Costumes de Paises
O surto de progresso capitalista nos países protestantes, contemporaneamente freado nos católicos, não foi devido predominantemente a fatores religiosos, mas a fatores culturais mais amplos que determinaram a diferente atitude de católicos e protestantes ante a economia moderna. A diferença era radical: do lado católico, a desconfiança generalizada que clamava por mais controle, mais policiamento, mais burocracia, mais punições. Do outro, uma confiança pujante que estimulava a criatividade, a variedade, a iniciativa. Confiança, em primeiro lugar, dos homens uns nos outros: por que supor que o nosso próximo quer o nosso mal e não apenas, como todos nós, o seu próprio bem? Por que não acertarmos as coisas entre nós e ele, em vez de chamar um terceiro para nos policiar a todos? Eis a base de toda negociação, de todo contrato, de toda eficácia. De outro lado, confiança no poder que cada homem tem de decidir, de agir, de lutar por um destino melhor conforme seu próprio entendimento, livre de uma autoridade acachapante que imponha a todos a camisa-de-força de uma noção padronizada do 'melhor'.
A mentalidade anticapitalista destrói países e cidades, e com o passar do tempo corrompe o indivíduo.
O tráfico de drogas é um governo paralelo que existe e está presente na maioria dos países do mundo e não um refúgio para os excluídos, como politicamente ele é tratado. Ricardo Fischer.
Não acredito que as novas tecnologias possam mudar nossa realidade social. Nos países subdesenvolvidos ainda há doenças infantis que nos desenvolvidos já foram eliminadas, e um alto índice de mortalidade
infantil. Então, como acreditar que vamos nos modernizar e ter uma sociedade mais justa por meio das tecnologias de comunicação, se não conseguimos nem sequer através de livros, revistas e jornais formar uma nova geração?
O terceiro mundo chega a receber as sobras dos países do primeiro mundo, como televisões educativas a cabo que priorizam programações que levem cultura e saber à todos mas que, por ser a cabo
favorece que o conhecimento se acumule novamente nas mãos de poucos e
faz com que o poder da informação esteja atrelado ao poder econômico.
Nasce em outros Países pra integrar a sabedoria dos nossos já passados estradeiros, obrigação é o serviço pondo inteiro.
CINCO SOLAS
No dia 31 de Outubro, os Estados Unidos, Reino Unido e vários países europeus comemoram o Halloween. O Dia das Bruxas tem suas origens no antigo festival celta, e acreditava-se que, neste dia, a fronteira entre o mundo dos vivos e dos mortos se dissolvia. Na sequência, os mortos poderiam causar problemas, como doenças, nos vivos. O Halloween hoje é uma indústria multimilionária para os varejistas.
Mas para os cristãos, o dia 31 de outubro também celebra o Dia da Reforma. Em 1517, Martinho Lutero pregou suas 95 Teses na porta de uma igreja em Wittenberg, Alemanha. Seus escritos desencadearam a Reforma Protestante na Europa. Ele e outros reformadores criaram cinco " solas " que eles definiram como essenciais à crença e prática cristãs: sola Scriptura ( somente as Escrituras ), sola fida ( somente por fé ), sola gratia ( somente pela graça ), solus Christus ( somente por Cristo ) e soli Deo gloria ( somente para glória de Deus ).
Os reformadores reiteraram o que Paulo escreveu 15 séculos antes:
- Sola Scriptura. " Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro [ ... ] E isso para que o servo de Deus esteja completamente preparado e pronto para fazer todo tipo de boas ações " ( 2 Timóteo 3:16-17 ).
- Sola fida, sola gratia, solus Christus e soli Deu gloria. As Sagradas Escrituras " ...podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Cristo Jesus " ( v.15 ). Somos justificados ( salvos perante Deus ) pela graça ( favor imerecido ) através da fé, sem necessidade de boas obras ( Efésios 2:8-9 ); pois Cristo é o único mediador entre Deus e o homem ( 1 Timóteo 2:5 ). Tudo isso somente para a glória de Deus.
Neste dia 31 de outubro, reafirmemos estas solas da fé cristã e reflitamos sobre o que significam para nós ( v.14 ). - K. T. Sim
Leia: 2 Timóteo 3:14-17
Quanto a você, continue firme nas verdades que aprendeu... ( v.14 ).
Examine: - Efésios 2:4-10
- 1 Timóteo 2:5
- 2 Pedro 1:19-21
Considere: Em sua opinião, quais solas têm mais significado ? Por que é importante reafirmar nossas crenças ?
