Crônicas para Crianças

Cerca de 1132 crônicas para Crianças

Conhecereis a mentira e ela vos aprisionará!
- As crianças acreditam que se graças ao nascimento de Jesus Cristo que tem Coca-Cola, Peru e Panetone e obviamente Papai Noel e presentes.
- As crianças Green certeza de que se Poncio Pilatos não tivesse crucificado Jesus e se este não tivesse conseguido ressuscitar no domingo de Páscoa o mundo não teria Ovos de Páscoa e nada de chocolate!
A mentira aprisiona e cria crenças e quem as contraria é mal visto e considerado um chato, ou antissocial, mas e a quem a verdade interessa?

Inserida por andreerotidesarruda

⁠Amigos, nascemos para um mundo de provas e expiações. Fomos crianças, que inventavamos nossas brincadeiras, ao jeito e a possibilidade de cada um, depois adolescentes, em um tempo muito diferente desses, eu, particularmente não trocaria os meus pelos de hoje; depois chegou a idade adulta, cada um seguiu o seu caminho, simplesmente seguiu, sem mais possíveis argumentações, seguiu, chegamos hoje, a nossa tão longe imaginada, terceira idade, cada qual, com suas histórias feitas pelas lembranças vividas, agora, temos que viver um dia por vez, um momento de cada vez, curtir esses bons momentos, esses bons dias, pois, certamente, eles também farão parte da nossa história de vida nesse mundo, nessa etapa, sejamos felizes com os bons dias alcançados, pois, não sabemos se o próximo será igual, afinal, o tempo passou e com ele, além das boas lembranças, vai um pouquinho de nossa saúde, de nossas energias, é assim que sempre foi, portanto, queridos amigos, convido-os a levantar um brinde em forma de prece, todos os dias que ainda temos, pois, chegará o dia em que tudo não passou de uma história, como tantas outras já vividas em outras vidas, pois, cada vida é um capítulo de um graannde livro, que começamos a escrever há muito, muito tempo atrás e por um longo tempo ainda escreveremos. Então vamos caprichar nas ações de cada dia, pois cada dia é só uma página, um momento é só poucas linhas.
A Cardoso

Ps. Saúde é o nosso bem maior, cuidemos bem dela!

Inserida por afonso_cardoso

⁠As crianças são vítimas vulneráveis e sofrem com as mentiras dos adultos.
Não há proteção divina sobre elas, porque as maldades dos homens recaem e as vezes até a morte. Há uma justificativa pelo mal praticado, o " livre arbítrio, em que o homen tem a liberdade em pratica-lo, porém a criança não está possuída de livre arbítrio em sua defesa. Deus o todo poderoso não deu a criança o livre arbítrio para se defender das maldades de seus tutores. Justificar as maldades pelo livre arbítrio e atribuir a um castigo de Deus para compensa-lo é ao mesmo tempo ser tão mal e esperar a maldade quanto a de Deus.
1- Por que mentem às crianças?
2- Já pensou quantas vezes por dia mentem ao seu filho?
(A V)

Inserida por amaurivalim

⁠Mãe.



Mãe!
Mãe de todas as mães,
Mãe de todos os pais,
Mãe de todas as crianças,
Mãe que gera alunos,
Mãe que gera professores e doutores,
Mãe que gera todas as vidas que aqui há,
O quê é ser mãe ?
Meu Deus do céu eu te peço,
Se essa inspiração não te agrada,
Peço-te oh DEUS de todo UNIVERSO,
Que trave meus dedos agora,
Pois sou filho de uma Mãe,
Mãe de cinco vidas e quatro delas são meus irmãos,
No embalo de minh'alma,
Ah ! Embalo embolado que faço questão de ir além,
Hoje!
É domingo dias das Mães,
Estou em minha rede,
Embalando no céu do seu ventre,
Lá no passado,
Eis aqui uma vida viva que te escreve,
Não sou primogênito,
Mas me faço um gênio para isso escrever-te,
Tento me consolar,
Mas não há como me controlar,
Mãe que faz o almoço,
Mãe que levanta cedo e faz o café,
Mãe que vai trabalhar,
Mãe que se preocupa,
Mãe de todas as lutas,
Oh ! Mãe das outras mamães,
Antes de ti teve outras mães,
Dádiva divina,
Dádiva de ser heroína,
Dom de aquecer em seus braços,
Meninos e meninas,
Coração disparado e atordoado,
Em escrever-te isso oh! Mãe das mamães,
Meus olhos marejam,
Meu instinto de Poeta vai aumentando,
És magia das das magicas,
És as flolhas e as flores,
De ti sai a semente brotada,
E em ti torna voltar,
Passiva e geniosa,
Gloriosa por ser responsável,
Sem tu oh Mãe,
Não teria como ter tantas vidas aqui,
Cada família tem seus frutos,
Cada mãe tem seus atributos,
Então oh ! Mãe,
Ofereço-te esse Poema,
Cujo nele és o tema,
Mamãe!
Minha bela Mãe!
Disparo nessa aeronave,
Para voar e te entregar esses versos,
Pois o teu UNIVERSO,
Não é somente aqui.
E sim,
É em todo lugar,
Inclusive aqui,
No âmago do meu coração...



Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.

Inserida por JoseRicardo7

⁠Viver
A vida é um risco, um risco na velocidade da luz, uma hora somos crianças sonhadoras e outra somos adultos em busca de um realismo preposto.
Talvez seja um raciocínio meio complexo, afinal cada um tem um modo próprio de ver a vida. Mas o que seria vida? o que seria viver? passamos muito tempo achando que vivemos quando na verdade somos meros sobreviventes de uma sociedade que impõe o devemos ser e fazer, e isso, definitivamente não é viver.
Pesquisei no dicionário o significado da palavra viver e achei exatamente a palavra “aproveitar a vida”, e sinceramente, não poderia explicar de melhor forma, aproveitar o que há de melhor, fazer o que nosso coração deseja, seja ele amar intensamente ou amar por uma noite, seja sozinho ou rodeado de pessoas; e enfim seja como você quiser e no tempo que quiser.

Inserida por pamela_leidemer

⁠⁠
Não repasse ideias e supostos valores ou exemplos não virtuosos as tuas crianças e até aos que ainda estão em formação.
Quem será oprimido ou cobrado no breve futuro será você!
Afinal, somos motivadores e experiênciadores dos novos e remanescentes Homens e Mulherespara que tenham caráter e conduta ilibada.

Inserida por dalainilton

Abençoadas são as crianças que caem
E não deixam de brincar,
Que se sujam mas sabe que tem alguém pra
Lhe limpar,
Que se machucam mas tem alguém pra beijar suas feridas
Que brigam com seus amigos mas em segundos
Estão se abraçando novamente
Abençoadas são as crianças
Porque passam tempo de mais brincando
E não tem tempo para sentir ódio
Em seus pequenos corações
Abençoados sejam as jovens crianças
De vossas novas gerações

Inserida por Larissaloraschi

Amadas são as crianças porque não tem maldade em seu coração,
Os adultos bajulam isso mas não fazem isto
As crianças beijam seus pais e falam eu te amo
Quando se torna jovem abraçar seus pais demora
Mais de ano,
As crianças brigam e perdoam
Os adultos brigam e se odeiam
Vocês foram crianças que perdoaram?
Morreu o espírito infantil em você?
Faça nascer outro.

Inserida por Larissaloraschi

A gota d'água

Abro o portão de casa, está a chover e vejo crianças tomando banho de chuva...

Vejo cada gota d'água caindo em seus rostos de meninos e se misturando com outras gotas, formando um fio d'água...

Logo imagino, esse fio d'água que está escorrendo de uma forma tão veloz, pode se direcionar a um rio, quiçá o Kuanza...

Fico aqui reflectindo, como uma gota tão simples no seu tamanho, hoje é parte de um grande rio como o Kuanza...

Fico pensando em como aquele pingo d'água que outroura era simples, hoje faz não só parte de um grande rio, como também é parte da água que chega até a mesa, para matar a sede de muitos, desde os atentos aos supostamente mais atentos, desde os bolsos furados até aos bolsos abastados e cozidos com a mais cara costura...

Esta gota d'água, que outroura foi pequena, insistiu, enfrentou grandes desafios; hoje faz parte daquela água que move as turbinas da Central Hidroelétrica de Laúca, gerando energia; e energia esta que faz as máquinas de grandes multinacionais funcionarem para o fabrico de lixívia, álcool gel, e iluminar muitos lares, desde os guetos até às cities deste grandioso país que se chama Angola...

