Crise

Cerca de 1584 frases e pensamentos: Crise

Já ouviram a frase que “quem vive de passado é museu”? Até hoje vejo empresários fracassando por estarem esperando a crise financeira mundial passar e isso aconteceu em 2008.

Inserida por francoiamarcos

O grito...
(Nilo Ribeiro)

Perdi meu próprio rumo,
não encontro uma ponte,
bato de frente ao muro,
não bebo em tua fonte

eu que já fui exemplo,
já fui até referência,
agora o nada eu contemplo,
sou pura ausência

não tenho o que escrever,
nem mesmo o que comentar,
depois que perdi teu prazer,
não tenho nada para amar

perdi meu caminho,
perdi minha direção,
sem carinho,
sem paixão

me renovo com prece,
a oração me segura,
tudo em volta fenece,
sou hoje a loucura

um poeta sem escrita,
é o mesmo que nada,
a sua alma grita,
mas não sai palavra

crise, agonia,
deslize sem poesia...

Inserida por NILOCRIBEIRO

20 e poucos anos sem emprego, sem relacionamento e sem filhos.

Você está aos poucos caminhando para os 30. Olha em volta, e mais da metade dos seus amigos estão casando, tendo filhos, e desfrutando da bela estabilidade financeira em um apartamento bem decorado no bairro mais nobre da cidade.

Você pensa "Estou ficando pra trás, preciso conseguir logo tudo isso".
Então começa a incansável busca por uma vida (cheia de pressão) perfeita, a qual você acha que deve ter.

Manda currículo. Se matricula em 10 cursos. Baixa aplicativo de relacionamento. Faz novas amizades. Tenta criar responsabilidades.

Manda mais currículos e nada. Desiste da metade dos cursos que você dizia ser o ideal. Sai com alguém do aplicativo de relacionamento. As novas amizades te convidam para chá de panela. Continua na busca por responsabilidades.

"Vamos arquivar seu currículo". Se desespera porque nenhum curso parece te agregar. Exclui o aplicativo de relacionamento, enjoou de conversa digital, quer contato humano. Parabeniza os novos amigos pelo bebê que está chegando e passa a noite em claro pensando em quão bem financeiramente têm que estar para ter um filho. Se cansa de buscar responsabilidades forçadas pelo padrão social.
Acorda.

E assim você percebe que essa rotina que dizem ser de adulto pode ser mais desgastante do que você imagina. Você quer viajar e conhecer o mundo, mas nas festas de família, tias, avós, te jogam contra a parede e te bombardeiam com perguntas e afirmações que parecem ser o certo no mundo que eles vivem ;

- Eu casei com 15 anos, você já está ficando velho(a)
-Na sua idade eu já tinha saído da casa dos meus pais.
-Você não quer ter filhos? Tá demorando muito pra encomendar um.
- Você não acha que está na hora de arrumar emprego?

A resposta é uma só; " Eu tento tia. Eu quero. A vida não é tão simples como um almoço de domingo com a família. E eu não tenho certeza se quero isso tudo que todo mundo tem, meu plano sempre foi não ter um plano, gosto de viver, gosto da vida, não quero me sentir pressionado por ver todas as pessoas ao meu redor fazendo o que eu não escolhi pra minha vida"
Estamos errados? Ou talvez, apenas estamos começando a perceber que ninguém precisa ser feliz o tempo todo...

Inserida por renata_santos

Um dia no Sistema Penitenciário – um olhar sobre a situação carcerária no Brasil

Recentemente tive a oportunidade, como aluno de Direito e jornalista, de conhecer de perto como é a vida por detrás das grades. A visita foi aqui em uma das unidades penitenciárias de Salvador. Não vou me ater aos procedimentos que me levaram a fazer isso, nem aos detalhes do lugar em si (por mais que isso seja relevante), mas somente nos fatos, na observação e nos impactos que isso, de certa maneira, me causou. Foi como se, de alguma forma, pudesse me embrenhar nos intestinos, sobretudo nas regiões mais eivadas de nossa sociedade. Acho que todo cidadão, enquanto parte de uma sociedade organizada deveria ter a iniciativa de visitar a sua própria concavidade.

De longe, parece ficção. Mas de perto, a realidade é repugnante, catastrófica, quase perdida. Pouco se vê de esperança ali naquele ambiente marginal e selvagem. Há um misto de questionamentos e certezas que logo se exalam na impotência de sermos quem somos, de produzir o que estamos produzindo, ao ignorarmos - como sociedade - um fato social que simplesmente pode vir a ser uma avalanche que pode – e deve – nos engolir a qualquer momento. É como uma chaga mortal, escondida por debaixo de nossos mais belos trajes.

