Culpa
A culpa confere um poder espantoso. E simplifica tudo, não só para os espectadores e vítimas, mas, sobretudo, para os culpados. Ela impõe uma ordem à escória. A culpa ensina uma lição muito clara da qual outras pessoas talvez possam obter consolo: se ao menos ela não..., e com isso torna a tragédia evitável.
Uma carta para a culpa
Querida culpa, precisamos nos despedir, por mais que tenhamos vivido uma história, ela não foi bela e está longe de ser uma história de amor. Ainda me recordo das noites em que você me manteve acordada enquanto eu me contorcia repensando em tudo que havia acontecido, das manhãs que eu passei sem me alimentar e principalmente dos choros sem fim de madrugada enquanto eu estava caída no chão repetindo para mim mesmo “Eu tinha tudo, e perdi”, sinto que devo agradecer pois sem você aquelas feridas não teriam sido curadas mas por favor, não bata na porta porque não irei atender e nem sequer tente invadir meus pensamentos uma única vez. Por mais que seja uma forma tão súbita de ir embora nada, nunca, é permanente, aprendi isso com uma das pessoas que perdi e que sua perda ainda me assombra toda noite, mas levarei para vida que tudo, absolutamente tudo, é apenas uma fase.
Porque os pais reclamam dos filhos e tratam eles como se tudo que eles fazem ou fizeram e culpa deles próprios sendo que eles não surgiram do nada ou se auto criaram.
Às vezes, a gente reclama, maldiz a nossa sorte, blasfema colocando a culpa em Deus, acha que todas as portas se fecharam para a gente, mas não para pra pensar que enquanto mantermos abertas portas que já deveriam terem sido fechadas, o vento que entra por elas vai continuar fechando todas as outras.
Não questionei a sua observação
de calcular a interatividade entre
os sentimentos de culpa
sentimento de medo e raiva!
O amor é compassivo de culpa
Não arranca, não rasura,
não privatiza;
E logo perde o seu sentido
Ao perder de vista essa expectativa.
Recordo-me dos meus erros, da dor que causei àqueles que mais me amavam. A carga da culpa passada ecoa no presente, moldando os dias de hoje dentro do meu lar. É um reflexo doloroso da responsabilidade que carrego e da necessidade de reparação. É tempo de enfrentar as consequências e buscar redenção, pois só assim poderei encontrar paz e reconciliação comigo mesmo e com os que amo.
O fraco de espirito
sempre culpa a todos
O forte de espirito
sempre atribui a culpa
a si próprio...
Se vamos ser gentis, que ela não passe de uma generosidade simples, e não que seja por culpa ou por esperarmos retribuição.
Não coloque a culpa do que está te acontecendo em Deus, no diabo, nos astros, no zoodíaco, na sorte, no destino ou nas pessoas que te rodeiam. Qualquer coisa que esteja te acontecendo é resultado direto das escolhas que você fez ou das que você deixou de fazer.
Não vou responsabilizá-lo pelo que sinto. Não é sua culpa que meu coração acelere quando eu te vejo.
"É melhor perdoar
do que esquecer, pois
o perdão é isentar da
culpa e esquecer é a
busca pela ocultação.
PENSE NISSO! "
Livro: Pare, Reflita & Inspire-se...
O vitimista deforma a realidade, colocando a culpa de seus fracassos em outras pessoas, no governo e em Deus.
A culpa já destruiu muitas vidas, evite-as ou livre-se dela na cruz. O perdão é o único meio de tirar tal peso dos ombros e da existência.