Debates
A diminuição dos efeitos do aquecimento global NÃO é uma questão de debate, É uma questão de sobrevivência planetária.
Através dos argumentos de um debate, pode-se também distinguir o grau de civilidade escolar de uma região, ou de um país.
⁉ Através dos argumentos de um debate, pode-se também distinguir o grau de civilidade escolar de um povo.
⁉
Assisti a um debate religioso com cinco representantes em uma emissora de televisão e nenhum deles deu um sorriso de felicidade por estar diante de um grande público ou representar o próprio Jesus.
Entre o anfitrião e seus convidados, frente a um debate de determinado assunto, o público ou os seus participantes reagem, no sentido de promover a prestação de serviço e a benfeitoria de seus objetivos.
Sábio não é aquele que vence o debate e perde a pessoa... Mas sim aquele que que ganha a pessoa, e a convence que é melhor perde o debate em favor do amor e fraternidade mútuo entre eles.
Quem discute e debate com os estúpidos e ignorantes, perde a chance e a oportunidade de demonstrar que a sabedoria, e o verdadeiro entendimento andam de mãos dadas para resolver conflitos e não cria-los cada vez mais.
Se os seus argumentos se mostrarem além de suas verdades pessoais, e os fundamentos acima de seu envolvimento emocional com eles, estou pronto para debater quaisquer de suas idéias.
As suas opiniões fazem apenas com que eu fique cada vez mais convicto das minhas, concorde comigo e me vencerá em qualquer debate.
Aos que não suportarem o "chocante pluralismo de visões de mundo", como cunhou Jürgen Habermas, fica minha recomendação: entrem em uma caixinha e isolem-se do mundo, pois as paredes podem ser convencidas a grito; as pessoas, não.
Não basta 'ir às ruas', é preciso aprender a votar, a debater, a deliberar em prol do futuro do país... democracia precisa de bem mais do que 'torcida' pró e contra, precisa de cidadania inteligente para que os políticos também se tornem inteligentes.
Os essencialistas passam o maior tempo possível explorando, escutando, debatendo, questionando e pensando. Mas essa exploração não é um fim em si. Seu propósito é discernir as poucas coisas vitais das muitas triviais.
Quem conhece apenas o seu próprio lado do caso (argumento) sabe pouco disso. Suas razões podem ser boas e ninguém pode refutá-las. Mas se ele é igualmente incapaz de refutar as razões do lado oposto, se ele não sabe o que são, ele não tem motivos para preferir qualquer opinião
Ao discordar de mim, você está provando que temos visões diferentes sobre o mundo e já que você concorda comigo, podemos encerrar essa discussão.
O pior tipo de pessoa da qual você pode debater um assunto é aquele que utiliza-se apenas de senso comum, achismos e opinião própria sem fundamentar nenhum argumento baseado em estudos e evidências, ou pior, aquele tipo de pessoa que defeca agressões e provocações.
No final das contas você percebe tudo o que fez foi papel de tolo diante de tais fatos, como se ousasse discutir com uma criança ignorando sua própria lógica e diminuindo-se à idade mental da mesma.
À essa altura da minha vida eu já devia ter aprendido isso.
Por que embora munidos desse conhecimento muitas vezes insistimos nesse erro?
Estupidez ou apenas narcisismo de nossa parte por nos recusar a ficar em silêncio diante de tais falácias?
- Relacionados
- Sobre Debate