Decisões
A vida é feita de decisões, pelo simples facto de não decidir, já tomaste a decisão de não decidir, logo as consequências da indecisão virão te abraçar.
"Viver e não se arrepender de nada é aprender que sua consciência é o guia de suas decisões, sejam elas boas, ou más; Uma pessoa sem arrependimento leva consigo histórias de nunca ter sofrido, apenas lições, e pouco a pouco algo na vida ter aprendido"
Será que estou no caminho certo?
Quantas vezes nos questionamos quanto as nossas decisões? Oras bolas, se você dificilmente se questiona me ensina a formula por gentileza. Aos ansiosos de plantão compartilho meus questionamentos diários:
Será que continua trabalhado com estes clientes?
Foco em vendas ou prestação de serviços?
Faço um curso novo sobre algo totalmente diferente do que já fiz na vida ou termino a faculdade?
Consigo viver com as rendas?
Fico sozinha ou busco um companheiro?
Será que estou conseguindo ser uma boa mãe?
O que faço de almoço?
E por aí vai… Confesso que diariamente a minha mente não para, e na ânsia de fazer algo, muitas vezes acabo por fazer coisa nenhuma, sem decisão e atitude entro no looping dos questionamentos.
Tenho tentado me policiar nestes últimos dias e definir respostas para estes questionamentos, diariamente corto o ciclo logo para poder ter produtividade, nem sempre é fácil mas é meio lógico que o problema esta na ansiedade mesmo, identificando o problema no inicio da manhã eu aceito e encerro o assunto, organizo a minha rotina e sigo o que determinei, isso tem me ajudado.
A verdade é que não temos um manual mas sabemos que investir no autoconhecimento é essencial para controlar essas crises da mente e nem sempre encontro disponibilidade para tal. Encontrei na escrita uma forma de terapia e aconselho a todos, escrever é bom te força a deixar de lado as perguntas, te leva a criação, ação imediata. Escrever tem me acalmado, consigo ao ler o que escrevo me conhecer mais e ao lembrar que existe a possibilidade de outra pessoa ler tento de alguma forma passar algo que me faz melhor, uma experiência boa ou aprendizado e acredito que realmente de alguma forma posso ajudar o próximo, alias, todos nos podemos. Que seja uma forma de identificação para que saibamos que não estamos sozinhos nessa, ou apenas uma leitura simples para relaxamento, ou aquele velho e querido apoio moral, escrevo pra mim mas com a ideia de expor e quando divulgado que não seja apenas um amontoado de palavras mas que de alguma forma faça sentido para outros. É um desafio e me ativa a criatividade deixando de lado as minhas ansiedades.
Só iremos saber se estamos no caminho certo quando tivermos a possibilidade de olhar para trás e isso vai ser lá na frente. A vida é agora e precisamos ir na direção da nossa verdade, cada um tem uma. De pronto, sigo um dos conselhos que meu querido pai me deixou, faça tudo com amor e alegria, não tem erro, acrescento o seja verdadeiro, forte e corajoso, aos olhos dos outros tu pode parecer um tolo(a), mas saiba que nem todos enxergarão com os teus olhos, cada um olha e age da forma que suas experiências lhes montaram.
Olga Lago
O motivo pelo qual o ser humano tem dificuldade de voltar atrás em suas decisões e ações é porque, a cada passo que dá, surgem abismos intransponíveis atrás de si.
As pessoas são ágeis em te julgar pelas suas decisões, mas nunca se lembram das causas que te levaram à tomá-las.
Nunca deixe que as pessoas influenciem suas decisões. Opiniões alheias podem representar arrependimento para ti e culpa para eles. Viver uma vida de arrependimentos é como um câncer que só consome.
As decisões mais importantes nunca são fáceis de se tomar, mas conseguir toma-las é um exercício de maturidade.
SOBRE O LIVRE ARBÍTRIO
Quando tomamos decisões seguindo nosso próprio discernimento, por vontade própria na escolha entre o bem e o mal ou entre o certo e o errado, estaremos fazendo uso de nosso Livre Arbítrio.
Não devamos confundir
Livre Arbítrio com
Liberdade incodicional.
Ambos se diferem pelo fato de que mesmo
que estejamos privados de nossa Liberdade,
poderemos fazer uso pleno de nosso
Livre Arbítrio, o qual,
continuará atuando
em nossa Mente.
Pense com calma e clareza, para que suas decisões sejam tomadas baseadas em fatos e não em emoções.
Não tome decisões quando você está feliz, triste e nervoso, pois, certamente tomará decisões erradas!!!