Cotidiano

Cerca de 1249 frases e pensamentos: Cotidiano

Coisificamos.
Impossível negar as influências digitais no nosso dia a dia.
Usamos redes sociais para buscar socialização. Usamos GPS para buscar uma localização. Usamos aplicativos para fazer compras e até alimentos dos mais variados.
Que é um imenso avanço, isso é inegável. Que a internet uniu e encurtou o mundo, isso é fato.
Mas, será que estamos preparados para tanta modernidade? Ora, a preguiça é amiga do progresso, mas, até que ponto isso pode nos ser bom em termos relacionais.
Recentemente em uma de minhas viagens, senti que estava perdendo mais tempo tentando registrar uma foto ou uma self, ao invés de parar, olhar e admirar o quadro que se apresentava.
Ora, a melhor memória é aquela que nos traz sentimentos vindos do coração. E, não conseguiremos sentir isso, através de uma tela digital.
Imagine um momento em que teu ente querido está fazendo algo importante, e você está ali, filmando, vendo ele através de uma tela, estando ele a sua frente.
O momento se replicará através do visor, mas, nunca mais se repetirá, ou seja, você não conseguirá ter o mesmo sentimento ou emoção, como se estivesse olhando ao invés de filmando.
Quando você filma, a situação se torna impessoal. Você se concentra no equilíbrio da câmera, no ângulo, na iluminação, no foco e em todas variáveis possíveis, e esquece de ligar seu coração.
E quando fazemos uma self? Nossa que coisa interessante. Caras, bocas, gestos, roupas, expressão de felicidade, esforço, realização. Queremos mostrar que estamos em uma frequência diferente, queremos nos empoderar através de uma autoafirmação e que se possível seja reconhecida por todas as pessoas de minha rede, de meu ciclo social. Quero elogios. Cuidado isso pode virar algo patológico, pode beirar a carência afetiva, será como se você quisesse que suas qualidades fossem evidenciadas para ser melhor reconhecido. Isso é perigoso é doentio.
Sou contra as redes sociais, não. Sou apenas um observador do comportamento social ante as redes sociais. Tiro fotos, self, me socializo. Mas, entendi a muito, que a melhor foto é aquela registrada pelos olhos e guardadas no coração. Que a melhor conversa, é ouvir a voz e ler o olhar estando frente a frente com as pessoas.
Que a melhor curtida é o abraço sincero.
Que a melhor expressão é a visão de um sorriso.
E que o tocar e melhor que teclar.
Pense nisso.
Paz e luz.

Inserida por Massako

Tudo é fácil, nada é fácil.
Como um ser vivente, você é uma maravilha da criação. Você é capaz de realizar obras magníficas, de fazer coisas inimagináveis.
Você como ser vivente , é dotado de inteligência, perspicácia, sentimentos, força, e vários outros atributos, que são inerentes espécie humana.
Tecnicamente, poderíamos ser capazes de construir um paraíso na terra. Temos condições de acabar com a miséria e a fome do mundo. Temos condições de dar e ter uma vida melhor no meio em que vivemos.
Porém o homem, apesar de todo esse privilégio que possui, não consegue sair do ovo. E choca-se.
É fato que pessoas possuem habilidades distintas, umas mais, outras menos, mas, possuem.
É fato que vaca não dá leite. Você tem que tirar.
E fato que nada será fácil, quando se fala em construir um mundo melhor e com menos desigualdades.
E isso acontece, porque você tem que doar parte de si, para a construção deste mundo. E não raras vezes, você não quer fazer esse sacrifício.
Tudo é fácil, quando caminhamos juntos em busca de um ideal comum.
Nada é fácil, quando os ideais apresentados, não condizem com as nossas vontades interiores.
Este conflito leva somente há uma conclusão: Enquanto não largarmos nossas próprias vontades e paixões em prol do bem viver comum, tudo se manterá como está, ou seja, em desequilíbrio.
Tenha dias de paz.
Pense. Reflita.