A dependência cultural, económica e política
Em relação aos países desenvolvidos é crítica
A dívida externa aumenta com vigor
A expectativa de vida baixou
Crescimento populacional elevado
Oligarquia perpétua, nepotismo acentuado
A mutação na economia mundial
E na geopolítica planetária como tal
Agravou a desigualdade da natureza
Da acumulação de riquezas e da disseminação da pobreza
O desenvolvimento, por sua vez
Assume padrões perversos
Marginalizando a maioria da população
Porém o desenvolvimento e a dogmatização
Das potências mundiais vive de modo patético
Às custas da exploração dos países periféricos
Com você partirei
Países que nunca
Vi e vivi com você
Agora sim os viverei
Com você partirei
Em navios por mares
Que, eu sei
Não, não existem mais
Com você eu os reviverei
Com você partirei
Em navios por mares
Que, eu sei
Não, não existem mais
Com você eu os reviverei
Com você partirei
Eu com você
Amanhã é dia 12 de junho
DIA DOS NAMORADOS
O Dia dos Namorados, em alguns países chamado Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais e namorados, em alguns lugares é o dia de demonstrar afeição entre amigos. Segundo o Wikipédia
Um dia de declarações de amor, presentes, flores, fotos em redes sóciais e motéis lotados.
Pois é resumido a isso, será mesmo que nessa data a ser lembrada, é tudo de verdade? Ou apenas uma "modinha", é tudo tão previsível, já estão esperando por algo, muitas vezes algo que não foi o esperado, ou até mesmo surpreendente da pessoa que namoramos, eu só passei 1 dia dos namorados com alguém, em toda minha vida, não por opção, mas estava decidido a ir além e não deu certo... "Quando tudo da errado sem possibilidade de volta é porque não era para ser" eu não estou aqui para encontrar o amor da vida várias vezes ao ano, ou lembrar de vários dias dos namorados com alguém diferente, eu sempre sonhei com um relacionamento a moda antiga sabe? Aquela paixãozinha a primeira vista, que logo se torna amor, pedir "autorização" aos pais, como diziam antigamente, "posso cortejar sua filha" tudo como mandava a regra, mas eu me lembro que não são mais aqueles tempos, onde a inocência do sentimento era pura, onde se apaixonavam além da beleza, corpo, condição social, bens materiais ou até mesmo simplesmente por status.
É uma pena onde as "demonstrações de amor" se resumem a fotos em redes sociais, onde estão mascarados abusos, agressões, traições.
O dia dos namorados está além de uma data, é todos os dias, em um pequeno detalhe, como um "bom dia meu amor" "sinto sua falta" "boa noite sonha comigo" "quando chegar me avisa" "toma cuidado" tudo em pequenas palavras que se tornam demonstrações de amor, afeto e cuidado.
As vezes meus pensamentos entram e saem do foco real, mas eu prefiro comemorar dia dos namorados, todos os dias e em cada 12 de junho, de todos os anos da minha vida, sejam fotos ou até mesmo declarações públicas com a mesma pessoa, que um dia venha as ser minha esposa eterna namorada.
Em especial os pensamentos políticos e, em muitos países, também os religiosos, (embora muitos outros tipos de pensamentos também se enquadram nessa perspectiva) produzem mecanismos psicológicos muito poderosos, como o pensamento motivado. Ou seja: eu só aceito como válidos os dados que me reafirmam; todos os demais são manipulações dos que pensam diferente.
Simplificando, é um vício, uma patologia, ou mesmo uma doença, fruto das limitações e imperfeições naturais do ser humano.
Se aprofundar mais um pouco, chegar-se-á ao fanatismo, o que complica as coisas ao nível de ações terroristas.
Simples e cruel nossa realidade!
Antes de tudo, reconhecer nossas limitações e infinitas imperfeições, na tentativa de melhorar no que for possível, mesmo que possa ser impossível.
O problema da política em países pobres e subdesenvolvidos, é o excesso de homens que querem apenas um emprego que pague muito bem.
Países do mundo todo estão assinando o Acordo de Paris, resultado da Conferência do Clima. Alguma coisa assim como vamos continuar arrebentando o planeta, mas 25% a menos. Acho que vai faltar planeta para nossos descendentes. Nesse tratado, resta saber quem vai fiscalizar quem, pois tudo é baseado em promessas. Quem sobreviver, verá.
Abandonar o navio!
Foram quarenta e oito noites, doze países, vinte e cinco cidades e a alternância de incríveis sonhos com inimagináveis realidades.
Há quem ainda acredite que os navios balançam.
Não os modernos, o movimento deles embala, a incrível tecnologia de navegação estabiliza e os potentes motores levam os passageiros, enquanto se divertem, comem como se estivessem nos melhores restaurantes internacionais assistem shows que poderiam estar em qualquer teatro das mais famosas cidades do mundo e dormem plácidos, de um porto a outro.
Antes de embarcarmos a pergunta dos amigos eram sempre as mesmas:-quarenta e oito noites? Será que vocês vão aguentar? Não enjoa? Dentro de um navio?
Nenhuma resposta, que um só texto possa dar a pista será suficiente do que é embarcar em Sydney e desembarcar em Istambul com histórias que poderiam dar à Sherazaade subsídios para mais mil e uma noites.
O sonho não acabou!
Muito trabalho pela frente e novos projetos para outras viagens.
Afinal, somos dos muitos que já descobriram que:
- Navegar é preciso!
- Relacionados
- Países Subdesenvolvido
- Costumes