Culpa
E. de repente fiquei só, sem amigos, a culpa foi minha? sim, imaginei que não poderia ter mais do que aqueles amigos e de repente fiquei só, um estudante com seus sonhos, um pensador com suas ideias, um coração pensando em Deus.
Temos a mania de achar que a culpa é de quem desferiu o golpe fatal há pouco, quando na verdade deveríamos responsabilizar é quem iniciou o combate há muito. Quando aprendermos a distinguir causa de consequência, ouviremos melhor a voz da sabedoria universal.
Quebrando o aperto da culpa
Serei misericordioso com a injustiça deles e com os pecados deles. . . Não me lembrarei mais. - Hebreus 8:12
Escritura de hoje : 1 João 1: 5-2: 2
Você consegue pensar em algo difícil demais para Deus fazer? Coloque-se no lugar de um cristão que cometeu um pecado tão terrível que a pessoa simplesmente não pode imaginar que Deus o perdoaria. Pense no que ele ou ela considera impossível para Deus.
Em um artigo sobre perdão, o pastor Charles Stanley escreveu sobre falar com uma adolescente que estava tendo dificuldade em acreditar que Deus poderia perdoar seus pecados sexuais. Ela lhe disse que era cristã e pediu a Jesus muitas vezes que a perdoasse. Mesmo sabendo que a Bíblia diz que Deus a havia perdoado, ela ainda se sentia suja no coração.
Essa adolescente achou que havia encontrado algo difícil demais para Deus fazer - perdoe-a. Quando dizemos a nós mesmos que nosso pecado é tão ruim que Deus não nos perdoará, estamos duvidando de Seu poder. Estamos nos roubando dos grandes dons de uma consciência limpa e comunhão com Deus (1 João 1: 5-10).
A culpa pelo pecado tem suas mãos geladas em volta do seu coração? Isso está estrangulando sua alegria e fazendo você esquecer que o perdão de Deus não se baseia no que você faz, mas no que Cristo fez? Peça perdão. Agradeça a Ele por isso e, momento a momento, lembre-se da maravilha da graça de Deus.
Refletir e orar
Pensando bem
Se você está lutando para aceitar o perdão de Deus por algo que fez, medite nesses versículos: Salmo 32; 51; Efésios 1: 3-8; Colossenses 1: 13-14.
Quando Deus perdoa, é hora de esquecermos. Dave Branon
Enquanto vc colocar culpa nas dores do passado ou nas coisas ruins que lhe aconteceram ,vc sempre sera escravo de seus medos e frustrações.nao faça de suas dores o motivo de não se abrir para o mundo e vencer seus maiores medos".
Em psicologia, ego não é esse monstro que todo mundo tem o costume de colocar a culpa, por falta de opção. Ego nada mais é que o núcleo da personalidade de uma pessoa. Se o núcleo é falho, o ser humano será também falho. Colocar a culpa no ego é sempre uma distração que temos em redes sociais para não termos que culpar o indivíduo, pois esse sim tem o livre-arbítrio entre o bem e o mal. Seria sempre bom pensar antes de rotular.
A educação do meu filho depende de mim, se errar, é minha culpa, mas se acertar, posso ajudá-lo a educar os seus.
Amor
Demorei muito tempo, para perceber que na verdade a culpa não foi minha, essa foi a desculpa que você usou para que não se sentisse culpado, a verdade é que você não quis lutar por nós, porque você não acreditava que valesse a pena, a idéia de ter livro em branco para preencher era mais atraente para você, tanto que você não parou para pensar, nem por um minuto você considerou nossos sentimentos, nossa história, nossos planos, você simplesmente desistiu. E eu continuei aqui, parada, presa a alguém que se esqueceu de Amar de volta, que deixou de se importar. Pelo menos, é isso que sinto, são a suas ações me dizem isso. Não sei, por quanto tempo continuarei te esperando, não sei se um dia irá voltar ou se conseguirei te esquecer. Mas continuo no limbo, entre o passado, o presente e o futuro, sem saber o que vai acontecer, se é que um dia vai acontecer. Me sinto tão longe de você, do que um dia foi Tudo, e que agora não é nada, além de dor e sofrimento.
