Culpa

Cerca de 4172 frases e pensamentos: Culpa

Ela cresceu ouvindo que deveria ser cuidadosa, se vestir de modo conservador, agir como uma "mocinha". Que era responsabilidade dela evitar lugares, horários e pessoas perigosas. Que a culpa era dela por não perceber isso e não evitar.

Cho Nam-Joo
Kim Jiyoung, nascida em 1982. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2022.
Inserida por pensador

Músicas ao vento

⁠Aquele velho comedido, já conhecido,
se deixa tocar n’alma pela música.
Enquanto aquele jovem, vida lúdica,
aprecia o vento e procura seu sentido.

Vento e música mesclados em um,
maestria entorpecente, quase tangível.
Que no tocante da alma sensível
alegra, acalenta, matina algo incomum.

Nesse mundo inimaginável, desfraldado,
somos ases das nossas conquistas,
derrotas,desejos, mente estulta.

Os acordes seguem concatenados.
O vento agora é o musicista.
Se não me acalento, mea culpa.

Inserida por Erianclom

⁠A frase "Deus odeia o pecado e ama o pecador" é uma grande mentira. O pecado não existe se não for praticado por um pecador. Essa frase "santifica" o pecador e lhe tira a culpa separando o inseparável. Não há base textual bíblica para essa frase mentirosa e conveniente.

Inserida por AldairRibeiroSantos

Não estamos cuidando das novas gerações. Não estamos garantindo saúde e educação à altura do que elas merecem para fazer do mundo um lugar melhor. O mundo anda completamente desajustado e a culpa é nossa, pelas más escolhas na hora de votar.

Erasmo Carlos
AUGUSTO, Guilherme. Erasmo Carlos: 'O mundo anda completamente desajustado e a culpa é nossa'. Estado de Minas, 29 maio 2022.
...Mais
Inserida por pensador

⁠Sei que não devo
continuar me culpando
por ter errado tentando
acertar.

Inserida por CarlosRodrigues

⁠Não se sinta culpada em deixar para trás quem nunca te acompanhou.

Inserida por ednafrigato

Os humanos culpam a todo momento sem ao menos se olhar; Culpemos menos então, e construamos mais, talvez a culpa que deixe de existir...⁠

Inserida por geliardi_d_oliveira

⁠Há 5 anos atrás, acordei cedo
arrumei a bagunça
dei comida pro gato
já que ele fora o unico a sobrar
coloquei agua gelada

Depois de tudo, senti algo,
era como se doesse por dentro
imaginei, é a fome

Tratei logo de fazer não um
mais dois sanduiches, coloquei o queijo
coloquei o presunto, passei bastante manteiga
daquele jeito que só nós sabemos

Fiz o sanduiche

Mas no fim, não sabia o que fazer com ele
pois percebi que não era fome

Os sanduiches ja estavam prontos
não da pra descolocar o presunto, o queijo, retirar a manteiga

Senti culpa e dor, pois a dor, continuou ali

Por muito tempo, porém hoje, eu consigo me perdoar por fazer aqueles sanduiches e depois de guarda-los por muito tempo

Finalmente, joguei fora aqueles 2 sanduiches mofados
Que tanto me deixaram culpado

Inserida por LordLonan

⁠As vezes, quem esquece de ter coragem, acaba bloqueando muitas bênçãos, e nas costas da covardia joga sua culpa.

Inserida por Luizdavi

⁠O bode expiatório. O cisco no olho do próximo.

Às vezes, somos enganados pelos nossos maus sentimentos, mas pensamos que foram os outros que nos enganaram.

Talvez seja aquela antiga maneira de ter alguém para acusar em vez de olhar para dentro de si mesmo e encontrar a verdadeira causa dos próprios problemas, pois sempre é mais fácil acusar do que assumir a responsabilidade por determinadas situações.

Às vezes, levados pelo ciúme, pela inveja, pelo ódio, pelo desejo de vingança, por tantos outros sentimentos negativos que geram emoções negativas, sucumbimos à nossa própria realidade que reflete o nosso enfraquecimento anímico, espiritual e físico.

Lembro-me de um versículo bíblico que diz: “a inveja apodrece os ossos“ (Pv 14:30).

