Cultura

Cerca de 3796 frases e pensamentos: Cultura

Dos excluídos

A cultura dos excluídos que buscam serem vistos pela sociedade é ignorada por parte dela, e a parte citada, digere o que lhe é servido em banquetes exóticos. Depois de saciada, empurra o prato e vira o rosto.

Inserida por poetagenivalsilva

Cultura não se mede por saldo bancário, nem inteligência por status social.

Inserida por JeffersonG

Valores distintos não é só uma questão de cultura. É uma questão de opinião também.

Inserida por laizmm

Somos uma cultura inquieta de uma esfera quadrada.

Inserida por BenjaminMartins

Pseudo-nobreza e pseudo-cultura são tão desprezíveis quanto a baixeza real e a ignorância convicta.

Inserida por sihanfelix

Entra Fernando e sai Fernando e quem paga é o povo
Que pela falta de cultura vota nele de novo

Inserida por RogermenRodman

“Réus do mensalão transformaram a cultura da transgressão em prática ordinária e desonesta do poder.”

Inserida por jbsmg1

A CULTURA VEM DA SALA DE AULA, E DE UM BOM EXEMPLO FAMILIAR, JÁ A SABEDORIA VEM DE DEUS, E DA VIVÊNCIA, DO DIA A DIA.

Inserida por fahula

A corrupção está enraizada na cultura dos brasileiros. As vezes penso que seja proposital, que o próprio sistema induz a massa à ser corrupta, para que haja um círculo vicioso e todos tenham culpa e automaticamente ninguém cobre nada do sistema e vice versa.

Inserida por Jherecardoso

A corrupção é o dízimo da cultura religiosa.

Inserida por JackOlvTopSecret

Sem cultura não há sociedade, mais é frequente em vários cantos do mundo, muitas sociedades sem cultura

Inserida por AgostinhoLislau

AS ESCRITURAS NA CULTURA DE HOJE


João Pinheiro, 2009-05-05

AS ESCRITURAS NA CULTURA DE HOJE


João A. C. Pinheiro.


A forma como manifestamos exteriormente o relevo que damos às Escrituras na actual cultura evangélica através de actos da nossa vivência e testemunho cristãos parece-me algo que merece ser analisado com atenção.


Vivemos num mundo complexo de predomínio da imagem, (a televisiva, a do marketing, etc.), do som, do ritmo, e logo do espectáculo, do audio-visionável. E também dos títulos, das parangonas jornalísticas, dos flashes noticiosos de captação instantânea, ou sem grande esforço de reflexão.


É de certa forma o mundo dos sinais de que escrevia Santo Agostinho quando equacionava «as coisas e os sinais». Só que vivemos no império dos “sinais”. É uma “idolatria”, ou seja um culto da imagem.


É também a prevalência da emoção sobre a razão. Neste mundo do sensorial e do imediato em que estamos inseridos, que é uma marca da Cultura Ocidental e que hoje é planetária, não tem fronteiras, neste mundo da apreensão imediata pelos sentidos, está mergulhada a Igreja de Cristo.


E daí que verifiquemos nas nossas comunidades cristãs - observando de uma forma geral - que essa forte pressão envolvente tem carreado estilos de louvor, formas de culto, maneiras de “estar”, de “expressão gestual”, de expressão emotiva, e até mesmo de certo tipo de linguagem, marcadamente diferentes do que era o culto, o louvor, o estar na igreja de há umas décadas.


Concretamente na música foi a incorporação no louvor de um tipo de cânticos “light”, ritmado, género “canção”, apoiado por batidas ritmadas. E nas letras, por vezes, o fraseado imagístico, feito de chavões tirados dos Salmos. Os hinos clássicos de linguagem mais discursiva estão quase esquecidos.


Tudo isso enquadrado em cenários - tanto quanto é possível - com uma tendencial ascendência da imagem, da exibição, do “show”.


Salvo respeitáveis excepções!


Bom. Que tem isto a ver com as Escrituras?


Tem muito. E tem porque se corre o risco de secundarizar a vertente da reflexão interior, do raciocínio, do labor da mente, da memória.


