Culpa
Se queres resolver um problema, independente de qualquer coisa, assuma a culpa; dessa forma terá acesso à solução.
“Não se irrite tanto, não me abomine tanto, você não ter nada a ver com isto, a culpa é só minha, só eu amo! Sigo tentando “te desamar” a meu modo, sem temer que algum dia você decida vingar-se de mim de forma certeira, me amando também.”
Quando a intensidade da culpa e o prazer são proporcionais, a consciência demora tomar providências.
É muito comum colocarmos a culpa em outros ou em algo sobrenatural para explicar as tragédias e dificuldades da vida. Mas a verdade é que nós mesmos somos sempre os responsáveis por elas. Nós somos os culpados. Somos nós que escolhemos.
Não é culpa da inconstância, a diversidade de mulheres que o poeta ama! Assim como o mar envolve todas as praias, as curte com seu sal e as alimenta com calcário, algo que rio nenhum poderia fazer, o poeta amadurece a alma feminina com seus versos e as alimenta com seu carinho, como nenhum outro homem o faria!
Os ratos não têm culpa de serem ratos. As pombas não têm culpa de serem pombas. As pessoas não têm culpa de serem pessoas. Ou têm?
Talvez a culpa seja de nós mesmos, talvez não temos feito nada significante o bastante para que continuem gostando da gente.
Devemos ser auto-julgáveis, ficarmos atentos e evitar maximizar a culpa dos outros enquanto guardamos fragmentos de uma memoria que tentamos esconder, na esperança de dizimar a nossa própria falha.
Um rapaz termina o namoro após mais de um ano.
Perguntado por uma colega sobre de quem foi a culpa pela separação, o rapaz responde: "de quem foi a culpa não! Nós acertamos juntos. E desde quando um casal que não enxerga mais uma vida a dois está errando ao se separar? Saiba que a separação é na verdade a melhor escolha por aqueles que perceberam que sua vida precisa tomar novo rumo. A separação não deve ser vista como um motivo de culpa. Culpa é viver forçosamente num relacionamento que já não faz sentido. Dar novos rumos em sua vida é um acerto e não um erro".
Se a justiça não parece justa, a culpa é de quem redige tais leis. Aqueles em quem você vota, talvez aceitando cerveja, aterro, vantagem, promessa, safadeza remunerada em campanha ou apenas caindo em sua lábia florida.