Culpa

Cerca de 4285 frases e pensamentos: Culpa

⁠Ei girassol

Acredite na sua força
Seja sempre gratidão
Transforme culpa em coragem
Use a sua intuição

Errar é natural
Insistir no erro é atraso
O caminho é duvidoso
Mas nada é por acaso

Viver é sempre uma luta
A estação ora muda
As pessoas vão embora
É um Deus nos acuda

E a coisa mais importante
É acordar para vida
Dar as costas pro escuro
E se fazer florida
Autoria #Andrea_Domingues ©️

Todos os direitos autorais reservados 03/10/2023 às 14:00 hrs

Manter créditos de autoria original _Andrea Domingues

Inserida por AndreaDomingues

Para alguns é mais fácil colocar a culpa de seus fracassos e frustrações nas outras pessoas. Isso é sinal de que a pessoa é covarde e não tem coragem suficiente pra assumir os próprios erros. Ser vencedor é saber aceitar e admitir que precisa melhorar e ter atitude para mudar.

Inserida por fiorehsotana

Querer questionar os desígnios de Deus é querer culpa- ló pela irresponsabilidade humana.

Inserida por fiorehsotana

⁠Cada novo governo que se apresenta, deve ser capaz de ignorar os problemas e jogar a culpa apenas nos govenos anteriores. Isso não melhora a situação do país, mas atrai eleitores.

Inserida por reconceituando

⁠Quem não tem memória, não tem culpa nem gratidão. Preservemos nossa memória, patromônio inestimável!

⁠Tudo de ruim que acontece na vida...a culpa é do Osvaldo!

Inserida por jorge_araujo_1

A Síndrome da Boazinha e a Culpa que Não Era Minha
Por Diane Leite

Por muitos anos, vivi como se carregasse uma dívida invisível, uma culpa que parecia colada à minha pele desde que me entendia por gente. Cresci acreditando que, de alguma forma, eu era culpada por não ser suficiente. Por não ter sido suficiente para que minha mãe ficasse, para que ela lutasse por mim, para que as histórias que me cercavam fossem diferentes.

Essa sensação de culpa silenciosa moldou minha forma de existir no mundo. Eu queria agradar a todos, ser perfeita, resolver problemas que nem eram meus, porque acreditava que, se eu fosse boa o suficiente, talvez, só talvez, eu merecesse ficar. Mesmo quando eu já não era mais aquela criança de dois anos, ainda agia como se precisasse provar algo: que eu era digna de amor, de aceitação, de permanência.

A Síndrome da Boazinha

A síndrome da boazinha foi meu jeito de lidar com a dor. Sempre disponível, sempre compreensiva, sempre dizendo "sim", mesmo quando meu coração gritava "não". Eu me doava inteira, mesmo quando ninguém pedia, porque, no fundo, eu tinha medo de ser descartada de novo. Medo de que, se não fosse boa o suficiente, as pessoas me abandonassem.

O Despertar

Foi preciso muita vida, muita dor e muita reflexão para perceber que a culpa nunca foi minha. Que o que aconteceu aos dois anos, as escolhas que minha mãe fez ou deixou de fazer, nunca foram responsabilidade daquela menina pequena e inocente. Que minha essência, meu valor, nunca dependeram de agradar ou de ser a "boazinha".

Quando comecei a entender isso, o peso começou a cair. Aos poucos, percebi que ser boa não significava me anular. Que agradar o mundo inteiro nunca me traria a aceitação que eu buscava, porque ela precisava vir de dentro. E, mais importante, que eu não precisava de ninguém para me validar ou me dizer que eu era suficiente.

Foi aí que deixei de tentar ser a boazinha e comecei a ser eu. A dizer "não" quando era necessário, a colocar meus limites, a escolher a mim mesma em situações onde antes eu teria me sacrificado sem pensar. Percebi que amor-próprio não é egoísmo, mas um ato de cura.

A Nova Mulher

Hoje, sei que não sou culpada pelas escolhas de ninguém — nem da minha mãe, nem de qualquer outra pessoa. Sei que minha vontade de agradar era um reflexo de uma ferida, não de quem eu sou de verdade. Agora, escolho ser boa, mas não às custas de mim mesma.

Não é fácil abandonar a síndrome da boazinha. Há momentos em que ela tenta voltar, sussurrando que é mais seguro agradar, evitar conflitos, manter as pessoas por perto a qualquer custo. Mas agora eu sei que minha força não está em ser perfeita para os outros. Está em ser verdadeira para mim mesma.

E, se alguém escolher partir porque eu decidi me amar, então tudo bem. Porque, no fim das contas, aprendi que quem precisa ficar — quem realmente me ama — nunca me pedirá para ser menos do que eu sou.

E isso é liberdade.

Inserida por dianeleite

É impossível eu tirar-te a culpa, porque a culpa só a ti pertence! Mas é possível perdoar-te, porque a mim, pertence-me a paz.

Inserida por MariliaMasgalos

Não esqueças que a culpa pode ser do outro, mas o perdão será sempre teu. Escolhe ter paz. Cada um colhe o que semeia.

Inserida por MariliaMasgalos

O desejo pode levar a decisão, não a culpa.

Inserida por JBGregorioJr

⁠O instinto não condena o fazer, a razão culpa o querer.

Inserida por JBGregorioJr

⁠Não há culpa em não querer:
não se escolhe o que se quer, por vezes, o desejo tem fontes distintas da razão.

Não se pode amar apenas por consideração - da mesma forma que não se deixa de amar pela impossibilidade de acontecimento.

Entregar-se sem desejo é a pior das ofensas a si mesmo e ao que deseja sua entrega;

Concretizar o desejo pensando só em si é um ato de extremo egoísmo, deve ser imediatamente abandonado e nunca executado.

Nunca coloque o fim da amizade como um escudo aos desejos, a amizade não se perde.

O seu desejo não deve obrigar o outro a desejar o mesmo.

Se fores o desejo de alguém, haja com nobreza, respeite os limites e compreenda a fuga desse de estar perto de você.

Você passa a ser desejo quando o coração do outro aperta perto de você, o ciúme arde mesmo em silêncio, e as tentativas de ter-te nunca são descartadas.

Nunca se esquece aquilo que é dito na tentativa de afastar a possibilidade da realização.

Nunca será indolor: o não, a confissão, e a constatação.

Te ver feliz é uma alegria, até que essa alegria não permite nossa participação.

Há loucura no desejo, e a razão na tristeza.

de tudo que se falou, a verdade é: quando o primeiro pensamento, o principal objetivo do dia, e quando a vontade latente for alguém, aí estaremos de fato condenados.

Inserida por JBGregorioJr

⁠Há tensão
Há palavras inapropriadas
Por certas situações
Há desvio
Há culpa tardia
Há tantos porém em poucas linhas.

Inserida por kaike_machado_1

Devemos ser auto-julgáveis, ficarmos atentos e evitar maximizar a culpa dos outros enquanto guardamos fragmentos de uma memoria que tentamos esconder, na esperança de dizimar a nossa própria falha.

Inserida por MarcosRamazilio

O nosso povo é roubado e explorado,
eu sou soldado
e digo que esta merda é culpa do estado.

Inserida por TiagoSuil

Assumir a responsabilidade é mais elegante do que terceirizar culpa.

Inserida por _Chris_

⁠"Não seja refém dos sentimentos de culpa. Procure aprender a superá-los e transforme sua vida em prazer e liberdade ".

Inserida por grigasbar

A sensação de culpa pode provocar várias espécies de sintomas fisiológicos, como dor de cabeça, mal-estar, gastrite, infecções, dentre outras.

Inserida por grigasbar

⁠Não existe dieta saudável alguma que não permita, sem culpa, de comermos alguma besteira, de vez em quando.

Inserida por ricardovbarradas

A culpa petrifica mas a responsabilidade mobiliza a se reparar o erro. A culpa pode ser considerada uma auto-condenação sem perdão que justifica e muitas vezes reafirma que não existe nada mais a fazer mas enquanto não nos movimentarmos para amenizar o erro, não haverá diminuição da pena e muito menos absorvição. O inferno começa em vida para todo aquele que erra e não reconhece a culpa.

Inserida por ricardovbarradas