Está gota d'água que outroura foi simplesmente ignorada, hoje faz parte não só das quedas de kalandula, como das águas da barra do kuanza; ela não parou de ser parte do rio, foi insistente e persistentemente, rompeu barreiras, deixando uma parte de si em águas doces e outra parte de si em águas salgadas, formando grandes mares e oceanos. Desde os mares da ilha de Luanda a Ilha do mussulo; desde o oceano Atlântico ao Índico.

Esta água que outroura foi gota, hoje fazendo parte dos mares e rios, ela voa bem alto para os altos céus em forma de vapor, criando uma bela nuvem branca que depois se formam em chuvas, caindo mais uma vez em gotas no rosto de quem ama tomar um banho de chuva...

Oh! Quão lindo; quão maravilhoso é quando coisas supostamente insignificantes e pequenas, se tornam altamente significantes e grandes... Fazendo parte da natureza e ajudando a suprir necessidades dos homens.

A obra do Grande Deus; O Maior Artista que existe; Aquele que não foi criado, simplesmente passou a existir, descobriu o seu real propósito.

Seja como uma gota d'água, insistente e persistente. Lute para conquistar os seus sonhos... Invista na sua arma➕poderosa, a mente. E lembre-se: 'a única pessoa que pode te parar, é somente você'.

Inserida por ERoPaul

⁠Quantas mais crianças precisaram morrer? Mais quantos negros, brancos?

Nada o trará essa criança de volta para sua mãe, nada trará de volta nenhuma as vidas que foram ceifadas, um descaso de desamor, negligência, racismo e ódio.
A desiqualdade social que tem base principalmente no racismo estrutural, fez mais uma vítima. E os culpados pagam fianças e respondem em liberdade, ficam impunes.
Você ainda não percebeu que o racismo tem causado muitos casos, adulto, jovem, crianças, policial, bombeiro, mendigo, a morte veio para todos, infelizmente.
Você está condenando sua própria alma por não querer enchergar essa omissão, esse pedido de socorro onde todo dia tem alguém com a vida interrompida, seja ele branco, negro, rico, pobre, idoso, adulto, jovem ou criança. Vocês governantes, vocês que tem o poder da caneta, senhores magistrados, autoridades, tem o poder de fazer a justiça, tudo para que a lei seja cumprida e a Constituição seja prevalecida.

Inserida por DhelsonPassos

Apenas para dizer ATÉ O ANO QUE VEM minhas queridas crianças,
com meus sinceros desejos de um ano 2019 pleno de AMIZADE, LUZ, PAZ E AMOR...
Este é o último Bom Dia Crianças deste ano...
Mas... Não precisa chorar, prometo que volto no ano que vem...
Osculos e amplexos,
Marcial

====================================
APENAS PARA DIZER ATÉ O ANO QUE VEM
====================================
Marcial Salaverry

Bem, o ano 2018 já está em seus últimos estertores, tá agonizando...
Já vai tarde, dirão alguns, que pena que está acabando, dirão outros. De minha parte, só posso dizer que neste ano 2018 tive imensas alegrias, e a mais interessante de todas, é que estou ainda por aqui, sempre escrevendo...

Desde 2001 quando comecei a brincar com o teclado, descobri que poderia escrever alguma coisinha, e começaram a sair alguns textos na brincadeira, e acabei descobrindo que poderia começar algo de novo na vida, ou seja, escrever coisas como cronicas, poemas, contos, bobagens, coisinhas, mas sempre exercitando os neuronios, escrevendo, e assim mantendo o tal do Alzheimer sempre distante...

Sem dúvida alguma, iniciar uma carreira aos 62 anos, não deixa de ser interessante. É sinal de que nunca é tarde para iniciar alguma coisa na vida. Basta ter vontade e, claro, algum talento. Até poeta acabei virando, e saibam que nunca gostei de poesias. E sempre por causa de desafios que me foram feitos. E dois tipos de desafios. Alguns por amigas que acreditaram que eu poderia, e me estimularam, e outros por pessoas que acharam que eu não seria capaz, e assim, me estimularam a provar que não se deve duvidar de ninguém.

