De Pai para Filha
Além da nossa compreensão
Eu e meu pai somos um. - João 10:30
Diz-se que Agostinho (354-430), um líder da igreja primitiva, estava andando na praia do oceano um dia e ponderando sobre o mistério da Trindade. Ele notou um menininho brincando com uma concha. O jovem pegava um buraco na areia, depois descia até as ondas e enchia a casca com água e despejava no buraco que havia feito.
Agostinho foi até o menino e perguntou: “O que você está fazendo?” O menino respondeu: “Vou jogar o mar naquele buraco”.
“Ah”, disse Agostinho para si mesmo, “é o que tenho tentado fazer. De pé no oceano do infinito, tentei compreendê-lo com minha mente finita ”.
A Trindade não se encaixa na estrutura da lógica, nem pode ser totalmente analisada com o microscópio do nosso intelecto. Mas isso não é razão para concluir que os teólogos inventaram a ideia. Declarar que o único Deus se fez conhecido como Pai, Filho e Espírito Santo - três pessoas distintas, mas não separadas - está simplesmente expressando o que as Escrituras ensinam (João 10: 29-30; Atos 5: 3-4). ).
Não faz sentido que Aquele a quem adoramos e a quem confiamos nossas vidas deve estar muito além de nossa capacidade limitada de entendê-lo?
Pai, Filho e Espírito Santo,
Ó Santíssima Trindade -
Em essência, porém, três pessoas -
Tu és Deus, nós Te adoramos. —DJD
A verdade de um Deus trino abala a mente, mas conhecê-lo satisfaz o coração. Dennis J. DeHaan
Assim como meu pai!
Seja imitadores de Deus como filhos queridos. - Efésios 5: 1
Como muitas crianças da idade dela, minha filha Julie gosta de jogar basquete. É claro que ela teve mais do que um pouco de incentivo, já que esse é o meu esporte preferido.
Muito do que Julie sabe sobre o jogo veio das nossas sessões de entrada de automóveis. Ocasionalmente, como eu a assisti jogando bola com amigos, eu ouvi sua observação depois de fazer um tiro longo: "Assim como meu pai!"
Essa é uma sensação boa, mas no outro dia ela disse algo que me fez sentir ainda melhor. Estávamos falando sobre como ela me imita na quadra e ela disse: “Pai, os cristãos também devem ser imitadores. Nós devemos imitar a Jesus. Então poderíamos dizer: "Assim como Jesus".
Julie está certa. Precisamos saber como Jesus reagiu aos problemas - e reagir como Ele fez. Precisamos saber como ele respondeu aos críticos - e responder como ele fez. Precisamos saber como Jesus se importou com os outros - e os trata como Ele fez.
Esse é um objetivo grandioso, mas deveria ser o objetivo de todo cristão. Só podemos começar a fazer isso estudando regularmente a Palavra de Deus e buscando diariamente a orientação do Espírito Santo em tudo o que fazemos.
Imagine a alegria que daria ao nosso Senhor se tentássemos sempre lidar com a vida como Jesus.
Ó bendito Jesus, ajuda-nos
a ser como tu;
Até no trono de glória
Teu rosto amoroso nós vemos. —Haan
Os filhos de Deus devem ter uma semelhança com o pai deles. Dave Branon
Na mão dele
Ninguém é capaz de arrancá-los da mão de meu pai. - João 10:29
O autor Henri Nouwen escreve sobre Jean Vanier, que gostava de contar uma história ilustrando nossa necessidade de intimidade com Deus. Nouwen comenta: “Quando Jean Vanier fala sobre esse lugar íntimo, muitas vezes ele estica o braço e segura a mão como se segurasse um pequeno pássaro ferido. Ele pergunta: "O que acontecerá se eu abrir minha mão completamente?" Dizemos: "O pássaro tentará agitar suas asas e ele cairá e morrerá".
“Então ele pergunta: 'Mas e se eu fechar minha mão?' Nós dizemos: 'O pássaro será esmagado e morrerá'. Então ele sorri e diz: 'Um lugar íntimo é como minha mão em concha, nem totalmente aberta nem totalmente fechada. É o espaço onde o crescimento pode ocorrer '”.
