Dedicatória para Crianças
O DIA DAS CRIANÇAS E O MARTIM PESCADOR
Naquela manhã de doze de outubro, André, um menino de apenas seis anos de idade acordara cedo na esperança de receber logo o presente do Dia das Crianças. Ao passar pela pequena varanda, observa no alpendre a gaiola dependurada com o pássaro Martim Pescador, cujo brilho colorido e esverdeado nas asas, suspendendo em todos instantes a fina película que revestem o globo ocular com a presença do guri ao seu lado.
Inerte, o pássaro apenas acompanha os olhares do pequeno, transmitindo a tristeza no canto das talas do engradado. Logo, inquieto e curioso indaga:
- Hei! Amiguinho. Por qual motivo você está triste? Eu ainda não ouvir você cantar. Sabe. Hoje é um dia especial, é o dia das Crianças.
O passarinho levemente e sem pressa, mergulhado na melancolia suspende a sua plumagem verde-azulada, responde:
-Vejas! Eu estou aprisionado neste cubículo. Não posso viver, não posso cantar, não posso voar e muito menos pescar no riacho.
As palavras ditas com comoção invadem a alma de André, residente na localidade ruralista do segundo Distrito da cidade de Caxias, Estado do Maranhão, denominada de Sambaída. Instantes em que fala com um tom abreviado e candente.
-Amiguinho! Não fique triste. Aqui é seu lar. Nada, nada mesmo há de faltar pra você. Agora, abras as suas asas bonitas e solte o belo canto.
O Martim Pescador desanimado exclama:
-Como eu posso voar! Eu não me adaptei olhando o vazio nestas grades. Não enxergas que estou preso, e sem a minha liberdade? Eu nasci pra voar entre os vales dos rios e riachos.
Ininterrupto, o menino afirma tentando aviventar o passarinho.
-Mas o meu pai lhe trata muito bem. Aqui não falta nada pra você, além de está protegido dos predadores.
Com razão, o Martim Pescador induz com interrogação:
-Amiguinho! Você gostaria de ficar num cárcere, e depois, ficar olhando todos os dias o reflexo do sol pelas fendas de uma grade? Inclusive, sem poder passear pelos parques, bosques, ruas e não desfrutar das brincadeiras com os amigos? Vejas como eu me encontro tão isolado do meu mundo.
O garotinho ficou calado. E, várias gotículas escorregaram das pupilas castanhas na face, neutralizando a alma inocente do miúdo que não se conteve. A expressão caótica fizera a pequena criança compreender a razão e a luz enviada pelo pássaro no sentido da melancolia atravessada entre as talas da gaiola.
Momentos, André pressente a chegada do pai, surpreendendo com uma enorme caixa envolvida com papel de presente, perguntando:
-Pai! É o meu presente?
-Sim. Aqui está o seu presente pelo Dia das Crianças. É o presente que você sonhou. Qual é a razão de você está deprimido? O que aconteceu? Fale. Você não gostou do presente?
-Gostei pai. Só que eu quero fazer uma troca. O senhor aceita a minha proposta?
- Que proposta meu filho! O que você quer realmente trocar? Que troca é essa? Na verdade, eu não estou lhe entendendo, comprei o que você mais queria ganhar no dia de hoje.
-Pai. Dê esse presente para o Zezinho da tia Mundica. Ele não tem pai e nem mãe, e o dinheiro do coco da tia não dá pra compra um presente.
Insatisfeito com a indicação ofertada, o pai reclama.
-Isso não dá pra fazer. É um presente caro e me custou mais de seis diárias de serviço aos olhos do sol.
-Eu sei que custou caro. Mais o senhor pode fazer e cumprir o meu pedido. Trocando o presente pela liberdade do Martim Pescador. Tenho certeza que não vai custar nada abrir a gaiola. Retrucou o apucado guri tentando esclarecer.
Indignado ao ouvir a proposta, afirma:
-Isso eu não posso fazer. Você pede pra dá o presente pro Zezinho, e depois me pede pra soltar o Martin Pescador. Impossível.
