Cultura

Cerca de 3799 frases e pensamentos: Cultura

⁠A capoeira é arte,
Cultura, filosofia,
Folclore, educação,
Esporte, é harmonia,
Fonte de inspiração
De quem cultiva poesia.

Inserida por pensador

⁠Tenho amor pela cultura não por prazer, mas pelas belezas que ela fornece.

Inserida por Matheusfellex18

⁠A cultura é suave; suas características sempre me motivam.

Inserida por Matheusfellex18

⁠"Assim como o percevejo faz a picada de prova para reconhecer a cultura de milho, façamos o convite para nossos clientes, para realizarem a picada de prova dos Bioinsumos, uma vez realizada, nunca mais voltará ao convencional".

Inserida por ErichDosReisDuarte

⁠Uma tentativa de tentar explicar o tal Dia das Bruxas

O Halloween tem suas raízes não na cultura americana, como muitos acreditam, mas no Reino Unido. Seu nome deriva de "All Hallows' Eve", "Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera". O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro. Logo, Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma celebração popular de culto aos mortos comemorada anualmente no dia 31 de outubro, dia que antecede o dia de todos os santos.

Acredita-se que O Halloween teve origem com o povo celta, que celebrava o festival de Samhain, um antigo ritual pagão (Samhain é termo que significa "fim do verão").
O ritual de Samhain começava no dia 31de outubro e durava 3 dias.
A festa era uma forma de agradecer a abundância da colheita do ano e a transição do fim do verão para início do inverno, bem como o início de um novo ano no primeiro dia de novembro.
De acordo com a cultura celta, durante a noite do dia 31 a fronteira entre o nosso mundo e o outro mundo, o dos mortos, podia ser cruzada, que fadas e os espíritos dos que foram tinham acesso ao nosso mundo. Por isso, nessa noite o povo usava máscaras para afastar os espíritos.
Durante a festa fogueiras eram acesas para queimar o joio e também para repelir bruxarias e afastar a peste negra.

Comer era um componente importante do Halloween, assim como de muitos outros festivais. Um dos hábitos mais característicos envolvia crianças, que vestiam fantasias e iam de casa em casa cantando rimas ou dizendo orações para as almas dos mortos. Em troca, eles recebiam bolos de boa sorte que representavam o espírito de uma pessoa que havia sido liberada do purgatório.

Esse costume acabou sobrevivendo e se tornando o ponto culminante da noite de Halloween.

A partir do século 9, com a cristianização das regiões celtas já virtualmente completa, o Samhain e o Dia de Todos os Santos acabaram se fundindo, criando o Halloween.
A rogada proteção dos deuses virou a dos santos. Agora contra as bruxas, que aproveitavam o tal portal do outro mundo para se encontrarem com seu mestre.

Em 1845, durante o período conhecido na Irlanda como a "Grande Fome", 1 milhão de pessoas foram forçadas a imigrar para os Estados Unidos, levando junto sua história e tradições.
As primeiras referências ao Halloween apareceram na América pouco depois disso
A princípio, as tradições do Dia das Bruxas nos Estados Unidos uniam brincadeiras comuns no Reino Unido rural com os rituais de colheita americanos.
Foi na América que a abóbora passou a ser sinônimo de Halloween. No Reino Unido, o legume mais "entalhado" ou esculpido era o turnip, um tipo de nabo.

Foi também nos Estados Unidos que surgiu a tradição moderna de "doces ou travessuras".
A partir de 1920, pregar peças tornou-se um hábito dos norte americanos nesta época do ano.

Hoje, o Halloween é o maior feriado não cristão dos Estados Unidos, superando o dia dos namorados e a Páscoa.
Por aqui, desde 2003, também se celebra neste mesma data o Dia do Saci, fruto de um projeto de lei que busca resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao Dia das Bruxas.
Atualmente, o festival tem diferentes finalidades: celebra os mortos ou a época de colheita e marca o fim do verão e o início do outono no hemisfério norte. Ao mesmo tempo, vem ganhando novas formas e dado a oportunidade para que adultos brinquem com seus medos e fantasias de uma forma socialmente aceitável.

Inserida por ednafrigato

⁠Democracia é um ideal, mas só a conscientização e prática ao longo do tempo, a fará uma cultura em qualquer ambiente.

Inserida por luh_oliveira_real

⁠As pessoas nascem ignorantes, não estúpidas. Eles se tornam estúpidas pelo distanciamento à cultura, sabedoria, aprendizado e autoestima.

Inserida por Lnevoa123

⁠A cultura é para uma nação o que as mãos são para o Homem.

Inserida por ednafrigato

O domínio da cultura constitui instrumento indispensável para a participação política das massas.

Dermeval Saviani
Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2008.
Inserida por pensador

A cultura popular incorpora elementos da ideologia e da cultura dominantes que, ao se converterem em senso comum, penetram nas massas.

Dermeval Saviani
Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 2011.
Inserida por pensador

⁠Chegamos a esse ponto da nossa história sobre liberdade e cultura. Chegamos ao auge da hipocrisia, onde a massa patriota defende os valores de uma democracia unilateral. Sem embasamento seu hino, repleto de injúrias, desrespeita as verdadeiras lutas já vencidas pela nação, algumas delas com dor e sangue. Soldadinhos de cera marchando em direção ao fogo, que indubitavelmente consideram pura luz. Eles levantam uma bandeira verde e amarela, parecida com a nossa, mas seu brandir dissimina desordem e clama por retrocesso. Será esse o nosso legado? Ser uma nação homogênea? Uma sociedade esquecida da sua honra? Um povo que assola os caminhos que deveria semear? Flagelos, sentinelas, abram os olhos antes que percam a própria terra.

Inserida por jucsom

⁠Nunca deixe de lado os livros, pois somente esses lhe darão a cultura que tanto lhe fará bem.

Abel Glaser e Adriana Glaser pelo Espírito Cairbar Schutel
Velhice: fase de regeneração do espírito. Matão: Casa Editora O Clarim, 2021.
Inserida por RaphaelaB

"Muitas e muitas e muitas vezes - na maioria das vezes; em especial numa cultura como a nossa - o preço pago para ser 'um bom profissional', e, boa parte dessas vezes, conscientemente, é não ser uma boa pessoa.
É um 'negócio', que a pessoa faz. Com ela mesma. E com o mundo."

Inserida por AtilaGuimaraes

Pra vocês governantes eu desejo menos tampinhas nas costas e mais ação na cultura, saúde e educação...

Inserida por Txblacklionzion

O que possuis de mais precioso é que não existe ninguém igual a você e a cultura maior é o bem viver.

Inserida por ClaudethCamoes

Certo ou errado?
Depende da sua educação,ética, cultura e bom senso.
Quem está certo?

Inserida por renata_monteiro

⁠Até para saborear vinho e café, é necessário ter um pouco de cultura.

Inserida por Jean_Passos

⁠A cultura do negacionismo migra de negação em negação até a eleições partidárias, obrigacionistas e negacionistas...
Raphael Fehlauer.

Inserida por raphael_fehlauer_2

⁠A cultura segue o poder.

Inserida por pensador

⁠A cultura do coração exige que em todos os aspectos de nossa vida, deva existir uma filosofia de viver para o bem dos outros em amor verdadeiro.

Inserida por SunMyungMoon