Certamente a mão poderosa de Deus deve ser temida e respeitada. Mas para o crente fiel, a mão de Deus é também um lugar de descanso e refúgio. Quando percebemos que estamos seguros em Sua mão, podemos desfrutar da calma segura e imperturbável que Ele pretende para nós.
No vazio da mão de Deus, estamos no lugar de intimidade, crescimento e segurança. Deus não nos esmagará nem nos deixará abandonados. Ninguém - nem o diabo nem nossos inimigos - pode nos tirar de sua mão (Jo 10.29). Na intimidade de Sua presença, não precisamos ter medo.
Meus tempos estão nas mãos de meu pai;
Como eu poderia desejar ou pedir mais?
Pois Aquele que tem meu caminho planejado
Me guiará até a minha jornada. —Fraser
Quando confiamos em Deus, o Seu poder não é assustador, mas reconfortante. David C. Egner
Faz sentido
Quando ele voltou a si, ele disse: "... eu me levantarei e irei a meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei." - Lucas 15: 17-18
Em seu livro Life After God, Douglas Coupland escreve sobre Scout, um membro da “primeira geração criada sem religião”. Scout perdeu sua esposa e filho porque ela “simplesmente parou de estar apaixonada”. Ele traficou drogas e viveu em um local espiritual. terreno baldio, mas por um instante, pelo menos, ele "caiu em si".
Scout confessou: “Meu segredo é que preciso de Deus - que estou doente e não posso mais ficar sozinho. Preciso que Deus me ajude, porque não sou mais capaz de dar; para me ajudar a ser gentil, já que não pareço mais capaz de bondade; para me ajudar a amar, como pareço além de poder amar.
Scout pode não saber, mas ele deu o primeiro passo em direção a Deus.
Na história que Jesus contou sobre o filho pródigo, um jovem saiu de casa e perdeu sua herança. Quando o dinheiro dele acabou, ele aceitou um trabalho cuidando de porcos. Ele bateu no fundo. Lá estava ele, cercado por porcos, sentindo a fome roendo em sua barriga. Pensou em casa, no pai e nos empregados do pai. E "veio a si mesmo" (Lucas 15:17). Mudando de ideia sobre a direção que sua vida estava tomando, ele decidiu voltar para casa e admitir como estava errado.
E quanto a você? Você chegou a seus sentidos?
Pense nisso
Você já decidiu confiar em Cristo como seu Salvador?
Há pecado em sua vida que precisa ser confessado?
Não faz sentido aceitar o amor do Pai?
Um coração partido é o primeiro passo para a integridade espiritual.
Haddon W. Robinson
Educação começa em casa
O pai dará a conhecer a sua verdade aos filhos. - Isaías 38:19
É hora de os dias preguiçosos do verão darem lugar aos dias ocupados do outono. Tempo de novo para a escola começar. Preparar os jovens para a escola pode deixar os pais ofegantes.
Mas há mais para preparar as crianças do que encher sua mochila e levá-las ao ônibus a tempo. Eles também devem estar preparados espiritualmente. Antes que eles atinjam os livros, eles precisam saber que as coisas mais importantes que aprenderão vêm do Livro: a Bíblia.
Existem muitas maneiras pelas quais isso pode ser feito. Uma família leva tempo antes da escola para ler a Bíblia. Enquanto papai e as crianças comem, mamãe lê um capítulo enquanto estudam toda a Bíblia. Outra família usa o tempo para ler e discutir as passagens mais curtas - papai tendo um filho, mamãe o outro. Alguns pais usam a noite anterior para compartilhar as verdades das escrituras.
Se você tem filhos em idade escolar, o padrão que você desenvolve para ensinar-lhes a Palavra de Deus é importante. Não importa qual seja a situação escolar deles - seja escola doméstica, escola cristã, escola particular ou escola pública - a principal responsabilidade do treinamento espiritual pertence aos pais.
Antes que alguém tenha a chance de educar nossos filhos, precisamos ensiná-los sobre Deus.
