Crianças e Adolescentes
Ao longo da vida sentimos falta
Sentimos falta de nós
De nós crianças
De nós adolescentes
De nós com colegas
De nós com familias
Sentimos falte tudo que nos torna nós.
Às crianças e adolescentes brasileiros:
Confiem em Deus em primeiro lugar.
Sejam fortes e corajosos.
O Brasil precisa de vocês!
Para além de instituições que dividem crianças e adolescentes em "cidadãos e bandidos", "santos e pecadores"; e que , por isso, devem ser condenados à morte ou ao inferno, a escola precisa enxergá-los como eles são: seres humanos em formação. Às vezes, é o mínimo e, em último recurso, o máximo, que a educação pode fazer
A distorção social da sexualidade natural e sua supressão nas crianças e nos adolescentes são condições humanas universais, transcendendo todas as fronteiras de Estado ou grupo.
A saúde mental de crianças e adolescentes melhora o aprendizado escolar, a estabilidade psicológica e emocional.
Quando você forma, você vai formar crianças, adolescentes e jovens que vão cuidar desse futuro do Brasil, e se esses jovens não forem capacitados politicamente e não tiverem um compromisso com a sociedade brasileira, então que tipo de Brasil nós queremos no futuro?
"O serviço de acolhimento insticional para crianças e adolescentes, deve ser um espaço de acolhida e partilhas, jamais deve ser como um local de juízos de valores."
O dia-a-dia é mesmo assim...
Crianças sofrem com a aprendizagem
Adolescentes sofrem pela falta de valor
Adultos sofrem pela falta de dinheiro
Idosos sofrem com as memórias
Mas dentro desses problemas sempre haverá uma grande verdade dentro deles "Ninguém disse que ia ser fácil".
As crianças sofrem com a educação, os adolescentes sofrem com a desconsideração e os adultos sofrem com a recordação.
Quando somos crianças a vida exige que sejamos apenas crianças. Quando somos adolescentes a vida não exige de nós nada além de atitudes frívolas. Quando somos jovens tudo nos é permitido e a idade justifica tudo ou quase tudo, mas quando nos tornamos adultos tudo muda. Temos de pensar com a prudência de quem já cresceu, viver com a disposição de um jovem, agir com a sabedoria de um ancião e sonhar com o mesmo entusiasmo de uma criança.
🧒 Ensine Crianças e Adolescentes a Cuidarem da Pele Desde Cedo
Educar nossos jovens sobre a importância do cuidado com a pele é investir no futuro da saúde deles. Ensinar práticas de proteção solar, como o uso de protetor solar, roupas adequadas e evitar exposição excessiva ao sol, é fundamental para prevenir problemas futuros.
Formar hábitos saudáveis desde cedo é um investimento que rende benefícios a longo prazo. Como profissionais de saúde, temos um papel crucial em promover essas práticas e proteger a saúde da próxima geração.
A família não é uma democracia; dar poder de decisão a crianças e adolescentes, que muitas vezes não têm maturidade, conhecimento, responsabilidade e noção de custos, pode resultar em uma 'tirania infantil'.
Mãe
"Quando somos crianças, chamamos o tempo todo nossas mães "mãe, olhe isso" "mãe, olhe aquilo" "mãe, estou com fome!", Quando viramos adolescentes não chamamos nossas mães com tanta frequência, porque só queremos aproveitar a juventude, namorar, beber e se divertir. Mas quando viramos adultos e vemos como as coisas realmente são, queremos voltar ao tempo que era bom, quando tínhamos a atenção de nossas mães."
"Se uma criança não é tratada no amor, mas sim no medo, ela não aprende a se amar. Ela aprende a se defender."