Debates
Nas ocasiões em que surge entre os cônjuges uma disputa de poder, não há outra solução: um dos dois terá de ceder. Essa é a hora de parar e avaliar: o que está no fundo da disputa? É vaidade, é medo de ser humilhado, é um capricho? Aquele que cede, não perde autoridade - muito pelo contrário. Quem cede está criando uma possibilidade de ação para o outro. A autoridade surge quando a caridade entra em ação. Não se trata de ceder por medo. Cede-se por amor.
Em algumas conversas que tive, sobre mudanças durante a pandemia, acabei de notar que um comentário, foi realmente muito comum. "Me afastei de pessoas...." e descrevia as características.
Mas só hoje eu notei que as pessoas que compartilharam comigo essa mudança basicamente falaram "me afastei de pessoas que não pensavam/agiam como eu"
É impressão minha ou as pessoas não estão sabendo lidar com pensamento diferente do seu?
"Será que o não dá para discutir com gente que pensa dessa forma", não é falta de argumento de ambos os lados, em vez de apenas do outro?
Quantas vezes você só leu apenas o titulo da matéria, compartilhou e opinou?
Você acredita que aprende coisa nova todos os dias, mas ignora a opinião de alguém mais velho que você?
Se você se identificou? Então pega essas dicas pra quando estiver debatendo com alguém:
1º Tente entender a opinião da pessoa, deixe a sua de lado, escute de verdade.
2º Avalie o domínio/ conhecimento da pessoa sobre o assunto e quem ela é.
3º Você tem conhecimento de fato sobre o assunto ou apenas superficial?
4º Vocês estão abertos para trocar conhecimento?
Se vocês não estão aberto para trocar conhecimento, encerre a conversa. Fale sobre o tempo, comida, locais... whatever.
Se você não possui conhecimento suficiente, fique quieto. Não defenda sua opinião sem bons argumentos, deixe ela apenas pra você.
O 1º e o 2º não sei nem o que dizer.... O que eu vejo de conversa que parece monólogo ou falta de respeito com o conhecimento do outro... é sem comentários.
Quer debater esse assunto comigo? Vamos treinar. Primeiro lê minha opinião, de verdade. Agora avalie com quem você está falando. No caso, é um instagram privado, você já deve me conhecer, mas na dúvida vou deixar claro. Nunca fui umas das melhores alunas, não leio mais de 6 livros por ano (tentando melhorar), não fiz um estudo profundo sobre o assunto, não sou um exemplo de pessoa para seguir, não fiz grandes conquistas (ainda), e pra completar, é apenas uma opinião particular, superficial que só foi postada pq é minha rede social e posto o que eu quiser. Mas se você estiver aberto para trocar conhecimentos, é o que mais importa.
Discutir política é para quem entende o mínimo de política. Com quem defende partidarismo político não se debate. É como querer que chimpanzés usem os polegares... O ignorante político e o primata, o que falta em um, é inútil no outro.
"Palavras podem ser mal interpretadas, mas um soco... Um soco é um argumento sem margem para interpretações"
Interpretar sempre da melhor forma possível o argumento do outro, perguntar e tolerar.
Interpretar da pior forma possível, descontextualizar, fingir que não entendeu, deturpar e cancelar.
É a diferença entre honestidade, justiça, civilização e desonestidade e barbaridade
Se todos já tivéssemos entendido a verdade de que o político é o nosso funcionário Colaborador e nós o seu Empregador, debates não passariam de uma Entrevista Pública, eleições não passariam de Processos Seletivos e mandatos não seriam mais que contratos de Prestação de Serviços.
Há um discurso reinante com características de ofensa e descrédito de contra quem pensou contrário do senso comum referente ao que ele acha completamente certo nas suas convicções, essas pessoas, normalmente, defendem a africanidade, cabralismo, teorias mirabolantes de pretos e brancos. Os que realmente conhecem sobre esses assuntos debatem e ensinam sobre, não mostram ser dono de África e Cabral. Até porque, há tanto por onde argumentar que não há espaço para deselegância.
Cuidado!
Crítica não é negação.
Estigmatizar o crítico como " negacionista " é fugir do debate matando o oponente... sem enfrentar o tema questionado.
As redes sociais foram um erro. As pessoas acabam entrando nessa ilusão de que elas estão aptas para debater, mano, você não deve nem saber a definição da palavra manejo
É tolice pensar que se pode vencer o tolo em uma conversa, é mais sábio correr da sua falácia em quanto se pode.
Ideologia é o que a definição da palavra já informa, apenas estudo, teoria de alguma coisa, que forma indivíduos de fé em algo não provado. Tem muito valor para um grupo que a tem por regra, mas não para todos, pois pessoas acreditam no que lhes dá o suporte e não no oposto, isto tem nome, conveniência diante do que não consigo mudar, alterar, vencer;
"Quem consome cultura de má qualidade, não é digno, de opinar sobre cultura, não é digno de opinar sobre o conceito profissional na cultura".
- Relacionados
- Sobre Debate