Entre outras coisas, só posso agradecer ao Amigão, a manutenção de diversas amizades antigas e, principalmente, a entrada de tanta gente bacana e simpática no meu rol de amizades. Sinceramente eu nunca esperava que poderia ir tão longe com este tecladinho tão pequenininho. Só posso agradecer mais uma vez ao Amigão fazer com que tantas e tão selecionadas personalidades me incluam em seu rol de amizades.

Devo concluir que tenho alguma coisa de bom no meu interior (bem lá no fundo, diriam alguns), para conseguir essa alegria. Ainda mais que neste finzinho de ano, estou me preparando para recomeçar tudo de novo, talvez com alguma novidade...

Aos meus velhos amigos, muito obrigado por continuarem me aturando. Se ainda permanecem fiéis, é porque estão apreciando a companhia, ou então são masoquistas...

Aos meus novos velhos amigos (ou velhos novos ?), ainda mais, meu muito obrigado, por confiarem na sinceridade de minha amizade, mesmo sem me conhecerem (ou talvez por isso). Se bem que o conhecimento físico é muito relativo, pois emaillatoriamente conversamos com muito mais isenção e liberdade do que pessoalmente, pois, no "tete-a-tete", há sempre o problema da atração (ou rejeição) física, além do que, certas coisas sempre constrangem quando estamos frente a frente, e nunca há mesma liberdade.

Então quero dedicar a todos algo que fala de minha amizade:

ÀS MINHAS QUERIDAS AMIZADES


O ano está para terminar...

Não o sentimos passar...

Agora é Natal, vamos comemorar...

Vamos o aniversário do Mestre festejar.

E nosso querido Amigão saudar.

Que tal pensamentos de Paz?

Penso que todo o mundo é capaz.

Prá que maldade?

Só traz infelicidade...

Vamos nossos amigos abraçar...

E a quem não o for, também...

Nada custa querermos bem

E a todos, felicidades desejar.

Ano Novo, Vida Nova...

Promessa que sempre se renova...,

mas nem sempre se prova...

Por todo canto vejo mensagens belas,

Falando de Paz e Amor...

Coisa linda, seja como for...

Para o ano que vai se iniciar então,

com amor no coração,

quero a todos desejar essa paz, esse amor...

Que seja feliz, seja você quem for...

Amigo, parente, conhecido, goste de mim ou não,

Receba meu abraço, pois é de coração...

Não é apenas decoração...

É dado com verdadeira emoção...

Pois é uma ordem do meu querido Amigão.



Neste, que é o último BOM DIA CRIANÇAS deste ano, quero deixar consignado meu agradecimento a todos os que, através de suas mensagens, seus e-mails, ou simplesmente lendo o que escrevi, manifestaram seu apoio, encorajando-me a continuar em frente, na realização deste sonho tardio, que apenas vem provar que enquanto há vida, sempre existe a possibilidade de se fazer alguma coisa diferente. Basta que se queira viver.

Tive momentos realmente maravilhosos neste ano, problemas também. Mas no balanço final estes últimos ficaram para trás... Esqueci-os todos, bem como quem os causou. Sempre procuro apenas lembrar as coisas boas. E foram tantas emoções...

Um grande beijo no coração de todos vocês, e até o ano que vem...

Esperando que suportem a prolongada ausencia até o ano que vem, espero que todos tenhamos pelo menos 365 LINDOS DIAS neste ano de 2019 que vai começar após a 12ª badalada...

Inserida por Marcial1Salaverry

Passei o (dia) rodeada de crianças e observei a magia, fé e a inocência que a nelas.
Sentir vontade de sorrir, me contagiei com a esperança e imaginação, quando estão brincando não se importam com mais nada, somente com satisfazer a sua felicidade sem ao menos saber o que é.
Passei por isso tudo e não valorizei, tive a oportunidade de não haver mágoas , quando eu brigava com os meus irmãos, primos e amigos, depois de 2 minutos ou menos já estavam os juntos, sem mágoas, mas o que posso dizer de agora?
Me sinto 100% ou preciso melhorar?
Se preciso melhorar por que não me esforço mais?
Não queria ter duvidadas e arrependimentos, apenas viver sem querer saber do amanhã, como as crianças quando estão apenas vivendo.
K.B

