Crônica sobre Política

Cerca de 1269 crônica sobre Política

Durante o governo de um estado, não existe uma regra ideal para a sociedade. Mesmo na incerteza dos acontecimentos, todos os conceitos ideológicos partidáristas existentes, são aceitáveis e aplicáveis à qualquer povo, desde que sejam pensados para o bem de todos. Seja para direita ou para à esquerda, qualquer uma dessas curvas é caminho e levam para um objetivo, por mais que sejam métodos distintos um do outro. O que garante isso, é o caráter, honestidade e inteligência dos homens que iram exercitar suas idéias perante uma população.
O sociedade ao se auto-questionar para qual lado se inclinará, precisará analisar as propostas de cada partido/candidato e absorver os pontos positivos e os que darão mais resultados, para assim implantar tais regras com as ferramentas da democracia.
Para que seja oferecida uma estabilidade de um todo, a democracia é muito importante, e ainda garante a liberdade de decisão da maioria, que por sinal, é o que consiste a engrenagem de um país.
Hoje, para nós que vivemos tempos avançados comparado ao surgimento dos pensamentos ideológicos do homem político, essa teoria "democracia" se tornou patrimônio da história do mundo, e é hoje lembrada como uma lei artificial solucionadora para qualquer cultura.
Portanto, no quesito ideológico e moral, não é benéfico para uma população se acomodar há idéias de um só partido. A solução para se esquivar do mal intencionado, é sempre se manter atento e acatar ás idéias do lado oposto quando forem melhores do que as do partido que está sendo seguido. Essa é a melhor e essencial maneira de praticar politica para o bem e a evolução social.

Inserida por DavidEder

Brasil

Doente? Eu é que sou doente?

Vivo em um país onde um joguinho é mais importante que a educação. Onde todos dias pessoas morrem embaixo de pontes com frio e fome. País onde a fome impera e a justiça não combate mais as facções. Moro em um país onde funk é considerado cultura, convivo com pessoas que ao invés de participarem de grupos como de teatro, de música ou de literatura preferem fazer parte de bondes
É lamentável o nível de alienação que o povo chegou! Vergonhoso, sem dúvidas...
As cirurgias pelo SUS são marcadas para depois que as pessoas estão em baixo da terra, o brinquedo das crianças pobres é pular nos esgotos que correm nas favelas. A única alegria dos anciãos é quando chega o fim dos meses pegarem seu dinheiro que não dá nem para pagar um alimento digno.
Toda hora pessoas inocentes são presas, torturadas e bandidos circulam livremente nas ruas. Passa ano, muda governo e tudo continua igual, isto é, quando não piora. O sustento de crianças de 13 anos de idade é vender drogas nas esquinas ou até seus próprios corpos.
Depois da meia noite somos presidiários dentro de nossos próprios condomínios ou casas porque certamente estar após esse horário nas ruas é pedir para ser assaltado ou até mesmo morto.
Tem dias que esperamos mais de uma hora nos terminais de metros e quando chegam, vem lotados transportando o dobro ou o triplo do permitido.
Enquanto existem pessoas que gastam 700, 800 reais em um tênis, há outras que trabalham um mês inteiro para ganharem essa quantia e sustentarem suas famílias
E o governo ainda vem falar em igualdade social. Me pergunto é isso que se chama igualdade?
Últimas notícias, governo diz que a escola é muito mais um lugar de sociabilidade do que aprendizagem... sempre pensei que para se socializar existiam clubes, amigos, parques, mas não, a escola virou um centro de sociabilidade e realmente com o incentivo que os professores recebem daqui a uns anos essa vai ser a única função da escola do pobre.

Inserida por salerabagi

As necessidades do povo e a atual situação.
Sabe aquela escola que está caindo aos pedaços, ou aquela creche com goteira, ou aquele posto de saúde sem atendimento?
Pois é, todos esses problemas dependem de quem fica, quem sai ou quem entra. Tipo ajuda regressiva, o eleito mor compra o senador, que compra o deputado federal, que compra o deputado estadual, que compra o prefeito, que compra o vereador, que compra o eleitor. E em cada parada, um desabastecimento, 10% é o de praxe. Na verdade o que chega é no máximo um band aid, ou uma telha, ou um lápis, que na concepção da ignorância é o suficiente para manter o ciclo vicioso.
Isso se seu candidato for do time, do contrário, esqueça.
De tudo o que há de mais podre no mundo, a política brasileira é sem sombras de dúvidas o que emana o odor mais fétido e abrangente.

