Culpa

Cerca de 4164 frases e pensamentos: Culpa

“A culpa é do coelho por não ter esperado a tartaruga.”

⁠Todo o ato repressivo é uma declaração de culpa.

-O Amor não trai nunca, o amor é sincero, infinito e sem culpa.

Impõe a culpa e julga a sua memória como sendo defeituosa, sem sequer a ter treinado.

⁠O Injusto Culpa o Justo Por Tudo.

O sentimento de culpa é o grande ato falho da responsabilidade.

A Culpa Não É Da Inveja Alheia

Culpa é um sentimento, e responsabilidade é uma ação.

Inserida por renatogaia

Essa é nova
você diz que lamenta
Que não foi sua culpa
me enganar
Entro em drama
faço a maior cena
Tudo isso por achar que sabia amar
Só que a culpa não é minha.
Agora que eu entendi
Vou me purificar
de tudo que há de você
em mim
Vou me arriscar
na vida como nunca fiz
Vou amar outra vez
e talvez de novo me arrepender
mas a graça da vida estar
em sempre tentar
se purificar...

Inserida por PattyAmy

Rendimento Abaixo da Média
De quem é a culpa?
É do professor? É dos alunos? É dos encarregados de educação? É da comunidade? Ou é do Governo?
Bem, a primeira análise parece ser do professor. Será?
A verdade é que o nosso ensino, ou seja, o processo de ensino - aprendizagem é feito com muitos problemas, mas problemas sérios! (refiro-me pelo menos no meu município - Bibala).
Para começar:
- nas primeiras semana de aula os alunos não aparecem à Escola!
- faltam frequentemente e, não se preocupam em procurar um colega para passar a matéria.
- quando assistem as aulas preocupam-se apenas em passar a matéria, quero dizer, em escrever ou copiar sem sequer analisar o conteúdo.
- nas aulas o professor faz algumas perguntas e os alunos não respondem.
- no fim da aula o professor procura saber se há alguma dúvida mas os alunos não respondem e se responderem é não.
- os alunos não se preocupam com a pontualidade, atrasam constantemente.
- os alunos não fazem as tarefas para casa que o professor manda.
Esta é uma série de questões que reparei aos alunos do ensino de adulto, embora haja entre eles alguns bons.
Quanto aos encarregados de educação, não existem! Porque, pelo menos na escola ou na comunidade em que lecciono, quem faz as matrículas, quem justifica as faltas, quem vê a pauta, … etc., são os próprios alunos. E até, se calhar muitos pais não sabem quem são os professores de seus educandos, que classe os seus filhos estão a fazer, quem é o director da escola, etc.
Mas também vejo a culpa nos professores que perderam o valor de mandar chamar os encarregados de educação sempre que os alunos cometem ou mesmo sempre que for necessário. “Cada um é cada um, Deus para todos”. É graça que a Direcção da escola convoca os pais no princípio do ano lectivo para tratarem de algumas questões.
E, actualmente, vejo que a moda é a escola lamentar dificuldades financeiras, para depois concluírem numa contribuição monetária periódica para a escola. Já que alegam falta de recursos para a manutenção da própria escola. Bom motivo mas a solução não é boa. O pior de tudo é que o não cumprimento deste acordo escola – encarregados, a sanção recai para os educandos que serão expulsos das aulas, que verão os seus direitos violados.
Mas, de contribuição na minha escola não é tudo. A escola não tem iluminação suficiente para os alunos estudarem, pois a energia no nosso município é muito fraca e com muita alternancia. Assunto que motivou a escola a exigir dos alunos uma quantia monetária para adquirirem um gerador para o ensino noturno. Conseguido o gerador, as contibuições naqueles alunos (noturnos) não pararam, pioraram, tornando-se constante, para alimentar o mesmo gerador de combustível, até quando tiverem de mudar de escola ou desistir.
É triste! Na última reunião em que participei como encarregado de educação aumentou-se, lamentávelmente, mais uma contribuição, para o pagamento do pessoal eventual que a escola contratou (guardas e empregadas de limpeza), alegando um número insuficiente de operários não qualificados.
Aos professores, aconselho a serem mais sérios, terem a noção de que quando se faz uma avaliação da turma é normal houver positivas e negativas. Na minha escola há professor que quando vejam que a turma saiu-se mal na sua prova, quer dizer, quando há muita negativa na disciplina a qual lecciona, repetem a prova. Não concordo! se o aluno tiver 0, 5, 9 ou 20 valores deve manter! porquê repitir? Será que a matéria avaliada não foi dada à turma? Se não, não devia avaliar. Ou afinal é um jogo de sorte ou azar? Portanto, se quizermos ajudar os nossos alunos, podemos submeté-los à outra prova, mas é para depois achar a Média Aritmética das notas. E, não eliminarmos a nota baixa para considerarmos a maior nota. Assim, conheremos o verdadeiro rendimento dos alunos e da turma.
Para continuar:
Os alunos na sua maioria não trabalham, são membros de famílias com poucos rendimentos, se estudam é por grandes sacrifícios, acredito. Então é normal o aluno não possuir algum valor para contribuir. Anormal é ruar o aluno das aulas por isso e, até é pecado. Como é que amanha esse aluno terá um bom redimento? Se não assiste ou não termina todas as aulas, para não falar de prova.
Portanto, são muitos os factores que contribuem para o rendimento baixo, principalmente a falta de sequencia regular das aulas, porque nem sempre temos ou iluminação boa, ou combustível para o gerador.
Esta é uma reflexão que faço, tanto como professor, como encarregado de educação, como membro da comunidade ao ensino nocturno. Experiência vista e consentida na escola 59 depois da 54 - Lucira. E espero que seja motivo para melhoria do nosso ensino-aprendizagem.
Antes de terminar gostaria de aconselhar que:
1. os alunos não deve pagar pelas falhas administrativas.
2. Os professores não devem ser avaliados só por baixo rendimento de seus alunos.
3. As escolas devem colaborar com as igrejas, com a família e outras organizações sociais para boa educação dos alunos.
4. As famílias devem interessar-se mais na aprendizagem dos seus educandos colaborando com os professores.
5. Os professores devem ser mais sérios no seu trabalho.
Resposta: a culpa é colectiva, falta de empenho de todos. Os professores têm pouco amor à profissão e alguns sem requisitos e dom; os alunos têm pouco interesse ao ensino, querem ser formados sem esforço; a comunidade não quer saber de nada; o governo não está preocupado com as condições práticas e actuais.

