Culpa

Cerca de 4164 frases e pensamentos: Culpa

⁠A culpa é diferente da vergonha. Tem um peso diferente. A vergonha pesa sobre os ossos, de uma forma muito insinuante, transformando-os em uma geleia densa e salgada. A culpa, porém, é rápida, quente e prateada, e flui através de você com o pulso regular e medido de uma corrente elétrica, animando tudo dentro de você a fazer algo, qualquer coisa, para fazer o choque parar.

⁠Muitos autos e baixos acontecerão na minha vida, as vezes por minha própria culpa, mas sempre Deus me colocou no caminho certo, abrindo portas que eu mesmo nunca esperava e nem acreditava.
Hoje estou escrevendo este texto, porque por fora estou mantendo o meu personagem de forte, trabalhador, proativo e inteligente, mas por dentro estou todo destroçado, moído, quebrado.
E não tenho amigos que possa contar, familiares e nem mesmo uma paixão ou namorada que possa ao menos me dar um colo.
Tem uma frase icônica e ninguém dá atenção, mas é a pura verdade, ela que diz "Não é porque você é forte, que é imune a dor e não se magoa."
Estou muito triste e decepcionado com as pessoas de hoje. E não adianta falar que não deve esperar nada das pessoas, mas fomos feitos para se relacionar , sentir, amar.
Mas tenho fé que um dia isso vai passar, como em outras vezes, e serei feliz com amor Deus.

⁠Eu sei

Ei, você tem que parar de achar que o mundo te detesta. Não é culpa sua das coisas darem errado, elas são como são. Nem tudo é um mar de rosas e tá tudo bem. Sei que não faz por querer, somos seres humanos cobertos de falhas, e tem momentos que as nossas forças se esgotam.
Eu sei que está segurando o choro, com medo de tudo desmoronar. Eu sei que seu coração está apertado, com uma dor aguda tão forte que a qualquer momento parece que tudo vai explodir.
Eu sei que se cobra diariamente, esperando um dia se encontrar de verdade. Sei que vive se comparando com os outros, simplesmente para se sentir aceito.
Eu sei que está machucado, sei que tá doendo.
E sabe por que eu sei? Porque também me sinto assim. Ninguém está isento do sofrimento. Todos nós carregamos medos e culpas.
Existem dias de luta e dias de glória, mas só você pode decidir como reagir a eles.
E tá tudo bem se sentir confuso, você não precisa carregar o mundo nas costas.
Respeite o seu processo, isso tudo vai passar!

⁠O sentimento de culpa desapareceu?

Vocês sabem quê a culpa de tudo é do capitalismo né? Ta na cara, pelo amor de deus.⁠

Não coloquem culpa no carnaval ou qualquer outro tipo de festa eles não destrói relacionamentos só mostra se é verdadeiro ou não

olha, não tenho culpa de gostar de você,
meu coração é traiçoeiro fez me causar esta dor,
cada dia apaixonado
precisando do seu amor.

Quando o vento apaga a chama da vela, a culpa não é do vento, mas de quem não fechou a janela.

A culpa também pode ser uma desculpa para não fazer o que se deve. Reconhecer a culpa, até certo ponto, é válido, contudo, corrigir o erro, refazer o prejuízo, é mais importante. Não existe batalha perdida, lutas sem objetivos. Mesmo perdendo, você sai ganhando. Mesmo quando você abaixa a cabeça e sente que está tudo perdido, lembre-se que é assim que os mestres, na cultura oriental, cumprimentam seus alunos. Não é porque você virou as costas, que você deixou de lutar. Reconhecer o erro é aprendizado, é evolução. Voltar atrás é a oportunidade de fazer de novo, com nova experiência. Ciente que o caminho da vitória é a dedicação e a certeza que você é capaz de conquistar tudo que está reservado para você. Da próxima vez que sentir-se derrotado, não se culpe. Não culpe seu adversário e não se faça de vítima. Pare e analise onde errou e aprenda com seus erros, refaça sua trajetória e busque seu caminho.