Inserida por Jherecardoso

O que vejo sempre por aí…

São pessoas querendo levar vantagem em tudo, não basta o certo, o justo, e nem o bom senso, e sim quem está levando vantagem de que, ou de quem.

Aquele que combina o justo é um otário… Então o que vejo é uma sociedade composta de malandros e manés.

Vamos furar a fila, assim somos mais espertos… Devolver o troco errado? E sou “besta”?

Vamos cultuar o nosso “jeitinho brasileiro”! Ah e você reclama dos nossos governantes?

A política brasileira é assunto de piada por nós mesmos, nós nos ridicularizamos e achamos graça disso tudo…

Pobres políticos… São só reflexo da nossa sociedade…

-“Ele rouba, mas pelo menos ele faz..”

E viva ao “jeitinho brasileiro”!

Inserida por Danielleborner

O que é poder?
Poder é força?
Poder é dinheiro?
Somente na natureza é que a força predomina, é o "poder do mais forte". Então, não, poder não é força
Dependendo do meio em que estivermos, o dinheiro nada mais é do que um simples pedaço de papel sem valor. Então, novamente, um sonoro "não", poder não é dinheiro.
Mas afinal de contas, o que é poder?
Poder nada mais é que o resultado das relações sociais e do modo como as pessoas são influenciadas por outras dentro destas relações sociais. É um força potencial e situacional. O poder só existe entre seres humanos, pois, como vimos, na natureza o que predomina é a força.

Inserida por recollyer

A administração pública nunca vai pra frente, enquanto houver passado pra colocar culpa!

Enquanto ao invés de apresentar soluções, só ficarem mostrando problemas.

Enquanto houver uma ideia que existe um lado certo ou errado!

Enquanto houver um olhar que o dinheiro ou promessa de emprego é o essencial para um voto na urna, e assim o benefício próprio prevalecer o interesse em comum.

O maior erro não é de administração passada ou presente, mas sim da cultura que se formou baseada no "interesse próprio" de maioria das pessoas, da tolice do homem que não teve capacidade de saber aonde ia chegar "uma compra de voto" tão comum e quase que totalmente necessária para se eleger na atual política.

Compra de voto já nem parece ser crime, até porque não faz sentido a punição, e quando faz, sempre existirá um substituto ou um cargo de secretário para ocupar, mesmo que em nome de terceiro.

Na política, dizer "eu não compro voto", é quase dizer que não tem pecados. E quem não peca? É humano, por isso é tão complicado!

Inserida por juniornascimento83

Redução da maioridade penal: Sou contra
É por isso e centenas de motivos que não voto em PSDB.
Quem procura estudar e buscar conhecimento, sabe muito bem que o sistema carcerário do país nunca funcionou. Enquanto criarem buracos para colocarem humanos e esquecê-los dentro de paredes mofadas e ociosos, a fim de, fazê-los "pensarem" nos crimes que cometeram, nunca vamos alcançar o objetivo de regenerar pessoas que não tiveram boas oportunidades.
O sistema carcerário tem que fazer dos presos, pessoas aptas ao convívio em sociedade. Dar uma profissão, trabalho, acompanhamento psicológico e dignidade.
E colocar um garoto de 16 anos na cadeia não vai fazer com que tenhamos menos criminalidade.
Para essa política do "manda prender", é muito mais fácil e cômodo fazer paredes, grades e homens armados vigiando os "bichos". Para eles é melhor do que trabalhar para entregar a dignidade ao ser humano.
Antes que reaças venham com discurso de "você nunca foi vítima", saiba que o menino que deu três tiros em meu irmão, tinha 16 anos. E nunca ninguém bateu na porta dele e deu oportunidade para estudar, trabalhar e um pouco de Deus em sua vida.
E por falar em Deus, Ele está de olho em você que vai rezar na igreja com o joelho no chão, enquanto deseja a política do "manda matar, manda prender".
Todos estamos sujeitos a cometer crimes, principalmente, se não tivermos boa orientação e cuidado da família e do Estado.
Prevenir e não remediar. Isso eu apoio. É essa minha opinião.
E sim, uso Facebook para expor minha opinião também. Essa ferramenta não foi feita apenas para trocar papel de carta. E eu acredito que eu vou mudar a cabeça de alguém sim, porque EU ACREDITO no ser humano.

