Cuidar e Educar Crianças
A escola reflete a sociedade onde está inserida, para educar crianças em situação de extrema vulnerabilidade, é necessário fornecer dignidade não apenas às crianças, mas também às suas famílias.
A educação só significa isso: a curiosidade animada, alerta e destemida das crianças deve ser alimentada, deve ser mantida viva. Isso é a educação.
Ninguém deve oprimir uma criança com ações, palavras feias e degenerativas, ou mesmo com ações maldosas, porque isso irá refletir-se em seu desenvolvimento humano e em sua capacidade de se tornar um adulto seguro e equilibrado.
"Criança ressalta a pureza, a inocência, a bondade e simplicidade.
Amores de nossas vidas.
Vida para nossos dias.
Dias para nossa vida!
Seres inocentes, iluminados, com seu toque sublime e seu ar de majestade."
"Crianças precisam ser Crianças, amadas pelos pais, tendo a liberdade de brincar e explorar o mundo em cada fase do seu desenvolvimemto."
Venderia todos as minhas ideias, todos os meus sonhos para que todas as crianças pudessem ter acesso a habitação, a uma boa escola e alimentação
Um processo educacional adequado equilibra a motivação e o prazer de aprender com uma organização clara, método e normas que fazem sentido.
Colocar uma criança com deficiência na escola regular e não atendê-la adequadamente é fazer uma “inclusão excludente”: reforça a visão de que a criança é incapaz, acaba sendo uma forma de retardar o fracasso e torná-lo ainda mais doloroso e definitivo.
A escola é um laboratório do mundo: nela, a criança pode aprender a reproduzir a sociedade ou a transformá-la.
Diga para uma criança:
Tenho um segredo pra contar: - e diga que você solta pum e sai de fininho...
...Ela ira ganhar sua confiança e te dirá os maiores medos dela
CRIANÇA
Ser que necessita muito mais que proteção.
Carece de carinho, orientação.
Um lugar seguro para crescer.
Precisa de boa alimentação,
E toda tipo de educação.
Tendes de compreender e expor à criança todos os males do tradicionalismo e da aceitação da autoridade.
Isso significa que deveis incentivar o descontentamento; enquanto, em geral, o que nos interessa é arrefecer, é banir
o descontentamento. E só no descontentamento que podemos ver a falsidade de todas essas coisas; mas, tornando-nos mais velhos, começamos a cristalizar.
Concordar é a melhor forma de demostrar amor?
Não!
Içami Tiba já disse: "Quem ama, educa!"
Não devemos economizar educação, nem na educação.
PEDAGOGO em Latim PAEDAGOGUS, “escravo que acompanhava uma criança à escola”, assumiam a função de guardião, responsabilidade de garantir o ensino, Palavra derivada do Grego PAIDAGOGOS, junção de PAIS, “criança”, + AGOGOS “líder, o que guia”, de AGEIN, “guiar”.