Às vezes, somos os culpados pelas nossas próprias circunstâncias; isso nada tem a ver com os outros, mas com nós mesmos. Por mais que os outros tenham alguma influência na nossa situação, na verdade, nós permitimos que eles exercessem alguma influência em nossa vida, para bem ou para mal; de qualquer forma, nós somos ou fomos os patrocinadores de suas obras, boas ou más. Por isso que não podemos condenar ninguém pelos nossos infortúnios tampouco dar a outrem os méritos das nossas conquistas. Porque, eles podem influenciar, mas a decisão de fazer ou não fazer é sempre nossa.

Façamos, portanto, uma reflexão séria diante de Deus, reconhecendo as nossas próprias falhas, assumindo os nossos próprios enganos, admitindo os nossos próprios erros.

Peçamos a Deus pela nossa libertação de sentimentos perniciosos que nos engambelam, lembrando sempre do ensinamento bíblico de que o coração é enganoso (Jr 17:9) e, por isso mesmo, precisamos aprender a pautar as nossas ações com base na nossa razão e não nas nossas emoções. Isso é o que significa amar a Deus de todo o entendimento (Lc 10:27), um amor racional e não emocional.

Oremos a Deus pela nossa capacidade de nos posicionarmos como pessoas capacitadas para empreendermos benefícios a nós mesmos independentemente das ações alheias. Há coisas que nós podemos fazer por nós mesmos sem precisarmos da intervenção alheia, sem darmos legalidade a terceiros para agirem em nosso lugar como intermediadores, pagando por investimentos no escuro, achando que é um bom negócio etc.

Que haja em nós um despertar divino que nos livre de nós mesmos em nossas debilidades ontológicas, do domínio emocional pelo engessamento racional; que possamos manifestar, sim, o domínio próprio em todas as circunstâncias. (Pv 16:32; Gl 5:23).

Inserida por MonicaCampelloAutora

⁠"O espinho está lá ...bem afiado e bem visivel.
Uns evitam-no, não se picam e continuam a jornada.Outros, e saberá Deus porquê teimam em se picar, aumentando a sua dor, como se isso fizesse o espinho mais culpado."

Inserida por jorge_pincoruja

⁠A fragilidade dos sentimentos tem mais a ver com ceder, do que com combater. Dilema difícil! Até onde nossas razões justificam nossas atitudes? Até quando nossos sentimentos sustentam nossa ações? Os motivos, quais são? A vida é uma ingma, sem muitas respostas, e tantas perguntas. É preciso ser forte! E não duvidar da capacidade de responder à cada problema com a atitude correta. Ter um plano, viável, e com margem de erro, é a atitude mais inteligente nas horas difíceis. O desepero é caminho sem resultado. A solução é prumar o pensamento. Alinhar os sentimentos, quase sempre rebeldes, e seguir. Olhar para trás, só se for para aprender com os erros. Olhar para frente, sempre com a esperança de errar menos. E seguir. Sem medo. Sem culpa. Construindo um dia após o outro. Assim é a vida. Um dia de cada vez. Como um vício. Uma oportunidade. Um caminho sem volta. Aproveitemos a paisagem! Nunca se poderá ver o mesmo lugar da mesma forma. Então não disperdissemos momentos únicos que não irão se repetir.