Inserida por Massako

Pessoas são pessoas.
Muitas vezes não conseguimos enxergar o óbvio que está a nossa frente.
Ora, pessoas são pessoas e todas possuem vidas próprias, logo, não podemos querer que as pessoas sejam, para nós, um adendo de nossas vontades.
Queremos que as pessoas atendam nossas vontades dentro de nosso tempo, espaço e necessidades. Isto, pode não acontecer e, não acontecendo, ficamos frustrados com aquela pessoa.
Se entendermos que cada pessoa tem seu espaço e vida, inclusive nós, veremos que esse conflito diminuirá. Daremos e teremos espaço para respirar e acredito, as relações ficarão mais leves.
É muito comum, principalmente em relacionamentos, pessoas se doarem além de suas próprias expectativas. Se dobram buscando agradar o outro, e esquecem de si mesmo. Acabam se sacrificando em prol do outro e, em razão disso, começam a cobrar uma postura da outra pessoa na mesma proporção e, não havendo o retorno esperado, começa aí a frustração.
Entenda, você tem sua vida, suas necessidades, suas vontades. A outra pessoa, também.
Assim, por uma questão de equilíbrio, não invada ou permita a invasão em sua vida.
Imagine que você queira sair com amigos, em qualquer dia da semana. Existe a partir deste momento um planejamento, que exigirá o aceite, dentro da possibilidade de cada pessoa convidada. Muitas vezes essa pessoa, não poderá lhe atender naquele momento, mas, isto não quer dizer que ela não se importa, quer dizer somente, que naquele momento ela tem outras prioridades e devemos respeitá-las.
Relacionar não é tarefa fácil. Entender que o bom relacionamento começa com o entendimento de si mesmo é também tarefa difícil.
Assim, seja leve com as pessoas que estão à sua volta. Afinal, pessoas, são pessoas.
Ilumine seu dia.
Tenha dias de paz.
Pense. Reflita.

Inserida por Massako

Temos defeitos, mas, temos conserto.
Carregamos na nossa bagagem da vida vários defeitos que poderão e farão nossa caminhada ficar mais pesada e nossa evolução mais lenta.
Carregamos ódio, rancor, inveja, ambição, mentiras, enfim...Vários sentimentos que só causarão discórdia e mau estar.
Estes sentimentos que carregamos, e muitas vezes nutrimos são gerados pelas nossas frustrações e medos diversos.
Somos seres competitivos, lutamos pela vida, e usamos todos os ardis necessários para conseguirmos nossos objetivos, como somos seres competitivos, logo, eu disputo o meu espaço com meu semelhante.
Se eu começar a olhar meu semelhante como rival e, começar a fazer comparativos, rapidamente os sentimentos ruins surgirão.
Somos bombardeados pelos padrões existentes, e esta invasão cria parâmetros, e estes insatisfação. Nunca estamos satisfeitos. Se gordo, quero ser magro. Se pobre, quero ser rico. Se alto, quero ser baixo.
Nunca nos satisfazemos por completo.
Sempre falo que a solução está na aceitação de suas fraquezas e desenvolvimento de suas potencialidades. Assim, comece a consertar o que em você está quebrado.
Se quer ficar em melhor situação, trabalhe para isso. Se quer emagrecer ou engordar, trabalhe para isso. Mas, entenda que seus objetivos devem ser mensurados mais pelo trabalho do que pelo sucesso. Assim evitará se frustrar.
Consertar a si, não é tarefa fácil, porém é ainda mais difícil, admitir que está quebrado.
Ilumine seu dia.
Tenha dias de paz.
Pense. Reflita.

Inserida por Massako

Ande sempre pronto para tudo!
Ande sempre a frente das coisas e das pessoas!

Assim, a vida não terá surpresas para você.
Tem gente que vive prepara. Outras que só se preparam porque tá chegando visita.

Inserida por rodolpho_pimentel

Quem gosta de calor com certeza não pega metrô sem ar condicionado.

Inserida por aristotiliz

Nossa casa cotidiana deve conter cimento e tijolos. Nosso lar de cada dia deve conter valores e princípios. Nossa vida espiritual deve conter fraternidade e aperfeiçoamento.

Inserida por OtowSete

A minha verdade ou a sua verdade.
Temos conceitos, ideias, opiniões, acerca de quase tudo.
Discutimos assuntos no qual muitas das vezes o que predomina é o conhecimento raso. E o pior, é que muitas vezes temos nossos conceitos como verdade absoluta.
É como uma discussão entre um ateu e um crente. Apesar dos argumentos de ambos os lados, nenhum deles aceitará o posicionamento do outro.
Ou seja, estão presos em seus próprios conceitos e não querem ver as mudanças e nem aceitá-las.
Aprender a ouvir, ler e pesquisar são formas de aumentar o conhecimento.
Quanto mais conhecimento, maior sua disposição em compreender as coisas e os fatos.
Assim, procure o conhecimento e quem sabe encontrará a sabedoria.
Quando as nossas crenças são ou estão abaladas isso é um alerta. E o fortalecimento delas está na busca do conhecimento e da reflexão.
Aceite, ouça, estude, analise, deseje o saber e silenciosamente compreenda.