-Solte papai! Solte o Martim Pescador! Ele é tão jovem pra ficar preso nesta gaiola. Que malfazejo ele fez pra não ter a sua liberdade. Solte! Insiste o menino.
-Ah filho! Depois resolveremos esse problema. Hoje é o seu dia e vamos deixar isso de lado. Passarinho é passarinho, aí fora já tem demais, e não fará falta um na gaiola.
O meninote ainda persiste, suplicando:
-Solte papai! Por favor! Pelo menos me faça hoje feliz já que é o meu dia. Deixe ele voar pelos céus e banhar no Riacho dos Cocos. É lá que ele mora.
-Não filho. Se eu soltar nunca mais eu vou ter um Martim Pescador. Eu adoro esse pássaro.
As lágrimas pela segunda vez se arrastam naquele semblante envolvido pela soltura do pássaro. E André esfrega os olhos com a mão direita lastimando.
-Pai! Veja como ele está triste. Não canta e não se alimenta. Olha! Eu prefiro vê a sua liberdade do que assistir todos os dias da minha vida a sua tristeza na gaiola. Solte! Ele vai viver mais feliz na natureza. Eu sei que outros presentes eu posso ganhar. Mas por favor, me dê este presente pelo o dia das Crianças.
Retraído, o pai do menino se afasta e vai ao encontro do Martim Pescador, abrindo a porta da gaiola. Momento, em que o passarinho voa pela casa, abrindo o seu belo canto e agradecendo o gesto humilde do pequeno amado.
Naquele mesmo dia, à tarde com o sol brilhante e o céu todo azulado. André se dirige ao Riacho dos Cocos. Em pé, observa a descida da correnteza quando surge o Martim Pescador fazendo lindas acrobacias no ar. Com a beleza das plumas esverdeadas, desce velozmente na direção do riacho na posição em que dorme o sol até desaparecer dos olhos do guri.
Inesperadamente, aponta o pássaro percorrendo o contorno do riacho com o mágico bico, e num único vôo rasante, mergulha e sobe com maestria carregando uma enorme traíra. Cujo feito, rebate e atordoa o peixe nas galhas secas tentando acalmar, e traçando com elogio, arremessa aos pés do garotinho. E diz:
-Boa tarde meu André! Eis o seu presente pela passagem do Dia das Crianças. É uma grande traíra. Pois, é tudo o que posso ofertar como um presente pelo bom menino que você é.
André ficou deslumbrado com tamanha gratidão do pássaro realizando transposições e sobrevoando com magníficas acrobacias. Em seguida, voou e pousou num galho de árvore seco ao lado do barranco do riacho e cantou.
Sorrindo, André acenou com a mão direita enquanto o Martim Pescador, o guardião do Riacho dos Cocos afirmava com felicidade o seguinte:
-Que a liberdade do pássaro é voar e a do homem é manter a boa relação e o equilíbrio com tudo o que há natureza.
fim
www.shallkytton.com
Pássaros cantam, grilos cricrilam,crianças riem. Algumas das músicas mais bonitas da vida vêm de instrumentos como esses. Deixe as portas do seu coração abertas para as sinfonias simples da vida
Espírito Natalino
Ho ho ho!
É véspera de Natal, as crianças despertam mais cedo
para desfrutar do momento que ainda está por vir.
A manhã se cala diante da natureza encantadora dos pequeninos.
Sua sutil inteligência age conforme seus sonhos, como
Papai Noel, desequilibrando os corações na busca de
um novo acontecer.
Os avôs observam atentamente o percurso dos tão aclamados, sentem a saudade bater à porta.
Relembram com orgulho seu passado...
Os pais veem a hora chegar, quando então,
no sublime instante...
As lágrimas caem, como um riacho de felicidade.
A voz dos pequeninos soa profundamente, como
um piano a tocar, ao mesmo tempo, destroem com seus
gritos ensurdecedores quando notam a presença do senhor
de barba branca entrar.
