De Pai para Filha
Meu pai Herói.
Meu pai se chamava Heleno Francisco do Carmo, não tenho dele muitas lembranças, ele morreu quando eu tinha onze anos, contudo, guardo algumas lembranças, sobretudo da época em que ficou doente. Meu pai era um homem muito forte, um trabalhador exemplar. Era um lavrador, homem que cuida da terra, ele próprio tinha um pequeno pedaço de terra, por onde passava um riacho, terra fértil, onde plantava cana e milho e melancia. É disso que me lembro bem, também plantava bananas.
Não sei dizer se meu pai era um homem triste, se tinha crises existenciais, talvez fosse muito feliz, pois tinha uma bela família e uma linda esposa, honesta e trabalhadeira. Lembro-me da sua relação com minha mãe, eram felizes, combinavam em quase tudo, ambos desejavam que seus filhos estudassem para não serem analfabetos como eles eram. Meu pai era alto e moreno, tinha ombros largos como eu, era um homem bonito, mas não me recordo que alimentasse alguma vaidade nem vícios. Trabalhava incansavelmente para sustentar sua família, grande para os padrões atuais.
De domingo a domingo ele sempre repetia sua rotina; acordar cedo e ir ao trabalho, além de suas próprias lavouras, milho e feijão, ele ainda trabalhava de meia ou para outros produtores rurais. Meu pai era homem temente a Deus, pelo menos é essa a impressão que tenho até hoje, pois sempre ia à missa aos domingos de manhã, com toda família, mas ao voltar pra casa, logo depois do almoço, ia ao trabalho, cuidar de um pequeno e produtivo roçado, que ficava perto de casa, meu pai só retornava à noite com um feixe de cana nos ombros.
Éramos oito filhos, cinco homens e três mulheres, minha mãe ficou grávida de uma menina quando meu pai faleceu. Foram seis meses longos, a duração da doença fatal de meu pai. Meu pai nunca ficava doente, era como touro, todos os homens o invejavam por seu físico e por sua moral. Mas todo herói fatalmente sucumbe no final da epopeia. Meu pai tinha chagas desde adolescência. Fora picado por um barbeiro, na região onde foi criado esse inseto fez muitas vítimas, e a medicina não tinha os meios para prolongar a vida dos seus pacientes. Meu pai só veio manifestar os sintomas da doença aos quarenta anos, foi avassaladora sua enfermidade, em seis meses apenas ele veio a óbito.
Minha mãe foi uma guerreira e fez tudo que pôde e o que não pôde para salvar a vida do seu amado. Lembro-me com muita tristeza, de uma vez que eles voltaram de uma cidade próxima; aonde eles foram, em busca de uma nova forma de tratamento, mas não havia muito que fazer, meu pai estava com o coração muito comprometido, estava rejeitando os remédios, e não havia nenhuma esperança de cura ou de melhora, ele vivia muito cansado, e minha mãe passava longas noites ao seu lado. Nós éramos muito pequenos, mas já compreendíamos que nosso herói estava condenado à morte trágica. Logo se agravou seu quadro, minha mãe teve que o internar no hospital público de nossa cidade, onde foi bem cuidado, mas em poucos dias, ele já demonstrava fraqueza extrema, não se alimentava e as injeções que tomava não causavam mais nenhum efeito paliativo, então meu guerreiro pediu para morrer em casa, pedido que fora atendido pelos médicos dele, minha mãe o levou pra casa, mas meu velho não aguentou a pequena viagem de pouco menos de três quilômetros, faleceu nos braços de minha mãe dentro da ambulância.
Essa é mais uma das inúmeras tentativas que faço, para escrever sobre meu pai. Sei que daria um belo e humano romance, todavia nunca serei capaz de levar a cabo esse projeto, é doloroso demais para mim, pois a dor e o trauma da sua ausência em minha infância ainda são deveras penosos para mim.
Salmo do Internauta
Online ao raiar do dia
Primeira atualização
Súplico: - "Pai, dê viws
Ao salmo postado em meu coração;
Que o Senhor seja o meu Pastor
E não mera publicação
Nem mesmo no vale da morte
Eu perca a Tua conexão
Pois quando as sombras me envolvem
Meu consolo é o Teu bordão
Sob essa mão que me ampara
Venço o urso e o leão
Vem, pastoreia os meus posts
Unja o meu coração
E os simples toques dos meus dedos
Compartilhem bênção
Venha Senhor me pastorear
Meu eternal influencer
És o melhor perfil pra seguir
Eu quero a Ti, eu quero a Ti
Venha Senhor me pastorear
Pois quero ser Tua ovelha
Em vale, planície, ou monte
Eu quero a Ti, Tua voz ouvir..."