Inserida por kellyBenacci

Dia especial...
Para as crianças, Papai-Noel...
Para os adultos, reflexão...
Noite de Amor!
Dia de Alegria!
Dia de aprender e agir com benevolência.
Demonstração de fraternidade...
Natal! É um dia de dedicação
Dia para pensar nas pessoas em redor e vencer o próprio egoísmo!
Natal! Dia do bom velhinho...
Da farta mesa... da reunião familiar!
Dia de pensar e também de orar!
Dia de retribuir as felicidades
Dia de matar as saudades...
Dia da comemoração
Dia da busca pela essência...
Dia da sincera caridade
Dia do respeito pela posteridade...
Natal é vida, é o reflexar da Alma
É o cantar dos corações amigos
É a bondade, salutar e familiar
É a benção do Senhor
É o tilintar dos sinos
É o Deus Menino...
É Natal feliz
Feliz Natal!

Inserida por pepita_de_oliveira_ii

A noite que não amanheceu

O Ano é 1945 a cidade Hiroshima-Japão, crianças brincam nas ruas, casais se amam em suas residências, na sala um homem sentado no sofá assiste o último noticiário do dia enquanto sua esposa termina de lavar o resto de louça suja que sobrará do jantar, no relógio já se marca 22h00min PM horas, as ruas em silêncio, um frio percorre todas as ruas iluminadas pelos postes de luz amarela sendo possível ver apenas andarilhos e moradores de rua vagam pela noite, faz-se frio na cidade, tão frio que começa a nevar, uma menina mostra a sua mãe algo voando no céu e lhe pergunta, mãe, aquilo é um avião? Uma estrela? O que é aquilo? A mãe sem ter ciência diz à sua filha que se trata de uma estrela, a criança então fica admirada com tal brilho até que de forma repentina o grande brilho vem em direção à criança e num piscar de olhos a mãe vê à sua filha tendo seu crânio dilacerado, um grande cogumelo de fumaça tomará conta da cidade e seus arredores, o relógio já marca 02:00 AM, todos os postes perderá sua energia, as televisões se apagaram e todos saíram nas portas de suas casas para verem o que estava acontecendo, mas o impacto foi tão grande que todas as famílias foram destruídas em questão de tempo e até hoje alguém pergunta e quando amanheceu? Bem, a partir desta data, nunca mais brilhará o sol naquela cidade, ficando conhecida então como a noite que não amanheceu, o relógio nunca saiu das 02h00min AM pois o céu se tornará cinza para sempre.

Relato de um sonho

Retratado na bomba de Hiroshima

Inserida por LucasMagalhaes

⁠Uma semana pra mim, é tudo que eu queria, só uma sem responsabilidades... as crianças nem sabem a sorte que têm... poder gritara vontade, sem ser julgado como louco, ....é só uma criança, poder dar birra e não comer, não ir na escola... , pode ser livre... eu só quero uma semana. Sem contas, responsabilidades...sem ao menos pensar no que eu deveria estar fazendo.
Planejei para daqui uns 2 ou 3 meses passar um mês totalmente sozinha, me isolar no meio do mato, ter tempo para me confrontar em paz, surtar sozinha, rir, chorar, gritar sem ninguém pra socorrer ou bisbilhotar, sem vizinhos, parentes...no maximo um bixinho para alimentar, acordar com o canto dos passaros, dormir cedo por estar sem energia elétrica, só eu e deus...ja foi tão difícil aceitar que devo me dar esse tempo, que me faz mega bem... maldita cama de hospital, maldita incapacidade, maldita consequência..., o xorpo preso não é o meu, mas a alma presa sim.

Inserida por bruxadodestino

⁠Avisa que eu volto amanhã.

​​
Avisa que eu volto amanhã
Que eu pego as crianças no colégio
Que trago muitas coisas na bagagem
Das tantas,
a maior é a saudade.
Quando o sol ameaçar depois do monte
Estarei no primeiro trem
As fotos??
beijo-as todos os dias
O cheiro??
Esse eu conheço
Me espera no mesmo canto.
Avisa que eu quero o abraço mais apertado
O beijo mais amado
E se eu não segurar as lágrimas
Não se preocupe
As lágrimas serão de alegria
As outras (lágrimas) eu vinha soltando-as todos os dias.
Avisa...

Inserida por PlinioColares

QUANDO BUSCO AS CRIANÇAS NA ESCOLA

Quando busco as crianças na escola A curiosidade me consome por inteiro Porque lá existe um universo
De pessoas e de diferenças Aviltantes
Observo ao chegar mais cedo Tantas e tantas mulheres
Com as infinitas faces
E os seus arroubos tão distintos.

