Crônicas sobre Escola
Texto por Débora Ildêncio
Publicado no livro: 50 anos Escola Estadual Assis da Chagas| 2016 pg. 78
O ano de 1994 não foi o mesmo!
Lembro de minha ansiedade quando chegou o dia de conhecer a tão sonhada escola. Uma sensação inefável que misturava a expectativa e a curiosidade de conhecer aquele famoso lugar. A blusa nova repleta de quadradinhos simétricos e equidistantes de cor azul e branca e o sol impresso no bolso do lado esquerdo escrito. “E.E. Assis das Chagas”, mostrava que para conhecer aquele local precisávamos de uma roupa especial que era completada com uma bela saia azul-marinho bem engomada! O cabelo bem penteado, meia branca, tênis novo e a pasta maleta na mão completavam o traje necessário para adentrar por aquela porta imensa que me esperava.
Lembro de chegar naquele imenso espaço e ficar extasiada ao ver tantas salas, carteiras e o quadro “negro”, um sentimento de surpresa que era compartilhado com outras crianças da mesma idade. De repente ouvimos uma voz nos chamar para o pátio e após montarmos a fila era hora de ir para sala.
Uma moça de sorriso fácil e bastante empolgada nos conduziu até uma das salas e após perguntar o nome de cada um da turma, se apresentou dizendo alegremente: - Eu sou a Lilia, mas podem me chamar de Tia Lilia!
A partir daquele primeiro encontro, sabia que os meus dias nunca mais seriam iguais!
Com sua voz doce Tia Lilia nos embalava com suas canções, músicas que nos acalmava e outras que nos faziam dançar. Tudo era divertido e aos poucos íamos descobrindo o mundo. As folhas também começavam a fazer parte do aprendizado! Lembro-me dos pontilhados tão bem desenhados que vinham acompanhados do inesquecível cheiro do mimeografo. Naquelas folhas tudo tomava forma, e a cada traço do lápis uma nova imagem surgia, formando curvas e criando um caminho de uma estrada do conhecimento que jamais teria fim! Aos poucos as letras iam surgindo e formavam palavras que a cada momento faziam ainda mais sentido.
Algumas letras bem elaboradas como o “H” eram difíceis de escrever e pacientemente ela pegava em minha mão e fazia com que tudo parecesse fácil!
A aula era tão legal que não entendia qual a necessidade do descanso nos finais de semana! Incansavelmente minha mãe tentava explicar, mas não adiantava, pois, a vontade de aprender e de estar com a Tia Lilia, fazia que o sábado e o domingo parecessem uma eternidade. A cada dia uma nova descoberta e assim vieram os teatros, as apresentações, os poemas de Cecília Meireles e a cada dia aprendíamos mais!
Ao fim do ano estávamos prontos para a nossa primeira formatura! Isso mesmo! FORMATURA! Já sabíamos ler e assinávamos com total propriedade o nosso nome! Em nosso juramento dizemos em alto e bom som: - Prometo honrar meus pais e minha professora.... E dali em diante continuamos cada um a escrever sua própria história sem ter noção do quão importante seria essa professora em nossas vidas!
Todos os outros aprendizados que vieram depois só foram possíveis porque alguém nos alfabetizou. Não haveria uma formação se não houvesse sua dedicação!
As palavras que hoje faço canção, só foram possíveis pelo seu apoio e por segurar na minha mão quando precisei. Ela permitiu que os sinais deixassem de ser apenas desenhos e passassem a ser a forma de comunicação! Em qualquer palco que eu esteja ela sempre estará comigo! Obrigada Tia Lilia!
A vida éum caminho longo e o planeta Terra é escola, ondevocê ensina o que aprende. Por tanto, se ocupe de conteúdo e não de aparências, a realidade é que se perde ou ganha tempo, com algo ou pessoas que podem acelerar ou atrasar sua evolução.
De qualquer forma o tempo segue e quem tiver o máximo de noção do que estiver fazendo, saberá o preço de cada decisão tomada.
O projeto terra é uma grande escola para almas densas e primitivas, que ainda não desenvolveram o padrão vibracional do AMOR.
Muitos ainda estão em um nível muito baixo de energia,vibrando apenas nos chacras inferiores...sexo,poder ,fama,onde matam,roubam se para obter o que querem.
A lei do carma é muito justa e não existe perdão pelo arrependimento após desencarne,como prega algumas religiões. As ações feitas aqui em vida fica na memoria do registro Akashico e,o resgate aqui na terra é inevitável.
No processo da reencarnação a divida pode até ser parcelada e a negociação é feita de forma individual para cada um,de acordo com as ações acumuladas. Por isso a vida das pessoas são diferentes uma das outras. Cada um carrega um tipo de bagagem.
Se em outra vida tivemos algum tipo de poder e usamos egoistamente para dominar os outros,o conselho cármico planejara para que não tenhamos poder intelectual ou financeiro em uma próxima vida. Trocamos de lugar,em vez de opressores ,viramos oprimidos. E ainda somos colocados diretamente em confronto com nossas ações da vida passada para fazermos a correção do erro..
