Costumes de Paises
Um espírito de inovação é geralmente o resultado de um temperamento egoísta e uma visão limitada. Um povo não vai cuidar de sua posteridade se não respeita seus antepassados.
Política dos velhos tempos
“Suicida-se o povo que descuida da sua juventude, tão certo é que não poderá viver do passado, já morto, nem desse instante fugacíssimo que é o presente.”
(Oswaldo Pieruccetti)
A leitura do livro do emérito escritor José Bento Teixeira de Salles, “Vocação para Servir”, obra dedicada a narrar passagens importantes da história de Oswaldo Pieruccetti, político mineiro de grande envergadura, levou-me a refletir sobre a diferença brutal entre os políticos da atualidade e de homens que, no passado, ocuparam lugar de relevo na história de nosso país.
Destaco, dentre tantos, dois acontecimentos vividos pelo ilustre homem público que bem representam esta diferença. Chamado certa feita a afastar-se de seu partido, oposicionista, para aliar-se ao governo de Minas na formação de uma eventual frente mineira, em reunião com seus correligionários, assim pronunciou-se e firmou sua decisão: “Não os proíbo, não os aconselho a tomar a decisão de ficarmos juntos na UDN. Os senhores são livres para decidir. Eu, de mim, não aceito. Fico onde estou; tenho uma delegação de meus eleitores, que me elegeram para desempenhar, cumprir um mandato. Um mandato dentro do partido em que estou. Não me deram procuração para mudar. Eu não mudarei”.
Em outra ocasião, como parlamentar na Assembléia Estadual, opôs-se ao aumento do subsídio dos deputados estaduais “quando não houve condições para atender às solicitações de outros setores bem mais humildes do funcionalismo estadual”. Concluiu sua fala afirmando: “O Poder legislativo deveria dar seu próprio exemplo de desprendimento e abnegação, suportando na carne o sacrifício que está impondo a todas as classes sociais”.
Assim como Oswaldo Pieruccetti, que formou com Rondon Pacheco a “Santa Aliança”, união que grandes benefícios trouxe a nossa região, outros políticos dos velhos tempos, de vários partidos, legaram a nós exemplos magistrais de espírito público, de ética, de desejo de servir e prestar ao povo e ao país seu esforço e seu trabalho pelo bem comum.
Hoje o aviltamento da política é notório. Descreve o autor José Bento Teixeira de Sales o atual momento como “uma hora pálida e crepuscular”, onde sobressaltam o arrivismo, a corrupção, a desonestidade e o carreirismo. Não assistimos mais aos gestos de amor à causa pública, não nos deparamos mais com compromissos firmados e cumpridos e sim com promessas vazias e eleitoreiras, com discursos demagógicos e ocos de ideologia, com interesses escusos e casuístas, contrários às justas reivindicações populares.
Deveria ser mais lembrada e conhecida a história de como se fazia a velha política. Deveriam ser lembradas sempre as figuras de pessoas que serviam à política e não apenas se serviam dela, trabalhando com desprendimento e sensibilidade na busca de um país melhor, de uma nação mais desenvolvida e feliz. Isto serviria, talvez, como parâmetro ou lição aos jovens que intentam ingressar na vida pública, para que o fizessem imbuídos de intenções mais nobres e relevantes.
Marília Alves cunha
Rua Icaraí, 20 – apto 402 – B. Maracanã
Uberlândia – MG
Fone- 32140374
Email – mariliacunha16@hotmail.com
Se não cuidar, com o passar do tempo tudo se perde... perde-se o amor, perde-se o respeito, perde-se os bons costumes, a reverência, perde-se inclusive a base sólida que demorou tempos para ser construída. Conserve o que há de bom em vc, para que não se perca também!
Hoje em dia tem designação pra tudo. Agora chamam de lumbersexual, um sujeito que é apenas homem, daquele tipo que usa roupas de homem, não raspa os pêlos do corpo e no máximo corta as unhas e lixa, mas não pinta. Que viadagem. Existiu um tempo onde o homem era homem e mulher era mulher, cada um com seu gosto. Hoje em dia tem mulheres se comportando como homens (mal educados) e homens se comportando como mulheres que ainda não sabem o que querem. Tempos ruins atuais. Não se consegue diferenciar.
