Criatividade e Inovação
Há uma diferença abissal entre imitar criativamente a linguagem do povão e falar nessa linguagem por incapacidade de manejar qualquer outra. Os santarrões que não percebem essa diferença, confundindo Louis-Ferdinand Céline com Costinha, fazem, ao contrário, imitação kitsch da linguagem culta, ostentando em público a sua ignorância presunçosa sem notar o que ela tem de radicalmente imoral.
A inovação abordada diante da angústia, pode causar compaixão, então a inovação deve ser a própria cura.
A melhor forma de resolver um problema consiste em projectar toda a energia e criatividade na solução.
Não é a criatividade do poeta que dá magia à poesia, mas é a magia da poesia que dá criatividade ao poeta.
A inovação na escola acontece quando os recursos tecnológicos são parte complementar, quase sua própria extensão do corpo, mas jamais ocorrerá sincronicidade no processo se sua base teórica e a capacitação contínua não se adaptarem.
Pessoas inovadoras normalmente são confundidas com rebeldes, até que se perceba a realidade de suas afirmações.
“Inovar não significa desconsiderar todo conhecimento desenvolvido, mas sim entendê-lo, contextualizá-lo e fazer seu uso correto, na medida adequada, e aplicando-o às diversas peculiaridades de diferentes áreas e tipos de organizações.”
O diferente,
peleja ser convincente.
O inovador,
no desfecho do desbravador.
Ser igual,
não há nada de anormal....
...paradoxos humanos.
O que dá vida ao lápis simplesmente é a nossa criatividade, pois uma ferramenta sem uso é como poeira ao vento.
“As crises econômicas proporcionam desafios que devem estar engajados com inovações tecnológicas. Se toda crise é temporária, todo negócio deve ser disruptivo.”
As inovações geradas pela nova revolução industrial são como o parque de diversão: No fundo, existe sim! um medo. Mas a adrenalina faz tudo valer a pena. E sempre depois queremos ir de novo, e de novo.
É por meio do fazer artístico e da contemplação estética que o processo criativo se intensifica, como uma fogueira onde a lenha nunca deve cessar e a arte é a própria lenha da criatividade.