Inserida por Massako

Como encaramos a morte?
Será que quando falamos em morte , falamos somente do corpo que cessa suas funções e se decompõe inerte?
Há várias mortes, posso afirmar.
A morte não é somente aquela que está a sua frente, como um acontecimento futuro. A morte permeia nossa vida a cada segundo que se passa, isso porque tal momento não se repetirá, apenas ecoará em lembranças que com o tempo também serão sepultadas.
Cada hora de nosso passado, findado, pertence a morte.
Com esse pequeno pensamento, podemos concluir que a vida, deve ser bem valorizada e bem vivida.
Se valorize, de valor ao seu presente, viva alegrias, deixe as tristezas para depois, sorria, cante, ame, dance. Largue o sofrimento e o que lhe faz sofrer. Tenha conceitos e aprenda a se desfazer deles também.
Uma vida plena se faz no presente. Pois a cada segundo que se passa, morremos um segundo.
Viva.
Pense, reflita.
Paz e bem.

Inserida por Massako

Se queres uma vida mais tranquila, cuidado com os apontamentos que você faz.
Toda vez que apontamos um dedo para alguém, automaticamente três dedos se voltam para nós.
Essa lição que nosso próprio gesto nos dá, mostra que devemos ser cautelosos quando fazemos qualquer apontamento.
Se há três dedos voltados para nós, isso é um sinal de que devemos filtrar toda informação, julgamento e conceitos, antes de emitir uma opinião.
Passar pela peneira das reflexões todas informações recebidas, também é um ato salutar que fará com que filtremos o que é útil ou não a nós.
Quanto menos apontar, menos julgo estará fazendo, menos crítico será. E lembre-se que você só conseguirá enxergar as falhas que você conhece. Assim, tome cuidado ao detectar uma falha de caráter ou qualquer outro tipo de falha em alguém, pois se reconhece, você as têm.
Há uma reflexão que diz que; Se alguém lhe procura para falar mal de alguém, você deve buscar entender o porquê aquela pessoa lhe procurou.
Limpe sua alma.
Pense, reflita.
Paz e bem.

Inserida por Massako

Reflita que fazer o que é certo às vezes é muito mais difícil do que fazer o que é fácil.
Fazer o que é certo exige postura, exige conhecimento, exige razão e não raras vezes exige sacrifício. O que é fácil, o nome já diz tudo.
Vivemos de escolhas, e essas determinarão nosso sucesso ou fracasso no nosso presente e no nosso futuro.
Escolher o que é certo, perpassa por decisões que exigem compreensão sobre a ação que estará sendo tomada. Por isso, muitas vezes escolhemos o caminho mais fácil e justificamos nossas escolhas, dizendo que foi a melhor atitude a ser tomada. Será?
Será que não faltou reflexão, pensamento ou razão, antes da tomada da decisão?
Pense, sempre teremos caminhos a nossa frente e a cada escolha, traremos para nós um resultado diferente. Por isso, reflita nas suas escolhas e se possível, escolha sempre o que é certo a se fazer, independente das consequências, pois, é salutar estarmos bem com as nossas decisões.
Não se anda na lama sem se sujar os pés. Mas você pode decidir não andar.
Pense.

Inserida por Massako

Novos problemas, novas atitudes.
Muitas vezes buscamos resolver problemas novos com soluções velhas.
Isso acontece porque nós ficamos atados aos nossos conceitos muitas vezes monocromáticos e, não gostamos e nem buscamos mudar esses conceitos.
A mudança, o novo olhar para o presente, exige maturidade. Ter uma visão desprovida de sentimentos tacanhos e pueris denota amadurecimento.
Conhecer o presente, mudar conceitos, não é mera adaptação ao momento em que se vive, significa também, ter uma postura mais centrada sobre suas próprias opiniões e credos.
Não tenha medo de ter atitudes, mas, tenha medo de não tomar a atitude adequada. Por isso, ao se deparar com um problema, antes tente entendê-lo, depois conceituá-lo, após, veja se sua postura e solução são adequadas e alinhadas ao momento. Havendo dúvidas, protele, reflita, aja com sabedoria.
Antes de dar uma resposta, saiba todas as respostas.
Pense, reflita.
Paz e bem.