Inserida por thielleluana

DEMOCRACIA

Penso que todos sabem as necessidades do país e tudo o que deve ser feito.
Precisamos de um lider que motive o espirito de trabalho honesto e semeie no coração do povo brasileiro o sentimento de orgulho por fazer parte de um pais forte e competitivo.
Infelizmente não enxergo esse tipo de liderança e vontade em nossos políticos, bem como também não vejo o povo brasileiro completamente preparado para conquistar esse ESTÁGIO HISTÓRICO, uma vez que boa parte de nós não foi instruída o suficiente para fazer diferenciações em contextos políticos amplos e complexos. Entretanto considero que a alternância de um poder seja fundamental para uma democracia justa.

Inserida por FELIPE-SALGADO

Treze, quarenta e cinco e mais vinte seis


Que as palavras não firam tanto
quanto ferem agora,
nem corte tanto a pele
quanto corta o discurso de ódio proferido por alguns,
que pensam estar na metade de Brasil que é melhor do que a outra.
Que a motivação
seja sempre a favor da bondade
e do amor ao diferente,
e mesmo existindo diferenças
que elas não se tornem pretexto para justificar a ignorância,
transformada em atos de intolerância e incompreensão.
Que o povo se (re)una novamente
e publicamente diga o que não quer,
mas diga junto, sem diferenciar ou segregar
mesmo se discordar do outro, diga democraticamente o que pensa.
Que o Brasil mude, que mude a política, que mude tudo, inclusive, as pessoas.
Mas que se mantenham as diferenças
que se preserve a diversidade
ninguém é igual a ninguém!
Então, porque achar que temos de agir de tal forma?
Caminhando juntos seremos uma nação coerente,
com projeto de Estado decente e equilíbrio nas relações de classes.

Inserida por JotaW

Chove lá fora, é primavera
E quanto as chuvas de verão?
Os desavisados que não souberam ouvir
O canto breve dos silenciosos sábios
Vestirão a velha toga fria, minha...
A mesma que, há tempos abriga, essa nação
Por contarem com a magia da mudança
Que é a cruel leitura da ignorância.

Inserida por MariadaPenhaBoina

Se o PT fosse realmente o partido dos trabalhadores,deveria se envergonhar em dizer após 12 anos que beneficia 50 milhões de pessoa com o Bolsa Família.
Deveria se orgulhar se pudesse dizer que após 12 anos no poder, ninguém mais precisa de ajuda do governo, pois todos os Brasileiros tem trabalho para sustentar suas famílias.

Inserida por mathiasportugues

Desabafo...
Fui a uma loja hoje de manhã e estive lá por uns 5 minutos. Quando eu saí, vi um guarda municipal, com sua motocicleta, todo prepotente (eles se sentem 'otoridade') preenchendo uma multa. Corri até ele e soltei o famoso:
- Peraí, amigão, não faz isso não, dá uma chance!
Ele me ignorou e continuou escrevendo a multa.
Então eu o chamei de babaca metido a polícia!
Ele me olhou e, sem dizer nada, deu uma olhada em um dos pneus do carro e começou a fazer outra multa. Então eu falei:
- Que merdinha de profissão a sua, hein?
Ele começou a escrever uma terceira multa!
Foram mais uns 5 minutos ali fora, discutindo ou tentando discutir. E quanto mais eu xingava, mais multas ele preenchia. Depois que eu vi que aquilo não iria resolver, saí dali e fui pegar o meu carro no estacionamento, na outra quadra.
Mas tudo bem o importante mesmo é ter tentado ajudar o outro coitado que eu nem sei quem é! Sempre que possível, devemos tentar ajudar alguém que tem adesivos da Dilma e do PT no carro! A gente se sente com a alma lavada!
Vou sempre tentar ajudar vocês parceiros.