Ivo Terra Mattos
47 min ·
Lembranças do meu pai Lazinho e do seu assistente Correia. (Vulgo rabo de tatu)
--"Vai ter que trabalhar sim! Vai engraxar sapatos", (idade 7 anos)
--"Não gosto de filho homem.
--"Nasceu mais um macho (quando nasceu meu irmão Carlão)
- Se eu te pegar no rio vou te dar um tiro.
-Eu não falei para você não ir nadar? Volta aqui! não voltei, ele levou meu calção. Quando cheguei em casa já era noite, aí...
o Correia entrou em ação; “Quando eu falar para você não ir no rio, você me obedeça". e dá lhe mais, Correia.
-Quem te falou que galinha voa? Eu, arremessando uma galinha para o alto sem ver que ele estava bem atrás de mim. Primeiro foi uma tijolada, depois um ponta pé na bunda.
--Por que que cavalo está suado? Era só você ir buscar ele no pasto e não sair galopando com ele. Não foi isto que eu te falei, hein? Não corra, volte aqui. Mais umas lambadas nas costas.
-Se você brigar na rua e apanhar eu te arrebento aqui em casa.
-Homem não chora. (Aprendi a chorar para dentro)
-Fumando? Foi um tapa com tanta força que arrebentou o cigarro e a minha boca. Molhei a calça, me mijei (idade 8/9 anos)
-Para onde você estava indo? (Primeira fuga 9 anos) vou ensinar você a fugir de novo. Apanhamos em dupla, eu e meu amigo de fuga, um vizinho. Eu do meu pai e ele do dele.
-Desta noite você não escapa; o diabo vem te buscar.(eu tinha comprado todo o salario dele em figurinhas de jogador de futebol)
- Por que, que o seo amigo traz dinheiro e mais carne para casa e você só traz um pouco de dinheiro? Está gastando o dinheiro de engraxar com figurinhas? Apanhei sem poder falar, que meu “amigo” comprava carne na conta do amante da mãe dele. Quando descobriram, apanhei por não ter contado.
-Comprei uma paçoquinha para você, toma, coma! (lembrança do presente)
-Você não vai dar em nada na vida. Vai ser igual seu tio,,,,(meu tio morreu de depressão, era doente)
um dia, com doze anos, fiz duas fugas ambas sem sucesso, apanhei pelas duas e mais algumas que supostamente viriam. não parou por ali. fiz a terceira com o auxilio da minha irmã, que praticamente me adotou. Fiquei morando com ela até meus dezoito anos. Depois disso, voltei a morar com meus pais por mais dois anos. Com vinte anos fui embora para São Paulo e nunca mais voltei pra minha cidade de Santa Mariana.
Soberano Deus
Meu Pai celestial
Peço nessa humilde oração
Arranque essa dor do meu coração.
Pois está dilacerando minha alma.
Vem me socorrer agora
Estou chorando pedindo
Só o Senhor sabe a dor que estou sentindo.
Espírito Santo
Meu consolador vem me ajudar
Sozinha não consigo me levantar.
Me socorre meu Deus.
Hoje faço essa oração digitando
Falando o sentir desse coração.
Sei que essa dor veio pra eu aprender a sobreviver.
Só de orar já estou sentindo passar.
Porque o Espírito Santo me consolou
Tu meu Pai me ouviu
E arrancou a dor.
Só tu entende esse ser humano que sou.
Fraca sensível com um coração cheio de amor.
Nunca deixe entrar o rancor.
Obrigada meu Deus
Porque sei que tu já me atendeu.
Meire Perola Santos
Tudo sempre nos colocou lado a lado. Quando não foram a mãe e o pai a fazerem-no, a vida o fez, e continua fazendo. Guardo as fotos, guardo as pessoas, para sentir saudade de quem existe.
Lembranças mil:
Às vezes por fora pai
Pareço criança palhaço brincalhão.
Mas por dentro mãe querida
Faltam-me vocês vivos no coração!!!
Se acredito no Pai Natal?
Claro que sim!