Noto a mãe mais devotada
Cuja principal beleza é indisfarçável Por entre as roupas informais
E os cabelos presos
E que levam as imaginações ao infinito.

Há também aquela executiva
Sempre muito bem vestida
E que se adorna de frieza altiva
Disfarçando que é só menina desejosa de amor sincero E de alguém que lhe proteja.

Vejo as mulheres participativas
Criadoras de debates e polêmicas
Organizando o teatrinho do colégio
Para que olvidem rotinas melancólicas
Amargadas como fel daquilo que em tese deveria ser um lar em harmonia.

Não existe como não notar
A genitora que ao mesmo tempo em que recebe os filhotes e os beija com saudades e sorrisos (quase que em desespero)
Vive um dia-a-dia atropelado entre compromissos e maternidade
Já que tem um ex-marido cafajeste e descomprometido.

Sinto o perfume enjoativo
Da mulher que busca o filho
Com indiferença e mau-humor contagiosos Vez que não queria estar ali buscando o filho E ainda muito menos ter o tal do filho.

Eu também desvendo mães que foram já colegas minhas Na infância ou na adolescência
Algumas até me reconhecem
Outras reconhecem, mas me ignoram
E assim me questiono como se daria Se tivéssemos ficado juntos
Construindo vidas em uníssono.

E divirto-me, no fim de tudo
Com alguns homens estúpidos
Que puxam as conversas mais estúpidas
A fim de seduzirem as mulheres - nada estúpidas - que estão ali na escola (Esses, com certeza, necessitam é de muito mais maturidade)

Porque desconhecem o lirismo da conversa casual
E que inflama os nossos corações e almas Demonstrando que a vida nos reserva várias surpresas
E, quiçá, famílias novinhas em folha
Esculpidas
E escritas
Entalhadas
Costuradas
Na escola das crianças.

Inserida por andrercostaoliveira

"Deixe que as crianças inspirem os seus sentimentos de amor e ternura e acredite na sua capacidade de fazer as pessoas sentir-se bem com a sua presença. Jamais desanimeis porque alguém sempre estará do seu lado. Deus nunca desiste e colocam pessoas-anjos para cruzar nossas vidas. E você já sentiu-se um anjo de paz?"

Bom dia anjo divino eu acredito em você e tua presença me alegra.

Inserida por jorgeaxe

⁠Santas Lembranças
Tantas recordações
Muitas crianças
Em tantas evoluções

Santas Palavras de Jesus
Do Céu Eternamente a Brilhar
No meu coração clareia e reluz
Ao pensamento sempre Consagrar

Consagrar o Eterno Sacrossanto Ensino
Que vem do Mestre do Saber
O Mestre Divino ensina
Mas o povo não quer compreender

Os avisos e as Santas orientações
Para sempre quero aprender
Norteiam nossas atitudes e ações
No caminho para me desenvolver

Inserida por SamuelRanner

⁠As crianças são o bálsamo do mundo.
Estão ávidas em evoluir.
Quando as ensinamos e corrigimos suas falas, elas nos repetem, às vezes repetem sozinhas em frente ao espelho, se divertem com o erro e batem palmas pra si mesmas quando acertam.
Correm para nos mostrar que aprenderam, para que comemoremos juntos...
Ah... As crianças
Não chamam evolução de mi mi mi
Não se dobram aos vícios, riem de terem errado antes, adoram estar evoluindo...
Quem corta esse cordão, quem tira essa pilha...
Aquelas pequenas criaturas andam pelas ruas refazendo seus passinhos de balé... Batem bola qualquer hora, transformam brinquedos, qualquer hora do dia, em qualquer lugar se orgulham em estar aprendendo.
Quem desliga essa energia que move ao alto a alma humana, e os transforma em rabugentos reclamantes quando são convidados a refletir sobre seu comportamento e linguagem opressivos, inadequados, assediosos?
Qual é defeito do equipamento humano que nos faz empacar na justificativa de não termos intenção ora em magoar, ora oprimir, ora cometer racismo ou sexismo?
Qual é a peça que desgasta e some?
Qual seria o elixir?
Em qual fonte beberemos a dádiva de evoluir sem reclamar?

Inserida por RoseCunha