Inserida por mathiasportugues

Dor inédita


Estou a procura de uma dor inédita
Uma dor que não doa durante a noite
que não doa tão aguda no coração
e se doer, que seja breve
que se encerre antes mesmo de o sol nascer.

Estou em busca de uma dor que não doa tanta
e que também não provoque tanto lamento
procuro uma dor inédita, ainda não descoberta
que talvez tenha mesmo de ser inventada
tão incerta quanto a sua procura
uma dor que não provoque tontura
e se a vertigem for um de seus preceitos
que se possam pintar constelações inteiras
bem diante dos olhos rotos, tomados por sua maldade.

Procuro uma dor de verdade
não essas dorzinhas da cidade
aquelas bruscas do campo, que provocam feridas na alma
procuro uma dor inédita, dessas que só se vê em filme de horror
diante de tanto pavor sigo sem chão
chorando com a mãe que enterra seu filho adolescente
vítima das mazelas da periferia das grandes cidades.

Procuro uma dor de mãe, a beira da cova de seu filho
chorando rios de lágrimas, estraçalhada por dentro
de tanto lamento e dor comum que há por aqui
pela falta de zelo dos políticos e dos governos
por tantos enterros e perdas
por todo esse descaso com os jovens
que são condenados a morte antes mesmo de nascerem.

Procuro a cura ou um remédio qualquer
que nos livre da fúria desses imbecis
que não se doem ou sentem dor qualquer
por tanta barbárie e falta de senso
que não se lamentam ou percebem um lamento sequer
de tanta dor comum existente por aqui.

Será que de tão cegos não percebem?
Chega de lamentar por tão pouco
chega de dores comuns
se só nos resta sentir dor
então chega de dores fajutas
ficaremos só com as dores inéditas.

Inserida por JotaW

BRASIL, PAÍS RICO É PAÍS SEM CORRUPÇÃO!
(Ítalo Oliveira Marinho)

Sonho com um Brasil desenvolvido!
Sonhar nada mais é do que imaginação,
Por que país como o Brasil,
Nem com tempo há condição.

Verás que um filho teu não foge à luta,
Diz um hino extasiante,
Muito embora fale isso,
Quais ações têm feito adiante?

Sejamos um país incorrupto!
Qual político já veio a discursar?
Em meio a tantas promessas,
Há um motivo a acreditar?

Quem pudera ter boa vida,
Não enxerga de antemão!
Porque pobre sempre pobre,
E o rico tem condição?

Inserida por ItaloMarinho

O sistema do SISTEMA



Grito... Grita, grita alto, mais alto, mais alto ainda!
Não que o teu grito não seja alto o suficiente
para ser escutado por todos.
É muito mais alto do que tu podes imaginar.
O sistema é que se cala, finge-se de morto.

O problema não está no teu grito e sim na deficiência do sistema,
que finge não haver qualquer problema em seu engenho magnífico.
Que finge não ouvir o quão alto e desesperado são os teus gritos
e o de todos que gritam, mesmo que gritem por dentro, em silêncio
silenciados, inauditos, sob interdição.

O sistema é a máquina mais perversa e controversa já criada.
Mais até que a bomba atômica - que só é utilizada em ocasiões especiais.
O sistema é uma máquina criada para operar na dimensão do perverso
sua função não é trucidar os sujeitos, nem moê-los feito insetos
nem mesmo criar monstros sociais totalmente adaptados à sua incoerência.
Isso é deficiência humana mesmo!
Provocada por mal caratismo, ingerência e incompetência ao manuseá-la.

Em seu modo cotidiano mata, estripa, dissimula...
Inaugura placas de cobre com letras douradas, estátuas e totens
em homenagem a seus feitos incríveis.
Por fim, ostenta em praça pública toda essa maldade.

Inserida por JotaW

“O poder não só embriaga, mas, também enlouquece, por isso vemos no mundo atual, loucos a conduzir, em total desgovernos, como embriagados, o destino de muitos, que por pura inocência ou talvez excesso de esperança, deram a eles doses excessivas da DROGA DO PODER!”

Gutemberg Landi
11.08.2015

Inserida por GutembergLandi

Educação Social no Brasil

Atualmente é fato que a Nação brasileira não se encontra nos melhores patamares dos assim definidos índices sociais, como taxas de analfabetismo, desemprego, mortalidade infantil ou renda per capta. Mas não devemos imaginar serem estes resultados estanques. Talvez o que ocorra seja o aflorar de diversas conseqüências a partir de poucas causas fundamentais. Entre estas merece especial reconhecimento o quesito educação, cujo déficit tem despejado conseqüências desastrosas sobre a população.

Um nível educacional baixo é causa direta de elevadas taxas de desemprego, aumento das populações marginalizadas, seja em ruas ou em favelas, aumento das filas em hospitais públicos, altos níveis de analfabetismo, corrupção e fome, diversas formas de violência, assim como outros elementos que carregam uma conotação negativa, contribuindo, por exemplo, para a descrença da população civil em geral. Enfim, o que se observa é um deterioramento geral da qualidade de vida. Torna-se fácil inferir a causa disto ao assumir que a educação é um ponto-chave no desenvolvimento social. E boa indicação disto é que todos os países que apresentam baixos níveis de escolaridade mostram altos níveis de desemprego.

Outro tema que se presta à análise da função educacional no país é o recente programa de inclusão social implementado pelo governo federal, definindo um sistema de cotas para garantir o acesso de alunos do ensino público, negros e índios ao ensino superior. Percebe-se uma clara violência social, pois o que se inclui com este sistema é o adulto já formado, ou melhor, desinformado e com deficiências desde seu ensino fundamental. A verdadeira inclusão social deve se fazer sentir já a partir do início da formação da massa social pensante, formadora de opinião e que um dia irá exercer seu direito ao voto. Assim o cidadão se torna também um gerenciador de seu próprio país. Assim se faz cidadania.

Neste exemplo se percebe que a educação é utilizada como um método de controle de massas, ou seja, deliberadamente a educação é sonegada.

Logo se pode cogitar que na medida em que a educação contribui para a redução de todos os índices negativos, como analfabetismo, desemprego, mortalidade infantil, entre outros, ela se mostra importante. No entanto, ao reconhecer o aumento destes mesmos índices negativos em nossa sociedade, principalmente quanto ao recrudescimento da escolaridade brasileira, vemos que a educação pode ser algo mais que importante: prioritário.

Inserida por HeltonBezerra

DO JEITO QUE O CALHORDA QUER

“O montealtense sempre se mostrou forte e com potencial de desenvolvimento em vários âmbitos quando unidos, mas como a política sempre nos divide não avançamos e, vivemos sempre estagnados pela nossa divisão.”

Será que nos falta uma iluminação para um dia entendermos que a divisão em nossa sociedade só faz mal a nós mesmos? Gostaria que os jovens de hoje rompessem com o pensamento obsoleto que nossos antepassados (pais, avós, tios e tias mais velhos) trazem consigo. Se pararmos para pensar um pouco iremos perceber que estamos do jeito que os calhordas que nos governam querem — pouco pensantes no coletivo e preocupados com partidos, grupos e interesses pessoais — o que facilita a atuação de maus gestores que se explicam dizendo que o outro é pior, mas nunca fazendo algo melhor do que se existe. É mais fácil dizer que é melhor que fulando porque fulano é pior, difícil é fazer melhor que si sem se comparar com o nível abaixo.

Se olharmos nossa história, em momentos que a população se uniu, a cidade prosperou; o caso que mais gosto é o de que a população se juntou para construir a cadeia publica e comprar o casarão Botelho de Andrade para ser a sede da intendência, ou no exemplo recente de um mutirão para construção de uma via-sacra diante a igreja matriz, e o que dizer de católicos e até protestantes juntando recurso para proteger o patrimônio cultural — a restauração das imagens — e mais recente contra a instalação de torres eólicas na Serra dos Montes Altos. Nesses momentos em que os gritos de “meu partido”, “meu candidato” saem de cena e entram as falas de “nosso patrimônio”, “nossa cultura”, “nossa cidade” vivemos momentos que fazem de nós uma cidade pronta para o progresso! Pronta para viver com melhor qualidade de vida.