Terminada a jornada,acontece o desencarne e,outro planejamento acontece para novo ciclo terrestre,em mais uma missão.
Assim acontecerá sucessivamente até que todo o carma seja zerado e ,finalmente saímos da roda de sansara e não precisamos mais do corpo físico. Logo,não precisamos mais viver aqui no planeta terra.
Quando começamos o processo da evolução, nossos chacras começam a ter uma vibração diferente. Os olhos se abrem para uma nova maneira de ver a vida. A percepção fica ampla e a compreensão e compaixão faz morada em nossa alma .Não nos importamos mais em brigar para ter razão,porque o que realmente nos interessa é a paz do espírito!
A nossa busca agora é pelo entendimentos das coisas do UNIVERSO ,fora da matéria . E qualquer planejamento,por menor que seja é feito no COLETIVO,para vivermos em comunhão com Deus Pai,Mãe Terra e os irmãos.
A escola que educa de verdade
educa para a vida,
onde cada momento dentro da escola
é uma oportunidade de aprender.
Do ato sistematizado do professor
ao informal do zelador.
Dentro da escola, o próprio ar que se respira,
inspira o alvorecer do novo conhecer,
pois a criança assimila tudo que ver.
O neoliberalismo transformou a escola
em uma empresa que produz ensino,
onde o aluno é um cliente
para a instituição privada
e um número para a pública.
Enquanto que na primeira
o foco no cliente tem o propósito
de garantir o acúmulo de riqueza,
na segunda o uso do número
é o recurso estatistico utilizado
para sinalizar que estão no caminho certo,
capaz de garantir a ideia falseada
de uma qualidade que não se traduz em
uma verdadeira aprendizagem significativa.
Enquanto a escola estiver
assumindo como seu foco
as exigências de um sistema de ensino,
para o qual ela está subordinada,
bem como, atribuindo ao currículo,
o norte de suas ações,
a formação integral de seus alunos,
continuará se perpetuando
como uma utopia,
oriunda de um discurso
desagregado de sua prática.
Começa na escola
Foca na aula de história
Veja a trajetória
Democracia foi a vitória.
Nós tem esse instante
Conquistado antes
A luta foi grande
Com muito suor e sangue.
Seja revolucionário
Em cima do armário
Tem livros e dicionários
Para evitar outros Ustra e Bolsonaro.
Futuro não é voltar atrás
Ditadura nunca mais
Que descansem em paz
Nossos ancestrais.
Somos peregrinos neste mundo, rumo à vida eterna.
Nesta escola chamada vida, e neste mundo onde somos graduados através do amor, da bondade, da lealdade e da fidelidade aos mandamentos e propósitos que Deus tem para nós, compreendemos que Ele é o eterno e perfeito Senhor e mentor da verdadeira sabedoria. A cada momento, Ele nos concede o conhecimento espiritual, a inteligência emocional e a capacitação intelectual para vivermos em temor e santidade diante Dele e das pessoas, como fiéis dispersores da Sua eterna graça, que nos reveste de Seus atributos e virtudes para vivermos uma nova vida com Ele.
Sabendo que o princípio da verdadeira vida começa aqui e se eternizará na vida eterna com Ele.
Uma caneta e um lápis
Unhas sem esmaltes
Goleiro sem bola
Estudar sem escola
Isso é metade de mim..
Caminhar sem os pés
Voar com papéis.. fingindo ser asa,
É caminhar no escuro e ver a luz do futuro..
É sangrar sem ter sangue
Comer sem ter fome
Não entender o que passa mas saber que é assim..
Rir sem ter graça
Isso é metade de mim..
Gritar sem ouvir, tocar sem sentir
É viver e morrer.. morrer e nascer..
Pintar sem ter tinta
Matar sem ter vida
Cantar uma canção tirada do coração que a alma partiu..
É viver por viver..
É morrer pra existir..
Tudo Isso é metade de mim.
Sentiu alegria no primeiro dia de escola,
entrou no portão com as grades abertas,
correu destemido atrás de uma bola
cheia de um ar de aversões encobertas...
As outras crianças olharam-lhe a cor,
olharam-lhe os pais com a tal rejeição
que entorna por dia oceanos de dor
e o fez encostar sozinho ao portão...
Sentiu-se confuso, procurou os defeitos
que tinha no corpo, nos pais e na pele,
não viu mal algum a não ser preconceitos
criados por muitos e ali para ele...
E a pura alegria desfez-se em tristeza,
ouviu impropérios com a alma oprimida,
sentiu no momento abalar-lhe a beleza,
que em tantas crianças marcou uma vida.
QUANDO CHEGAR A HORA DE DESTRANCAR O EITO.