Inserida por Massako

O que somos?
Pergunta simples, significado complexo.
Somos um amontoado de ideias, conceitos, quereres necessidades, desejos, enfim.
Mas, quanto disso tudo é você? Você consegue viver neste mundo sem sofrer interferência de outrem? Se analisarmos com carinho veremos que não.
Apesar de muitos não aceitarem, recebemos influência do meio em que vivemos. E isso molda silenciosamente nosso comportamento.
As modas temporais, são também, parte dessa interferência no nosso viver. E são também silenciosas. Há algum tempo atrás era comum o uso de cigarro e tatuagem era uma coisa marginal. Hoje o cigarro é algo visivelmente maléfico e a tatuagem uma forma de expressão e moda. Ou seja, o comportamento social e comunitário tende a seguir um padrão aceitável entre seus partícipes. E como somos seres sociais, recebemos, vivemos e replicamos essas tendências.
A observação que trago hoje é: Até que ponto você deixa de ser você, para ser aceito em um grupo?
Será que você abriria mão de seus valores e princípios apenas para atender o desejo coletivo? Você faria algo somente para não ficar de fora do grupo? Você ficaria arrumando justificativas vazias para si mesmo, somente para poder dizer que é igual às outras pessoas?
Apesar de não ser fácil, seja você.
Pense, reflita.
Paz e bem.

Inserida por Massako

O diabo é mau?
Não, você é mau, você é o pecador.
Apesar dessa forte afirmação, farei uma pequena analogia para explicar o dito. Imagine um grande e profundo abismo logo a sua frente, você sabe que se caminhar para lá e cair nele, você estará fatalmente condenado. Mas, mesmo sabendo disso, com suas próprias pernas, você caminha em sua direção e levianamente fica saltitando em sua borda. Você pode cair a qualquer momento, e a culpa será de quem?
Ou seja, suas ações, tão somente elas, lhe jogarão no buraco.
Mas, como todo bom ser humano, em busca de redenção dos pecados, gostamos e queremos estar justificando nossos erros e falhas nos erros e falhas alheios.
Entenda, teu pecado é teu.
Suas ações determinarão seu adiantar ou não o caminho para o abismo.
Você pode escolher não ir. Você comanda suas pernas.
As vezes quando em queda gostamos de jogar a culpa nas outras pessoas ou nas coisas para justificar nossos tombos.
Escorreguei porque o chão estava molhado, NÃO, você escorregou foi porque não prestou atenção de que o chão estava molhado.
Assim suas ações e tão somente elas colocarão ou tirarão você do caminho para o abismo. Por isso, volto a afirmar, a vida é feita de escolhas, você tem o poder de aproximar ou se afastar dos males que o cerca.
Esteja atento e vigilante comece essa semana com uma maior atenção as coisas a sua volta, evite escorregar.
Se afaste daquilo que lhe faz mal.
É ao final do dia, escreva pelo menos três coisas boas que você fez.
Lembre, você será julgado por suas ações, logo, elas determinarão seu futuro.
Quanto ao diabo, bom, ele só lhe terá se você for para ele.
Pense, reflita.
Paz e bem.

Inserida por Massako

Somos seres adaptáveis, moldamo-nos ante as mais diversas adversidades .
Essa capacidade de adaptar é que nos dá força para continuarmos nossa jornada.
As vezes pensamos ou vivenciamos problemas que parecem não ter fim, ledo engano, todo problema possui solução.
Havendo solução, busquemos sua realização.
As vezes a solução é dura, e vai de encontro ao que queremos e gostamos e quando protelamos essas decisões mais distante e danoso fica a solução dos problemas.
Para evitar e cuidar dos problemas devemos fazer o que devemos e não somente o que gostamos.
Fazer o que se deve exige disciplina, exige compreensão e sacrifício
E detalhe, suas necessidade geram suas ansiedades e essas geram problemas. Assim, controle suas necessidades e viva bem.
Pense, reflita.
Paz e bem.

Inserida por Massako

Há um dito que se traduz: Cuidado com o que deseja, você pode receber.
Este dito nos faz refletir no sentido de que: Será que estamos preparados para ganhar o que solicitamos?
Pedimos para ganhar na Mega-Sena, mas, será que conseguiremos administrar o dinheiro? Será que esse dinheiro resolverá ou me trará mais problemas?
Ou seja, até para ganhar algo, temos que estar preparados.
Entre pessoas isto não é diferente, as vezes criamos um imaginário de que tudo será e atenderá nossos desejos, ledo engano, as coisas não fluem ao nosso sabor e desejo.
Queremos dominar algo que não está ao nosso alcance, e quando não chegamos a um equilíbrio conosco, sobre o que queremos e como queremos, as coisas ficam confusas e os conflitos nos fazem sofrer.
A solução as vezes é simples, defina o que quer, e aceite. Entenda o seu lugar e controle suas emoções.
Saber aonde você está, e aonde é o limite de cada relação, fará com que você desfrute melhor e não se decepcione consigo e com a outra pessoa.
Leveza, aceitação, reconhecimento são saudáveis em qualquer tipo de relação.
Aprenda a comer a fruta sem desejar o pé da fruta.
Pense, reflita.
Paz e bem.

