Culto
'Quando em um culto o pregador de intitula 'Apóstolo' comece a desconfiar. Se ele vive uma mentira, qual a verdade terá para ensiná-lo?"
"O culto precisa ser racional e espiritual. Seu Espírito precisa gerir através de uma mente que raciocina a obra transformadora acontecendo. Pois, senão tornamo-nos homens que escolhem qual perna é mais importante. Sendo que as duas são importantes no processo de locomoção"
A difusão da cultura do antropocentrismo nas redes sociais tem corroborado para um culto do ser humano a sua própria imagem. Sob alegação de amor próprio, mas que na verdade ostenta uma fútil necessidade do ego narcisista em ser apreciado.
Pensamentos ao Mar
Hoje ao sair do culto fui a praia ver o mar procurar um lugar tranquilo um lugar para meditar
Ao olhar as ondas me fez lembra do brilho dos teus olhos a beleza do teu sorriso o que me fez imaginar
Tão linda tão meiga tão doce uma obra tão linda que só o criador foi capaz de desenhar
Com traços tão lindos e tão perfeitos criou dona Efigenia perfeita ao seu jeito que meus olhos vieram a se encantar
Terminei minha noite orando e pedindo ao nosso bom Deus que aquele coração vinhece a guardar e sua vida abençoar.
Abençoar meus Deus está menina, tua obra mais linda que sua voz por muitas vezes veio a me acalmar e com um simples sorriso veio a me encantar.
Pergunta: O que é Gnosticismo?
Resposta: Um culto do período da Igreja Primitiva, com algumas derivações. Um ramo de particular interesse é o maniqueísmo, porque Agostinho foi originalmente um gnóstico maniqueísta por quase uma década antes de se converter ao catolicismo romano. Os gnósticos negavam o Livre-Arbítrio e afirmavam a Depravação Total Intensiva, o Pecado Original e o Determinismo. Eles também usaram a palavra ELEITOS para denotar os mestres, em contraste com os OUVINTES. Mais tarde, após a conversão, o ex-gnóstico, Agostinho, coincidentemente DESCOBRIU um forte DETERMINISMO nas Escrituras.
O culto que mais gera impacto na sociedade é aquele que você presta quando a reunião do templo termina.
O culto não é apenas aquele curto período de tempo no templo, mas o testemunho que você dá na vida todos os dias.
Quem sai murmurando que não gostou do culto, ainda não entendeu que o culto não é para homens, mas para Deus.
(Salmos 95.6-7)
P a í s
+Um país será belo,
+Se mãos construírem beleza;
+U m país será culto,
+Se mentes criarem cultura;
+Um país será próspero,
+Se corações desejarem prosperidade;
+Mas um país será vazio...
+Se todos o abandonarem.
A igreja hodierna tem se afastado do real sentido de culto racional, histerias misturada com emocionalismo barato e cheio esquisitice. Que possamos voltar a luz das Escrituras Sagradas.
PAÍSES
Um país será culto,
se mãos criarem cultura;
Um país será belo,
se mãos construírem beleza;
Um país será próspero,
se mãos baixarem impostos;
E um país será vazio,
se mentes o abandonarem.
Só haverá Avivamento comunitário e pessoal quando a Palavra de Deus for o centro do culto e das nossas vidas. O resto é manipulação e emocionalismo fabricado pelos charlatães gospels.
Eu vejo algumas pessoas profundamente religiosas que vivem na igreja (ou outros locais de culto) e que seguem rigorosamente todos os rituais doutrinários da sua religião (muitas vezes sem compreender completamente o significado, ou real necessidade, de tais rituais).
Mas que, no ambiente de trabalho, não cooperam com os colegas; patrões que não reconhecem efetivamente seus colaboradores; líderes que competem e humilham a equipe; colaboradores com atitudes desmotivadoras e fofocas, prejudicando assim o bom funcionamento da empresa onde todos dependem dela.