Deus nos dá filhos por um tempo,
para treiná-los em seu caminho,
para amá-los e ensiná-los
a seguir e obedecer. —Sesper
Se as crianças devem encontrar o caminho para Deus, alguém deve apontar o caminho. Dave Branon
QUARTA-FEIRA, 25 DE JUNHO DE 2014
DETALHES OFUSCADOS DA ROTINA ATUAL PAI X MÃE & TRABALHO.
& FILHOS?
Não que eles tivessem necessidade de mais um salário para garantir a confortável vida de sua família, não que isso incomodasse sua esposa. Ela era feliz assim cuidando dos seus filhos, da casa de seu marido. Acompanhando cada fase dos seus. Porém, seu marido nunca aceitou que em pleno século XXI ainda existissem mulheres apenas “donas de casa”. E sabem por que eles não toleram mais isso? Por que simplesmente não reconhecem e nunca reconhecerão a árdua e rotineira tarefa de uma casa. Entretanto, sua família não tinha parentes nem familiares próximos, sempre foram eles os protagonistas de suas histórias, mas sempre com o sufoco de conciliarem seus trabalhos, compromissos e estudos das crianças. Logo de uns tempos para cá, com os meninos já crescidinhos e desgastada das arrogâncias e ofensas do marido, das humilhações e conflitos, que a maioria das mulheres que trabalham em casa passam, sua esposa começa num serviço. Mas sem aquele apoio familiar de perto, deixa seus filhos com a vizinha num período, e no outro o ônibus escolar toma conta. Viva o mundo moderno! Papai agora está feliz! Quanto a casa? Está fica para os fins de semana, não tem problema.E a atenção as tarefas das crianças? Ah elas sabem se virar. E assim se passam os primeiros três meses. O marido este, continua o mesmo, arrogante e ofensivo com todos em casa; pois a realidade de sua esposa trabalhar fora nunca mudaria isso. O que muda são as coisas por fazer. As contas para pagar. As louças acumuladas para lavar, as roupas para passar, os brinquedos e acessórios das crianças jogados no canto e até esquecidos de brincar; porque o tempo encolheu e tudo se deixa mais desorganizado. Na geladeira, aquela comidinha pronta já não é tão certa e a esposa quando chega, são tantas coisas para organizar e fazer, que um lanche agora é tudo de bom e vira rotina. Ainda bem que as crianças não tem gripado, nem faltado às aulas, pois neste caso, um dos dois precisaria faltar o serviço e se explicar. E assim os dias seguem para se ganhar mais dinheiro na vida, alimentando sonhos de um mundo vazio e hipócrita.
No silêncio, a buzina do ônibus avisa que os filhos chegaram. A mãe corre na direção deles. Que alivio! O pai assistindo TV continua com os pés levantados para relaxar. Um grande abraço parece dizer tudo entre mãe e filhos. E todo cansaço do dia parece findar. As crianças chegam tão cansadinhas que nem tem mais aquela disposição para brincar em família, fazer gracinhas ou papear; vão direto para o banho enquanto a mãe acelera a refeição. Conversas sobre como foi o dia de alguém parece indiferente, todos estão cansados demais para se darem atenção.
-Como foi seu dia, filho? Quantas vezes se esqueceram de perguntar.
Mas para a mãe, tudo é inevitável perceber, e enxerga no olhar de seus filhos o desagrado pela agitação em suas vidas.
- Vamos Helena, vamos Gustavo! Terminem logo seus banhos e venham comer. Helena com seus quase cinco anos grita:
- Pode vir mãe, terminei... E sua mãe corre para lhe vestir. Tomou seu banho sozinha.
Gustavo já maiorzinho (8a) aparece vestido com seu pijama.
-Pai, tem recado na agenda para o senhor. Mas o pai concentrado na TV, apenas diz que agora é a hora do noticiário.
E a mãe com sua doçura pergunta:
- O que houve na escola Gustavo?
-Eu bati num colega, mãe; mas foi ele quem começou aquele chato do Jonas, lembra? Que estudou na minha turma ano passado. Dessa vez eu o peguei e não fui bobo.