Imagino um senhor de barbas branquinhas, fatiota encarnada, olhos meigos e redondos, botas escuras e gastas até ao joelho e com ar muito sonhador.
É muito simpático e transforma sonhos em pequenas concretizações...
Ilumina a nossa aura quando parece breu e alenta o corpo quando este está dormente.
Acredito sim nesse senhor que faz parte do meu imaginário permanente.
Vamos admitir: o conceito de bom pai foi inventado há uns 30 anos. Antes disso, esperava-se que fossem caladões, ausentes, irresponsáveis e egoístas. A gente diz que quer que eles mudem. Mas, bem lá no fundo, a gente os aceita. Nós os amamos por esses defeitos, mas as pessoas não aceitam esses defeitos numa mãe.
O lugar secreto, o lugar de filho que se senta à
mesa do Pai é aquele lugar que Jesus ocupa perfeitamente.
E sabe, antes de ir mais fundo com Deus, preocupe-se em ir mais fundo no conhecimento de Jesus.
Certa noite, meu pai perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma. Perguntar talvez não seja bem a palavra.
Minha oração
Contra as muralhas
Meu Deus glorioso, meu pai eterno, pelo nome de Jesus, ao amor da cruz, pelo sangue derramado e que entregou toda maldição no madeiro, abarcou minhas dores, meus dilemas, meus pecados, minhas considerações, a ti clamo pela intercessão junto ao pai, chamo incessantemente, oro, rezo, devoto minhas palavras e confesso o peso que sinto, de forma que o alívio possa emergir pela sua fidelidade misericordiosa.
Oh pai, não sei qual a pedra, a parede, o gigante, a muralha que subsiste em mim que afasta teu espírito, não sei exatamente dos empecilhos e atitudes que minha carne confere e que se cria uma resistência para habitação no teu espírito em mim.
Então o pai volto minha petição para que eu não seja confundido, que não seja enganado, que não me faça ignorante e insensato, que a imprudência e insensibilidade não ganhe voz no meu coração e mente, pois estou me prontificando em receber o teu espírito senhor, chamo por essa condição que tua compaixão e piedade se instale na minha maneira peculiar de conduzir essa transição.
Não tenho vergonha de gritar, pronunciar aos quatro cantos, até poderia em particular jorrar minhas agonias, porém presidiário de uma condição foi o estabelecimento proposto durante 42 anos e agora senhor, agora seja quebrado todo obstáculo, a que o inimigo seja repreendido, seja extinguido da minha vida, seja enjaulado na sua própria crueldade e toda manifestação que sempre prejudicou vai ser consumida no fogo ardente da espada justa do senhor.
Pela honra e glória da tua palavra senhor, revigore e transforme toda condição dessa criatura que implora por ti, pelo amor da cruz em nome de Jesus.
Giovane Silva Santos
Minha oração
Clamando por um basta no triunfo do inimigo
Oh pai de amor, justiça e misericórdia, chamo teus olhos para minha vida, clamo pela sua atenção, bem sei que minhas fraquezas são inúmeras e continuamente permito brechas para entrada da investida inimiga, tal qual não compreendo exatamente por não ter domínio sobre as forças controladoras de devidos sinais, assim esse vem triunfando sobre minha vida desde o sopro de vida.
Oh senhor que vive e contempla, que examina, que visita o coração dos viventes, se necessário traga a repreensão e a disciplina sobre minha vida, de forma que eu consiga enxergar e direcionar meu pensamento e sentimento, pois sinto que o que recitei desde minha infância lhe aborrece, percebo que pouco tenho feito a te agradar, pois desprezado fui pela paz e por demais considerações provadas, fui ferido intimamente pelo fervor da turbulência, contraí a desconfiança da sociedade e até o seio da minha família duvida da minha retidão, pois não pleiteio o respeito, Deus de toda grandeza, por essa criatura minúscula a que podes preencher e transformar os caminhos, organizar as intenções oriundas da necessidade do senhor.
Meu Deus, tenho pedido o mundo, preciso esclarecer que realmente minha mente devaneia, pois a carne grita e o materialismo é vivo, sou eu desejoso de uma esposa cheia de predicados, também contemplo saciar de abundância próspera no meu lar, sou eu também que clamo pela família perfeita, também a redenção de um povo glorioso, capaz e temente nesta nação, pois bem senhor, permita que esse rompante de minhas mãos pelo usufruto do pensar lhe alcance.