A lareira se esconde com tantos presentes, dando espaço
para o aconchego familiar.
São os gestos mágicos natalinos, indo de encontro com o
toque diferenciado, coberto de esperança, de amor.
Mas no final daquela noite a surpresa...
Um pequenino deslumbra a irradiante comoção.
Ele, olha com seus olhos singelos nos olhos vivos da
vida dos avôs e diz:
- Feliz Natal!
Quando crescemos percemos que nossos herós juvenis , não pasavam de crianças assustadas, e que o melhor seria encontrar em nós mesmos a nossa verdadeira escência !!
Há vezes que me pego pensando no passado e lembrando daqueles dias que éramos crianças que só viviam brincando com aquele monte de meninos, mal sabia eu que hoje nós seríamos tão próximos. Como éramos ingênuos... A gente brigava por tudo, mas não deixava a amizade por nada, tão tal que fizemos um acordo que quem perdesse no cara ou coroa pedia desculpa para o outro rsrsrs, nossa! É tão fácil desistir das amizades, largar de mão, mas porque continuar? Isso ninguém sabe dizer... Coisas em comum? Pouquíssimas... e eu sempre dizendo que a diferença é que nos faz ser amigos. Quantos “Ei, oi, aham, talvez, vem aqui, fazendo? ” Palavras que quando a gente lê parece escutar a própria voz dizendo. Não tem como não dar aquele sorriso quando me lembro da bucicreide, Zé Filomeno, daquele dia das placas do 43, a gente varrendo a rua. Meu Deus, tantos momentos, lugares. Tantas coisas que já vivemos juntos, tu com esse teu jeito alegre, brincalhão, otimista e louco. Já eu com um jeito bem contrário... Agora passa um filme na minha cabeça de tudo, é impossível escrever agora aqui! O mais importante é que ficou gravado em nossa memória. É, o tempo passa tão rápido e a distância só tende a aumentar, as únicas coisas que nos restam é a saudade, as lembranças e a esperança de que um dia tudo possa clarear. “Escureceu?” Talvez sim ou talvez não. O tempo vai dizer o que pode ou não dar certo. Enquanto isso, eu fico aqui esperando uma luz. Estou falando demais, mas enfim, como eu queria estar aí perto apenas para dar um abraço e dizer: Feliz aniversário! Mas como não dá, eu apenas peço a Deus que ele permita que nossa amizade não seja levada por uma simples ventania, PJ, obrigado por tudo... Obrigado por ser esta pessoa alegre, disposta, otimista e que me faz acreditar que tudo pode dar certo. Tu sabes que pode contar comigo hoje e sempre, aqui eu eternizo a nossa amizade, não por que é bonita, entretanto por que é verdadeira. E hoje posso dizer: "Minha história não seria a mesma se a tua história não tivesse dado certo com a minha."
Crianças especiais acordam todos os dias sorrindo, felizes por estarem vivas, mesmo que não pensem dessa maneira.
Aprendi a amar a educação física por que vi nos olhos de crianças especiais a carência que muitas vezes é deixada até mesmo pela família.
É notória e clara a urgência que temos em criar nossos filhos imbuídos de caráter íntegro. Crianças que não olham só para o seu umbigo, mas que buscam o bem dos outros também, que não se preocupam só com o seu mundo, porém, em transformar o mundo. Contudo, para que isso seja uma realidade, é necessário ter princípios e valores que tenham sido inculcados quando ainda pequenos do que é certo e errado, do que é admissível e do que não é tolerado, aprender a respeitar o outro, seus limites, suas vidas, seus sonhos e não querer fazer o que simplesmente desejam.
É imprescindível que nossas crianças tenham o entendimento e a consciência de que para cada ato existe uma consequência.
É imprescindível que nossas crianças tenham o entendimento e a consciência de que para cada ato existe uma consequência.
Dia das crianças
Hoje é um dia muito especial.