Jonas era um menino muito implicante com todos, e sempre que podia, fazia algo contra Gustavo que era gentil. Seria consequência de toda essa mudança em nossas vidas, o comportamento de meu filho? A mãe se põe a pensar... Mas tantas coisas tinham mudado em suas vidas, que as que não aconteciam eram as que mais a preocupava...
Gustavo revidou uma briga na escola e foi chamado á direção. O que teria ocorrido realmente? Mas Helena já não brincava com sua boneca preferida... E a mãe muito mais cansada, já não contava àquelas histórias que ela gostava antes de ir para cama. Depois do jantar, a mãe foi conversar com seu filho, e embora o pai tenha se pronunciado com o seu “Muito bem, filho!”, agora ele vai lhe respeitar! Completou dizendo que estava muito cansado, e que ia dormir. Tudo ficou na mente de ELISA como um pisca pisca sem parar. Pois ela não tinha mais aquele tempo de dedicação com as crianças, com conversas e histórias, risadas e brincadeiras... E às vezes chorava sozinha por isso.
Quando procurou Helena, para lhe dar atenção, sua filhinha dormia no sofá. Leva sua filha para o quarto e com um beijo de boa noite lhe dá sua benção. Boa noite meus filhos! Mas um dia se vai. Tudo, tudo por uma vida melhor! Pensava, pensava e pensava... Uma vida de gente moderna e consumista que se alimenta do desejo de outros, de suas matérias e modas passageiras. Esse é um pouco do perfil da família de hoje, de seus filhos e de seus pais.
O fruto de tudo que plantamos , um dia vingará ! Enquanto temos tempo , o tempo passa, mas quando não temos, ele voa. Andrelina Oliveira
O AMOR
Por Ter do PAI, A essência em seu bom Sabor;
Jamais terá em nós bom explicar;
Pois por advir do nosso CRIADOR;
É p'ra a ciência, um explicar; não dar!...
Mas por nela, explicar; O TAL não ter;
Em nada diminui o Bom VALOR;
Pena por ser em nós, JESUS não crer;
Por só TER desse Tão LINDO; O SABOR!
Por isso vamos todos mui tentar;
Neste tão curto viver espalhar;
O que sem ver, sentimos muito bem!...
Porque a quem esse AMOR, souber mui dar;
Neste seu curto viver, vai encontrar;
Esse BOM dar; tão BOM que a gente tem.
Com o Carinho do AMOR, a tod@s dedico este sabor!...
"Nao seja um MERCENÁRIO na casa de meu Pai. Todo aquele que recebe bens lucrativos através do evangelho? Desvaloriza sua própria vida, não sabendo o preço do valor real de sua herança dada por Cristo lá na cruz. Está trocando sua salvação e TODA as riquezas do REINO por um PRATO DE LENTILHAS."
—By Coelhinha
Rolls Royce
Você será perfeito, assim como o seu Pai no céu é perfeito. - Mateus 5:48
Quando Henry Rolls estava andando em sua fábrica em seus primeiros dias, ele ouviu um operador de torno dizer: "Oh, isso serve", enquanto ele jogava uma parte em uma cesta. A parte parecia certa para o observador casual, mas Henry Rolls esperava que seus operários usassem um micrômetro e ficassem satisfeitos com nada menos que precisão de precisão. Então, quando o Sr. Rolls ouviu esse comentário, ele repreendeu o homem: "Isso pode ser feito para qualquer outra pessoa, mas não para a Rolls-Royce".
Deus está satisfeito com nada menos que a perfeição. As especificações divinas não permitem falhas. Jesus trouxe isso em Mateus 5: 21-48. Primeiro, Ele disse aos seus ouvintes: “Vocês ouviram” - esse é o padrão humano. Então Ele disse: “Mas eu digo a você” - esse é o padrão de Deus. Ele destacou a perfeição pela qual os filhos de Deus devem se destacar da multidão em seis das questões mais cruciais da vida: raiva (vv.21-22), pureza sexual (vv.27-30), fidelidade matrimonial (vv.31-32). honestidade no discurso (v.33-37), não-retaliação (vv.38-42) e tratamento de inimigos (vv.43-48).
