Cultura
O País começa, com religião e alta cultura. Foi a religião que criou o Brasil, foi a religião que criou todos os países do mundo.
"O ego é uma estrutura que é erguido por um indivíduo neurótico que é membro de uma cultura neurótica contra os fatos da matéria. E a cultura, o que nós colocamos como um sobretudo, é o consenso coletivizada sobre que tipo de comportamentos neuróticos são aceitáveis. "
Na época da dispersão absoluta, da cultura do instantâneo, da falta de escuta e da superficialidade, há, dentro de cada pessoa, uma chave capaz de abrir novamente as portas da atenção, da harmonia e do amor à vida.
Essa chave se chama Ichigo-ichie.
Deixar sua cultura e seu passado em nome de um futuro é saber recompor a tensão entre corpo e alma, aprendendo a romper por conta das demandas do futuro e não só pelas demandas do passado.
A questão do etnocentrismo está presente em qualquer cultura. Na medida em que você é socializado, você recebeu uma carga cultural (classificação, valores, significações, etc) muito grande, e você vai olhar o mundo através dessa perspectiva crítica. Mas há “etnocentrismos” e “etnocentrismo”, mas no nosso caso, no caso negro, vemos o seguinte: as nossas instituições sempre estiveram abertas aos brancos e a recíproca não é verdadeira.
A Educação Física é a Dança no universo escolar, através da cultura corporal de movimentos, coloca os estudantes de pernas para o ar, de forma que eles possam ver o mundo por outros ângulos.
Nossa geração não tem limites,
O "cancelamento" é cultura
Não ligamos para conselhos,
Estamos sem freios,
Carros desgovernados indo em direção ao abismo, ao fim.
Temos de nos desmascarar para alcançarmos aquela autenticidade interior de uma cultura em que poderemos, um dia, nos reconhecer e nos sentir realizados.
Não há nem nunca houve um projeto sólido com ênfase na cultura, na política deste país. Os governantes simplesmente não sabem o que fazer com ela.
Você pode ter todo conhecimento e cultura que o mundo oferece. Pode ser dono das mais belas palavras. Pode ter feito várias faculdades e completado vários cursos. Pode falar várias línguas. Isso faz de ti uma pessoa culta. Mas a sabedoria é algo muito maior que isso, e um sábio pode ter poucos conhecimentos, falar apenas um idioma, talvez nem escrever tudo corretamente. Pois sábio é aquele que coloca seu conhecimento em prática, e a sabedoria é conhecer e aplicar o que se aprendeu, seja na vida ou na universidade. Acumular conhecimento e não colocá-lo em uso no dia a dia é como ter um copo cheio de água próximo as mãos e não poder bebê-lo para matar a sede.
É tão raro o homem de uma só época como raro é hoje raro o homem de uma só cultura ou de uma só raça, ou como parece vir sendo, o indivíduo de um só sexo.