O dia dos que fazem a nossa vida mais feliz.
De quem nos enchem de alegrias todos os dias.
E, que neste dia, como em todos os outros dias de
suas vidas, eles recebam de nós muito amor
e respeito.
Que nunca deixemos de dar a educação,
muito carinho e dedicação.
Dia 12/10 é Dia das Crianças...
Ser criança é ser feliz, e ser feliz é ser de Deus.
Pois toda criança é abençoada por Deus...
Que Deus abençoe todas as crianças!
Oração da Criança!
Nesse dia em que se comemora o dia das Crianças eu venho pedir Senhor pela vida de cada uma delas,que sejam derramadas benção sobre a vida de cada um de seus pequeninos,pois a tua palavra diz (( Mas Jesus, chamando-os para si, disse: Deixai vir a mim os meninos, e não os impeçais, porque dos tais é o reino de Deus. Lucas 18:16
Jesus, porém, disse: Deixai os meninos, e não os estorveis de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus. Mateus 19:14))Porque Senhor o teu reino é das crianças,pois elas tem um coração puro e verdadeiro,então nessa hora venho clamar que o Senhor interceda por todas aquelas que passam fome,que moram nas ruas ,que são aliciadas, que não tem um lar e nem pais que possam protege las,por aquelas Senhor que estão enfermas em um leito de hospital, que não tem nenhuma perspectiva de vida!Pai entra com providencia na vida de cada uma delas,supre as necessidades,cura, liberta em nome de Jesus,dá a nós que somos Pais sabedoria para educar cada um de nossos filhos,que possamos ensinar a eles o caminho da verdade da justiça e do amor!Dai nos Senhor um coração igual ao de uma criança sem maldades e sem macula!Que todas as Crianças não só do brasil mas de todo o mundo tenham direito a escola a comida e ao mais importante um lar cheio de paz e amor!
É o que eu te peço e desejo nesse dia das Crianças!
Abençoadas sejam todas as crianças!
Eu odeio crianças só por elas terem nascido,e eu odeio velhos porque eles me mostram como essa merda vai acabar
Eis o que me agrada: a natureza, os sorrisos, as crianças! O som de tudo que se mostra puro, as cachoeiras, os pássaros, o vento!
Ah!... O vento! Que quando toca meu rosto, me faz levantar a cabeça e me mostra que ainda há onde percorrer. As nuvens fazendo magia em suas formas. A beleza inigualável das árvores, com seus troncos gigantescos e seus galhos acolhedores.
Não há o que possa, nesse momento, tirar a minha paz. Tenho minha decisão, e esse é o caminho que quero seguir. Não sei onde me levará, mas o seguirei. Farei contato com o céu, e o Ser Supremo me guiará.
Preciso prosseguir, estou indo... O início será árduo, mas se persisto, terei a vitória. Não estou aqui para desistir. Preciso de ajuda! Meu Deus, como preciso! Estou me recorrendo aos seus braços, aos seus olhos, sei que neles encontro a força que necessito para ir.
Estou em paz, como quem inicia uma viagem feliz!
Deixarei pessoas, lembranças, sorrisos sedutores, promessas, expectativas...
Estou adentrando num mundo novo, espiritual! Só a paz reina aqui. E tudo que sempre desejei esta sendo substituído por nada! Exatamente nada.
Essa é a certeza de que encontrarei a paz! Livre! Sem bagagens, sem necessidades. Espírito em evolução! Vida de luzes, de amor, empenho e respeito. Reconheço que sigo ferida, mas determinada a me curar.
Estou indo atrás da minha cura, da minha liberdade espiritual! Livre e em paz!
- Relacionados
- Dedicatória para uma Criança
- 29 frases de dedicatória de livros para dar de presente
- 47 frases sobre leitura infantil para incentivar esse hábito
- Dedicatória aos Familiares
- Frases de Dia das Crianças para comemorar com muita alegria
- Pensamentos para Crianças
- 75 frases de crianças que celebram a magia da infância