Pai, perdoa-nos por estarmos satisfeitos com menos do que o melhor, com o que pode ser bom, mas não é bom o suficiente. Ajude-nos pelo Seu Espírito a continuar lutando para ser perfeito como Você é perfeito (v.48).
Bom, melhor, melhor
Nunca deixe descansar,
Até que o seu bem esteja melhor
E o seu melhor é o melhor —Anon.
Se estamos nos esforçando para a perfeição, estamos indo na direção certa. Dennis J. DeHaan
Você pode fazer algo
Por este Meu Pai é glorificado, que você dá muito fruto. - João 15: 8
John Warr, um aprendiz de sapateiro do século XVIII, estava determinado a ser uma testemunha fiel de Cristo. Outro aprendiz foi contratado, e John repetidamente falou com ele sobre coisas espirituais. Esse novo trabalhador, no entanto, não queria ser incomodado. Então um dia ele foi pego trocando um xelim falso por um bom. Em sua humilhação culpada, ele pediu ajuda e oração a João. Através do testemunho fiel de John Warr, aquele homem colocou sua fé em Cristo e se desenvolveu em um discípulo comprometido.
O jovem aprendiz foi William Carey, que mais tarde se tornou um missionário extraordinariamente proveitoso para a Índia. A vida e o ministério de Carey tiveram uma tremenda influência na causa do evangelismo mundial nos tempos modernos.
Jesus disse em João 15: 8: “Por este meu Pai é glorificado, que você produz muito fruto.” Isto pode ser desencorajador para os cristãos que não podem pregar, cantar, ensinar ou ir ao campo missionário. Eles podem ver-se como presos em uma situação que torna impossível o serviço frutífero.
Se é assim que você se sente, então tome coragem com o exemplo de John Warr. Seu impacto em um colega de trabalho trouxe glória a Deus e incontáveis bênçãos a multidões de pessoas ao redor do mundo.
Você não tem que atravessar os mares,
nem as terras estrangeiras exploram,
para compartilhar a Palavra de Deus com as almas necessitadas -
você as encontrará à sua porta. —Anon.
Testemunhe de Cristo com sua vida e seus lábios. Vernon Grounds
O que sobre a Trindade?
Quando o Ajudante vier, quem eu lhe enviarei do Pai,. . . Ele testificará de mim. - João 15:26
Um aluno pediu ao célebre filósofo Hegel (1770-1831) que explicasse uma passagem que ele havia escrito. Hegel leu e disse: “Quando isso foi escrito, havia dois que conheciam seu significado - Deus e eu. Agora, ai de mim! Há apenas um, e isso é Deus ”.
Algumas pessoas se sentem assim sobre a doutrina da Trindade, observando que a palavra nem está na Bíblia. Esta verdade, no entanto, é claramente ensinada nas Escrituras.
AH Strong definiu bem: “Não dizemos que um Deus é três Deuses, nem que uma pessoa é três pessoas, nem que três Deuses são um só Deus, mas apenas que há um Deus com três distinções em Seu ser”.
Desconcertante? Sim! Absurdo? Não!
A ideia de um Deus trino é biblicamente sólida e faz sentido. Aqui está uma maneira de explicar a lógica por trás da Trindade: A Bíblia diz que Deus é amor (1 João 4: 8). O amor sempre precisa de um objeto. Se Deus fosse uma unidade eterna e absoluta, sem a distinção de pessoas dentro de Si mesmo, o amor eterno não poderia existir. Mas porque Deus é uma Trindade, o Pai, o Filho e o Espírito Santo podem expressar amor uns aos outros. Não apenas isso, mas também nos beneficiamos porque o Filho revela o amor e a verdade do Pai para nós pela obra do Espírito Santo (João 15: 10-26).
Graças a Deus pela Trindade!
Para estudo adicional
Mateus 3: 13-17; 28:19;
João 1: 1-18; 14: 16-17; 15: 15-27; 17: 5,24;
Filipenses 2: 5-11; Hebreus 9:14.