Inserida por Cabinda

Nossas cabeças não trabalham da mesma forma, voce até pode botar a culpa em mim, mas eu sei que não vamos chegar em lugar algum. Sempre soube que estava faltando alguma coisa,tinha alguma coisa errada, voce até pode dizer que eu errei, mas se errei foi por um motivo, e não me arrependo de nada. Voce não é a mesma, diferente de mim, seu olhar não é mais o mesmo, voce parece estar atuando, não é sincera, verdadeira, eu até poderia te culpar, mas eu sei que não é uma escolha realmente sua, e sei que um dia ainda nossos verdadeiros olhares vão se encontrar denovo,mas vou ser sincero com voce: se teve algum começo, então esse foi o fim, não ache que eu desisti, ao contrário, percebi que não existia nada para se desistir, nosso amor platônico nunca existiu, voce não existia, eu criei uma pessoa perfeita, voce era um sonho meu, pena que esse sonho não era realidade, te considerava muito, mas não tenho mais motivos para tanto, voce não mereçe minha lembrança, mas acho que nunca vou esquecer, já passei várias vezes por isso e sei que ainda vou passar por muito mais, vou ser forte, vou me acostumar, mas esquecer jamais, minha vida não tem importancia para o mundo, mas para o mundo de alguem ainda espero que eu tenha alguma importancia, poderia ser a sua, mas vejo que é uma utopia minha, sempre achei estar chegando perto do meu horizonte, meu objetivo, mas vejo que nunca vou chegar lá, não sou pessimista, sou realista. Espero a sua felicidade arduamente, mas não a espero do meu lado, pois não quero sofrer e nem fazer voce sofrer, sei que se eu me jogar não vai existir ninguem para me salvar, maior a expectativa, maior a queda, prefiro não arriscar meus sentimentos num rumo que não tem mais volta, minha vida não tem sentido mais, admito que nunca realmente teve, não era um sentido, mas sim um vício, de olhar nos teus olhos e os seus retornarem aos meus, o tempo simplesmente era outro, mas não sinto isso mais, o clima não é mais o mesmo, por voce eu mudei minha cabeça, ainda não sei se realmente valeu a pena, espero que sim, espero não ter perdido meu tempo a toa, espero que tenha sido uma lição para mim, espero que voce nunca esqueça de mim, uma questão de tempo crucial que pode mudar tudo de um dia para outro, a cada dia que passa meus valores éticos e morais mudam drásticamente, pode ser que amanha tudo o que estou escrevendo não faça sentindo, mas não me importo, pois afinal
ENFIM
FIM

Inserida por mrgattax

eeu não tenho culpa de te AMAR !!

Inserida por fannewhinter

Quando não optarmos mais pela dor,
pelo medo ou pela culpa,
O amor (Finalmente) será o nosso estado natural.

Inserida por meninanina

Então dizer que quem errou só para a culpa não pesar
Então compreender que as atitudes podem vir quando menos esperar
Pode esperar é muito difícil mas tudo isso irá mudar pode acreditar, acreditar

Inserida por rrfelix

Culpa de ninguém nem de nada, só da vida. O tempo passa e nos torna cada vez mais adequados a ele.

Inserida por stephaniebritto

Todos os olhos miram minha cabeça
Atirando seus sentimentos de culpa
Apenas posso continuar a estrada
Ultrapassando barreiras, quebrando raios solares
Preparado para luta, preparado para a morte
Suas palavras sempre pesam em minha cabeça

Continuo gritando em silencio
Para que ninguém fique preocupado
Continuo a fingir que tudo esta bem
Ainda me iludo pensando que você volta
Ainda escrevo olhando suas fotos
Continuo esses traços de loucura
Uma pequena lucidez branqueia a tempestade

Inserida por BiwOzzy

12-É absolutamente imoral infundir culpa à crianças e adolescentes em razão de seus pensamentos, palavras ou brincadeiras instigados pela natureza. A eroticidade intrínseca da criança e a sexualidade incipiente do adolescente precisam ser ternamente orientadas, jamais submetidas à cruel repressão do moralismo supersticioso. 15/11/10

Inserida por Nikolas-Panagiotis

Eu quero mais é me apaixonar sem limites, sem jogos, sem culpa.

Inserida por rodrigomattos

"Uma coisa é certa: os homens não prestam, e as mulheres tem 90% de culpa nisso."

Inserida por Tomfreire

Um quarto de CULPA

Persigo as pessoas para me livrar daquele sentimento de que estou sendo vigiada. Neurose de plástico.

Eu não faria comigo o que faço com você.

Tu escondes porque sabes que és capaz de fazer a maior atrocidade do mundo.

... e você se assombra com teu próprio medo..

Inserida por gabriellagilmore