⁠Eu me sinto tão preso,
Com tanta coisa que eu me arrependo de não ter feito
Tanta coisa que queria ter tirado do meu peito
Mas já passou, agora são só sombras em minhas memórias.
Não sei você, mas eu acredito em depressão sazonal.
Aquela data vai chegando e seu corpo todo vai sentindo a dor e o peso vindo junto.
Uma sensação tão devastadora, tão pesada, que nem sei descrever.
Parece que o mundo inteiro vai caindo, se desmontando ao seu redor e você fica sozinho com todo aquele sentimento esmagando seu peito.
Já faz onze anos, eu ainda não superei, você ainda vem me assombrar, mas não como um fantasma de um filme, você na verdade está instalado aqui na minha cabeça, junto com toda a dor que foi te perder. Desde aquele dia, tudo o que eu queria é que tudo fosse um sonho, que eu acordasse e você estivesse lá me chamando, como se nada tivesse acontecido.
As vezes ainda sonho com você me acordando, com o carinho na minha cabeça, com as músicas altas no som de casa, com seu humor que sempre quebrava meu orgulho. Eu te amava tanto, mas não sabia como expressar, nunca foi nosso forte. Nós tínhamos tantos defeitos um pro outro, mas, mesmo assim, mesmo com seu jeitão de dar bronca, eu te amava tanto, não importava. Nada disso importava. Eu só te amava e você foi a única pessoa que realmente me amou. Desde sempre.
Eu sinto tanta saudade de você Pai… Toda vez que sonho com você de volta em casa é como um soco no meu estômago, como uma facada em meu coração, dói tanto. Desculpa por tudo, por ter sido esse filho orgulhoso, de cara fechada, ferido, que nos últimos meses juntos não tornou as coisas nada fáceis para nós dois. Eu espero que um dia o arrependimento, a culpa e a dor passem, mas por enquanto está doendo muito, doendo demais. Esse luto parece nunca passar. As vezes eu fico pensando em ir te ver, as vezes fico pensando que eu devia ter ido em vez de você, porque todo mundo precisava de você, ninguém precisa de mim. Seria mais fácil. Seria o mais justo. Mas a vida não é nenhum dos dois.
Eu sinto muito por tudo, eu queria tanto que tivesse sido diferente, que não tivéssemos brigado, que eu tivesse sido chato e te obrigado a usar capacete. Eu queria tanto ter ido te ver no hospital, ter te dito o quanto eu te amava, mas eu estava em negação, achava que você logo voltaria pra casa. Mas saiba que eu te amo, te amo mais que minha própria vida.
Já são onze anos de sofrimento que não passa. Nunca. Eu tô cansado. Exausto. Preciso descansar.

Inserida por erben_ramon

⁠Muitas vezes jogamos nossas esperanças nas pessoas
E esquecemos que depende apenas de nós
Jogar a culpa nos outros é bem mais fácil
Mas se pararmos para refletir e olhar dentro de nós
Veremos que os erros e acertos da vida, só existe um culpado
Você mesmo....
Então pare de terceirizar suas dores e tente cura-las você mesmo.

Inserida por seripodnanref

⁠Muitos de nós cometem erros e a sua vida é culpar alguém por isso.

Essa atitude não vai te melhorar em nada, ao contrário, te faz uma pessoa incapaz, pequena.

Inserida por ajmesquita

⁠O ressentimento te paralisa, livre-se dele. É a mágoa sentida de novo e dia após dia novamente, é a repetição da não aceitação. É dor, inércia, recusa de seguir adiante.
Ficar doerá mais.
Saiba partir.

Inserida por felippepimenta

A gente tem que aprender a usar a nossa alma, a nossa inteligência, a nossa cultura pra tentar acabar com o racismo da maneira que cada um de nós conseguir e puder.

Glória Maria

Nota: Trecho de entrevista ao “Roda Viva”, em março de 2022.

Inserida por pensador

⁠Não se culpe pela ferida que te foi causada. Mas assuma a responsabilidade de lutar para curá-la.

Você pode não ter culpa, é verdade. Mas ninguém pode ser mais responsável pela sua vida do que você mesmo.

Assumir a direção da própria vida e adotar uma postura protagonista (importante) é uma característica comum a todas as pessoas que conseguem transformações positivas, produtivas e duradouras.

Inserida por diedukaoficial

"⁠Decrescência"

Merda
Por que fiz isso com você?
Depois do ocorrido
Eu que estou caída
Pois no momento mais importante
Eu esqueci do que você poderia fazer em consequência

Me perdoa
Pela minha violência
Não queria mesmo te estragar mais

Eu só queria ter a coragem de falar
Não é porque estou brava com você
Que vou deixar de te amar
E de te cuidar

E naquele exato momento, eu deixei...
De te proteger

Inserida por isabella_bergamin

⁠Aprenda a não se culpe por erros que não são seus. Se a pessoa te trata mal, há algo errado com ela e não com você.

Inserida por ednafrigato