Há perfeita união na Trindade. Dennis J. DeHaan
Pai número um
Veja que tipo de amor o Pai nos concedeu, que devemos ser chamados filhos de Deus! - 1 João 3: 1
Onde as crianças conseguem as coisas que inventam? Uma noite, enquanto eu estava pegando Steven de 8 anos de idade, se instalou para a noite, ele olhou para mim e disse: "Você é meu segundo pai favorito." Whoa, eu pensei. Estou faltando alguma coisa aqui? Mas então Steve rapidamente me preencheu. “Primeiro, Deus. Ele é meu pai número um. Então você."
Fico feliz que Steven seja capaz de transferir seus sentimentos de amor por seu pai terreno para seu Pai celestial. Mas algumas pessoas têm dificuldade em aceitar esse “outro Pai”. Tudo o que sabem sobre um pai na terra é deserção, abuso, negligência, ódio e dor. Para aqueles que não viram nada a não ser mal de um pai terreno, entregar sua vida a outro Pai - mesmo aquele que é Deus - não é fácil. Mas não é impossível.
Se você luta para amar Aquele que é nosso Pai celestial, lembre-se de que Ele é o pai supremo porque Ele simboliza o amor (1 João 4: 7), graça, misericórdia e compaixão. Ele dá coisas boas a Seus filhos (Mt 7:11). E Ele amorosamente nos corrige para desenvolver nosso crescimento espiritual e maturidade (Hb 12: 9-11).
Até o melhor dos pais terrenos às vezes nos decepciona. Mas você pode sempre confiar em seu pai no céu. Tenha certeza de que Deus é o seu Pai número um.
Um bom pai reflete o amor do Pai celestial. Dave Branon
Pai celestial: dê-me humildade suficiente para reconhecer meus erros; coragem para pedir perdão; força para corrigi-los e sabedoria para aprender com eles e não tornar a repeti-los.
Contato
Nós . . . declarar-lhe que a vida eterna que estava com o Pai e se manifestou para nós. - 1 João 1: 2
Quando a Apollo 11 se aproximou da lua em julho de 1969, os editores do New York Times sentiram que sua cobertura do primeiro passo em solo lunar deveria ir além de manchetes e fotos para abraçar uma conquista compartilhada por toda a humanidade. Então eles pediram ao vencedor do Prêmio Pulitzer Archibald MacLeish para escrever um poema. No dia seguinte a Neil Armstrong e Edwin Aldrin Jr. caminharam na lua, a primeira página continha estas palavras:
Você foi uma maravilha para nós, inatingível, uma saudade do alcance do desejo, uma luz além da nossa luz, nossas vidas - talvez um significado para nós. . . Nossas mãos tocaram você em sua profundidade da noite.
Naquele dia, pelas mãos de outros, tocamos a lua.
O apóstolo João escreveu algumas palavras memoráveis sobre um evento histórico ainda mais significativo - a visita do Filho de Deus a este planeta. Ele escreveu: “Aquilo que foi desde o princípio, o qual ouvimos, o qual temos visto com os nossos olhos, o qual temos olhado, e nossas mãos manipularam, concernente à Palavra da vida. . . nós declaramos a você ”(1 João 1: 1,3).
João tocou em Jesus. E hoje, nós também podemos. Tão certo como João O segurou na carne, podemos entender o Filho de Deus pela fé. Nós também podemos experimentar a alegria de ter um relacionamento íntimo com o Pai e o Filho (vv.3-4).
Com fé, em comunhão, em tempos de maior necessidade, podemos dizer: “Nossas mãos tocaram você”.
Nós podemos ir a Jesus porque Jesus veio a nós. David C. McCasland
PALAVRAS E NÚMEROS
Eu e o Pai
somos um.
—João 10:30
Meu marido é uma pessoa que trabalha bem com os números; eu lido bem com as palavras. Quando a minha falta de habilidade com os números me coloca em desvantagem, tento levantar meu ego dizendo-lhe, que as pessoas que elaboram bem as palavras são superiores, até porque Jesus autodenominava-se a Palavra, não o Número.