Se você machucou-se com o espinho da rosa, lembre-se que a rosa não tem culpa nenhuma na história.

É muita responsabilidade, pressão, sentimento de culpa e de fracasso, e um sentimento frequente... Tristeza. Às vezes eu me pego pensando na minha vida e em tudo que eu já passei e vivi, não foram aquelas histórias que geralmente se passa no cinema, mas serviram como um aprendizado, e/ou até vários. Uma sensação de solidão e nostalgia, uma saudade da minha infância porque era nessa época que eu não sabia de nada e podia errar bastante que ninguém iria em julgar, simplesmente iriam rir das minhas travessuras. Solidão por sempre me sentir só, sempre procurando um carinho, um abraço, um colo para chorar um pouco as dores de uma solidão. Eu já me acostumei a viver com ela, mas tem dias que ela tende a querer a aparecer e machuca mais, me atormenta por vários dias. E como rotina, coloco um sorriso no rosto como se nada tivesse acontecido. A cada dia procuro um motivo para continuar sorrindo, e os outros acreditando que eu vivo sorrindo porque é bom. Eu não tenho do que reclamar, eu tenho tudo que eu quero, em relação a coisas matérias, mas nenhum dinheiro do mundo compra um carinho, um abraço apertado, e até uma palavra de conforto, vindo de alguém que realmente se importa com você.

Se sua empresa não está vendendo, pare de colocar a culpa na economia e comece a fazer alguma coisa pela sua empresa.

Sei que não justifica, mas é tudo culpa do amor. Quando te trato mal, quando brigo por ciúmes, quando me calo. É tudo culpa do medo de te perder, quando não consigo segurar a lágrima, quando repito que te amo mais de uma vez, quando começo a falar sem parar sobre a gente. Sei que não posso passar a vida te pedindo desculpas. Sei que tenho que me livrar das minhas amarras, trancar meus bloqueios e a insegurança em uma gaveta e jogar a chave fora. Mas sei também que sozinha eu não consigo. Queria te dizer que procuro sinais em tudo o que me diz e faz pela gente. Preciso te dizer que eu me alimento das suas palavras, mas só as suas atitudes me dão o que preciso. Fazia tempo que não me sentia plena e realizada. Você sem saber tem me ensinado muitas coisas, tem me ensinado a ser menos egoísta, mais madura, mais mulher. Te agradeço pela paciência, por aguentar quando choro por nada, e quando começo a falar de tudo. Confesso que sou complicada, ciumenta e difícil de lidar. Confesso que tenho medo de estragar tudo com o meu jeito meio sentimental, meio impulsivo. Mas o que eu posso te prometer é que eu vou estar sempre aqui, mesmo quando o seu humor ácido me magoar; mesmo quando os dias forem difíceis; mesmo depois dos desentendimentos. Não posso te prometer que serei a melhor mulher do mundo, mas posso jurar que diante as dificuldades continuarei te olhando com afeto; que todos os dias cuidarei para que o nosso amor cresça e crie raízes; que nunca vou esquecer dos motivos pelo qual me apaixonei por você. Prometo ter maturidade para entender que o amor não é cor-de-rosa como nos filmes da Disney. Prometo ter sabedoria para entender que só se constrói um relacionamento quando se está disposto a ser tolerante com os erros, o jeito e os defeitos do outro. Prometo ser paciente quando discordarmos em algum assunto, quando discutirmos por ciúmes e quando brigarmos pela falta de jeito do outro. Prometo lembrar que dias difíceis fazem parte da rotina de um casal; prometo lutar para que esses dias passem rápido, e prometo também, aprender com cada erro nosso. Prometo que quando os dias bons chegarem, lembrarei que cada obstáculo vencido valeu a pena. E se você me prometer ficar ao meu lado, segurar minha mão e lutar pelo o nosso amor, então serei ainda mais feliz.

Me apaixonei !Culpa do seu olhar, que me prendeu a você.

No amor perdido, não chore, não lamente-se, não se faça de vítima. Se a culpa foi sua, corrija-a! Se não for esqueça. Leve esta experiência para um novo amor.

Se te ofertarem defeitos; absorves a culpa
Se te humilharem;demonstras a segurança
Se te presentearam a estupidez; perdoa teu inimigos
Se te cercarem com a ira; desarme sua guarda
Se te envolverem em mentiras; de ouvidos à verdade
Se te enganarem; empreendas o esclarecimento
Se a fatalidade te abraçar; absorvas a resignação
Se o auxílio bater em tua porta; retribua sem esperar retorno
Se a esperança for teu refúgio; não percas a fé
Se te rodearem de bajulações; se apegue à humildade
Se tua palavra for decisiva; de a cada um o que de direito
Se és firme diante da tempestade; acredite na bonança
Se és certeiro nos atos; aumentarás a auto-estima
Se és amoroso e fraterno; distribua a quem precisa
Se és levado pelo livre-arbítrio; arcarás com as consequências
Dentro da lei causa e efeito, és apenas um passageiro
nesta nave chamada terra, chamado a semear
o amor mesmo em terras áridas.

Hoje eu queria falar de pressa, da urgência que temos das coisas e de culpa – culpa por não querer protelar as emoções. Na verdade, nesse momento, quero me ater ao discurso sobre o amor, ou melhor, à urgência que temos de amar, sem nos preocuparmos com julgamentos. De tanto amar errado, percebi que estamos muito mal acostumados com os padrões. Por exemplo: se conhecemos alguém, e em menos de 24 horas sentimos vontade de casar com essa pessoa, nos culpamos, pois aprendemos que mostrar interesse rápido por alguém nos faz perder o respeito do outro, nos faz parecer franzinos. Se nos encantamos no primeiro encontro, e saímos por aí divulgando isso aos quatro cantos, com um sorriso de fora a fora no rosto, somos precipitados, imaturos, iludidos. E é sempre assim: para a grande maioria, relacionamento só dá certo se um dos dois se faz de difícil. Teorias que não passam de teorias, apenas.
Não tenho tido muita paciência para ficar na fila do “mais do mesmo”. Talvez por isso tenho pedido menos conselhos, lido menos livros de autoajuda e me comparado menos com os outros. Levantei a bandeira, joguei a toalha, entreguei as cartas, saí fora dessa redoma que acha que felicidade é produto, que pode ser fabricada, que tem fórmula pronta – fórmula da indiferença, da cara feia, do nariz empinado.
Queria muito entender porque damos tanta importância ao que os outros pensam. Isso é cultural, eu sei. Vivi assim por anos. O que me intriga é ver essa seita com milhares de seguidores fiéis – milhares de pessoas que deixam de dizer ‘eu te amo’ porque isso só se pode dizer com o passar do tempo. Acho isso tão cruel: abafar felicidade. Acredito piamente que temos mais é que dizer as coisas no momento em que estamos sentindo. Sufocar emoção dói, angustia, nos traz um falso ar de superioridade – eu disse ‘falso ar de superioridade`. Deixar de dizer o que se sente não faz ninguém mais forte. Não existem argumentos para essa defesa. O problema é que pensar assim, sozinho, é complicado. Se o outro não entende e prefere dar valor a quem se faz de difícil, a quem deixa o ‘eu te amo’ entalado por tempos na garganta, é natural que você balance, titubei, chore, perca forças…Mas uma coisa é certa:nada dói mais que mentir pra si mesmo.

Me desculpa
Não foi minha culpa
Em todas minhas investidas
Você sempre se mostrou oculta

Fugir sempre foi o melhor para você
Agora foge só, com seu orgulho
De ti não quero mais saber
Ache sua cura no entulho .

Tem que se livrar do seu medo. Livre-se da culpa. Livre-se de tudo o que foi e concentre-se no que é.

Preste atenção em mim, sou o teu amigo, mas sem culpa de ter se apaixonado por você;
Olha pra mim para esse pobre romântico que tenta lhe oferecer a felicidade;
E eu nunca quis te confundir, pois acho que fiz você não entender direito;