Culpa
O mundo não aceita o diferente. Mesmo os que pregam a diversidade carregam a culpa de não aceitar que os outros não queiram lidar com o diferente como eles querem que todos aceitem.
Eu nasci diferente. Diferente na alma, no pensamento, no coração. Diziam que tinham me trocado na maternidade por querer coisas diferentes do resto da família.
Fui atrás do diferente porque era o natural para mim, mas diziam que eu queria aparecer. Escolhi um curso diferente dos amigos, estudei instrumentos musicais diferentes da maioria.
Não queria ser médica, advogada nem professora. Queria ser juíza de futebol e acabei na psicologia, uma profissão que enxerga o diferente.
Sempre fui diferente. Nunca me deixaram. Era imprescindível que me encaixasse nos modelos sociais, pois uma menina na minha época não tinha direito de ser diferente. Aprendi que não era legal ser diferente e perdi metade da vida buscando ser igual aos outros.
Querendo comer o que todos comem, vestir o que todos vestem, fazer o que todos fazem. Ao mesmo tempo, algo me pressionava o peito para que eu não matasse o diferente dentro de mim.
Uma luta eterna entre aceitar o que eu era e fazer o que os outros queriam. Ainda hoje essa luta existe. Silenciosa mas voraz, íntima mas reverberante. Vivo um conflito constante, ser o que sou ou ser o que o mundo quer que eu seja.
Assim eu sigo, equilibrando o primitivo e o sociável dentro de mim. Até já acostumei, e quanto menos penso nisso, mais eu morro por dentro. Oras, não é isso mesmo o que a sociedade quer? Mais pessoas seguindo as ditaduras, menos seres pensantes?
Texto pensado por Marina Rotty, numa tarde de verão qualquer…
Agir com o coração não nos isenta dos erros, mas nos livra da culpa de não ter sido leais conosco mesmos.
Liberdade
Todo aquele que se torna livre é por que reconheceu que era um escravo ,parou de culpar os outros pelos seus não feitos e reconheceu em si mesmo o seu
próprio capataz lhe açoitando diariamente tirando-lhe a liberdade .
A sociedade moderna se baseia na regra do MCJ
Motivo, Culpa,Juízo.
Quando as pessoas encontram um motivo, elas a apontam a culpa, e quando encontram a culpa,perdem o juízo.
Somos uma das poucas, senão a única sociedade que põe a culpa da morte na quimioterapia e não no câncer.
A mentira pensada inicialmente resulta num sentimento de culpa e vergonha. Mas mentir de maneira constante se torna "normal" na vida de uma pessoa, fazendo disso só mais uma característica do seu caráter.
A Flor e Eu
Estou só, na companhia de uma flor,
e posso com fidelidade, sem culpa confessar
que suas pétalas acariciaram meu ser
Enquanto, seu perfume diluía a minha dor.
Sinto que ela pode me ouvir, e sem rancor,
mesmo sendo meiga e inanimada
Contei dos meus lamentos sobre o amor
e os desabafos de minha infância roubada.
Também solitária, caída ao chão
Ali mesmo, compartilhamos os nossos medos.
E só por uma noite ela foi
a guardiã mais sincera dos meus segredos.
Dividimos sem preconceito algum
as marcas que nos foram deixadas
As cicatrizes que o tempo não levou
e a vida renovou com suas garras.
Queria que esta flor rosada,
não sofresse a ação do tempo.
Nem, que perdesse sua forma
ou caísse, ao ser violentada pelo vento.
Assim como ela, eu choro
não por covardia, nem por falsidade,
Choro, por ter tido a alma ferida,
choro também por sentir saudade.
Também tive algumas pétalas arrancadas,
por puro prazer, de quem sente ao nos fazer maldade.
Seja a flor que você nasceu para ser, não se torne um cacto por medo de tomar um pisão. A culpa dessa crueldade não é da sua delicadeza e sim da falta de luz daquele que tenta ofuscar a sua beleza.
Visão turva, confusão, chuva
Gata, me ajuda a amenizar a culpa
Eles querem te botar um chip
Por onde você ouve a música
Então proteja bem a nuca
Independentemente de como você se sinta em relação ao seu amigo, o que aconteceu com ele não é culpa sua. Você não é responsável pelas decisões que ele tomou.
"Entenda uma coisa, a culpa sempre será sua, se não deu certo foi porque você não quis, foi porque você não deu o seu melhor, bora parar de culpar as pessoas, os meios, e os fins".
Faça as perguntas que precisa fazer, admita sem culpa o que você não entende e trabalhe para aprender o mais rápido possível aquilo que precisa aprender.
Para se conseguir dizer não para alguém basta gostar mais de você, sentir menos culpaS e ter mais coragem para agir a favor de si mesmo.