Dizer que é isso mesmo, que não estamos nem aí, que tudo é uma questão de escolhas, ou, em uma visão mais invasiva, do quanto pior o sofrimento daqueles seres, melhor para a sociedade é fechar os olhos para uma realidade que a gente sabe que existe, mas que nunca estaremos dispostos a mudar, simplesmente pela questão do justiçamento (que é muito diferente de justiça). Ainda carregamos essa visão, internalizada pelos programas televisivos, que o criminoso para se recuperar precisa sofrer na própria pele a violência de seu crime. Ou que se matássemos todos que ali estivessem, o exemplo desse ato já seria o bastante para inibir um pretenso ato criminoso. Porém, o que não conseguimos refletir é que isso sempre aconteceu aqui no Brasil. As prisões estão dominadas por facções criminosas que produzem consequências devastadoras, seja para o Estado ou para o próprio preso, seja para a sociedade na manutenção desse sistema, que por sua vez, absorve isso e devolve com instintos discriminatórios, reduzindo assim a oportunidade na questão da ressocialização.

E, no meu modo de pensar, é justamente aí a raiz de todo o mal. Se analisarmos pelo lado social, não é preciso ir muito longe para enxergarmos qual a cor que enfeita as prisões e a que tipo de classe social essas pessoas pertencem. Indiscutivelmente, a grande maioria é negra, sem escolaridade e moradoras de bairros periféricos, onde não há orientação ou base educacional.

Desde muito cedo, essas pessoas, seduzidas por uma vida de criminalidade, onde as condições são mais favoráveis, aprendem que viver a margem da lei é talvez a única oportunidade de vida. São esses indivíduos que superlotam o Sistema Penitenciário. Não carregam em si uma importância que estimulem, enquanto cidadão, uma estrutura melhor para o cumprimento de sua pena com eficiência. Sendo assim, o ato da dignidade humana muitas vezes é violado e esse sujeito volta para as ruas (ainda muito mais imoderado do que entrou).

Não é preciso ser especialista para perceber que do jeito que está é impossível a recuperação de qualquer que seja o indivíduo. O modelo está saturado, desestruturado, completamente ultrapassado. Não há investimentos, nem interesse do poder público na questão da recuperação humana. Não há uma política séria nesse sentido, apesar de que muito dinheiro é despejado sobre os telhados do sistema. Simplesmente esses indivíduos são lançados dentro desse cubículo e o Estado apenas mantém o controle parcial de tudo, enquanto o sistema corrói como um câncer os orifícios inóspitos de nossa sociedade.

É preciso rasgarmos os tecidos que encobrem as nossas mazelas e buscarmos outras alternativas que possam aliviar essa trágica condição. Temos sim que punir. Se cometeu ilegalidade tem que ser responsabilizado por isso - com todo o rigor da lei, inclusive. Mas, como disse anteriormente é preciso oferecer uma estrutura adequada para que esse indivíduo possa cumprir com dignidade a sua dívida com o Estado, com a sociedade e com a justiça.

Inserida por leandroflores

Empresas são como crianças recém nascidas, órfãs e desnutridas.
Seu alimento é o dinheiro de seus negócios, mas se seus gestores tiram dela sua cota, sem antes deixar a mesa farta, sua morte por inanição é tão certa quanto o raiar de um novo dia.

Inserida por CrystianeBagatelli

Fantasmas assombram meus dias

Me fazem viver nessa imensa solidão de trago em trago esses fantasmas me matam, dias de buscas, busco em lugares meus lares, não acho nada além de lágrimas em bares.
As dores me fazem perceber que tudo que se vai tem uma razao tão forte como as coisas que vieram, pessoas não entendem, não sentem o que sinto e estou passando, e um trauma não saber como é, não lembrar como foi e não desejar de volta, mas vou sair a depressão quer me pegar, mas não vou deixar.
O que me corrói me torna fraco, o que está me matando e a falta de luta, não sei lidar com as crises e abstinência que me está cercando, eu tô fugindo de problema.
Pessoas tão contemporâneas não compreender meus temas, meus dilemas.

Inserida por Pedronagel17

me vejo por ai
me espalhando pelo mundo
deixando meu cheiro onde passo
um pedaço de mim que o vento ja levou
e me pergunto
se quando me deixo por ai
sou menos do que sou
se eu subtrai?
tentando saber
a unica certeza é que o medo de me perder é constante
e Deus: Ele tambem é uma certeza

Inserida por monds

" O maior problema é quando você faz do problema algo maior do que a fé."

Inserida por JCM

Brasileiro, um povo equivocado!!!

Todo dia são divulgados escândalos de corrupção onde milhões de Reais são roubados dos cofres públicos, e este parece ser o maior problema do país, será???

Qual será mesmo o maior problema do país hoje? com certeza a estagnação da economia, mas as medidas que foram tomadas até agora não promoverão nenhum crescimento a curto ou médio prazo. Alguém já fez uma estimativa de qual é o prejuízo que este equívoco irá provocar para esta e para as próximas gerações, com certeza são da ordem de trilhões de Reais, pense nisto. Então entendam que não foi a corrupção a principal causa que levou o país para o buraco, mas foram as medidas equivocadas que durante décadas foram tomadas, exemplos: reserva de mercado da informática, fechamento da economia, confisco de poupança, aumento da carga tributária, etc, etc, etc.

