William Shakespeare, célebre dramaturgo do século XVI, transcende fronteiras temporais e culturais como um ícone literário. Sua vida vai além das peças teatrais mundialmente conhecidas, revelando um homem intrigante e multifacetado.
Neste artigo, exploramos 10 fatos menos conhecidos sobre Shakespeare, um dos maiores mestres das palavras de todos os tempos.
1. Shakespeare ficou rico com as suas obras
Ao contrário da maioria dos artistas daquele tempo, Shakespeare não ficou famoso e rico só depois da sua morte. As suas peças transformaram-no em um homem abastado e aos 33 anos Shakespeare comprou a segunda maior casa de Stratford, sua cidade natal.
2. Shakespeare não tem descendentes
Apesar de ter tido três filhos com sua esposa Anne Hathaway, Shakespeare não tem descendentes atuais. A sua linhagem termina com a morte da sua neta Elisabeth em 1670.
3. É provável que todo mundo esteja escrevendo errado seu nome
Há registos da sua assinatura ser Shakspere, Shappere, Shakespe, entre outras, mas não há um único registro de o autor alguma vez ter assinado William Shakespeare, a versão que usamos hoje em dia.
4. Em 24 anos escreveu 37 peças e 154 sonetos
Em 24 anos Shakespeare escreveu cerca de 37 peças e 154 sonetos, o que dá uma média de 1,5 peças e 6 sonetos por ano!
5. Hamlet demoraria mais de 4 horas a ser representada
As obras de Shakespeare têm muitas vezes de ser encurtadas quando são adaptadas para teatro ou cinema. Hamlet, a sua peça mais longa, demoraria mais de 4 horas a ser representada.
6. 3.000 palavras usadas atualmente são atribuídas a Shakespeare
Shakespeare foi o primeiro a escrever algumas palavras que ainda hoje são usadas em inglês. O famoso dicionário Oxford English Dicitionary atribuiu a Shakespeare mais de 3000 palavras usadas na língua inglesa atualmente.
7. Além de escrever, ele também era ator
Shakespeare não se limitava a escrever as suas peças e sonetos, ele também as representava. O seu papel mais importante foi o de fantasma, na peça Hamlet.
8. Shakespeare não tinha muitos conhecimentos de geografia
Apesar de as suas peças se passarem em lugares distantes como Dinamarca, Itália ou França, Shakespeare não mostra grande conhecimento de geografia e o mais provável é nunca ter saído de Inglaterra. Numa das suas peças refere-se ao mar da Boêmia, quando a Boêmia é, na verdade, na atual República Tcheca, que não tem qualquer mar na sua proximidade.
9. As obras de Shakespeare só perdem para a Bíblia
De acordo com a Literary Encyclopedia, as obras de Shakespeare são as segundas obras mais citadas de todos os tempos! Shakespeare é apenas ultrapassado pela Bíblia, que é a obra mais citada em todo o mundo.
10. Seu casamento foi alvo de críticas
O nome da esposa de Shakespeare era Anne Hathaway, o mesmo nome da famosa atriz de Hollywood. Na altura do seu casamento, o romance foi alvo de críticas, pois Anne era 8 anos mais velha que o escritor e estava grávida da sua primeira filha quando casaram.
Veja também: