Críticas construtivas
Para mim, uma verdadeira crítica construtiva é quando você não leva nada por isso, apenas quer realmente mudar as coisas pela maneira que acredita ser.
É complicado hoje em dia ler jornais e revistas sem saber para onde eles estão correndo e qual a verdadeira mensagem por trás de tudo isso.
Desde quando aprendi a gostar de mim, passei a não me importar com críticas que não são construtivas, passei a não jogar sobre o outro minhas expectativas, passei a não entrar em lugares onde não fui chamado e não comer da última fatia do bolo, aprendi a reconhecer meus defeitos e também aprendi a conviver com eles e melhorar o que poderia ser melhorado, passei a amar quem me ama e a não valorizar quem não merece meu valor, passei a sair sem olhar para trás e não voltar nunca mais para onde não me senti bem, passei a selecionar quem quero ao meu lado e a desprezar quem só queria andar na minha frente, aprendi a não lembrar do que não me faz bem e também esquecer os que me fazem ou me fizeram mal, aprendi a desapegar-me de coisas e pessoas porque minha vida é única e não rego plantas que não dão flores, muito menos árvores que não dão frutos, então para você que não me conhece cuidado como vai me tocar porque sou como vidro sensível e transparente, mas se não me tocar com jeito eu quebro e corto e muitas vezes esse corte pode ser profundo!
O difícil da crítica é saber quando uma crítica é construtiva e quando é destrutiva. Muitos nos criticam porque nos querem bem. Outros nos criticam porque nos querem mal. Com o elogio acontece a mesma coisa. A pessoa vaidosa é presa fácil de espertos que cientes de que ela é sedenta de elogios, não lhe dão elogios , mas sim lisonjas para, em troca, obter favores. Também aqui, para tais pessoas, é difícil separar o elogio da lisonja. Acho que devemos ser comedidos tanto no elogio como na crítica.
Não existe crítica construtiva, toda crítica provoca na pessoa criticada certa insegurança pra uma nova tentativa, o que há é conselho construtivo, isso fomenta a pessoa aconselhada à aceitar seu erro e frutificar de forma fértil com bases no que lhe foi ensinado.
Aprender a aceitar críticas construtivas é uma das mudanças de atitude mais sábia que você pode fazer, pois o colocar na pista de alta velocidade para o progresso. Além disso, contribui para a formação de boas relações de trabalho, pois mostra que você é alguém com quem é fácil trabalhar.
Pessoas inteligentes são aquelas que sabem diferenciar uma maldade de uma crítica construtiva com bom humor.
A diferença do certo para o errado é que fazendo o certo você receberá criticas construtivas de pessoas inteligentes que te querem ver fazendo o melhor, e fazendo o errado não, será simplesmente critica de uma pessoa fútil que não gosta de você e aproveita toda a oportunidade que tem para te rebaixar um pouco mais. Sem falar nas mudanças que cada ação irá refletir.
A critica só é construtiva dependendo da situação em que é utilizada. Criticar algo correto é buscar alguma melhoria no mesmo, criticar o errado é desmerecê-lo mais ainda!
Precisamos estar abertos a críticas construtivas! Precisamos estar abertos a conselhos! Temos que perceber o quanto o ambiente a nossa volta pode mudar através de nossas atitudes! Não é fácil fazer com que os raios cheios de energia de um astro tão brilhante como o sol chegue a todos os cantos!! Mas, é nosso papel ser transmissor de pelo menos um pouco dessa energia a nossos próximos! E, se nem disso formos capazes, pelo menos então sejamos capazes de ouvir e entender o que lhe é dito!!
Não existe crítica construtiva ou destrutiva! Para tornar a crítica em qualquer das duas naturezas, depende da pessoa que é criticada! Cabe a ela receber a crítica, dar razão ao crítico e deixar estar, ou bater o pé e dizer... Você vai engolir tudo isso o que me disseste!
Críticas construtivas nos levam a sabedoria...Para nos aprofundarmos ainda mais no conhecimento...Da verdade e da vida.
Não vivemos só de elogios... saber aceitar uma crítica construtiva e tirar proveito disso é sinal de maturidade.
Perdemos o controle da língua quando o diálogo tende
a rebaixar somente à críticas não construtivas.
Quando uma pessoa te criticar construtivamente ou não, duramente ou não, pare, ouse e analise minuciosamente tudo o que foi dito. O que for útil você guarda, o que for inútil você descarta, e a maior virtude que uma pessoa poderia ter nessa situação é de nem se sentir ofendido pelo que foi dito.