Então limpe minha redação pretensiosa e cheia de vaidade, se assim enxergar senhor, me tome unicamente pelo seu espírito, que teu povo que chama também possa provar da sua benignidade e saciar do teu coração, pois bem dizei a palavra que primeiro busque o teu reino e demais coisas acrescentadas, penetre teu entendimento e faça esta mente meditar na sua direção, ao que alcance tuas promessas pela honra e glória do teu nome, ao sangue do cordeiro imaculado que ferido no madeiro abraçou essa minha dor.
Giovane Silva Santos
Nós, pais de filhos e filhas, representamos Deus na Terra como O Pai de todos. Dizer, meu filho eu te amo, nem sempre é possessividade e ilusão! Nossos filhos não são nossos irmãos nesse planeta, mas somente no próximo mundo dimensional do espírito.
Obrigado (a) Senhor
Aqui neste momento agradeço,
fizestes tanto por mim, ó Pai.
Em todos os momentos
desta vida...
nunca me abandonaste!
Obrigado(a) Senhor! (3x)
Meu coração ofereço a Ti:
- A minha alma;
- Os meus sentidos;
- Os meus passos
e os meus rastros em Amém!
Agradeço minha morada,
o alimento sobre a mesa,
a água que bebo
e que me lava também!
Obrigado(a) Senhor! ( 3x)
O meu trabalho Te ofereço,
pois não puseste nele o preço,
apenas minha vocação!
As minhas mãos
te entrego com gratidão
me ajoelhando em oração.
Em cada gesto de mim,
até minha respiração!
Obrigado(a) Senhor! ( 3x)
Mirras e perfumes
De tuas mãos emana ó Pai
mirras e perfumes.
O aroma da sua presença
é como bálsamo à embriagar!
O deserto é sem mar,
mas, como num milagre
estás sempre a nos saciar!
Porque temos fome deste pão,
temos sede deste bálsamo sagrado...
pois tudo é consagrado
desde o céu até o chão.
A sua sede, a sua fome
neste deserto Deus saciará!
Não se desespere
mas, confia e espere
se você confia...prosperará!
Prosperar é relativo,
pois é preciso ser ativo
não basta cruzar os braços e esperar!
Cruzar os braços não é sábio
é preciso mais do que lábio
para Deus alcançar!
Então não feche suas mãos
sem fazer nada,
toque o perfume e receba
das mãos de Deus as mirras raras...
Ele te oferta milhões de graças
só é preciso você perceber,
tendo a humildade para receber
e o coração puro para merecer!
Tantas Bênçãos
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais. - Efésios 1: 3
Escritura de hoje : Efésios 1: 3-14
Quando ocorre um desastre, as pessoas são extremamente generosas em seu derramamento de assistência. Após os ataques terroristas em setembro de 2001, a cidade de Nova York foi inundada com um valor estimado de US $ 75 milhões em toalhas, cobertores, lanternas, garrafas de água, feijão em lata, pás, pasta de dentes, bichos de pelúcia, rádios, botas de borracha e milhares de outros itens. Havia tanta coisa que os afetados não podiam usar tudo.
Isso me lembra o que acontece quando voltamos a fé em Cristo como nosso Salvador. Estávamos enfrentando um desastre pessoal. Nossos pecados nos colocam em perigo de uma eternidade de separação de Deus. O futuro estava escuro, sem esperança.
Então Jesus entrou e ofereceu resgate. Quando confiamos nEle, nosso Pai celestial nos lavou com riquezas espirituais. Agora temos mais bênçãos do que podemos usar. Somos parte da família de Deus ( Efésios 1: 5 ). Temos "redenção" e "o perdão dos pecados" (v.7). Somos herdeiros daquele que possui tudo (v.11). Nossa herança é selada pelo Espírito Santo (vv.13-14).
As bênçãos de ser cristão continuam chegando. Eles nunca vão acabar. Que Deus generoso e atencioso servimos! Vamos louvá-Lo pelas inúmeras bênçãos que transbordam em nossas vidas.
Refletir e orar
Dá-me um espírito de gratidão, Senhor, pelas
inúmeras bênçãos dadas;
Bênçãos que diariamente vêm a mim
Como gotas de orvalho caindo do céu. —Dawe
A generosa doação de Deus merece uma vida agradecida. Dave Branon