Inserida por Massako

Aprenda a comer a fruta sem desejar o pé da fruta.

Inserida por Massako

Simplifique as coisas.
Temos o hábito de complicar as coisas e supervalorizar as pequenas situações.
Ficamos presos a famosa indagação do: E SE?
E se isso for dessa ou daquela forma? E se isso acontecer? E se isso for assim? Enfim...ficamos criando um looping de indagações e reflexões que não nos trará uma solução prática.
Ora, o problema é resolvido quando paramos de ficar buscando desesperadamente uma solução.
O entendimento das coisas é algo simples. E as barreiras que criamos, serão derrubadas a partir do momento em que deixamos de valorar, por demais, qualquer tipo problema.
Pense, se você é cometido por uma doença incurável, ora, incurável é. Logo, você tem duas opções somente, ou se entrega de vez e vive de lamentos, presos aos eternos por quês. Ou aproveita para se lançar na vida e dar a si um final pleno.
De toda forma a doença não sumirá, mas, a forma como você passará pelo processo é que fará a diferença.
Gastamos muito tempo e esforço para resolver tudo sozinho. Raramente sabemos os passos que temos que dar. E ficamos perdidos em nossas divagações, criando conjecturas em cima de qualquer coisa.
Seja simples, não fique preso na teia do pensamento confuso, na casa do e se.
Se você tem um vaso lindo que lhe é um problema, quebre-o.
Coce quando quiser coçar
Pense, reflita.
Paz e bem.

Inserida por Massako

Expectativa versus realidade.
Todos nós em algum momento vivemos este dilema entre o que se sonha e o que se realiza.
Sabemos que os sonhos alimentam nossas esperanças e nos impulsionam para algo além de nossas perspectivas.
No entanto vivemos em uma realidade em que quase nada funciona ao nosso sabor e vontade.
Saber dosar o sonho e a realidade, o desejo e a realização, não é tarefa fácil.
Trabalharmos nossos sonhos para que eles se concretizem, exige muita determinação, coragem e, em alguns casos desapego.
Não há conquistas sem renúncias. Se quer algo em suas mãos, com certeza terá que abrir sua mão de algo que já possui.
A física elementar diz que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, com a nossa vida não é diferente, para o novo entrar, necessário é desapegar do velho.
Assim, mantenha seus sonhos, mas, acima de tudo mantenha os pés no chão.
Lembre que o caminhar lhe ensina que enquanto um pé está no chão (realidade) o outro está no ar (sonhos).
Ambos são complementares e necessários.
Viva essa dualidade, aproveite, isso faz parte de você.
Pense, reflita.
Paz e bem.

Inserida por Massako

Grandes feitos começam com pequenos saltos.
Já parou para pensar que você não realiza algo grandioso de uma única vez?
Mesmo quando o acaso lhe obriga a dar um salto, esse acontece porque você já está preparado.
As vezes não temos consciência disso, mas, pense: Se você nunca viu um carro em sua vida e, de repente acontecesse algo que obrigasse a dirigi-lo, você não iria conseguir. Mas, se em algum momento, você ali no banco do passageiro, estivesse observando alguém dirigir, já é possível dizer que você poderia se arriscar e, talvez até conseguir essa proeza.
Recebemos as coisas quando estamos prontos e aptos, muitas vezes, como disse, não temos essa percepção de que estamos prontos.
Assim, quando lhe acontecer algo que irá lhe impulsionar, não fique com medo, você está preparado, acredite.
Aceite o desafio, não pense que não é capaz.
O impossível é algo momentâneo.
Para que seu leque de possibilidades seja sempre amplo, busque aprender novas habilidades. Aprenda a tocar um instrumento musical, aprenda a cozinhar um prato diferente, não tenha vergonha em conhecer. Quanto mais você se desafiar em busca do conhecimento, mais sucesso terá em seu vôo.
Lhe pergunto, o que você vai aprender neste dia? O que você irá fazer, que agregará novas habilidades a você?
Lembre que uma mente preparada lhe impulsiona para o sucesso.
Quanto mais preparo tiver, maior a possibilidade de realizar grandes feitos.
Seja o construtor de sua vida.
Pense, reflita.

Inserida por Massako