A escola está sempre em demanda com a família dos alunos, nesses pontos sociorreligiosos, que ensinam a transgressão dos bons costumes sociais, crendo na misericórdia da corrupção, matando o profissionalismo!
A raiz do mal que assola nossa nação se encontra já no berço do nascituro. Lembremo-nos que ética, moral e bons costumes são virtudes que devem começar a ser esculpidas desde a mais tenra idade no seio familiar.
"Areia nos Olhos" é melhor expressão que tenho para justificar quando uma pessoa faz algo que fere os bons costumes, literalmente cuspindo areia nos meus olhos, choro e os fecho.
"Quando chegares ao Epicentro de intimidade com Deus,não desejarás voltar as margens de regras e costumes."
Todos nós temos nossos limites,
mas não devemos deixar
que eles não permitam nos deixar de viver.
Nós somos frutos dos nossos sonhos,
mas as vezes ficamos
presos a ideais e limites.
Temos que nos desapegar de costumes
e tomar novos rumos e talvez num desses rumos
encontremos a verdadeira felicidade,
pois essa sim não existe limites...
Embriague-se com as boas atitudes e a ressaca será sem as enxaquecas costumeiras de quem não apela para os caminhos do bem
"Os homens tendem a fazer de outros homens a imagem e semelhança de si mesmos, querendo com isso, que seus costumes e vaidades sejam o espelho do Deus invisível"
"Em 2017 comprei um celular da última geração por medo de ser expulso do planeta ou ficar isolado sem comunicar com ninguém."
A gente se acostuma mas não deveria...
Se acostuma a perguntar se está tudo bem, sem se preocupar.
Se acostuma a dizer que estar bem, sem estar.
Se acostuma a sorrir, querendo chorar.
Se acostuma a estar rodeada de pessoas, mas estar sozinha...
Nos acostumamos por medo de não ter retribuição.... Nos acostumamos a ser vazios!
Até quando acreditar nessa utopia nefasta que se apoia nos Zoroastros da vida, nessa epopéia eterna?
Quiçá um dia a falência moral faça pesar a consciência!
É triste ver que algumas igrejas e religiões cristãs tenham se perdido do caminho de jesus, muitas preferem suas tradições, muitas dessas tradições feitas somente para o enriquecimento monetário em vez do espiritual, por causa desse erro entre outros a igreja em geral é vista muitas vezes uma coletora de dinheiro em vez de coletora de almas, essas Igrejas são comparáveis a antiga igreja bíblica de Laodiceia.
Essas tradições muitas vezes equivocadas são contrarias a bíblia que não dar respaldo para elas, por causa disto algumas igrejas adicionaram e retiraram passagem bíblicas para que suas tradições possam fazer sentido,atos assim geram contradições o que é um prato cheio para ateus e céticos da religião cristã.
Um erro muito comum é a mal interpretação bíblica, muitas vezes por causa de passagem aparentemente confusas, contudo devesse lembrar que a bíblia sagrada foi originalmente escrita no grego e que a mesma pode sofrer mudanças na tradução para outro idioma, todavia essas traduções não devem modificar o sentido original das escrituras.
Portando as pessoas que seguem o cristianismo devem se perguntar;Minha igreja segue os princípios morais e éticos estabelecido por Deus ?
Vale ressaltar que aqui não está o intuído de ofender ou denegrir a imagem das igrejas.
Relembrando aquele que se deixam levar cegamente pela religião.
"Disse-lhe Tomer: Senhor, não sabemos para onde vai. Como podemos saber o caminho?
E Jesus responde: Eu sou o caminho,e a verdade e a vida;ninguém vem ao Pai se não for por mim João 14:5-6".
Ou seja não existe uma religião verdadeira, cristo não veio criar religião,a religião cristã tem o dever de ajudar as pessoas a seguir esse caminho verdadeiro.
Do ser não Humano
O homem não parece nascer humano, há uma grande possibilidade de que o homem é forçado a se humanizar pelas regas imposta a ele por costumes da sociedade da época.
Acho que viver no Nordeste ou Norte do Brasil é viver mais intensamente e de perto a verdadeira vida brasileira que lá, no interior, não recebe influência de costumes de outros países.
- Relacionados
- Países Subdesenvolvido
- Costumes