18.09.17
Hoje darei a mim um dia sem dor, sem muitas cobranças, sem qualquer sentimento de culpa...
Hoje eu vou me acolher, me abraçar e fazer algo bom por mim mesma/o.
Porque eu posso. E mereço.
APELOS
Culpa
É triste se ver
Pior é saber
Que tanto sofrer
Por nós, é causado.
Em noite de orgia
Na hipocrisia
De pessoa fria
Que olham calado.
Prazeres que vem
Delírios que tem
Palavras de alguém
Querendo esquecer.
O beijo na chama
O ranger da cama
A voz que reclama
Querendo nascer.
E nesse deserto
De cal, e concreto.
Calor, céu aberto.
De dor e malícias.
No braço de amantes
Delicias maçantes
Apelos constantes
Em doces carícias.
Em cada recanto
Prelúdio de um pranto
Perdido num canto
Praguejo martírios
Um fala das dores
Aromas de flores
Antigos amores
Vividos delírios.
E nessa espera
Gentil primavera
Em vida quisera
Puder desfrutar.
Um novo afago
Sorver cada trago
De gosto amargo
Sem nada falar.
E nos edifícios
Em doces delírios
Manter-se o oficio
De multiplicar.
E nessa oficina
O ser predomina
Enquanto germina
Não pensa em parar
Procuras perigo?
Não ter, é castigo?
Dirás não consigo
Pará não convém!
Estás iludido!
Parado, vencido,
Na vida perdido
Não ouves ninguém.
Se foges da vida
Das flores nascida
Talvez esquecidas
Em lindo arrebol.
Tão lindas estivas.
Vivendo lasciva
Erguendo-se altiva
Nos raios de sol.
*Na política até o povo tem culpa, pois votam por reles vinténs. (Companheiros vamos à luta!) Dizem os políticos filhos da mãe!
*Político tem a culpa entranhada em cada osso e diz: Não é meu! Não é meu! E parecendo um fidalgo levanta o pescoço!
Não ponha aos ombros de outro a culpa
Daquilo que você foi atras
Tudo precisa de tempo
Ate o tempo precisa de tempo
É por isso que sempre queremos mais tempo
Mas o tempo não tem mais tempo para nos dar
Então de tempo para o tempo passar
Quando eu perco pra mim
A sociedade culpa a desestruturação das mentes em acumular cultura inútil, é mesmo assim, a quem possa redimir, eu me enquadro no cartel destronado, a covardia, o medo, o desconforto do desconhecido, a carência dos conceitos necessários, o recuo perante a imensidão infinita, resumo em alimentar uma pobre marmita, da ignorância, do desânimo, cada dia se formaliza um processo, arranjos mil, mas eu, um povo do retrocesso, não sei, nunca tentei e nunca saberei, o sabor da luta, o valente da labuta, a que status e altura, pois o povo, eu, bem sei cavar a sepultura.
Não queria depreciar a auto estima, trazer lamentações e murmuras, apresentar amarguras, não sou advogado dos problemas, não tenho pacto com a morte embora cheira forte e nem admiro o fogo ardente, Deus disse ter feito o homem um pouco menor e ele capaz de governar o mundo, mas os dedos são diferentes, o destino fez concepção de gente, a maneira singular, pobre e vulgar da fraqueza se apresentar, o homem assim, sou triste quando perco pra mim.
Giovane Silva Santos
Enquanto você tentar justificar os seus erros colocando a culpa nos outros, você dificilmente sairá do lugar!
Não se martirize pelo fardo de uma culpa que não te pertence.
Fora alguns desvios de caráter, foram as circunstâncias aliadas ao seu instinto de sobrevivência que o induziu ao erro, e não as inconsequências de sua índole.
(Teorilang)