É PRECISO MUDAR, MUDANDO-SE. Trabalhei numa escola dirigida pelo Professor Nickell. Depois de quase 8 anos no cargo, me pediu que redigisse seu pedido de demissão. Estranhei e sugeri que reconsiderasse sua decisão visto que a escola caminha bem sob sua administração. "Não, Acir! É preciso que novas idéias e métodos tomem conta da escola. Sou eu quem deve constatar a hora de sair e não deixar que os outros descubram que sou um estorvo". Pedido aceito pelas autoridades educacionais, ajudei a retirada de seus pertences do Gabinete. Destrancou o eito, como dizia, minha avó Rosa. Nunca mais entrou no gabinete mas contribuiu para o bom andamento da escola por longos anos. Difícil entender e aceitar quando devo sair de cena, dar lugar ao outro, cumprir reduzido papel e oportunizar que o colega brilhe e se arrisque num novo plano.
"Existem três tipos de escolas: a escola da vida (o mundo),a escola bíblica (a Bíblia)e a escola humana(os livros). Todos eles servem para ensinar, aprender e evoluir.
A escola da vida é aquela que te ensina a chorar para depois sorrir.
A escola bíblica te ensina a perdoar e trilhar o caminho da salvação, ensinando-nos a falar a verdade, ser sábios e prudentes.
A escola humana te ensina a te aperfeiçoar para conviver com as regras importantes de um mundo civilizado."
Uma frase inspiradora!
"Na escola da vida, aprendemos e ensinamos.
Cinco movimentos essenciais:
Observar com atenção,
Refletir com sabedoria,
Tomar atitude com coragem,
Agir com determinação,
E saber esperar com paciência."
Essa frase é um convite à reflexão e ao crescimento pessoal!
- Sophie.- , disse Hort, seguindo atrás dela.
- Mmmm?.-
- Você não está com ciúmes que a Agatha tenha um príncipe, uma coroa e um reino, e tudo mais?.-, Hort, insistiu, incrédulo.
- Não está com ciúmes por Agatha ser uma rainha?. -
Ele a viu parar junto aos portões, com o rosto de lado, enquanto os alunos passaram.
- Um pouquinho, é claro.-
Ela admitiu, baixinho.
- Mas, depois eu me lembro... -
Sophie se virou de volta, olhando para ele, com um sorriso radiante como diamantes.
- Eu sou eu.-
Saudade da minha terra
Saudade da minha terra
Pois aqui nao sei viver
Quero ir embora
Minha mão eu quero ver
Aqui na cidade grande
tenho motivos pra sofrer
pois não tenho a minha mãe
A razão do meu viver
Tenho meu trabalho
Tenho minha profissão
So não tenho minha felicidade
Pois deixei no meu sertão
Voltarei mãe
Para ficar ao seu lado
Pra matar minha saudade
E por você ser consolado
Imaginação de criança
Imaginação de criança
É como nuvem
Livre, leve e solta
Ou como o Sol
Que ilumina dia a dia
Imaginação de criança é como melodia
Às vezes desafina
Mas é também como poesia
Obra divina
Imaginação de criança é como avião
Voa lá nos altos
No ritmo dos pássaros
Mas sempre tem que pousar no chão
Criamos filhas e filhos para o Mundo.
Quando são saudáveis, brilhantes e bonitos, o mundo retribui, e os reconhece como grandes mulheres e homens.
Quando temos filhos com alguma deficiência, depois que morrermos, como o Mundo os tratará?
Se não conseguimos criá-los para o Mundo e, "egoisticamente", foram nossos a vida inteira?
PRECOCEITO DIDÁTICO
É o mais decepcionante e vem, geralmente, de uma pessoa que gostávamos, que desconhece o tema, tentando nos “ensinar” como “deveríamos fazer” na educação dos nossos filhos com deficiência intelectual.
Toda família como a nossa passa por isso!
IMAGEM: Banner em tons de azul degradé
Estudar para quem amamos nos motiva e alimenta. Mais um ciclo completando-se rumo ao doutoramento. Não importa quanto tempo leve. A paixão pelo Conhecimento nos move, apesar de tudo e tantas perdas.
Epistemologia na veia nos ensinou o maior sentido da vida: Ser Feliz todo dia! Isso é o que importa.
Deus existe!
Senão não existiria tanta gente apta a matar em nome d'Ele;
Tanta gente usando em vão o nome d'Ele;
Tantos padres, pastores, bispos e charlatães enriquecendo às custas d'Ele;
Tanta culpa no mundo pela não aceitação d'Ele;
Tantos miseráveis, aproveitadores, desvalidos e criminosos abandonados à própria sorte por Ele.
- Relacionados
- Frases com Autoestima para Escola
- 47 frases de volta às aulas para motivar no retorno à escola
- Mensagens inesquecíveis de despedida da escola (gratidão que fica)
- Saudade de Amigos e Amores da Escola
- Dedicatórias para finalistas pré-escola
- Frases de Despedida da Escola
- Textos sobre a Escola