Culpa
Enquanto uma pessoa que possui locus de controle externo culpa terceiros pelos seus dilemas e mazelas, aguardando mais passivamente por uma possível solução, as pessoas que possuem locus de controle interno tendem a perguntar-se “e o que eu posso fazer diante dessa situação”, tornando-as mais proativas.
Cada vez mais
Cada vez mais a languidez que seu sorriso me tras
No olhar de uma dama a culpa um rapais
Cada vez mais deleitarme em seus lábios
a ternura da tua pele regozejo lamuirias perdidas em outrora.
Cada vez mais sem depreender por que te quero cada vez mais.
"Quando um filho humilha o seu pai, o pai tem culpa. Ele não viu a tempo os defeitos da sua criatura"
"Não sou hipócrita por ser contente eterna! A culpa de minha felicidade é por ter nascido com o dom de disfarçar a tristeza..."
Quando ficar velho, e olhar o que passou
A noite vem a culpa por tudo o que aceitou
Vai sentir o peso por não ter nada mudado
Vai se envergonhar por não ter nunca lutado
Se você sabe que errou e poderia ter evitado, não transfira a sua culpa, reconheça a sua falha e aceite as consequências, mas não aumente a gravidade do seu ato se omitindo de pedir desculpas a quem você ofendeu. Trabalhe arduamente de sol a sol para se redimir. Em suma, procure de todas as formas pagar a sua dívida, mesmo sabendo que poderá não ser perdoado.
Não tenho culpa se você não entende meu silêncio como resposta.
Uma lágrima, não é tão leve quanto pensamos. Da mesma forma, só sabe o peso da cruz quem está carregando ela.
Ah! Agosto porque você não muda, passa ano e mais ano és agosto do desgosto... Mas quem dera a culpa fosse somente sua.
Às vezes eu me irrito e durmo triste porque nem tudo colabora a nosso favor. Dá uma vontade de culpar o destino e desistir. Mas, no outro dia, desperto feliz, pois a saudade me lembra tudo o que você significa para mim. Meu coração te respira e se enche de vida. É como uma força maior que conspira para que este amor só cresça, dia após dia.
— Jucelya McAllister.
A culpa é da felicidade
Dela, sim, culpada
A vida com ela é a melhor
E quando ela não volta
A gente perde o norte
Não sabe se procura
Não consegue ficar só
E encontra noutras fontes
O consolo emergencial
Mas aquele raio de sol
Tão lindo, iluminado e quente
Não se encontra em qualquer fresta
Por que temos de pagar por erros de outros...ninguém tem culpa de você escolhe a pessoa errada, e por pensar que todos são iguais, você acaba machucando outra pessoa uma pessoa que te manda mensagem todos os dias, que se importa com você, que tenta falar com você direto só para não deixa-lá sozinha, e você o jogo no fundo, fazendo com que ele acabe duvidando de si mesmo, pensando que se realmente vale alguma coisa ele ser um cara legal, carinhoso, gentil, a cada risada que você dava pelas imagens, frases, fotos que ele mandava, mais ele se achava inútil e desistir de tentar achar alguém, será que ele merecia aquilo, será que você o via de verdade se via não parecia, pós ele estava lá por você querendo ve-lá bem, ele chegou a quebrar a mente dele, o sentimento de tristeza para falar com você mas, tudo foi em vão, então aos poucos ele foi desistindo de você até então vê que você nem se importava com ele, então ele desistiu de tudo, parou de acreditar em amor, de acreditar que exista uma mulher que vai varolizar ele, então veja o que você faz por que pode está perdendo um homem que realmente fez algo por você, pessoas boas nunca foram mas até que passam por tanta decepção, hoje será que ele ainda é bom ou ficou mal...
O fenômeno da culpa e do arrependimento é ali [na Bíblia] descrito com várias metáforas. Primeira: a metáfora policial. O pecador pega horror de si mesmo e, envergonhado, se esconde do olhar da autoridade. É o caso de Caim, no Gênesis. Segunda: a metáfora judiciária. O pecador é o réu que, perante o tribunal, admite sua culpa e pede clemência. Terceira: a metáfora médica: o pecador é o doente que exibe suas feridas ao médico, em busca de uma cura. Quarta: a metáfora paterna. O pecador é o filho que desperdiça o dinheiro do pai e ao voltar, arrependido, recebe mais presentes ainda (o Filho Pródigo). Quinta: a metáfora matrimonial. O pecador é a mulher adúltera que se refugia em Deus contra a ira da multidão. Evidentemente, o arrependimento, a confissão e a absolvição têm todas essas dimensões e muitas mais. Por que a Bíblia usa várias metáforas diferentes? Precisamente porque nenhuma delas é nem pode ser a descrição exata e literal de um mistério.
Me desculpa
Não foi minha culpa
Em todas minhas investidas
Você sempre se mostrou oculta
Fugir sempre foi o melhor para você
Agora foge só, com seu orgulho
De ti não quero mais saber
Ache sua cura no entulho .
Burradas existem, e todos cometem. O fato é que você não pode mudar acontecimentos com culpa e arrependimentos, mas sim com mudanças e atitudes.