Culpa
Quem culpa os outros por nascerem azuis, verdes, castanhos ou de outra cor qualquer, é da cor de um burro quando foge.
sua culpa 2
seria sua culpa?
eu te amar tanto
admirando seus olhos grandes
salivando, ao olhar seu corpo
desejando sua boca.
mas não julgue, minha pouca vergonha
pois sou um poeta tarado
saltitando veias
circulando sangue
pensando em coisas indecentes
espero que tenha em mente
que este amor é decente
que sua carne é fraca
e que nossos corpos não mentem
sobre o que sentem.
Toda pedagogia do Paulo Freire se resume na coletivização da culpa. É a filosofia do homem que nunca saiu do útero da mãe.
Pessoas altamente negativas são aquelas que transferem
a sua culpa nas outras pessoas, menos para elas.
A transferência de culpa para um dos cônjuges abre uma porta para o rompimento de um relacionamento feliz.
Assuma a responsabilidade por suas próprias ações quando transferir a culpa para seu cônjuge, evitando assim a hipocrisia em seu relacionamento.
O homem tem sua bagagem de culpa em seu relacionamento conjugal, pois usa de sua força, austeridade e espírito pusilânime para subjugar a parceira.
Jogue em águas profundas a culpa de seus ressentimentos, quando o ofensor ainda vive preso na sua memória.
A verdade funciona como tijolada na má consciência: se remover a culpa, está livre da vergonha e da dor; caso contrário será mais uma martelada na mesa do Juiz, com sentença à condenação.
Não transfira a culpa de uma mulher para o marido, porque é dada a ela o discernimento do bem e do mal.
O véu da inimizade cobre o rosto da vergonha, mas não consegue esconder a culpa do coração, por ser transparente aos olhos de Deus.
Ponha a culpa no prego, se a madeira rachar: quem sabe ele lhe avisa antes de dar a primeira martelada, para não culpar os outros pregos.
Bater prego na madeira muitos batem; mas, se rachar a madeira a culpa é do prego grosso, que não sabia que ele seria usado na madeira errada, escolhida pelo seu usuário.
A culpa não pode ser do Presidente da República nem das Forças Armadas, e muito menos, das instituicões educativas e religiosas, quando o povo ignora os conselhos saudáveis dos pais, das autoridades superiores e dos seus renomados educadores; mas, é daquele que já os ouviu, negou e assume andar errado, devendo ser recusado e disciplinado pela sociedade, até que aprenda a andar na linha, ouvindo o barulho que o trem faz, refletindo e revestindo-se dos valores morais, cívicos e espirituais daqueles que estão na linha da Ordem e do Progresso, já que fez juramento anterior de honrar a bandeira e defender os interesses da sua pátria.
Use o chicote da culpa na própria alma, surrando a sua própria vontade para não cometer os mesmos erros e deslizes contra o próximo.
A curcuma não tira o pecado inflamatório da alma e nem suaviza a culpa espiritual, a menos que os ramos estejam enxertados na Videira para produzir frutos dignos de arrependimento.
Um coração confirmado na santidade do Senhor está isento de culpa e o seu estado de consciência é tranquilo e santo.