Mas qual seria a primeira medida que um novo governo deveria tomar, para que a curto prazo a economia saia do buraco? COM CERTEZA SERIA A REFORMA TRIBUTÁRIA. Hoje o Brasil é um país que tem o consumo mais taxado do mundo, enquanto a maioria dos países se taxa menos o consumo e mais a renda, aqui é o contrário. O que deveria ser feito seria a criação de um imposto único para o consumo, similar à CPMF, reduzindo bastante o tributo sobre o consumo, aumentando a base de arrecadação, com custo zero. Isto provocaria de imediato uma redução no preço dos produtos e serviços, um aumento de renda da população, e até um aumento na arrecadação. O Brasil está pronto para implantar esta reforma, porque o CPMF já foi testado e comprovado.

Cabe a você jornalista e formador de opinião, questionar as autoridades, empresários, e intelectuais; sobre este tema, para que o país siga em uma direção viável para sair da recessão. Não fique intimidado com a opinião de especialista, por achar que só eles tem a solução para a crise atual, desconfie sempre da visão desse pessoal, porque a maioria não tem uma visão global dos problemas.

Portanto, por questão de patriotismo, coloquem este tema em discussão, para que as próximas gerações não sejam ainda mais prejudicadas.

Atenção! Fiz este texto, porque saí ontem para comprar um colchão e fazer a cópia de uma chave, e fiquei assustado porque fui informado que o chaveiro tinha fechado, o ponto estava para alugar, e a loja onde comprei o colchão iria fechar em breve. Tenho 60 anos, passei por várias crises econômicas, mas igual a essa nunca vi.


Opinião de:

Plinio Roberto
Recife

Inserida por plinioroberto

É preciso que alguém tenha a capacidade de reunificar a todos. Estou tomando a liberdade de fazer este pedido porque, caso contrário, podemos entrar numa crise desagradável para o país.

Inserida por pensador

Para executar novos projetos é preciso rever toda nossa história e aprender com nossos erros, sucessos e fracassos. Caminhando por uma estrada onde nunca devemos perder a determinação, amor e a paixão pelo que fazemos, tendo a certeza de que ao partir para eternidade, deixaremos neste mundo, um lindo legado para todos os nossos descendentes! Aprendi que em momentos de crise só sobrevive os que buscam maneiras de superar as adversidades, sem murmurações e sempre grato ao bom Deus!

Inserida por Adomiran

Num tempo onde muito se fala em tragédias e crises...
Eu prefiro acreditar nos sonhos...
Numa época de desavenças e relações traiçoeiras...
Eu ainda acredito que o melhor ainda está por vir.
Tudo que é bom, perfeito e amável vem do alto, do pai das luzes onde não há mudança nem sombra de variação.
A esperança de dias melhores está em Deus...E tudo está no controle dele.
Nada o pega de surpresa.
Então...descanse!!!

Inserida por VilsonFNascimento

Meu amor, as vezes tudo acontece pra nos separar. Aparecem pessoas de todos os lados. Torcem pra que eu te deixe e vá atrás de um outro. Falam e falam dos teus defeitos. Insistem em dizer até que não combinamos. Mas eu discordo, eu ignoro. Porque quando a gente ama, não existe razão. Quando a gente ama, ama as qualidades e aceita os defeitos. E eu te amo, muito. Nas Vitórias e nas derrotas, nas crises e nos triunfos. Nos melhores e nos piores dias. Eu não deixarei de acreditar, [..] não irei virar a cara por estar, neste momento, na pior.
Somos Vitória até o fim.

Inserida por tainacrz

É só um fardo putrefato que finca na terra com melancolia e tristeza, e, pequenos lapsos de alegria alimentam a ilusão de que um dia pode ser feliz nessa jornada miserável chamada viver.

Inserida por brunosana

Estamos quase que perdidos se não formos ainda salvos.

Inserida por larissasardagna

Nada, nem ninguém, pode salvar uma pessoa desacreditada em si mesma.

Inserida por DanielBrandt

Pum...Boom!
(J.W.Papa)

No dia em que se tornou rei...
Foi agraciado com um trono branco de assento anatômico
com um rolo de papel higiênico dupla face
e coroado com uma cortina de fumaça cheirando a diarreia.
E tudo isso, em plena a crise hídrica.

Inserida por JotaW

Muita gente confunde ego com mente, instinto e até Alma. Não percebem a estrutura criada dentro de si mesmos, por eles mesmos... ao longo de muitas existências.
Creem, iludidos, que estão no controle e que conduzem suas existências. Não percebem o engano e a ilusão por estarem mergulhadas dentro dela; da mentira.
Certo dia a crise (separação), destrói tudo e perguntam "porquê?". A pergunta certa é: "O quer dizer"?

Inserida por IKG

Alomorfia

E aqui estou novamente, em minha própria angustia perdida,
sem saber o que fazer da própria vida.
Vivo em uma crise existencial,
onde me pergunto se a vida seria mais interessante se eu fosse normal.
Minhas ideias e planos se misturam em turbilhão,
passando por uma constante transformação.
E eu como sempre petulante,
me satisfaço mesmo sendo essa metamorfose ambulante.

Inserida por Cellycris

Se quem se vangloria soubesse o que os outros acham de sua conduta, frearia mais a língua e compreenderia que a humildade é o melhor caminho para o reconhecimento.

Inserida por PrGesielOliveira