Minha gente, sabemos que até hoje nunca fomos administrados por bom gestores, como eles próprios dizem só são menos piores que os da mesma laia. Não concorda comigo? Me diz então qual deles garantiu um progresso realmente em que o povo pudesse sair da rédea que lhe garantia voto?! É fato que todos nós hoje já olhamos para o rosto daquele para com que partidariamente não tem a mesma opinião e deixamos transparecer na face a imagem de “eu sei que em quem eu voto também não é boa coisa”, já sabemos que os que fazem política hoje em nosso município estão com vida feita e preocupados apenas em mantê-las.

De fim, deixo para você uma indagação, e aí vai continuar a ser um boçal preferindo A ou B, ou vamos todos juntos cobrar independentemente de quem seja o gestor o melhor para todos? Desejo que alcancemos a iluminação de consciência de uma sociedade que presa pelo melhor para todos.

Inserida por JOAOPEDROMOURA

VOZ DE CONFIANÇA

Eu vejo a correria marcada pela jogada de interesses.
Eu vejo os limites do marketing violarem a democracia.
Como posso acreditar naqueles ou nesses?

Somos vistos como uma preocupante maioria.
Eu vejo homens e mulheres darem sua vida por um votar.
Estamos encaixados no jogo.
Estamos presos no mundo do interessar.

Patrimônios divisores de inimigos que se abraçam.
Desvios ativos do inexistente.
Palavras que deveriam convencer,
nada que os satisfaçam.

Ninguém aposta em mais ninguém,
não sabem mais conquistar a gente.
Como fazer parte de uma política em corrupção?
Como gerar o interesse da nação?
Eu vejo a alegria concentrada em apenas uma mão.

Quem me dará uma voz de confiança?
Quem me convencerá que existe esperança?
Aquele que terá o poder sem periculosidade.
Aquele que olhará seu conjunto com humildade.

Quem me dará uma voz de confiança?
Quem me convencerá que existe esperança?
Aquele que saiba sobre tudo conduzir.
Aquele que das metas não souber desistir.

O dia em que um palácio, circo virar.
As gerações que buscarão soluções em um caderno.
O dia em que o povo souber votar.
As gerações respeitarão o governo moderno.

Eu vejo poucos homens à flor da emoção.
Eu vejo os pequenos mistérios da eleição.
Eu vejo as crianças a desmoronar os sonhos da nação.

Quem me dará uma voz de confiança?
Quem me convencerá que existe esperança?
Aquele que inteligente for.
Aquele que além de ética, terá amor.

Quem me dará uma voz de confiança?
Quem me convencerá que existe esperança?
Aquele que souber perder ou ganhar.
Aquele que os sonhos souber realizar!

Inserida por tafspoems

Vivemos a ditadura do capitalismo, onde quem pode mais chora menos.
A ditadura em que os mais "fortes" dominam sobre os mais "fracos". Os mais ricos sobre os mais pobres, os letrados sobre os iletrados, e por aí vai.
Convivemos com a ditadura todos os dias, em todos os lugares e aspectos. Onde há hierarquia, há ditadura. Para que alguém mande tem que haver quem obedeça. É como aquele ditado: manda quem pode e obedece quem tem juízo. Assim é!
Os pais ditam regras aos filhos... Os chefes ditam ordens aos funcionários... Os homens ditam machismos às mulheres... Os mais velhos ditam sabedoria aos mais novos... Os bandidos ditam medo às vítimas... Os "bonitos" ditam moda aos "feios"... As religiões ditam condutas aos fiéis... E agora tem até a ditadura antibullying e contra os preconceitos em geral.
Há muita ditadura na sociedade como um todo e na convivência humana interpessoal que muitas vezes passam despercebidas; ditaduras que aprendemos a conviver (ou tolerar) por ser a "ordem natural" das coisas ou uma forma "justa" de ser, seja no aspecto financeiro, moral, político ou cultural.
Existem ditaduras que ensinam, limitam e equilibram. Mas há ditaduras que corrompem e causam grandes danos.
E falando em corrupção e política, agora eu pergunto: se a forma de governo do nosso sistema político é realmente democrática, por que alguns políticos conseguem se manter no poder? Eu mesma respondo: porque não vivemos uma democracia e sim uma demagogia.
Ditadura ou anarquia? Nem cá, nem lá. O difícil é achar o equilíbrio sem ser demagogo.
O problema da humanidade é o ser humano!

Inserida por ketantonio