Ao invés de tentar se defender, ele apenas sorri e continua a cuidar de seus afazeres, que são muito mais importantes que os meus tolos argumentos.
Já que ele não se defende, sinto-me forçada a fazê-lo. Apesar de estar certa sobre Jesus ser a Palavra, a minha afirmação de que Jesus não se referiu a Si mesmo como um número está incorreta. Uma das passagens mais tocantes das Escrituras é a oração de Cristo antes de ser preso e crucificado. Ao enfrentar a morte, Jesus orou não apenas por Si mesmo, mas também pelos Seus discípulos e por nós. O Seu pedido mais urgente a nosso favor envolvia um número: “[Eu oro] a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste” (João 17:21).
Como pessoas que vivem pela Palavra, precisamos relembrar que as palavras certas soam superficiais para o mundo, a menos que, sendo um em Cristo, glorifiquemos a Deus com um único modo de pensar e a uma só voz. —JAL
Deus conclama Seus filhos à unidade. Julie Ackerman Link
CONSELHOS PARA O NOIVO
Filho meu, ouve o ensino de teu pai...
—Provérbios 1:8
A festa de despedida de solteiro antes do casamento é uma tradição normalmente caracterizada por bebedeira
e farra. O motivo crucial da festa deriva da crença de que o noivo vai se casar em breve e deve ajustar-se a uma vida doméstica entediante.
Um dos meus sobrinhos casou-se recentemente. O padrinho planejou uma festa para ele, mas com uma boa novidade. Os convidados deveriam trazer alguns pensamentos para compartilhar, pois seriam úteis para ajudá-lo nesta nova fase de sua vida.
Quando cheguei ao café da manhã informal, encontrei um espírito alegre de camaradagem. Pais, tios, irmãos e amigos participavam de uma conversa animada. Os pais dos noivos foram chamados para compartilhar os seus conselhos sobre o que aprenderam em seus próprios casamentos cristãos. As recomendações que deram eram pessoais, práticas e bíblicas.
O livro de Provérbios reflete este tipo de conselho para enfrentar os desafios e as recompensas. “Filho meu, ouve o ensino de teu pai… porque [será] diadema de graça para a tua cabeça” (Provérbios 1:8-9).
Como Deus seria glorificado se mais casais iniciassem seus casamentos com atitude de respeito à sabedoria daqueles que percorreram o caminho antes deles. —HDF
É verdadeiramente sábio aquele que obtém
sabedoria a partir de experiências de outrem. Dennis Fisher
UMA PAIXÃO
Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe... e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. —Lucas 14:26
Nechayev, um discípulo de Karl Marx no século 19, que participou no assassinato do Czar Alexander II, escreveu: “Um revolucionário… não tem interesses pessoais, nem negócios, nem emoções, nem vínculos, nem propriedades e nem nome. Tudo nele é completamente absorvido pelo único pensamento e única paixão pela revolução.” Apesar de suas motivações e metas serem incorretas a declaração de Nechayev mostra a determinação do compromisso.
Jesus queria um compromisso verdadeiro dos Seus discípulos. Em Lucas 14:25, lemos que as multidões o acompanhavam enquanto Ele ia para Jerusalém. Talvez estes seguidores casuais se considerassem Seus verdadeiros discípulos, mas Jesus ensinou que segui-lo era mais do que conhecer fatos a Seu respeito. Ele explicou o verdadeiro significado de ser Seu discípulo quando definiu o custo do discipulado. Nada, nem o amor pelo pai ou mãe ou até mesmo pela própria vida, poderia ter precedência sobre a lealdade a Jesus (Lucas 14:26-33). Os Seus discípulos (de então e agora) devem reconhecer que se Deus está em primeiro lugar em suas vidas, os bens e até mesmo os relacionamentos sociais devem ficar em segundo plano.
Jesus chama os Seus seguidores para serem absorvidos por um único e exclusivo pensamento e paixão — Ele. —MLW
Nosso amor por Jesus é a chave para a paixão espiritual. Marvin Williams