sociais impagas desde primeiro de abril de 1964. Os professores nunca foram tão estranhamente culpabilizados pela mídia em geral como agora, principalmente quando o governo federal potencializa verbas públicas para investimentos na carreira profissional, além de estímulos que facultem aos educadores uma melhor qualidade de vida (os direitos humanos dos professores), de estudos evolutivos (qualificação é sempre), de valoração profissional que promova o que faz melhor para ganhar melhor e mudar o meio para melhor.
No entanto, paradoxalmente nunca se viu tanto suspeito amigo do alheio querendo palpitar sobre educação, a maioria deles (de repente suspeitos amigos da escola) que já estiveram no poder e tiveram todos as razões e motivos para revolucionarem métodos e práticas, no entanto, inoperantes, impotentes, foram incompetentes para mudar o que precisa ser mudado, mas ainda assim fizeram políticas públicas duvidosas, desviaram verba pública para antros neoliberais privados, e agora, periga ver, querem falar de teorias em praticas que não tiveram, pior, colaboraram com o sucateamento das políticas públicas básicas, como em São Paulo, que tem suas entidades públicas propositalmente falidas, para não dizer da alta grana das privatarias que ninguém sabe onde foi parar, ninguém viu, ninguém investiga a chamada “máfia russa” das privatizações-roubos paulistas-paulistanas.
Quem é que vai pagar por isso? Que partido de forma direta ou indireta mais lucrou com isso, inventando os podres poderes dos new-richs? Pensar pode.
No mesmo contexto, professores com curso superior ganhando menos do que policiais com ensino médio (e a segurança pública também falida), enquanto a sociedade ainda sofre as seqüelas do falso “sucesso” do Plano Real, os milhões de desempregados, mais uma impunidade generalizada, falências gerais, máfias e quadrilhas neoliberais governando os governos, e, no contexto, pais incompetentes que geraram filhotes ímprobos também palpitando para encobrir erros familiares graves, e, ainda, os governos trabalhando com uma educação que se vale de estatísticas, dígitos, quando são seres humanos que trabalham com outros seres humanos, numa área que deveria buscar um humanismo de resultados, para uma educação vivenciada com rumos de investimento ético-comunitário para comunidades carentes.
O professor mal remunerado, numa escola pública propositalmente sem estrutura (mais a terceirização neoescravista no entorno pouco funcional), os filhos da sociedade se matando para sobreviver e pais pedindo demissão de serem pais (despejando os filhos mal educados na escola), uma mídia jogando contra (interesses escusos), um bando de incompetentes com poder opinativo dando palpites sem conhecimento da dura realidade histórica, algumas áreas acadêmicas com visões de gabinetes não vendo o professor enquanto ser e humano também, numa sociedade decrépita e um corpo discente carente em função de tudo isso, e, quando se vê, a policia incompetente não é culpada pelo grave aumento da violência, mas o professor é culpabilizado pelos problemas graves do ensino público?
O que há por trás de tudo isso? Quem quer enganar quem? Uma impunidade generalizada de impunes ex-presidentes a ex-governadores e ex-prefeito, juizes corruptos e ladrões soltos, e ninguém fala na falência de uma justiça filha da elite que, amoral, sim, tarda, falha, é tendenciosa e parcial, principalmente entre os corruptos e ladrões membros da pior oposição que o Brasil teve, a oposição ao governo federal.
Porque o governo federal pauta uma reforma educacional investindo como nunca no professor, é que antros de máfias e quadrilhas querem desviar o foco do investimento visando lucros impunes, desmoralizando uma categoria que sempre está na ponta do problema, quando havia tempo em que um professor ganhava o mesmo do que um juiz, e os nossos magistrados marajás nunca são culpabilizados pelo que geram de impunidades por atacado. O que isso quer dizer?
Vamos malhar o professor que é agora o inventado “culpado de ocasião” por incompetência de nefastas políticas públicas suspeitas (como em São Paulo tucano-liberal do DEMO); vamos desviar alta verba da educação para propaganda política enganosa; vamos falar em choque de inclusão, gerenciamento, balelas, enquanto isso o povão, claro, vai continuar votando nos mesmos, tudo continua como está, como em São Paulo em que professor ganha trinta por cento a menos do que no Piauí, e, pior, a falência do estado generalizada (empresa estão indo embora pois o estado cresceu só três por cento quando o Brasil todo cresceu quase sete por cento), e assim, as funestas e hipócritas políticas neoliberais – apoiadas pela FIESP, OAB, Rede Globo e agiotas do capital emboaba – vamos desmontando o estado, sem prover o povão de alguma maneira, e assim, quebrando a escola, daremos o filé da enorme grana federal (que o governo banca disponibilizar), para ONGS suspeitas, amigos do alheio fingindo de amigos da escola (ex-secretários e ministros da Educação hipócritas e sujos), empresas grandes desviando altas verbas do fisco para cênicos investimentos fantasmas montados, embustes financeiros camuflados para roubar o Imposto de Renda, e assim, tudo continua como está, todo mundo ganha, menos a educação pública propriamente dita, e, como precisa mesmo sempre aparecer um culpado para ser malhado, fica todo problema na mão do professor que, mal remunerado, se matando para sobreviver, acúmulos vários (vários empregos), saúde debilitada, vendendo de Avon a bijuterias, e assim caminha a mediocridade imediatista de se pensar a categoria dos professores como única culpada de ocasião, quando é vitima da situação toda e nunca devidamente provido salarialmente, para que, afinal, a mentira deslavada saia ganhando e o modelito do estado mínimo (da força da grana que ergue e destrói coisas belas) ganhe potência midiática entre os podres poderes.
Professor? Respeito muito suas lágrimas.
E os Direitos Humanos dos Professores da Escola Pública?
-0-
Silas Correa Leite
E-mail: poesilas@terra.com.br
Teórico da Educação, Jornalista Comunitário, Coordenador de Pesquisas da FAPESP-USP em Culturas Juvenis
- Relacionados
- 32 mensagens de Dia da Escola que revelam seu poder transformador
- Mensagens inesquecíveis de despedida da escola (gratidão que fica)
- Frases com Autoestima para Escola
- 47 frases sobre Educação Infantil para educar com empatia
- 47 frases de volta às aulas para motivar no retorno à escola
- Saudade de Amigos e Amores da Escola
- Dedicatórias para finalistas pré-escola