E não há outra forma de revigorar a vida cristã interior, de marcar o nosso “estar” e “ser” na vida em Cristo, a nossa comunhão com Deus e, claro, a nossa Pregação e a Proclamação do Evangelho senão pela reflexão, pelo estudo paciente e atento da Palavra de Deus, a Bíblia, com a intervenção do Espírito de Deus paracleto. Em Col. 3:16 São Paulo tem o cuidado de escrever: «A Palavra de Cristo habite em vós abundantemente».


Além disso temos todo o interesse (espiritual) em mostrar para o exterior, de forma visível, evidente, o nosso uso da Bíblia, a prioridade que lhe damos na edificação espiritual, o papel preponderante que lhe reservamos nos cultos, e que a temos como base da Pregação, do esforço proselítico de evangelização e da acção missionária. E ao fazê-lo estamos a dar testemunho e a mandar para fora o recado de que mesmo com as precariedades da cultura envolvente - a fulgurância da imagem e a fragilidade da emoção - nós cremos que é sobretudo na reflexão e na apreensão inteligente da Palavra de Deus, da Revelação escrita de Deus, a Bíblia, que podemos crescer e amadurecer. «Bem-aventurado aquele que...tem o seu prazer na lei do Senhor e nela reflecte de dia e de noite...» Salmo 1.


Repare-se aliás em como é frequente chegarem-nos, por exemplo pela “net”, apelos à confiança em Deus, alguns de cunho evangélico, sem nenhum suporte, textual, das Escrituras. Ou relatos de conversão a Cristo só na base de uma emoção ou de uma circunstância singular, sem ser sustentada por uma referência bíblica, uma frase da Palavra de Deus. Como se esta fosse prescindível no processo de relacionamento consistente e racional com Deus. Rom 10:17; João 5 : 24; 20:31.


E mais: penso que nos compete a todos, à Igreja, disseminar com regularidade a Bíblia, inundando a Sociedade com a única fonte de conhecimento racional, do Deus que nos ama e que amamos, fonte de Vida, e de Cristo Senhor e Salvador nosso. Graças a Deus que existem os Gedeões que semeiam largamente as Escrituras!


«À lei e ao testemunho. Se não falarem desta maneira, eles jamais verão a alva». Isaías 8:20.


João A. C. Pinheiro, Abril 2009.

http://jpinheiro.blogs.sapo.pt/



[Notícia n.º 3521, inserida em 2009-05-05, lida 70 vezes.]

http://www.portalevangelico.pt/noticia.asp?id=3521

Inserida por aivalf

A sua cultura vai sempre ser a mesma, não importa quantos anos passe, quantas fases serão colocadas à sua frente, você pode mudar tudo, mas não de pessoa.

Inserida por samiinfernus

Sinto saudade de tudo o que tive e hoje já não tenho mais,
Sinto saudade de uma cultura que mudou a minha vida,
Sinto saudade de uma educação que não prega mentiras,
Sinto saudade de um lugar que mostra que o amor não é comprado pelo dinheiro,
Sinto saudade de um passado que não foi transformado para ter um futuro melhor,
Sinto saudade de mim...

Inserida por vitorgustavoduarte

Como é possível num país em que um ser-humano que é criado numa cultura em que ouve FUNK tenha a ilusão que vai passar em uma prova de ENEM?

Inserida por Marcellothadeu

Brasil cultura de raças,mistura de massa,gente alegre de graça.

Inserida por vanartcollection

Um gesto nobre, uma boa opinião, são prioridades participativas numa forma de cultura

Inserida por jadsonferreirafsa

Tem estrangeiro que dá mais valor a cultura popular brasileira que muito brasileiro.

Inserida por JaqueLima

Cultura genuína é a arte (literatura, dança, música, desenho, pinturas, cinema, a produção que envolve a mente e o corpo em harmonia, etc.) e o seu instrumento é a criatividade. Se a criatividade é o produto da cultura genuína e esta tem por condição o exercício da liberdade e da autonomia, mesmas condições necessárias para o desenvolvimento humano, então o que representa a cultura genuína e por consequência a criatividade, representa também um meio positivo no processo de desenvolvimento humano e de bem-estar.

Inserida por RodrigoHass

Nação

O Brasil é uma nação
de sotaques diferentes
isso é miscigenação
da cultura irreverente
eu aceito o teu mermão
e tu respeita o meu oxente.

Inserida por GVM