Na rua, demonstram intolerância com desconhecidos ou vizinhos; adotam uma postura agressiva, egoísta e inconsequente ao volante. Em casa são folgados e acomodados na relação com seus cônjuges ou outros familiares; não dedicam tempo suficiente aos filhos nem os educam adequadamente; não contribuem para as responsabilidades domésticas necessárias para o bom convívio.
Com os amigos, revelam-se invejosos ou falsos; com clientes, demonstram ganância ou negligência; com fornecedores e prestadores de serviços, agem de maneira mesquinha ou desonesta; e, com atendentes, são autoritários e mal-educados.
Nas redes sociais, projetam uma imagem aparentemente perfeita, mas na vida real não correspondem àquilo que mostram ou à forma como se veem.
A religião e a doutrina não promovem, por si só, uma transformação nas pessoas. Os rituais muitas vezes se tornam ações automáticas, realizadas por repetição, sem um verdadeiro entendimento ou critério.
Se a conversão não partir de um processo interno, não será genuína, e qualquer esforço externo será inútil.
Os frutos dizem tudo sobre a árvore e são mais essenciais do que os dons. Pois os dons podem ser simulados e até o diabo consegue reproduzir. Dons sem frutos são comparáveis a bolhas de sabão: atraentes e brilhantes à primeira vista, mas frágeis e efêmeros, desaparecendo com um simples sopro.
A religiosidade faz com que os olhos, corações e mãos se fechem. Em excesso, ela esfria as pessoas. Alguns chegam ao extremo de cometer atos violentos em nome de um deus, considerando isso como fé.
Se o entendimento não fosse crucial, Jesus teria limitado seu ministério somente à cura, no entanto, sua ênfase na instrução evidencia a importância do conhecimento. Não foi por acaso que seus maiores e principais ensinamentos foram direcionados aos religiosos, que cegos, até hoje permanecem sem ver.
O púlpito não é palanque. O culto não é comício. A Igreja não é sede de partido político. Jesus não é cabo eleitoral de nenhum candidato. A Bíblia não é 'santinho' de nenhum candidato. E seu pastor não pode te persuadir a votar no candidato da preferência dele.
Quando dizem que o culto foi maravilhoso me acende um sinal de alerta, pois quem tem que achar que o culto foi bom ou não é quem recebe e não quem oferece. Concorda?
Orientações Para o Culto
1) ASSIDUIDADE. Nunca perca o culto a menos que seja absolutamente necessário. O pastor de George Washington disse a respeito dele: “Nenhuma companhia jamais o impediu de ir à igreja”.
2) PONTUALIDADE. Correr para a igreja no último minuto não conduz à adoração verdadeira.
3) ESFERA FAMILIAR. O culto da igreja não é uma convenção em que uma família deve meramente enviar um delegado.
4) PRONTIDÃO. Deixe os bancos traseiros para aqueles que podem vir depois, visitantes, mães com filhos.
5) DEVOÇÃO. A igreja não é um teatro ou lugar de diversão ou a cozinha da sua casa. Você vai para adorar a Deus, não para bater papo, descansar ou dormir. A casa de Deus merece nossa máxima reverência.
6) VISITANTES. Se eles não tiverem nenhuma Bíblia ou hinário, compartilhe o seu com eles. Cante! Junte-se ao culto! Não fique apenas sentado!
7) CONVIDADOS. Trate-os com a mesma cortesia que você faria se eles visitassem sua casa.
8) MORDOMIA CRISTÃ. Deus ama quem dá com alegria. De graça recebestes.
9) DESPEDIDA. Após a bênção não saia como se a igreja estivesse pegando fogo. Cumprimente e seja cumprimentado. Seja simpático.
10) IMPERFEIÇÃO. Conscientize-se de que a Igreja é imperfeita. Quão solitário você se sentiria em uma igreja perfeita.
Pense nisso e ótimo culto no domingo!
No Amor do Abba Pater, Marcelo Rissma.